Contrariando o que prometeu na campanha, Sartori deve autorizar aumento da alíquota de ICMS

O governador José Ivo Sartori pode descobrir, da pior maneira possível, que entre o discurso e a prática, existe uma distância abissal. A situação financeira, pelo pouco que a Secretaria da Fazenda tem divulgado, parece estar tão devastada que Sartori cogita fazer o oposto do que prometeu em campanha: aumentar impostos. A Fazenda estuda aumentar a alíquota geral de ICMS, de 17% para 18%.

Nota do editor: em se confirmando esse reajuste, os consumidores serão chamados a fazer, compulsoriamente, sua cota de sacrifício a que se referiu Sartori no início do ano. Isto porque, é óbvio, a indústria, o comércio e os serviços não irão dar a sua, absorvendo o impacto desse 1 ponto percentual a maior.

A população espera, sentada, que os secretários de Estado também deem sua cota de sacrifício, abrindo mão do reajuste de seus salários, aprovado no final do ano passado pela Assembleia Legislativa.

Da mesma forma, aguarda que os deputados estaduais – pelo menos os da base aliada – façam igual e demonstrem o quanto estão comprometidos com o projeto do governo que apoiam e que lhes tem retribuído generosamente, com farta distribuição de cargos a seus apadrinhados.

Do Judiciário, os gaúchos nada esperam.

21 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da posição do editor. Como pedir sacrifícios se quem está no comando não os faz. Questão mínima de coerência

Anônimo disse...

Sartori esta morto, deu um tiro em si próprio, vai no mesmo caminho de Rigotto e Ieda, sao tudo farinha do mesmo saco, sempre o mesma receita, aumentar a arrecadação, típico de comunas.Mais um que vem e se enterra sozinho.

Anônimo disse...

PELO MENOS deveria mostrar que NÃO
ESTÁ MORTO, QUE ESTÁ cobrando,
PROCESSANDO OU O RAIO QUE O PARTA O TARSO SÔBRE AS FALCATRUAS. É
MUITO COVARDE chegar e só tacar-lhe o pau na parte mais fraca,
desse jeito é melhor botar o PEDRO BÓ de governador.

Anônimo disse...

É fácil colocar a mão no bolso dos outros ... Na minha empresa, quando a despesa está alta, se faz ajustes. Coisa que o governo não faz...

Anônimo disse...

Especificamente aqui no RS, não não houvesse poder público
executivo,legislativo e judiciário
estaríamos muito melhores.
bando de gigolôs de vacas ( Nossos impostos )

Anônimo disse...

MAIS UM GOVERNADOR CHEFE DE DEPARTAMENTO PESSOAL.
FICARÁ 4 ANOS NO PODER, PARA ARRUMAR DINHEIRO PARA PAGAR SALÁRIOS, SAIRÁ SEM DEIXAR QUALQUER SAUDADE E RECEBERÁ SUA APOSENTADORIA DE EX-GOVERNADOR PARA RESTO DA VIDA.
OU SEJA, TRABALHA 04 ANOS SE APOSENTA E FORRA OS BOLSOS.

Anônimo disse...

Assino embaixo do comentário do editor.

João Severo disse...

Apreciei a sutileza do editor ao comentar que nada se pode esperar do Judiciário. Eu complementaria que se pode, sim: mais penduricalhos aos seus gordos contracheques!

Anônimo disse...

Quanta "compreensão" do editor com as mazelas financeiras do governo Sartori. Se fosse na época do Tarso seu discurso rancoroso seria aquele que todos já conhecem. Retirou-se o jornalista e, há muito, entrou em cena o ativista político de extrema direita. Triste ocaso!!!!

Anônimo disse...

Kkk... Sartori vai aumentar o ICMS... OK! A Dilma aumentou a gasolina, a luz ,os juros, quebrou a Petrobras, mudou direitos trabalhistas, etc... E ninguém falou Nadaaaa!!!!

Anônimo disse...

Aumentar alicota sem cobrar dos ssonegadoes e uma afronta aos que pagam em dia os tributos e a nos consumidores que pagamos o icms e eles nao repassao ao governo.

Anônimo disse...

E A TUMELERO, HÔ.

Anônimo disse...

Já estamos no dia 6 de março e até hoje nenhum membro do governos Sartori mostrou com provas o suposto rombo recebido do Tarso.
Acho que é tudo mentira, bando de mentirosos.
Renuncie, vagabundo, para o bem do RS.
Se não sabe governar, entregue para o vice

Anônimo disse...

Anônimo das 17:03. O dele ta garantido, assim pepe legal,sua vechia com suas medalhinhas de 1,99, rigotinho ou rizotinho, boca torta do casia, ou seja temos duas repúblicas, de casia e Santa Maria. Comunidades não merecem, sem falar no PEREPTÓRIO E SUA FILINHA CABELINHO DE "ANJO".

Anônimo disse...

A primeira coisa a ser feita é que deveria ser cortada a aposentadoria que o Tarso recebe como ex-desgovernador pelos seus desserviços prestados ao estado!
E que o Sartori não esqueça da Corsan, da CEEE e da EGR, dá pra fazer um belo caixa!

Anônimo disse...

...esqueci de mencionar: Que o Sartori não esqueça do Banrisul também!

Lucaspsb disse...

OOOOHHH mas o Sartori vai descumprir UMA promessa de campanha(do RS quebrado que o Tarso quebrou os cacos ainda) QUE TRAGÉDIAAAAAA!!!!! KKKK a Dilma fez uma cacetada de malfeitorias e uma mentira atrás da outra e a petralhada abriu as pernas com gosto vão fazer um pronatec e parar de postar coisas sem sentido na internet. DILMA FORA JÁ.

Anônimo disse...

Dona ELSA Dona ELSA chegou a sua hora como mãe e contribuinte pegar o filhinho querido pelos fundilhos e fazer uso da vara de marmelo pois se o Sartorão da massa tentar aumentar impostos para ele não passar por mintiroso com seu aval passale a vara no lombo.PERTE DONA ELSA

Anônimo disse...

E o que fazem as centenas de fiscais da Secretaria da Fazenda nomeados pelo Tarso. Nada? Só controlando os demais servidores? Para os demais servidores realizarem qualquer atividade, precisam pedir a benção do fiscal, e aí não sobra tempo para fazerem o que realmente é importante. Não houve nenhum grande incremento da arrecadação por causa deles. Os sonegadores riem à toa. Interior abandonado pela Secretaria da Fazenda e os grandes sonegadores fazendo ``planejamento tributário``.

Anônimo disse...

"Quanta "compreensão" do editor com as mazelas financeiras do governo Sartori."

MAZELAS herdadas do TARSO GENRO, PTRALHA as 17:50!

TAMBÉM ELA não repassa os recursos que são de direito do Estado do RGS e dos Municípios, anonimo das 18:10!

edson gomes disse...

O GRINGO SE PERDEU.A QUE VEIO? SE O ESTADO CONTRIBUI COM X E RECEBE UM TERÇO DE X TA NA HORA DE RACHAR. O RS NECESSITA DE UM GAUCHO DE VERDADE.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/