Brasil espera Argentina para acionar termelétrica de Uruguaiana, da AES

O governo federal aguarda permissão da Argentina para acionar novamente a usina termelétrica Uruguaiana, do grupo AES, disse uma fonte do governo brasileiro que acompanha o assunto. Nos últimos anos, o governo tem autorizado a geração de energia por períodos determinados na termelétrica no sul do País para ajudar no esforço de economia de água nos reservatórios das hidrelétricas. Segundo a fonte do governo, o pedido para uso do gasoduto que abastece a usina foi feito neste mês aos argentinos.A exemplo do que ocorreu no ano passado, o Brasil deve, após conseguir o aval para usar o duto, importar Gás Natural Liquefeito (GNL), que chegará de navio até a Argentina, de onde seria "injetado" no duto até a termelétrica brasileira. "A queda no preço do gás, acompanhando o preço do petróleo, favorece a operação", disse a fonte, que estima que a usina deve gerar gás por cerca de 9 dólares o milhão de BTUs (unidade de medição do gás) este ano, ante US$ 18,00 em 2014. Uma outra fonte do governo federal afirmou que "a tendência é religar a usina", mas não soube precisar quando. A térmica tem potência instalada de 640 megawatts (MW), mas a exemplo do que aconteceu em anos anteriores, deve ser autorizada a gerar com menor capacidade, de até cerca de 240 MW, por conta da disponibilidade do gasoduto argentino. A usina foi paralisada em 2009 após suspensão do fornecimento de gás natural pela argentina YPF. Desde então, vem sendo religada em momentos de necessidade, usando gás liquefeito importado de outros lugares. O combustível, porém, tem de usar o gasoduto argentino para chegar à usina. Por isso, quando a térmica precisa ser acionada, é necessário negociar acesso ao duto. No ano passado, o Brasil comprou GNL de Trinidad e Tobago. A contratação foi concluída em fevereiro. Em março, o primeiro navio iniciou os procedimentos de descarga na Argentina.

9 comentários:

Anônimo disse...

RESUMINDO É MAIS OU MENOS O SEGUINTE: O CARA NOIVA, COMPRA UM APARTAMENTO, MOBILÍA,PAGA A FESTA E NA NOITE DE NÚPCIAS TEM QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA O EX-NAMORADO OU RICARDÃO PARA O INÍCIO DA LUA DE MEL.
GRANDE NEGÓCIO.

Cap Caverna disse...

Só mesmo o governo brasileiro para fazer uma obra desta magnitude e depender do"argentinos" para funcionar.Negociar com argentino é somente quando não existe mais ninguém no mundo e não ter outra maneira.Essa gentalha muda as regras a qualquer hora e não cumprem nada que prometem, a não ser enquanto estão levando vantagem total e ainda são metidos a europeus.Neste caso juntaram-se a fome(PT) e a vontade de comer(Cristina Kichner) e nós no meio! Por favor!!!!!

Anônimo disse...

Esse é o desgoverno bolivariano,um tem que pedir a benção para o outro e todos vão afundando no mesmo barco furado.

Anônimo disse...

Essa usina é a prova cabal do amadorismo e da incompetência do PT na gestão da coisa pública.
Quantos não se locupletaram na gestão deste frankenstein energético?

Anônimo disse...

Se depender da boa vontade e da competência dos argentinos então é melhor usar gasogênio para fazer funcionar esta termoelétrica!

Anônimo disse...

PQP, esses petralhas são verdadeiros trouxas mesmo, ficaram reféns dos Argentinos! Quando é que vão aprender que os castelhanos não são "hermanos" dos brasileiros? Acordos e contratos são rasgados na cara destes petralhas babacas, e é logico que os argentinos ficarão enrolando porque o desgoverno brasileiro compra energia deles, PQP...

Anônimo disse...

Que vergonha! Que baita Atestado de Incompetencia. Uma nacao como a nossa rica em recursos e fontes de energia ser humilhada e rebaixada em ter que comprar Gaz pra tocar uma Usina Estrangeira por que o Governo Petista desviou toda verba que foi cobrada por dez anos na Conta de Luz de cada brasileiro para gastar com os Cartoes Corporativos da cumpanheirada, deixando de fazer os investimentos necessarios na Producao de Energia. E pior, os grandez responsaveis ainda flauteiam incolumes gastando o que resta no Tesouro para se financiarem no Poder.

Anônimo disse...

acho melhor sentar, de pé vão cansar !!!

Anônimo disse...

Polibio. Quando sera que esta matilha vai ter vergonha na cara e recolher estes Cartoes Corporativos pra dar ao povo brasileiro um sinal de que a falta de respeito e a gastanca desenfreada tem que acabar? - De que adianta cortar na carne do povo se o Proprio Governo nao toma vergonha e esta Anta nao da o exemplo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/