Ex líder dos governos FHC, Lula e Dilma avisa: "Governo tem que fazer cavalo de pau”

Nesta entrevista esclarecedora ao jornal Valor, o senador Romero Jucá, ex-líder de três governos, diz que Dilma não tem muito tempo para agir. O material ocupou uma página inteira do jornal. O editor leu tudo com atenção nesta terça a noite, sublinhando os trechos mais importantes. 

O editor recomenda a leitura atenta, até para entender o que vem pela frente.

Com o currículo de quem foi líder de três governos no Senado — Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff —, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) conhece como poucos os atalhos e os descaminhos da relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso. Seu diagnóstico é que o governo da presidente Dilma é o Titanic em marcha acelerada em direção ao iceberg. Se não houver mudança de rota, alerta, o choque é inevitável. Para Jucá, se o governo não achar o caminho para sair da crise, o Congresso certamente o achará e tomará as rédeas do processo. Em entrevista ao Valor, o senador afirmou que não é hora de falar de impeachment. Mas ponderou que a bola está com a presidente. Para ele, a crise é política. O governo tentou dar um cavalo de pau na política, o carro virou e precisa ser rapidamente desvirado. “A nova filosofia [de articulação política do governo] eu não entendi ainda. Eu gostaria de entender porque, se a gente entendesse, a gente ajudaria”, destacou, acrescentando ter visto, por outro lado, uma série de ações do Planalto com o objetivo de diminuir o PMDB. O parlamentar, que foi incluído na lista da Procuradoria-Geral da República de políticos a serem investigados devido à Operação Lava- Jato, é uma das opções do PMDB para presidir a sigla depois que o vice-presidente Michel Temer deixar a direção da legenda. ” Jucá sublinhou que, em vez de um “Plano Levy”, o que o país precisa é de um “Plano Dilma”. Em outras palavras, o ajuste fiscal seria apenas um dos departamentos de uma agenda de animação econômica. Ele explicou as dificuldades para quem vai votar o pacote fiscal: “Quem está na política faz todas as ações para tentar ganhar uma eleição, se valorizar e se consolidar politicamente. Ou você faz ações e se destrói politicamente, e isso se chama de suicídio. Acho que nenhum político ou partido vai entrar na rota do suicídio”. Abaixo a entrevista:

Valor: A presidente Dilma Rousseff termina o mandato? 
Romero Jucá: Não está na pauta do país, pelo menos de quem tem responsabilidade, discutir a retirada da presidenta do cargo que ela se encontra. Essa não deve ser a agenda do país agora. 

Valor: Qual deve ser a agenda? 
Jucá: Recuperar aquilo que nós já tivemos: segurança jurídica, credibilidade do governo, previsibilidade da economia, ou seja, retomar o posto que era de queridinho do mundo no que diz respeito a investimentos e a critérios de oportunidade de negócios.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

É um aviso do Jucá sem pé nem cabeça, ele que já participou de tantos conchavos dizer uma besteira desta não dá, ele sabe quais as chances de reversão da atual situação, próximas de ZERO.
Ele já deve estar com a casinha pronta e está dando uma de quero-quero.

Emmanuel disse...

É só mais um a defender os privilégios que obteve ao longo da carreira; não fala pelo Brasil e muito menos pelos brasileiros.
A rigor, se vergonha na cara ainda existe, há uma tropa que deveria voltar para casa ... e sem aposentadoria, diverso do que fez o CNJ com determinados juízes pegos no flagra vendendo sentenças.

Anônimo disse...

Chegou a hora da verdade! O PT conduziu o processo nestes 12 anos focado no seu projeto ideológico de criar a PATRIA GRANDE. O PMDB e PP (os fisiológicos) deram cobertura ao PROJETO DE PODER do PT em troca de favores.Esqueceram de discutir que país quer a população que tem na moralidade e ética cristã o seu Norte. O conceito de democracia foi deturpado e hoje para o cidadão comum tem um significado e para os ideólogos e apaniguados do PT tem outro. A QUESTÃO ECONÔMICA TEM RELEVÂNCIA, mas o que quer a população esclarecida é tomar as rédeas do futuro do país, repudiando o bolivarianismo/comunismo, nem que para isto tenha que ir para o confronto armado.

Anônimo disse...

Quando alguém que é a essência da corrupção neste país e arrivista de todos os governos e responsável direto por este caos político e institucional, ainda é chamado para opinar e ser lembrado para qualquer cargo, é sinal de que o país perdeu a vergonha na cara.Todos os fatos que surgem a reboque das operações do MP e da Polícia fica cada vez mais evidenciado que não existe saída, somos um país mas não uma nação. Ouvir Romero Jucá ditando cátedra é a confirmação de que no Brasil o crime compensa, e muito.

ARS disse...

Talvez um igual ao que foi usado em Troia?!

Anônimo disse...

Tem que dar é UM PAU NOS CAVALOS PETRALHAS, incluido o JUCÁ.

Anônimo disse...

Correto:

ÉGUA de PAU!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/