Reforma Política começará a ser votada nesta terça na Câmara. Fim da reeleição será o primeiro ítem do debate.

O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou na tarde desta segunda-feira que a reforma política deve ser votada diretamente no plenário da Câmara, sem a aprovação do relatório da comissão especial da Casa para debater o tema, como previsto anteriormente. A proposta começará a ser votada amanhã (26) pelos deputados.

Segundo Mendonça, a intenção do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é votar a proposta por temas: reeleição, financiamento de campanha, mandato e sistema de voto, entre outros.

"Essa é a melhor forma para que se extraia um avanço na reforma política aqui no Congresso", disse Mendonça Filho.

Na prática, a decisão de votar diretamente a reforma em plenário esvazia os poderes da comissão especial criada para debater o tema e propor um texto a ser votado. O grupo discute o tema desde fevereiro e o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) elaborou um relatório que sofreu sucessivos adiamentos e ainda não foi aprovado.

A decisão de não utilizar o relatório da comissão foi tomada em almoço de lideranças partidárias com Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Participaram do encontro o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); do vice-líder do governo, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP); do lider do PMDB, Leonardo Picciani (RJ); do líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP).

Um dos temas mais polêmicos da proposta é a aprovação do sistema chamado "distritão", defendido por Cunha. Neste modelo de votação, os candidatos a deputado mais votados em cada Estado seriam eleitos, sem a transferência de voto dentro dos partidos ou voto de legenda nas eleições proporcionais.


Para os críticos, o "distritão" prejudique a representatividade das minorias, pois apenas os candidatos mais votados conseguem se eleger. 

3 comentários:

Anônimo disse...

A única reforma política que o Brasil precisa no momento é a retirada da quadrilha petralha do governo e que as urnas eletrônicas sejam destruídas por rolos compressores! Qualquer outra mudança no sistema atual feito por essa corja que se alojou no congresso, será para piorar!

Anônimo disse...

REELEIÇÃO SIM! FIZERAM CAGADA com DILMA agora querem reduzir? ORA, ORA! Deputados chinelões querem que NÓS venhamos engolir um PRESIDENTE INCOMPETENTE tal qual DILMA/LULA por cinco anos?

ANTES DA PRESIDÊNCIA acabem com releições para DEPUTADO, seus safados!

NÃO QUEREM VOTO DISTRITAL, NÃO QUEREM O PARLAMENTARISMO, MAS querem manter as CAPITANIAS HEREDITÁRIAS!






Anônimo disse...

Reeleição não deveria existir em qualquer cargo. A pessoa se tem uma legislatura e fim. Temos que acabar com os políticos profissionais!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/