Miss Universo 2009 posa amordaçada para protestar contra regime opressor da Venezuela

A coroa sobre a cabeça da bela jovem indica seu título de miss, no entanto, ela está amordaçada e uma lágrima marca seu rosto sujo como se fosse sangue. Stefanía Fernández, Miss Universo 2009, posou para a campanha em defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos na Venezuela. O fotógrafo Daniel Bacci já retratou várias personalidades venezuelanas para a campanha, inclusive o opositor Leopoldo López, em outubro do ano passado. No final de fevereiro deste ano, o líder do partido Vontade Popular foi preso em meio aos protestos contra o governo Nicolás Maduro. 


. Bacci disse ter ficado surpreso com a repercussão das fotos da miss. “Sempre tive Stefanía em mente, mas nunca imaginei que teria essa receptividade internacionalmente. Sabia que podia causar controvérsia por se tratar de uma miss universo e porque a foto é impactante. Nenhuma teve a mesma repercussão, estou surpreendido”, disse o artista, em entrevista ao jornal venezuelano El Nacional.

- A nota é do site www.veja.com.br desta noite.

Corintians confirma que vai pagar estruturas temporárias do Itaquerão

O Corintians anunciou esta noite, em nota, que vai bancar integralmente as chamadas estruturas temporárias exigidas pela Fifa para os estádios que abrigarão jogos da Copa. O contrato entre o clube e a Fifa prevê isto.

IGP-M subiu 1,67% em março. Índice de 12 meses foi de 7,30%, número que baliza reajuste dos aluguéis.

Puxado por uma forte alta nos preços agropecuários no atacado e por alimentos mais caros no varejo, o Índice Geral de Preços –Mercado (IGP-M) subiu 1,67% em março, vindo de um aumento de 0,38% um mês antes, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mesmo período do ano passado, a inflação tinha sido mais branda, de 0,21%. 

.  Nos primeiros três meses de 2014, o IGP-M acumulou alta de 2,55% e, em 12 meses, registrou avanço de 7,30%. 

Crise da Petrobrás faz com que Dilma substitua Ideli por Berzoini

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta sexta-feira a nomeação do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) como novo articulador político do seu governo. Ele substituirá Ideli Salvatti, que será alojada na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência no lugar de Maria do Rosário. A posse dos ministros está marcada para terça-feira, no Palácio do Planalto.


. Após 33 meses à frente da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli deixa como marca a incapacidade de estabelecer a interlocução entre o Planalto e o Congresso Nacional, atualmente às voltas com uma grave crise envolvendo a Petrobras.

Má hora de Dilma anima Bolsa, que sobe 5% na semana.

Animado com a queda de popularidade de Dilma, o que indica possibilidade de derrocada do seu projeto de reeleição, que é o que mais quer o mercado, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta de 0,24% nesta sexta-feira (28), a 49.768,06 pontos. É a maior pontuação de fechamento desde 15 de janeiro, quando o índice encerrou o dia a 50.105,37 pontos. Com isso, a Bolsa encerra a semana com valorização de 5,04%. No mês, o índice soma alta de 5,68%. No ano, no entanto, o Ibovespa acumula queda de 3,38%. 


. A alta da Bolsa nesta sexta foi puxada de novo, principalmente, pelo bom desempenho das ações das Petrobras, o que também parece um contrassenso diante das más notícias sobre a companhia.  As ordinárias da petroleira (PETR3), que dão direito a voto, ganharam 1,28%, a R$ 15,01. As preferenciais (PETR4), que dão prioridade na distribuição de dividendos, subiram 0,58%, a R$ 15,66. 

André Imar e mais 12 são indiciados pela CPI da Procempa. PT quer mais membros do governo Fortunati na lista.

O relatório da CPI da Procempa, Porto Alegre, preparado pelo vereador Nereu D'Ávila, PDT, proopõe o indiciamento de 13 pessoas ligadas ao governo José Fortunati. A votação do relatório acontecerá na semana que vem.

. Entre os nomes mais conhecidos estão André Imar kulczynski, ex-presidente da Procempa, Giorgia Pires Ferreira, ex-diretora administrativa da companhia e Ayrton Gomes Fernandes, ex-diretor financeiro da Procempa.

. Nereu D'Ávila, que é da base aliada, não listou agentes públicos de primeiro escalão e nem dirigentes partidários, mas o presidente da CPI, Mauro Pinheiro, prometeu fazer isto, mesmo que seja preciso elaborar relatório paralelo. 

Polícia Federal diz que Ufsc possui plantação de maconha e até laboratório de drogas sintéticas

Sob o título "Policia Federal denuncia: Ufsc tinha laboratório de drogas sintéticas", a Polícia Federal de Santa Catarina revela que a Universidade Federal transformou-se na Universidade da Maconha. As provas conseguidas no campus são irrefutáveis. Ao entrar no campus de Florianópolis para render traficantes e conter estudantes que transformaram o ambiente escolar em território livre da baderna, os policiais foram recebidos a pedradas, cercados e até roubados. Na foto ao lado, a professora Sônia Maluf senta em cima da viatura policial e instiga os alunos à resistência. Ontem, 15 delegados federais chamaram coletiva para apoiar o superintendente da PF em SC, criticado pela reitoria. Eles também divulgaram dura nota, que vai no link da nota. A baderna na Ufsc existe há mais tempo. É na universidade que grupos de esquerda radical tentam suprimir o diálogo acadêmico e impor seu ideário fascxio-comunista. Leia o que publica hoje o jornal Diário Catarinense:

Durante entrevista à imprensa a Associação Nacional dos Delegados da Policia Federal e o Sindicato dos Delegados da Policia Federal em Santa Catarina divulgaram nota conjunta sobre a ação no “campus” da Universidade Federal. mExibiram vários vídeos que mostram, de forma exaustiva , a longa negociação entre os policiais federais que prenderam estudantes e pessoas flagradas em consumo de drogas. Condenaram com veemência a atitude da professora Sônia Maluf, vice-diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, considerada pelo Delegado Luiz Carlos Korff Rosa Filho como “o estopim do confronto”. A professora impediu a ação da policia, quando o estudante em ilícito era transportado por um veículo da Policia Federal para lavratura de termo circunstanciado na sede da Policia Federal.

. Pelas imagens gravadas por um agente federal, os policiais dialogaram, sem qualquer truculência, durante mais de três horas com estudantes e professores, tentando evitar confrontos ou uso da força. E só depois que os policiais se viram reféns dos manifestantes é que foi solicitada a presença da tropa de choque da Policia Militar, segundo o relato do Diretor Regional da Associação Nacional.

CLIQUE AQUI para ler mais, inclusive a nota da Polícia Federal com denúncias sobre a existência de plantação de maconha e de laboratório de desenvolvimento de drogas sintéticas. 

Nova marca da rede de adquirência do Banrisul chama-se Vero

O Banrisul lançou hoje, a marca da rede de adquirência da instituição, que passa a se chamar Vero. A Vero realiza transações em uma só máquina com as duas principais bandeiras de cartões de crédito e débito do País, a MasterCard e a Visa. Além dessas, a Vero também aceita o cartão VerdeCard do Grupo Quero-Quero e, com exclusividade, o cartão Banricompras e todos os cartões da BanriCard (vouchers). A Vero disponibiliza aos usuários dos cartões dessas bandeiras mais de 140 mil estabelecimentos comerciais.

Fábio Medina Osório surpreende o silêncio das esquerdas com o voto de Joaquim Barbosa no caso do Mensalão Mineiro

No seu Facebook desta tarde, o advogado Fábio Medina Osório, um dos advogados que mais se destacam no estudo da improbidade administrativa no País, aborda no post a seguir o voto isolado do ministro Joaquim Barbosa, quarta, no STF, quando defendeu que o processo movido contra o ex-senador Eduardo Azeredo prosseguisse na Corte. É certo que todos os adversários do PSDB, com ênfase para as chamadas esquerdas, a tese defendida era a de que Azeredo deveria ser julgado no STF, mesmo tendo renunciado, manobra evidente para interromper o caso em Brasília, deslocando-o para o primeiro grau em Belo Horizonte, portanto com o objetivo de esvaziar a repercussão do julgamento do chamado Mensalão Mineiro. 

. Neste caso, as esquerdas e o PT calaram-se diante do voto de Joaquim Barbosa, que votou como elas queriam. 

. Leia o post:

Fico imaginando a função de quem é juiz. Todo dia, ao julgar, acaba contrariando algum interesse. Atualmente, isso gera perspectiva de retaliações e todo tipo de ataques nas redes sociais. Um exemplo: o Ministro Joaquim Barbosa, no julgamento de Eduardo Azeredo (PSDB), o chamado "mensalão tucano", ficou vencido, pois entendia que sua renúncia não acarretaria o deslocamento para o primeiro grau. Aqueles que acusavam o Ministro Joaquim Barbosa de parcial, inimigo da "esquerda", ficaram calados neste momento. Por qual razão? Ele simplesmente seguiu sua consciência.

Ex-presidente Gabrielli acertou pessoalmente os detalhes da compra de Pasadena pela Petrobrás

A repórter Cláudia Trevisan, que o jornal O Estado de S. Paulo enviou a Houston, Texas, para investigar a venda da refinaria Pasadena para a Petrobrás (a refinaria está em poder da estatal), descobriu que o ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli participou de uma reunião em Copenhague, na Dinamarca, na qual foram acertados detalhes para a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Ela também informou na edição de hoje do jornal que a auditoria para levantar os números da refinaria durou apenas 20 dias.  Leia tudo:

A reunião com representantes da Astra Oil, então sócios no negócio, aconteceu em setembro de 2007. Gabrielli estava acompanhado dos então diretores da Petrobrás Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa.
Cerveró tinha escrito, um ano antes, o resumo técnico que embasou a decisão do Conselho de Administração da Petrobrás de comprar 50% da refinaria. Então presidente do colegiado, a presidente Dilma Rousseff disse semana passada que só apoiou o negócio porque o resumo era "falho".
Costa está preso sob suspeita de ter recebido propina em contratos da Petrobrás para obras de construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

. Na reunião de Copenhague Gabrielli discutiu a proposta da Petrobrás de pagar US$ 700 milhões pelos outros 50% da refinaria. As informações estão em documento apresentado pela própria estatal em um dos processos judiciais nos quais as duas empresas se enfrentaram na Justiça do Texas. Nele, o então diretor da estatal na Holanda, Samir Passos Awad, disse ter participado da reunião.

CLIQUE AQUI para saber mais.


Ministério Público não quer dinheiro público nas estruturas temporárias.... em São Paulo

No RS, o Ministério Público até que ensaiou fazer algo semelhante, recuou no dia da votação pela Assembléia e parece querer recrudescer. 

A nota é do site www.brasil247.com.br desta tarde:

Recomendação do Ministério Público de São Paulo é para que o prefeito Fernando Haddad (PT) não coloque dinheiro público na Copa do Mundo; em detalhes, para que não banque as estruturas complementares do estádio, não compre ingressos, não ofereça transporte gratuito a voluntários nem invista em festas da Fifa; "Se responder que vai pagar, o prefeito vai tomar uma ação por causa disso", ameaça promotor.

PMDB interveio e foi quem manteve a neutralidade da rede na Internet

O deputado Eliseu Padilha alertou nesta sexta-feira ao editor (Padilha é advogado ativo e trabalha há muitos anos na área de TI):

- O ponto mais controvertido do Marco Civil da Internet e que causava impasse nas discussões na Câmara era o da neutralidade da rede, tarefa que coube ao PMDB desatar.

Saiba como ficou a lei, segundo o deputado do PMDB do RS:

- O texto aprovado manteve o conceito de neutralidade da rede, segundo o qual os provedores e demais empresas envolvidas na transmissão de dados (host, por exemplo) não podem tratar os usuários de maneira diferente, mesmo que a velocidade contratada seja maior. Assim, as empresas não poderão oferecer pacotes com restrição de acesso, como só para e-mail ou só para redes sociais, ou tornar lento o tráfego de dados.

Greve nos hospitais públicos federais de Porto Alegre tem conteúdo eleitoral

Embora parcial, é grave a greve iniciada ontem em Porto Alegre. Ela é bem maior do que noticiaram os jornais desta sexta-feira. Ela envolve:

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Grupo Hospitalar Conceição (hospitais Conceição, Fêmina, Criança Conceição e Cristo Redentor), UPA Moacyr Scliar e as 12 Unidades Básicas do Serviço de Saúde Comunitária.

. A greve tem demandas salariais e de melhoria das condições de trabalho.

. Mas o conteúdo político e eleitoral é determinante. 

Análise - Operação-padrão virou greve de agentes penitenciários no RS

Análise, Roberto Silva.

Articulado, inicialmente, como uma tentativa de forçar o diálogo com o governo do Estado para obter solução para os graves problemas de insuficiência de pessoal e para o estabelecimento de uma agenda para o cumprimento das promessas feitas por esse mesmo  governo do Estado, os profissionais passariam a atuar no ritmo possível observados os regulamentos legais e de segurança e a quantidade de efetivo funcional.

. A decisão da SUSEPE de impedir a entrada dos servidores em seus locais de trabalho logrou transformar aquilo que seria algo como uma operação-padrão em greve aberta.

. Com a movimentação dos detentos,  tanto externa, para audiências judiciais e internações hospitalares, como interna, para atendimento médico, social e visitas, restrita, já se iniciam rebeliões – houve incêndio no Presídio de Três Passos.

. Episódios desses, em vista da ausência de vigilância, tendem a espalhar-se. Eventualmente, poderão ocorrer incêndios de grandes proporções em casas prisionais superlotadas sem que haja agentes em seu interior, podendo produzir tragédias  de magnitude bíblica.



Cooperativa Vinícola Garibaldi faturou recorde de R$ 69 milhões em 2013

A Cooperativa Vinícola Garibaldi, RS, fechou 2013 com um faturamento de R$ 69 milhões, marca recorde nos últimos cinco anos. O resultado financeiro foi apresentado na Assembleia Geral Ordinária da cooperativa, nesta sexta-feira. A evolução dos ganhos da cooperativa tem base no investimento sistemático em novos equipamentos, que chega a R$ 18 milhões nos últimos nove anos.

. Sobre a expansão da vinícola no exterior, a marca forte de 2013 foi a conquista de mercados no Canadá e em Angola, países que, ao lado da China, dos Estados Unidos, da Alemanha, da Suécia e de Cuba fazem parte do leque de exportações empresa.

Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi
A Cooperativa Vinícola Garibaldi tem 80 anos. Ela comercializa seus produtos em todo o território nacional, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Ao todo, são 350 famílias associadas, de 12 municípios gaúchos, que cultivam 850 hectares de videiras. 

STF protege jornalista Copstein e O Sul contra condenação inaceitável proferida pelo Tribunal de Justiça do RS

Jayme Copstein, 85 anos, 70 anos de experiência no bom jornalismo, processado porque criticou um juiz gaúcho, acabou absolvido e homenageado pelo STF, que avisou: O agente público não está protegido por qualquer tipo de censura. A foto é de Nilton Sanana.



Críticas a agentes públicos, ainda que mordazes, não implicam dano moral. É o que definiu o STF, ao prover recurso extraordinário que o jornalista Jayme Copstein interpôs na expectativa de livrar-se de condenação financeira ao desembargador gaúcho Fernando Flores Cabral Junior. O jornal O Sul, onde Copstein trabalhava, também era réu na ação, que foi julgada procedente em primeiro e segundo graus. Alás, no segundo grau, os réus foram penalizados de forma devastadora pelo TJ. Agora, tudo foi anulado. A decisão firmada pela ministra Carmen Lúcia foi fundamentada na jurisprudência firmada em sucessivos votos em recursos extraordinários anteriores, dos ministros Ayres Brito, Carlos Brito, Cesar Peluso e Celso Mello em casos semelhantes. As informações são do site Coletiva.

. Eis como o jornalista e advogado Marco Antonio Biernfeld detalha os termos da decisão do STF:
A ação teve origem em artigo escrito por Copstein, então colunista do jornal O Sul, na edição de 5 de março de 2008. O jornalista abordou a progressão para o regime semiaberto e posterior fuga do assaltante de bancos Carlos Augusto da Silva, conhecido por Balengo.

. O assaltante fora preso em flagrante em 2006, quando, com 40 cúmplices, cavava um túnel no centro de Porto Alegre, com a pretensão de acessar as caixas-fortes das matrizes do Banrisul e da Caixa Econômica, em Porto Alegre.

. O magistrado Fernando Flores Cabral Júnior, autor da ação, então juiz da Vara de Execuções Criminais, sentiu-se atingido pelo artigo que, aliás, não nominava pessoalmente o juiz. Cabral foi promovido a desembargador do TJRS em dezembro de 2008.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Deputrado Pozzobom pede que Tarso vete lei que garante obras temporárias da Copa

Na manhã desta sexta-feira, ao tomar conhecimento dos verdadeiros termos do contrato celebrado entre Inter e Fifa para a realização dos jogos da Copa, no qual fica claro que a ambos ficou a incumbência de efetivar as chamadas obras temporárias, disse ao editor o deputado Jorge Pozzobom, PSDB:

- O projeto de alocação de dinheiro dos contribuintes nas obras temporárias não tem mais razão de ser. Espero que o governador seja coerente com seu discurso desta semana ("O acerto com a Fifa foi uma roubada"), embora não tenha sido coerente quando nos apresentou sua proposta de renúncia fiscal. 

. Como ?

- Vetando seu próprio projeto, aprovado pela maioria da Assembléia, que não tinha conhecimento do contrato. 

. É o modo mais rápido e eficaz de reparar o malfeito.




Fortunati: “Porto Alegre não está em clima de Copa”

O prefeito José Fortunati encerra a série de cinco reportagens publicadas pelo Jornal do Comércio na Semana de Porto Alegre. Nesta entrevista, Fortunati admite que há pouco entusiasmo com a Copa do Mundo pela falta de empolgação com a Seleção Brasileira. “Aqui vivemos em função da dupla Grenal.” Aos 58 anos, o prefeito relaciona virtudes locais como a diversidade étnica e o verde da cidade, que tem esquentado confrontos e interrompido obras. Cobra de quem é contra a derrubada de algumas árvores, mas não se rebela em relação ao avanço de construções e da poluição. Admite que saúde é a área que considera a pior na sua gestão.

JC – O clima de Copa na cidade não está demorando?
Fortunati - Em Porto Alegre, não, pois a “seleção gaúcha” não está em campo. Vivemos em função da dupla Grenal e não da Seleção Brasileira. A Seleção não nos empolga, esta é a verdade. Mas independentemente disso, a cidade terá visibilidade, todas as delegações de seleções que jogarão aqui já nos visitaram. No momento certo, o Estado vai viver o futebol.

JC – O que ficará pronto das obras para a Copa?
Fortunati – Retiramos as obras de mobilidade da matriz de responsabilidades em 2013. Quando falo de Copa é o estádio Beira-Rio e o entorno. O viaduto é enorme, acompanho o passo a passo e vai ficar pronto. Do HPS, ficará pronta a parte do atendimento de urgência e emergência, que era a previsão.


CLIQUE AQUI para ler a entrevista completada jornalista Patricia Comunello, no jornal do Comércio desta sexta-feira.

Eletrobras tem prejuízo de R$ 6,29 bi em 2013


A estatal de energia Eletrobras apresentou prejuízo líquido de R$ 6,291 bilhões em 2013, queda de 9,15% quando comparado com a perda líquida de R$ 6,925 bilhões do ano anterior.

. A receita líquida da empresa somou R$ 23,835 bilhões nos 12 meses, queda de 14,9% na comparação anual. As despesas operacionais ficaram maiores que as receitas no ano passado, em R$ 29,2 bilhões, alta de 5,65%.

. As despesas com pessoal, material e serviços subiram 20,5% no período, as despesas com energia comprada para revenda aumentaram 13,4% e as despesas com combustível para produção de energia elétrica tiveram elevação de 115,3%.

. Segundo o jornal Valor, o resultado financeiro líquido ficou positivo em R$ 265,9 milhões de janeiro a dezembro do ano passado, queda de 84,3%.

Rombo nas contas do governo Dilma chega a R$ 3 bi


O governo central - formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social - registrou déficit primário de 3,078 bilhões de reais em fevereiro, informou o Tesouro Nacional nesta quinta-feira. Nos dois primeiros meses do ano, a economia feita para o pagamento de juros acumula saldo positivo de 9,876 bilhões de reais. No entanto, o saldo bimestral é 50% inferior ao que foi registrado no mesmo período de 2013 e o pior desde 2009.

Em fevereiro, as despesas do governo central atingiram 68,354 bilhões de reais, enquanto a receita líquida ficou em 65,275 bilhões de reais. No ano, os gastos somam 158,5 bilhões de reais, com alta de 15,5% em relação a igual período do ano passado, impulsionados por despesas maiores com o pagamento de benefícios sociais, servidores e com a máquina pública. No mesmo período, a receita totalizou 168,342 bilhões de reais, com aumento bem menos expressivo de 7,3% na comparação com 2013.


CLIQUE na imagem acima para ver a matéria completa do site da revista Veja desta semana.

Sai Ideli, entra Berzoini. Sai Maria do Rosário, entra Ideli

A coluna Radar, da revista Veja, informa hoje que será nesta sexta-feira o anúncio oficial da nomeação de Ricardo Berzoini para ocupar o posto de Ideli Salvatti no ministério das Relações Institucionais. Já a catarinense substituirá Maria do Rosário nos Direitos Humanos.

. A posse dos dois e mais dos ministros dos Portos e Desenvolvimento Econômico será na terça feira. A reforma ministerial acaba, assim, dois meses após a posse de Aloisio Mercadante e Thomas Traumann.


Ibope: Avaliação positiva de Dilma cai de 43% para 36%

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma caiu de 43% para 36% segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, na comparação com novembro de 2013, todos os indicadores registraram redução.

. A queda na aprovação  do governo Dilma, isto é, aqueles consideram ótimo ou bom, foi acompanhada por um aumento de 20% para 27% dos entrevistados que consideram o governo ruim ou péssimo. Desta maneira, a distância entre os percentuais de ótimo/bom para ruim/péssimo caiu de 23 para 9 pontos percentuais.

. A aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff também apresenta queda. De acordo com a CNI, 56% aprovaram a maneira de governar de Dilma no fim do ano passado. Hoje, esse número é de 51%. Os que desaprovam passaram de 36% dos respondentes para 43%.

. Entre os entrevistados, há empate técnico entre a parcela que confia (48%) na presidente Dilma e os que não confiam (47%). É o pior resultado deste indicador desde julho do ano passado, quando o percentual dos que não confiavam era superior.

-  A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 141 município entre os dias 14 e 17 deste mês. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. (Imagem: TV Globo).

Inflação do aluguel acelera alta para 1,67% em março

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 1,67% em março, ante elevação de 0,38% em fevereiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

. O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 1,55%, de acordo com a mediana de 28 projeções.


. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Avaliação da refinaria de Pasadena pela Petrobras foi feita às pressas

O processo de compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras envolveu um prazo “muito curto” de due diligence — espécie de auditoria considerada um dos passos essenciais em processos de fusões e aquisições, na qual são avaliadas questões jurídicas, financeiras e operacionais. A afirmação foi feita pela própria Petrobras e está em documento confidencial, datado de 31 de janeiro de 2006, ao qual o jornal O Globo teve acesso.

. Ao todo, o processo levou cerca de 20 dias. Especialistas ressaltam que essa etapa de análise de informações de uma empresa consome, em média, de dois a três meses. Em um dos anexos do documento, a consultoria contratada pela estatal na ocasião, a BDO Seidman, de Los Angeles, nos EUA, diz que, em razão do “tempo limitado”, a estatal deveria buscar sua própria avaliação de dados.

. Batizada de Projeto Mangueira, a compra da refinaria envolveu a reorganização de cinco afiliadas da Astra Trading. De acordo com o documento da Petrobras, ocorreu a fusão de três destas companhias, criando a chamada Pasadena Refining Systems (Nova PRSI), dona da refinaria em si, na qual a Petrobras comprou 50% em 2006. Paralelamente, para vender combustível de Pasadena, a Petrobras criou com a Astra outra empresa, a PRSI Trading.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/