Heinze pede audiência pública para discutir escândalo do Pronaf no RS. Bohn Gass e Pepe Vargas serão chamados a se explicar.

Nesta quarta-feira, os deputados Celso Maldaner (PMDB-SC) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolaram na Comissão de Agricultura da Câmara um requerimento, que pede a realização de uma audiência pública, em Brasília, para tratar do Escândalo Pronaf, que envolve diretamente o deputado Bohn Gass, PT, e indiretamente o ex-ministro do MDA, Pepe Vargas

. A idéia dos parlamentares é convidar para a audiência representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário, mais o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) e o vereador de Santa Cruz do Sul, Wilson Rabuske (PT), apontados no inquérito como envolvidos no esquema.

 . 6 mil pequenos agricultores gaúchos, sobretudo do Vale do Rio Pardo, foram lesados em empréstimos frios. A fraude é investigada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal. O esquema teria prejudicado 6,3 mil produtores em Santa Cruz do Sul e Sinimbu, e desviado cerca de R$ 79 milhões. O inquérito aponta que a operação era realizada pela Associação Santa-cruzense dos Agricultores Camponeses (Aspac), ligada ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Eram usadas procurações assinadas pelos produtores para obter os empréstimos do Pronaf junto ao Banco do Brasil. Segundo as apurações, o dinheiro seguiria para as contas da Aspac, que repassava parte para campanhas políticas. Citado na investigação que apura supostos desvios no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o deputado federal reeleito Elvino Bohn Gass (PT-RS) subiu à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira para se defender. O petista afirmou, diante dos colegas de parlamento, estar “profundamente indignado” e ser “vítima de uma grande injustiça”. Criticou o vazamento “seletivo” das informações do inquérito, que era sigiloso, às vésperas do primeiro turno das eleições.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao Heinz.Claro que tem que ir a fundo.

Anônimo disse...

O PT não deu quorum para votação dos requerimentos.

Anônimo disse...

Dá -lhe Heinze, assim vamos colocar corruptos e o resto da banda podre da democracia no seu devido lugar. O politicamente correto é hipócrita, comigo e inimigo da honestidade e da sinceridade que alimentam a democracia. Precisamos de vários Heinzes para recolocar o RS no caminho do progresso e do respeito às leis que caracterizam a democracia.

Anônimo disse...

esse é meu deputado, dá gosto votar em homens de valor a dignidade.

Anônimo disse...

Toca-lhe o pau nesses pt

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/