Mantega admite iminente asumento do preço da gasolina, mas "sem tarifaço"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que em todos os anos houve correção nos preços da gasolina e que o comportamento do governo é continuar com reajustes normais, mas negou que haverá "tarifaço" após as eleições de outubro.

. "Todos os anos tem correção do preço da gasolina, uns mais outros menos, todos os anos tem correção. Não teve nenhum ano que não teve aumento da gasolina, essa é a regra", afirmou o ministro em entrevista à Reuters nesta terça-feira.

. "Quando ocorrerá o aumento, essa é decisão que mexe com o mercado, com ações, não se comenta. É questão das empresas responsáveis", acrescentou o ministro, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

. Mantega deu a declaração ao ser questionado se, com o arrefecimento da inflação mais para o fim deste semestre, haveria espaço para ajustes nos preços administrados.


. "Nosso comportamento é continuar com reajustes normais, sem tarifaço", afirmou o ministro.

Tarso e Ana Amélia entre tapas e beijos

A única foto do beijo que Tarso aplicou em Ana Amélia foi obtida pelo fotógrafo Edson Castêncio e publicado na edição da revista Em Evidência, que está sendo distribuída hoje. 

. O beijo não  revela os tapas que os dois candidatos trocam diariamente pela mídia e que não fazem questão de esconder.

. Ana Amélia, depois que acusou alguns golpes mais fortes de Tarso, resolveu dar o troco e não quis mais saber de beijinhos, nem sequer de cumprimentos. Além disso, livre, leve e solta, partiu com prazer inesperado para o ataque. 

. A senadora lidera as intenções de votos.

Programe o happy hour do seu escritório ou o seu
aniversário: fones e endereços em
www.biermarkt.com.br
As melhores cartas de cervejas e chopes artesanais, segundo Veja. No Bier Markt Von Fass, são 38 torneiras diferentes de chopes. 

PF investiga Tuma Júnior ou suas denúncias de que o ministério da Justiça sob Tarso era uma "fábrica de dossiês falsos" ?

CLIQUE AQUI para examinar tudo que Tuma Júnior
escreveu sobre Tarso Genro no seu livro.

Em entrevista à revista VEJA, Tuma Jr. foi claro sobre as pressões que recebeu quando era Secretário Nacional de Justiça:

“Durante todo o tempo em que estive na Secretaria Nacional de Justiça (sob o comando de Thomas Bastos e Tarso Genro), recebi ordens para produzir e esquentar dossiês contra uma lista inteira de adversários do governo. 0 PT do Lula age assim. Persegue seus inimigos da maneira mais sórdida. Mas sempre me recusei. (…) Havia uma fábrica de dossiês no governo. Sempre refutei essa prática e mandei apurar a origem de todos os dossiês fajutos que chegaram até mim. Por causa disso, virei vítima dessa mesma máquina de difamação. Assassinaram minha reputação. Mas eu sempre digo: não se vira uma página em branco na vida. Meu bem mais valioso é a minha honra.”

. O que não se sabe é se Tuma Júnior, preso hoje em SP e solto de imediato, é nvestigado ou testemunha. 

Artigo, Amir Khair - A prioridade é crescer

Neste artigo para o jornal O Estado de São Paulo, Amir Khair conta que com a aproximação das eleições, vai ganhando corpo o debate de visões antagônicas sobre a melhor política econômica que deve ser adotada pelo novo mandatário do País.

. Leia a opinião dele:

O fracasso da atual política econômica é o pano de fundo a embalar os debates. O mandato da atual presidente deve encerrar com as seguintes médias anuais: crescimento de 1,8%, inflação de 6,2%, déficit fiscal de 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e déficit externo de 3,0% do PIB. O ano de 2014 foi assim estimado: crescimento de 1,1%, inflação de 6,4%, déficit fiscal de 4,5% do PIB e déficit externo de 3,7% do PIB.
À guisa de comparação, pode-se comparar com o desempenho no primeiro mandato dos dois presidentes anteriores. Dilma foi muito pior do que ambos.
O pior desempenho da presidente deve-se dar no crescimento econômico e o melhor na inflação e no déficit fiscal em decorrência de juros mais baixos. A Selic média no primeiro mandato de FHC foi de 23,8% (!), de Lula foi de 19,7% (!) e da presidente deve ficar em 9,9%.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Aplicativo do Refis da Crise já está disponível no site da Receita Federal

A Receita Federal informou que já está disponível o aplicativo para adesão ao Refis da Crise.


. É só clicar em www.receita.fazenda.gov.br e buscar o Centro Virtual de Atendimento ao Cliente. 

Oferta de terrenos despenca em Porto Alegre

 Está cada vez mais escassa a oferta de terrenos para construção em Porto Alegre.

Escândalo não afeta CPMI da Petrobrás

O escândalo da CPi da Petrobrás ocorre no âmbito do Senado. No caso da CPMI (Câmara e Senado juntos) nada apareceu asté o momento. O deputado Marco Maia, PT do RS, relator da comissão mista, avisou que suas perguntas são elaboradas por assessores de confiança, sem interferência externa.

Gaúcha FK leva sede para o Canadá

Nascida na incubadora da Ufrgs, a FK Biotec, instalada atualmente na Tecnopuc, inaugurou sua sede em Toronto, Canadá.  A empresa desenvolve vacina contra o câncer de próstata.

. A Tecnopuc apóia a internacionalização de empresas nacionais e a vinda de companhias estrangeiras.

Entrevista, TeLmo Schoeler, Strategos - Saiba como resolver incidentes que inibem a vida das empresas.

ENTREVISTA
Telmo Shoeler, diretor da empresa de consultoria empresarial Strategos.

A Strategos já tem 25 anos, nasceu em Porto Alegre mas tem sede em São Paulo. Por que São Paulo ?
Nossa carteira local de clientes é pequena, mas a de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas é muito maior. Aqui no RS temos escritório.

Qual o foco de vocês ?
Trabalhamos pasra transformasr ou mudar empresas que buscam crescer ou resolver problemas. Nestes anos todos, fizemos este tipo de serviço para 150 clientes.

Qual o processo que a Strategos segue ?
O de um médico: ouvimos, examinamos, diagnosticamos, traçamos o tratamento e fazemos o acompanhamento, mas o paciente-cliente é quem toma a decisão de acordo com seu livre arbítrio.

Como resolver incidentes que inibem a vida da empresa ?
Para efeito prático, basta encarar o que será feito no futuro.

Vereador do PMDB não quer saber de quotas para negros em Rio Grande: "Isto é racismo. Eles já estão quase brancos e saem até com loiras"

Vereador do PMDB de Rio Grande: "Eles já saem até com polacas (loiras)".



Nesta reportagem para o jornal riograndino Agora, o  jornalista Jailton de Freitas Neves conta que na última sessão plenária da Câmara Municipal, o vereador Wilson Duarte da Silva, o Kanelão, PMDB, manifestou-se radicalmente contra o Projeto de Lei que dispõe sobre a reserva de 20% de vagas para autodeclarados negros e pardos para o ingresso no serviço público municipal. A Casa Legislativa estava amplamente ocupada por representantes de movimentos negros, coletivos, ONG’s, assim como cidadãs de diversos setores da sociedade riograndina.

. O vereador Kanelão não quer saber de quotas para negros. Seu argumento:

- Os negros querem se favorecer, isso que é racismo, afinal os negros já estão quase brancos, estão saindo com loira, polaca, estão comendo em restaurantes...

. Diante da reação do público, ele resolveu ir ainda mais longe:

- O povo negro não necessita de políticas públicas para inserção no mercado de trabalho, uma vez que já frequentam restaurantes, galgam posições e até casam-se com brancas(os).

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Prefeito Fortunati procura Banrisul para conseguir dinheiro para pagar fornecedores

Sem dinheiro para pagar fornecedores, o prefeito José Fortunati, Porto Alegre, tenta fechar um acordo com o Banrisul para que todos eles possam receber dívidas pendentes. 

. O banco estaria disposto a liberar o dinheiro e receber os valores somente na segunda quinzena de janeiro de 2015, mas teria que enfrentar restrições invencíveis que foram estipuladas no acordo que salvou o Banrisul da falência.  

. José Fortunati está disposto a comprometer boa parte do orçamento do ano que vem. Isto significa, por enquanto, obras paralisadas, déficit se avolumando e impossibilidade de tomar novos financiamentos.

Tuma Júnior, ao sair da Polícia Federal: "Ratifiquei o que está no livro. Agora, quero que prendam os bandidos do PT".

O ex-secretário Nacional de Justiça no governo Lula e ex-deputado Tuma Júnior acaba de ser libertado pela Polícia Federal em São Paulo.

. Ele prestou depoimento sobre as narrações que fez no seu livro "Assassinato de Reputações", no qual revela que Lula foi alcaguete da ditadura militar, implica o ministro Gilberto Carvalho no assassinato do ex-prefeito Celso Daniel e conta detalhes da fábrica de dossiês montada pelo ex-ministro Tarso Genro no ministério da Justiça.

. O que ele escreveu ainda há pouco no seu Facebook:

Já fui lá e ratifiquei tudo!!! Prende os bandidos agora PF aparelhada pelo Ministro da Justiça!!!

CLIQUE AQUI para acompanhar o Facebook de Tuma Júnior.

Antes de ser preso por causa do seu livro, Tuma Júnior postou mensagens de protesto no Twitter

Ao lado, trechos do livro. 



Logo em seguida ao anúncio de que quatro agentes da Polícia Federal estavam no escritório para prendê-lo sem a exibição de qualquer ordem judicial, alegando cumprir ordens de Brasília, o delegado Romeu Tuma Júnior postou as duas mensagens a seguir no seu Twitter:

Romeu Tuma
O Estado Policial em ação. PF quer me prender com 4 agentes dentro do meu escritório.

Romeu Tuma
Gesto de intimidação e truculência. Tudo que eles querem saber eu já informei por escrito há mais de um mês atrás.

. A segunda mensagem revela uma informação desconhecida, que é a notícia de que a Polícia Federal já vinha intimando Tuma Júnior para falar sobre os relatos que fez no seu livro “Assassinato de Reputações”. Ele sempre informou ao editor que o livro não lhe custou um único processo até agora. 100 mil exemplares de "Assassinato de Reputações" foram vendidos. O autor preparas "Assassinato de Reputações II". 

. O editor ligou na mesma hora para o delegado, ele não atendeu, respondendo em seguida dois torpedos disparados desde Porto Alegre, nos quais avisava:

- Já retorno.

. Tuma Júnior não teve tempo para ligar porque resultou preso e levado para a Polícia Federal. 

Site da Veja: PF detém delegado que denunciou fábrica de dossiês no governo Lula.

Desde as 11h, quando foi abordado por quatro policiais federais no seu escritório para prendê-lo, o delegado Romeu Tuma Júnior vem enfrentando uma situação inusitada em SP. O editor tentou falar com Tuma Júnior as 12h20, mas só houve contato por torpedo. Pouco antes, ele tinha postado mensagens no Twitter.

Os quatro policiais federais estiveram no escritório do delegado Romeu Tuma Júnior no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, com ordens para conduzi-lo preso à Superintendência da Polícia Federal.Houve discussão e muito bate-boca. Os policiais informaram que Tuma Júnior deveria acompanhá-los para prestar depoimento na investigação que tem o objetivo de esclarecer as acusações que ele fez contra membros importantes do governo passado, como o então chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ex-ministro da Justiça Tarso Genro (hoje governador do Rio Grande do Sul).

. Tuma Júnior se recusou a acompanhar os agentes, alegando que a condução era ilegal. Ele disse que um dos federais informou apenas que estava cumprindo “ordens de Brasília”. “Estive lá na PF um vez e nem inquérito havia”, disse o delegado. Isso é perseguição política”, afirmou. O delegado está neste momento na sede da PF.

. Ex-secretário Nacional de Justiça do governo Lula, o delegado é autor do livro Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado (Topbooks; 557 páginas), que narra os bastidores do que ele viu, ouviu e, principalmente, acompanhou de perto quando ocupou o cargo.

.. Em seu livro, o delegado revelou que a estrutura do governo petista era usada para produzir dossiês contra adversários políticos. Ele também teria ouvido do ministro Gilberto Carvalho a confissão de que o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel teria sido assassinado depois de descobrir um esquema clandestino de arrecadação de dinheiro para beneficiar o PT. Atual secretário-geral  da Presidência da República, Carvalho, segundo o relato do delegado, teria confessado também ter transportado dinheiro de corrupção para abastecer o caixa eleitoral do PT.

Fraude na CPi da Petrobrás foi tramada na sala da presidente da Petrobrás

Ao lado, o chefe do escritório da Petrobrás em Brasília, José Barrocas, gravado numa microcâmera em plena farsa. São 22 minutos de video. CLIQUE AQUI para examinar o material gravado.



O jornal O Estado de S. Paulo revelou nesta terça-feira novos detalhes da reunião em que se tramou a fraude nos depoimentos à CPI da Petrobras no Senado - cuja gravação foi revelada pela revista nesta semana . Ela  ocorreu no gabinete da presidente da companhia, Graça Foster, em Brasília.

. A sala de reuniões integra o gabinete e o acesso é restrito a servidores da alta cúpula da estatal. O espaço é usado por Graça para receber autoridades e fazer reuniões com assessores. O gabinete da presidente ocupa todo o segundo andar do prédio da Petrobras na capital federal. Reportagem de VEJA revela que governistas engendraram esquema para treinar os principais depoentes à comissão de inquérito, repassando a eles previamente as perguntas que seriam feitas pelos senadores e indicando as respostas que deveriam ser dadas.

Participaram do encontro o chefe do escritório da Petrobras em Brasília, José Eduardo Sobral Barrocas, o advogado da empresa Bruno Ferreira e Leonan Calderaro Filho, chefe do departamento jurídico do escritório da Petrobras em Brasília. O objetivo do encontro era tramar a fraude no Congresso.

CLIQUE AQUI para ler tudo, conforme reportagem do site www.veja.com.br

Preço de imóvel no Brasil sobe 4% entre janeiro e julho

O índice revela alta de 1,2% no mês, Porto Alegre, mas de apenas 1,1% no acumulado do ano, embora na soma dos 12 meses antecedentes o número tenha sido de 7,8%. CLIQUE AQUI para examinar FipeZap.



O preço médio do metro quadrado de imóveis no Brasil voltou a subir um pouco acima da inflação em julho. Segundo o Índice FipeZap, o valor do m2 anunciado em 16 cidades do país subiu 0,60% no mês passado e acumula uma alta de 4,11% em 2014. A reportagem é do jornal Metro, da Band. A ilustração ao lado também é do jornal. Leia tudo:

. No primeiro semestre, o aumento foi de 3,49%. Se descontada a inflação prevista, o preço médio apresentou um aumento real de 0,2% entre janeiro e julho. A previsão de economistas consultados pelo Banco Central para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é de uma alta de 3,9% no período.

. “A inflação perdeu força. O aumento de preços dos imóveis ficou muito próximo do índice previsto no ano”, afirma o coordenador do Índice FipeZap, Eduardo Zylberstajn.

. De acordo com o economista, a tendência ainda é de redução no ritmo de elevações dos preços dos imóveis. No acumulado de 12 meses, ressalta, o valor do m2 passou de uma alta de 10,9% em junho para 10,4% em julho. Foi a oitava desaceleração seguida na comparação anual. “É o que observamos em 2014. Não deve haver uma grande mudança nessa trajetória”, diz Zylberstajn, que vê um cenário menos favorável para o mercado imobiliário neste ano. No mês de julho, o maior aumento foi registrado em Vitória (+1,39%), enquanto a maior queda ocorreu em Brasília (-0,44%). O Distrito Federal, inclusive, registra variação nominal negativa (-1,05%) nos preços anunciados em 2014. Os valores médios do m2 em junho ficaram entre R$ 10.699 (Rio de Janeiro) e R$ 3.949 (Vila Velha). São Paulo tem o segundo valor mais elevado entre as cidades monitoradas: R$ 8.186. A média das 16 cidades atingiu o valor de R$ 7.574. 

Candidato do PT falará nesta quarta na Federasul.

Será amanhã a fala do governador Tarso Genro na Federasul. No “Tá na Mesa”, ele fará uma apresentação como candidato. A Fedeasul resolveu ouvir os quatro principais candidatos.

Tarso pedirá licença do cargo...na última semana de campanha.

O governador Tarso Genro resolveu enviar na semana que vem para a Assembléia o seu pedido de licença do cargo para disputar a reeleição. A licença não valerá para a maior parte da campanha, mas apenas para a última semana, a partir do dia 22 de setembro.

. Durante essa semana, Tarso pretende “evitar questionamentos futuros” por parte dos adversários, que “poderiam” acusá-lo de uso indevido do cargo.

. Vai substituí-lo o presidente do Tribunal de Justiça, José Aquino Flores.

Sartori falará na Rádio Guaíba as 13h

A Rádio Guaíba abrirá espaço no início desta tarde para a apresentação do candidato do PMDB ao governo, José Ivo Sartori. A Guaíba tem se notabilizado por sucessivos debates de candidatos ao goveverno, inclusive vices, e ao Senado.

. Esta manhã, Sartori tomou café com a direção do Sindicato dos Engenheiros.


. Nesta terça, o candidato do PMDB será o que registrará mais atividades, já que a agenda de Vieira da Cunha para o dia é mais pobre, sendo que o governador Tarso Genro e a candidata Ana Amélia vão se limitar a a esforços internos. 

. As coordenações de campanha já começaram a produzir gravações para os programas de rádio e TV, programados para o dia 19. 

Telefonica faz proposta pela GVT

A Telefonica ofereceu R$ 20 bilhões pelo controle da GVT.

Lojas brasileiras venderam 6,2% mais em julho

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou esta manhã que houve avanço de 3,5% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em julho/14 (comparativamente a junho/14), já descontados os fatores sazonais. Na comparação com julho de 2014, a alta foi de 6,2%. 

. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a julho de 2014, alta de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Saiba, aqui, por que a RBS está demitindo 130 jornalistas. Eis a carta de Duda Melzer.

.
Além da videoconferência com seus empregados, ontem a tarde, conforme revelou o editor, o presidente da RBS, Eduardo Meltzer (foto ao lado) enviou uma carta a seus funcionários na tarde desta segunda feira anunciando 130 demissões. Em videoconferência a colaboradores,  ele revelou que os cortes devem atingir principalmente a área de jornais, com ênfase para Zero Hora (capa de hoje, ao lado)..

. Na carta, Melzer trata os jornalistas e os demais empregados como "colegas", mas avisa que só tem "compromissos com com os acionistas, com a história da nossa empresa, com o nosso público e os nossos cliente".

. Leia todo o texto:

Caros colegas,

Escrevo para reforçar a mensagem que compartilhei com vocês nesta segunda-feira, em videoconferência, e para detalhar minha visão em relação ao futuro da nossa empresa, pois quero manter entre nós um ambiente de clareza e transparência.

As transformações radicais e a velocidade impressionante pelas quais a indústria da comunicação tem passado exigem energia e dedicação para entender o momento e também coragem para promover os ajustes que precisam ser feitos para continuarmos crescendo.

Mudar não é opcional. É vital para o nosso projeto empresarial.

CLIQUE AQUI para ler toda a carta.

Estes sndicatos dominados por PSOL, PSTU e PT engordam os black blocs

Da mesma forma que a ocupação e o domínio dos sindicatos, inclusive CUT, engordaram o PT, um levantamento realizado pelo site de VEJA nos registros partidários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que 61 dirigentes filiados a PSOL, PSTU e PT comandam sindicatos responsáveis pelo financiamento de manifestações que tiveram participação de black blocs no Rio de Janeiro. 

. Em Porto Alegre, CPI da Câmara demonstrou que sindicatos como Cpers e Simpa também ajudam os black blocs.

. Leia o material do site de Veja:

. A ajuda financeira dessas organizações sindicais foi relatada por testemunhas e investigados na Operação Firewall da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).Os sindicatos foram associados pela polícia a 23 black blocs, que respondem na Justiça por associação criminosa. São eles: o Sindicato dos Petroleiros do estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindsprev-RJ). Todos negam ter patrocinado atos criminosos e afirmam que a polícia tenta criminalizar o movimento sindical. 

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Novo Facebook pessoal do editor já admite adesões. Saiba como fazer isto

O mais novo Facebook pessoal do editor está disponível na Web e pode ser acessado por quem compartilha dos dois faróis que inspiram a rota de trabalho desta página:


- O estado democrático de direito
- A economia de mercado com isonomia social

. São apanágios insculpidos com total clareza na Constituição de 88 do Brasil.

. O acesso de inimigos do capitalismo e da democracia - comunistas, fascistas e os inocentes úteis que os apoiam -  não será tolerado no Face pessoal, embora todos eles possam continuar postando suas opiniões neste site, como qualquer leitor pode constatar.

. As adesões ao novo Face, que leva o apelido do editor quando criança, Pibo Braga, porque as versões anteriores foram atacadas e destruídas por hackers ou retiradas da Web pelo próprio Google, depois de denúncias infundadas de leitores petistas. Elas podem ser feitas através do link a seguir:

CLIQUE AQUI para aderir e interagir pessoalmente com o editor.

Globalcom virou apenas Global

A Globalcom, família Skrowonsky, cortou o com do seu nome e agora chama-se apenas Global. Fez oque outras agências gaúchas de publicidade já tinham feito antes, como a Novacentro, que agora é conhecida apenas por Centro.

. A Global trabalha com 100 empregados.

Saiba quanto tempo cada candidato terá na TV do RS

A campanha eleitoral na TV começará no dia 19.

Governador
Tarso Genro, PT, 5min18s
José Ivo Sartori, PMDB, 4min7s
Ana Amélia, PP, 3min48s
Vieira da Cunha, PDT, 1min33s
Roberto Robaiana, PSOL, 54s
Os demais candidatos terão menos de meio minuto

Presidente
Dilma Roussef, PT, 12min12s
A[écio Neves, PSDB, 4 min1s

Eduado Campos, PSB, 2min13s

Ministério da Agricultura interdita lotes de leite da Piá, RS

O ministéio da Agricultura mandou recolher pelo menos três lotes – L02-2, L2-3 e lote 1.2 – e também de requeijão da marca Piá, cuja matriz fica em Nova Petrópolis, RS. A fiscalização encontrou sinais de álcool etílico nos produtos.

. 100 mil litros estão sendo retirados do mercado há uma semana. 

. Novas investigações serãofeitas sobre toda a produção.

. O posto de Vila Flores, que pertence à Piá, foi interditado.

. Há dois anos o RS vem sendo atingido por violenta série de fraudes no leite e nos seus subprodutos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/