Polícia Federal envolve dioretamente ex-ministro Padilha, PT, no escândalo do doleiro Labogen

Subordinada ao ministro José Eduardo Cardozo, a Polícia Federal produziu relatório que aponta que o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, hoje pré-candidato a governador de São Paulo pelo PT, indicou o principal executivo do laboratório Labogen, de propriedade do doleiro Alberto Youssef.

. O laboratório fechou contrato milionário com o ministério da Saúde. 

. O ministro é candidato ao governo de SP. A denúncia da Polícia Federal introduz um elemento escandaloso na sua campanha, que fica desestabilizada. Ele passou a ser investigado diretamente no esquema de corrupção. 

. O executivo Marcus Cezar Ferreira de Moura trabalhou com Padilha na coordenação de eventos no Ministério da Saúde.

. A PF cita também que o doleiro tinha relações com outros dois deputados petistas: Cândido Vaccarezza e Vicente Cândido.

FMI diz que o Brasil terá uma das economias de pior desempenho das Américas

O Brasil deve continuar com a economia em marcha lenta e a inflação elevada em 2014, apesar da forte alta de juros promovida pelo Banco Central, destaca o Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado nesta quinta-feira em Lima, no Peru, chamado de Perspectiva Econômica Regional para o Hemisfério Ocidental.

. A previsão do FMI é de que o Brasil cresça 1,8% este ano, uma das menores taxas de expansão das Américas. Excluindo a Argentina e a Venezuela, apenas países pequenos da região - Santa Lúcia, Jamaica, Granada, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados e El Salvador - devem ter expansão menor que a economia brasileira este ano, segundo o relatório do Fundo.

. No continente, os Estados Unidos devem ser um dos destaques e crescer 2,8% este ano. A Argentina deve ter expansão de 0,5% e a Venezuela, contração de 0,5%, segundo as projeções do FMI,
O Brasil deve se expandir menos que a média da América Latina, com crescimento previsto de 2,5% neste ano. O destaque na região entre as grandes economias deve ser o México, com expansão estimada de 3%. Já o Panamá deve ficar com o maior crescimento do PIB, de 7,2%.


. Em 2015, a América Latina deve ter uma leve recuperação e avançar 3%. Mas nas estimativas feitas para até 2019, a avaliação do FMI é que dificilmente os principais países da região terão os mesmos níveis de expansão vistos até 2011, período marcado por alta nos preços internacionais dos preços das commodities. 

20 anos depois, STF absolve Collor de Melo.

Os ministros do STF inocentaram hoje o ex-presidente Fernando Collor pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e corrupção passiva. O argumento da relatora, ministra Cármen Lúcia, foi a falta de provas que o vinculem a um suposto esquema de recursos advindos de empresas de publicidade que prestavam serviços ao governo na época em que ele era presidente, entre 1990 e 1992. A ministra disse que as acusações do Ministério Público eram "frágeis".  "É preciso certeza, não basta probabilidade", afirmou. O único que não acompanhou a ministra integralmente foi Teori Zavascki, que concordou com a absolvição por peculato, mas entendeu que falsidade e corrupção já prescreveram.

Só DEM ainda impede anúncio da aliança do PSDB e SDD com Ana Amélia

O ponto cego que ainda impede a aliança PSDB, Solidariedade e DEM com a senadora Ana Amélia, PP, é a posição do DEM, que apóia Aécio, mas insiste em ficar com Vieira da Cunha, PDT.

. A decisão final virá de Brasília, ou seja, de Aécio. 

Augusto Nunes diz que sábado será o mais cruel dos dias para quem tem culpa no cartório

A aprovação da devassa nas catacumbas da Petrobras impôs à seita lulopetista a terceira noite de insônia. E vem aí o mais cruel dos dias para quem tem culpa no cartório. 

. O texto é de Augusto Nunes, www.veja.com.br desta tarde.

Na segunda-feira, André Vargas renunciou à renúncia. Para desconsolo dos Altos Companheiros, o despachante de doleiro gostou da ideia de agonizar na Câmara dos Deputados. E se lhe bater a vontade de afundar atirando?
Na terça, os promotores italianos não viram nada de errado no julgamento do mensalão e recomendaram que Henrique Pizzolato seja extraditado para o Brasil. Para aflição dos sacerdotes da seita lulopetista, o bandido fujão não está feliz com o tratamento que lhe dispensaram o PT e o Planalto. E se contar o que sabe sobre o Banco do Brasil?
Nesta quarta-feira, a ministra Rosa Weber decidiu-se pela instauração de uma CPI destinada a investigar exclusivamente as patifarias que jorram na Petrobras. Para desespero dos inventores do patriotismo em barris, vai começar a devassa das catacumbas que ocultam o colossal acervo de maracutaias. A insônia de Dilma Rousseff começou faz tempo. E Lula vai perder a voz de novo.

Ainda faltam quinta e sexta. Fora o sábado, que por aqui é o mais cruel dos dias para quem tem culpa no cartório. O que vem por aí vai convencer muita gente de que, neste ano, agosto chegou em abril.


AES Uruguaiana consegue gás via Baia Blanca e volta a operar no RS

Depois de uma parada por falta de gás, voltou a operar a usina térmica a gás de Uruguaiana, RS. A Petrobrás, responsável pela importação do insumo via Baía Blanca, Argentina, não programou corretamente a chegada do navio propaneiro e a usina ficou sem produto no gasoduto que liga o porto e Uruguaiana. A usina tem capacidade para produzir 600 MW. 


. A operação da AES foi programada inicialmente para 60 dias, mas como as hidrelétricas brasileiras prosseguem trabalhando abaixo da capacidade, ela foi autorizada a continuar gerando energia. 

CLIQUE AQUI para ler artigo de Roberto Pereira D'Araújo, intitulado "u modelo com defeito genético". O autor é diretor da Ilumina\- Instituto de Desenvolvimento Estratégico do setor elétrico. 

Revista Amanhã circula com reportagem especial sobre exportações no Sul do Brasil

Começou a circular a edição de abril da revista de negócios Amanhã. A reportagem de capa trata do especial sobre Exportações, intitulada “Lucros sem Fronteiras”, tendo como peça de resistência uma entrevista com Abílio Diniza, presidente do Conselho de Administração da BRF, maior exportadora da região Sul. A reportagem inclui um leque sobre as oportunidades  desafios das 90 emrpesas que mais exportam nos três Estados (RS, SC e Paraná). 

Paulo Pinheiro não toca mais os shoppings da Almeida Júnior em SC

Paulo Pinheiro, ex-Zaffari, não trabalha mais como CEO do grupo Almeida Júnior, que possui uma rede de cinco shopping centers em Santa Catarina. 

WBI faz a fusão de Facebooks pessoais e corporativo do site Políbio Braga

A WBI, Porto Alegre, foi contratada pelo editor para unificar as três páginas do Facebook que o editor administra diariamente, uma das quais é corporativa, enquanto as duas outras são de vetor bastante pessoal.

. Nesta quinta-feira, os Facebooks do editor permanecerão com problemas. Não é aconselhável tentar usá-los hoje. 

. O problema é que as páginas de conteúdo pessoal enfrentam um limitador insanável, que é a impossibilidade de admissão de mais de 5 mil leitores, problema que não é enfrentado na versão corporativa, que já emplacou 7.681 leitores.

. O desafio que o editor propôs para a WBI foi encontrar uma forma de fazer a migração dos 5 mil leitores das páginas pessoais para o Facebook corporativo, dotando-o, além disto, das funcionalidades dos dois outros, já que na versão resultante os assuntos corporativos (informações) e pessoais, serão disponibilizados no mesmo espaço.

. A WBI trabalha neste momento na mudança.

. Na sexta-feira, a idéia é emplacar a pleno o novo serviço. 

Site: www.wbibrasil.com.br


Análise, Renato Cruz - Marco Civil da Internet deixa brechas para violação da privacidade e liberdade de expressão

- Renato Cruz mantém blog no Estadão.

Durante os quase três anos em que tramitou na Câmara, a maior parte da discussão sobre o projeto do Marco Civil da Internet se concentrou no conceito de neutralidade de rede, que exige tratamento igualitário a todo conteúdo que trafega na internet. Afinal, todos bits são iguais.
Enquanto isso, outros pontos essenciais, como privacidade e liberdade de expressão, não receberam o cuidado que mereciam. Na semana passada, participei de uma audiência pública no Senado, e falei sobre essas questões.
O artigo 10 define as regras de acesso aos registros de conexão dos usuários. O problema está no parágrafo 3º: “O disposto no caput não impede o acesso aos dados cadastrais que informem qualificação pessoal, filiação e endereço, na forma da lei, pelas autoridades administrativas que detenham competência legal para a sua requisição”.
Na prática, isso deixa margem para integrantes do governo terem acesso a dados de usuários de internet sem decisão judicial. Mas por que permitir que o governo tenha acesso a informações de usuários que não são suspeitos de nenhum crime?
Outro ponto preocupante são os parágrafos 3º e 4º do artigo 19, que trata de liberdade de expressão. Eles permitem que juizados especiais, criados para julgar ações de pequeno valor, que não exigem advogado, tomem decisões sobre retirada de conteúdo da internet, e que concedam liminares.
Esses parágrafos criam uma via rápida para retirada de conteúdo da rede, mas não definem regras para um possível recurso. Ou seja, vai ser fácil tirar conteúdos – inclusive jornalísticos – da internet, mas difícil reverter essa decisão. O risco é que esses processos em juizados especiais venham a ser usados, por exemplo, para censurar reportagens com denúncias de corrupção.
O Marco Civil da Internet é uma lei muito importante e urgente. Mas é de se lamentar que tenha sido tratado dessa forma. Liberdade de expressão e privacidade são valores cada dia mais importantes, numa sociedade mais e mais conectada.
A própria base do governo admite que o texto é imperfeito. Na semana passada, durante a audiência pública, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) chegou a defender a aprovação do projeto da seguinte forma: “Vamos experimentar, e depois, num segundo momento, vamos aprimorar. Por enquanto, esse não é o ótimo nem o bom, mas é o possível”.
Com sua aprovação, só nos resta esperar que essa lei, criada para proteger os direitos dos cidadãos na rede, não acabe virando mordaça nem máquina de vigilância. Que não acabe sendo usada para atacar os mesmos direitos que se propõe a defender.

CLIQUE AQUI para acompanhar no facebook uma instigante e esclareceedora discussão sobre o assunto.

Gado gaúcho começa a ser confinado sob proteção de mangueiras, alarmes, refletores, alarmes e seguranças armados

Começa a se disseminar no campo gaúcho a prática de recolher o gado do pasto no final da jornada, enfiá-lo numa mangueira protegida por alarmes, refletores, alarmes e seguranças armados.

. Foi o que informou esta tarde ao editor o deputado Frederico Antunes, que o editor procurou e foi encontrar no interior de São Francisco de Assis, Fronteira Oeste do RS, onde ocorre a Feira do Terneiro.

Que história é esta, deputado ?
Fale aqui com os pecuaristas: o assunto é o mais abordado na Feira do Terneiro.
Onde já existe tanto cuidado com o gado ?
Quem quiser ver de perto pode ir no 2o Distrito de Rosário, no distrito Areal, aqui perto. Propriedades com mil animais já adotaram a prática.
Para evitar o roubo e o furto do gado ?
O nome juridicamente correto para esse tipo de crime é abigeato. O abigeato tornou-se insuportável, porque não existe mais segurança no RS, nem na cidade e nem no campo. Homens e animais estão desprotegidos pelo governo estadual.
Seria aconselhável reforçar a segurança ?

O governador nem toca no assunto. Até pelo contrário. Agora, ele quer retirar 2 mil brigadianos do interior e levar para a capital, para proteger os jogadores e os dirigentes que virão para a Copa.  

52% dos leitores acham que todos foram um pouco responsáveis por não protegerem Bernardo

52% dos leitores desta página acham que todos não fizeram o que poderiam ter feito para proteger o menino Bernardo em Três Passos, mas 31% responsabilizam em primeiro lugar as autoridades públicas da área - Conselho Tutelar, Ministério Público e Justiça.

. É o resultado da enquete que foi disponibilizada ao lado.

. Outras respostas sobre responsabilidades por não agir na proteção:

Família, 11%
Amigos e conhecidos, 5%
Sociedade local, 1%


. Ao lado, já está disponibilizada nova enquete, perguntando aos leitores se é aceitável que o povo faça justiça com as próprias mãos, imolando bandidos apanhados em pleno delito. 

Povo catarinense prende, espanca e amarra outro assaltante em Florianópolis

Ao lado, o bandido amarrado e embrulhado pelo povo, pronto para ir para a cadeia, esta manhã, Florianópolis. A foto é da própria PM de Santa Catarina.


 Depois de assaltar uma cafeteria pela segunda vez no bairro Capoeiras, em Florianópolis, um homem de 23 anos foi rendido e amarrado por moradores da comunidade. O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira, quando a proprietária abria as portas do estabelecimento, segundo revelou esta tarde o site www.diariocatarinense.com.br, de quem é todo o texto. 

.  "Não tenho mais estômago pra isso", diz proprietária de café

O assaltante teria fingido estar armado para roubar uma quantia de aproximadamente R$ 107 e algumas 
Comerciantes que também abriam lojas na região perceberam o que acontecia e renderam o homem. Eles o amarram ao corrimão de uma escada e aguardaram a chegada dos policiais militares. A PM encaminhou o assaltante à 3ª Delegacia de Polícia, no Estreito.

. O povo catarinense resolveu agir por conta própria devido à ineficiência e ineficácia da Polícia de Santa Catarina, subordinada a um governador, Raimundo Colombo, que demonstra enorme covardia no trato com os bandidos.

. CLICANDO AQUI, você poderá ver cenas de uma prisão em Tijucas, em fevereiro. No video, um assaltante é preso, amarrado e espancado com cordas.

Brigada rompe toque de recolher na Vila Cruzeiro, Porto Alegre

No governo Yeda Crusius, o coronel Paulo Mendes costumava impor o toque do clarim e hastear a bandeira do BOE nas zonas conflagradas. Os bandidos eram tratados a ferro e fogo, sem a lassidão e ineficácia demonstradas pelo governo atual. 



A Brigada diz que levantou o toque de recolher imposto pelos bandidos na Vila Barracão, no coração da grande Vila Cruzeiro,Porto Alegre. O colégio, uma creche e outra escola municipal fecharam as portas no turno da tarde de ontem, depois que pais alertaram sobre a ameaça de tiroteio por parte dos traficantes da vila. A Secretaria Municipal da Saúde autorizou a reabertura das Unidades Básicas de Saúde Cristal e Vila Cruzeiro, e do Posto do Programa Saúde da Família (PSF) Cruzeiro do Sul. Ontem, no fim do dia, a SMS havia anunciado o fechamento temporário das unidades.

. É a primeira vez que toque de recolher é imposto por bandidos em Porto Alegre. O governo estadual perdeu o controle do policiamento. 

. O policiamento foi reforçado, diz a Brigada. 

. As autoridades  não reconhecem que as gangues rivais tenham sido responsáveis pela paralisação dos serviços e intimidação dos moradores da vila. Uma delas, falando para o jornal Zero Hora, reproduziu o que diz o governador Tarso Genro, responsável pela área da segurança pública:

- Toque de recolher não existe. O que houve foram pais conscientes que não mandaram seus filhos à escola e avisaram as direções

. Pais conscientes de Porto Alegre, como se sabe, trancam seus filhos dentro das casas protegidas por grades, alarmes, cães ferozes, câmeras e segurança privada externa, não permitindo que seus filhos saiam à rua nem mesmo para uma volta no quarteirão. 

O povo tem o direito de fazer justiça com as próprias mãos quando o Estado falha em seu dever de proteger direitos.

Vale a pena ler o texto do link (CLIQUE AQUI) elaborado por Locke, tratando do direito natural à rebelião e à resistência - à revolução. O material é oportuníssimo, porque em Florianópolis, neste início de semana, na segunda-feira, o povo da localidade de Rio Vermelho, onde também se localiza o Hotel Costão do Santinho, insurgiu-se contra a ocupação ilegal de terras por parte de um grupo chamado Ocupação Amarildo, sustentado política e financeiramente por PT, PSOL e PCdoB, mais seus aliados em ONGs e sindicatos.

. Os ocupantes foram enxotados a pau e pedras.

. O caso só não resultou em várias mortes porque PT, PSOL e PCdoB buscaram a proteção da Polícia Militar, que só concordou em amparar os delinquentes depois que eles admitiram deixar a área sob escolta policial.

. O jornal Diário Catarinense, da RBS, nesta terça-feira, produziu um instigante editorial, intitulado “Com as próprias mãos”, reconhecendo que o povo só recorre às próprias mãos quando a prestação jurisdicional estatal não cumpre sua função. CLIQUE AQUI para ler "Com as próprias mãos".

. É o que aconteceu no Rio Vermelho, mas também é o que acontecerá muito mais vezes daqui para a frente, porque o exemplo de Florianópolis pode e deve ser seguido por brasileiros que trabalham duro e sofrem esbulhos de grupos políticos extremistas.

Clique abaixo para examinar o comentário do editor sobre o assunto, sob o título O povo tem o direito de fazer justiça com as próprias mãos quando o Estado falha  em seu dever de proteger direitos. (Revisando: no comentário, ouça-se Governador Raimundo Colombo e não Colombo Salles) 

Fifa anuncia locais das 12 Fan Fests da Copa e confirma evento em Porto Alegre

A Fifa encerrou nesta quinta-feira a polêmica que envolvia a organização das Fan Fests da Copa do Mundo de 2014. Após cidades-sede do torneio colocarem em xeque a realização das exibições públicas dos jogos do Mundial, a entidade máxima do futebol confirmou que as "festas dos torcedores" vão acontecer nas 12 capitais que receberão partidas da Copa.

. Em Porto Alegre as pessoas que não estarão no estádio Beira-Rio durante os jogos terão no Anfiteatro Pôr do Sol um ambiente privilegiado (capacidade de 20 mil pessoas) às margens do Guaíba para curtir gratuitamente a Copa do Mundo. Banda Eva, Dudu Nobre, Belo e Paulo Ricardo (ex-RPM) são alguns dos artistas que irão integrar a Fifa Fan Fest. Entre os cantores locais estão Nenhum de Nós, Papas da Língua, Kleiton & Kledir e Borghetinho. 

Confira a lista das cidades que terão as Fan Fests:

Belo Horizonte: Expominas
Brasília: Taguaparque
Cuiabá: Parque das Exposições
Curitiba: Pedreira Paulo Leminski
Fortaleza: Praia de Iracema
Manaus: Ponta Negra
Natal: Praia do Forte
Porto Alegre: Anfiteatro Pôr-do-Sol (foto)
Recife: Cais da Alfândega
Rio de Janeiro: Copacabana
Salvador: Aeroclube (em avaliação pela sede)
São Paulo: Vale do Anhangabaú

Câmara aprova lei que dá poderes a Dilma para que autorize tropas estrangeiras de ocupação no Brasil

Nesta  quarta-feira à tardinha, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei do Executivo que não deixa de ser muito estranho, principalmente pelo fato de que quem está no Governo é o PT que, por suas vez, é o dirigente do Foro de São Paulo, a organização que articula o movimento comunista na América Latina e que foi fundada por Lula e Fidel Castro em 1990. É por isso mesmo que uma pesquisa aberta aos internautas no próprio site da Câmara sobre o assunto mostra que mais de 80%  dos que votaram são contra o projeto que dá poderes imperiais para o Executivo que poderá decidir, por exemplo, sobre o estacionamento de forças militares cubanas em território brasileiro, sem quem ninguém fique sabendo. Um avião cubano ou venezuelano pode pousar no Brasil e desovar as temíveis "Avispas Negras", corpo de combate especial cubano que atualmente age na Venezuela em apoio ao chavismo.

. A análise acima é do blog do jornalista Aluizio Amorim. 

. O projeto foi aprovado por 270 votos a 1. Espera-se agora que a Oposição no Senado analise detidamente o projeto, que está desde 2002 no Congresso e só foi aprovado agora na Câmara. 

Leiam o que informa a Agência Brasil, hoje:

. O Projeto de Lei Complementar 276/02, do Executivo, autoriza o presidente da República a delegar ao ministro da Defesa e aos chefes das Forças Armadas a permissão para forças estrangeiras transitarem pelo território nacional ou permanecer temporariamente.

. Pela projeto aprovado, o ministro da Defesa poderá autorizar o ingresso de forças armadas estrangeiras nos casos de missões de busca e salvamento; missões humanitárias; programas de treinamento ou aperfeiçoamento; transporte de pessoal, carga ou de apoio logístico. O texto também autoriza o ministro da Defesa a permitir a entrada de forças em situações de “visita oficial ou não oficial programadas pelos órgãos governamentais, inclusive as de finalidade científica e tecnológica e atendimento técnico, nas situações de abastecimento, reparo ou manutenção”.
O objetivo seria desburocratizar os procedimentos. São cerca de 800 pedidos por ano, de liberações de sobrevoo ou de pouso”, além de mais de 50 de atracamento de navios de guerra estrangeiros".

CLIQUE AQUI para examinar a tramitação do projeto, passo a passo, como também tomar conhecimento do texto final produzido pelo deputado Osmar Serraglio, o mesmo relator da CPI dos Correios (Mensalão).

Blog diz que grande salto venezuelano será o salto para a morte certa

Com esta foto, o blog venezuelano informa que o pior ainda está por vir. 



O blog Dolar Today disponibilizou esta manhã a notícia a seguir, fazendo duras críticas ao chamado "novo plano econômico" desenhado pelo presidente da Venezuela e destinado a conter o desabastecimento e a disparada da inflação, inclusive com a prisão de comerciantes que estariam retendo estoques e aumentando os preços de maneira criminosa. Vale a pena ler:

Con un discurso cargado de falsas esperanzas , sin medidas concretas, Nicolás Maduro dijo que la nueva “ofensiva económica” va satisfacer las necesidades fundamentales de Venezuela porque a través de esta se dará “un gran salto económico” que integrará a todas la fuerzas de la Nación.

“A través de esta ofensiva vamos a satisfacer las necesidades fundamentales del país y vamos a dar un nuevo y gran salto económico y de integración de todas las fuerzas de la nación”.El primer mandatario reiteró su llamado a todos los empresarios a participar en la “nueva ofensiva” de abastecimiento, crecimiento y precios justos. “He venido a convocarlos a ustedes, empresarios de la patria, a que se incorporen a esta ofensiva económica, a que retomemos la iniciativa de trabajo”

Nova proposta de Tarso para mudar Lei de Prevenção aos Incêndios concede inaceitáveis imunidades a CTGs, circos, ginásios de esportes e casas paroquiais

Tramita desde o dia 17 de abril na Assembléia do RS o Projeto de Lei Complementar que altera a Lei Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios. O PLC leva o número 84/2014.

. A proposta do governador Tarso Genro inclui uma estranha autorização para que CTGs, casas paroquiais, ginásios de esportes escolares e assemelhados, fiquem "proibidos de se incendiarem", pois não precisarão mais fazer PPCIs e submetê-los ao Corpo de Bombeiros. No entender do sapientíssimo pensador do Piratini, estes locais possuem uma espécie de "imunização natural" contra incêndios e por isso não lhes será exigido extintores, iluminação de emergência e portas que deem vazão à saída das pessoas de seu interior.

. Não será preciso muita clarividência para perceber que estes locais passarão a ser preferidos para serem realizadas festas e diversões noturnas e diurnas.

. Trata-se de uma aberração.

CLIQUE AQUI para conferir na fonte. Trat-se do texto completo do projeto.

 HOJE, ESTA MANHÃ, DEBATE SOBRE A LEI KISS
Aprovada no dia 27 de dezembro de 2013, a nova lei de prevenção contra incêndios, a chamada Lei Kiss, ainda gera dúvidas nos municípios quanto a sua aplicação.
Para debater este tema tão importante para a sociedade gaúcha, a Famurs realiza esta manhã, 9h, um seminário no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. A inscrição gratuita para o evento deve ser feita pelo site

Canoas Shopping recebe quatro novas grifes

As lojas My Store, Mr Ray, Beagle e LG Store desembarcaram no Canoas Shopping, Canoas, RS. 

Documentário sobre o desumano e criminoso Presídio Central de Porto Alegre irá para a TVE nesta sexta-feira, 20h

O dia-a-dia no Presídio Central de Porto Alegre, considerado o berço do crime organizado no RS, e o poder das facções criminosas, que contribuíram para a evolução do crime organizado no Rio Grande do Sul, serão parte central da narrativa do documentário “O Poder entre as grades”, que estreia no dia 25 de Abril na TVE. O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) já foi considerado a pior penitenciária do país, segundo a conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, instaurada em 2008. E até hoje a penitenciária, que abriga 4.591 presos, mas com capacidade para apenas 1.984 detentos, é vista como a pior unidade prisional do Brasil. Presídios mal estruturados e superlotados tem sido uma realidade comum em todo país. No início desse ano, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) notificou o governo brasileiro a adotar medidas cautelares que garantam a integridade dos detentos do Presídio Central, em Porto Alegre (RS). A comissão pediu a redução do número de presos no local, a garantia de higiene e tratamento médico aos apenados, além da recuperação do controle da segurança em todas as áreas do Presídio, que segue nas mãos de facções criminosas.
      
. Dessa forma, o documentário, inspirado no livro “Falange Gaúcha”, fruto da experiência do jornalista Renato Dorneles como repórter policial, torna-se atual e necessário ao expor essa realidade. Desde o dia 22 de Abril, a TVE exibe produções audiovisuais inéditas, realizadas por produtoras do RS e viabilizadas com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura. Entre os 12 documentários, que serão exibidos no programa “Documenta Rio Grande”, está “O Poder entre as grades”, de produção da Panda Filmes com direção de Tatiana Sager e Zeca Brito. O filme será exibido na sexta-feira às 20h, e terá reprise na madrugada de sábado para domingo, às 00h30 e 1h, e no domingo às 15h30.

- O documentário foi um dos ganhadores do edital Rio Grande do Sul - Pólo Audiovisual, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de 2012, que destinou, para a produção dos documentários e minisséries, R$ 1,26 milhão às produtoras do Rio Grande do Sul.

STF decide que CPI da Petrobrás será exclusiva, como defende a oposição

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber determinou nesta quarta-feira, em caráter provisório, que o Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva para investigar a Petrobras. Ela respondeu a dois pedidos, um da oposição e outro do governo. Rosa diz que a decisão, no entanto, pode ser revisada, em votação, pelos 11 ministros do Supremo. E o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já avisou que irá recorrer ao plenário da Corte. Nela, será focada a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006. O negócio gerou prejuízo de, pelo menos, US$ 530 milhões à estatal brasileira.

. Mesmo assim, o recurso não tem efeito suspensivo. E a CPI pode ser imediatamente instalada desde que os partidos indiquem seus integrantes.

. No pedido de senadores governistas, Rosa determinou a suspensão de eventual decisão do plenário doSenado sobre a abrangência da CPI.

. A ministra atende ao pedido da oposição, que queria a instalação de uma CPI exclusiva para apurar as denúncias envolvendo a Petrobras.

- Apesar do revés, a base aliada conta com o apoio de Renan para adiar a instalação. O próximo passo é a indicação dos nomes dos parlamentares que vão fazer parte da CPI. E Renan, conforme estabelece o regimento interno do Senado, tende a deixar que os líderes dos partidos aliados demorem até um mês para definir os nomes. A ordem é ganhar tempo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/