Governo tenta aparelhar assembléia, usa pelegos para decidir pelos trabalhadores e acaba com greve no Banrisul

“Foi uma tropelia, uma ilegalidade”, disse esta tarde ao editor o delegado sindical do Banrisul junto ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Carlos Henrique, ao criticar a decisão da diretoria do banco de enviar ocupantes de cargos de confiança e de chefia para uma assembleia que decidiu pelo fim da greve.

. O Sindicato tinha convocado reunião geral para a manhã, mas quando soube da movimentação da diretoria resolveu cancelar tudo.

. Apesar disto, o pessoal instrumentalizado pela direção realizou assembleia na parte da tarde, decidiu pelo fim da greve e registrou tudo no cartório, tentando validar o que foi feito.

. O Sindicato dos Bancários não reconheceu nada e manteve a greve.

. Carlos Henrique disse ao editor o seguinte:

- Um governo que se diz democrático e defende os trabalhadores, não poderia agir do modo como agiu, porque nossa greve é legítima. A reunião aparelhada não representou nada e não tem valor algum.

. A greve continua em Porto Alegre, com adesão de 70%. 

19 comentários:

Anônimo disse...

o Brasil virou terra de ninguém...

acabaram-se as leis...

nem a SWAT da mais jeito nessa joça...

chega a ser inacreditavel o nivel de desmandos, desordem e patifarias que tem pipocado no país nas ultimas semanas...

parece que as leis foram suspensas para a época de campanha...

virou faroeste total..

Luciane disse...

Estava na assembleia, sou sindicalizada, não sou pelego e ninguém mandou que eu lá estivesse.
Vários colegas, tanto das agências como da direção estavam lá defendendo seus direitos.
São 2.000 grevistas decidindo o futuro de 12.000 empregados sem escutar a opinião dos 10.000 colegas.
Se isso é democracia, o mundo ta perdido.
O futuro é meu e nenhum destes grevistas me representa, pois são incapazes de respeitar os que discordam deles.

Cap Caverna disse...

Não se quem é mais idiota e burro: se é quem diz que comunista pode ser democrático ou se quem acredita. Bem feito aos funcionários do Banrisul e ao sindicado deles, pois todos são farinha do mesmo saco, e ajudaram a eleger esta quadrilha que comanda nossa Pátria. Isso é briga de cascavel.

Anônimo disse...

Acorda editor uma hora criticanos agora da voz a meia duzia decidimos de bom senso pois estava se tornando impopular e conquistamos quase tudo que queríamos.

Anônimo disse...

Essa greve é coisa da turma do Sartori. Segunda-feira termina a greve, pois as eleições já acabaram.

Anônimo disse...

Veja-se pelo comentário da Luciane que a coisa é muito complicada, pois sempre temos uma minoria querendo tomar decisões pela maioria, já que a maioria é silenciosa, fica quieta e se acovarda, por conivência ou por comodidade.
Parece que funciona assim desse mesmo jeito nos Sindicatos e nos Partidos e na maioria das entidades.
Como fazer para ser diferente?
Nos dias de hoje, parece que o melhor caminho é a interação eletrônica via internet. Mesmo assim muitos não manifestarão seu desejo, até mesmo por se acharem com informações insuficientes para decidir e não querendo dar um voto sem embasamento preferem se omitir.
Certamente que a maioria dos funcionários do Banrisul quer melhorias nos salários e nas condições de trabalho.
Certamente que a maioria dos funcionários do Banrisul não concorda que essas melhorias sejam buscadas apenas usando o instrumento da greve.
Greve é o último recurso e no caso todos os bancos de alguma forma chegaram a um acordo com os servidores inclusive com reajustes acima da inflação.
Ficou a impressão de que a greve no Banrisul é uma forçação de barra e que não atende ao interesse da maioria dos funcionários, e menos ainda dos clientes que ficam a ver navios.
E quem paga a conta não é
só o Estado e sim, principalmente, os clientes que nada tem a ver com o problema.
Poderiam pensar mais nos clientes.

Anônimo disse...

O editor rasgou a cartilha do bom jornalismo. Transformou-se em ferrenho ativista político do PSDB!!!!

Anônimo disse...

Segue uma sugestão,vejam no You Tube:"Dilma é leviana e mentirosa com o Brasil", no final tem uma fala de um senador do PT,acredito que seja do RS.

Anônimo disse...

Com a greve perde a população perde a credibilidade do banco e principalmente os bancários do Banrisul que seguer sabem manter seus empregos. Não reclamem quando venderem o banco ai babaus para o banco dos gaúchos.

Anônimo disse...

Cap Caverna, tens razão....esses funcionários do Banrisul...são tudo petralhas...é briga de bugio...bem feito....o estado tem o governo que merece...o gaúcho gosta de votar nessa quadrilha do mensalão....caso o Sartori seja eleito...vai pegar o maior rabo de foguete...o estado tá falido...e o Pinóquio deixou pior ainda...Sartori governador...e o CPERGS nem começa as aulas...já estarão em greve contra o Sartori..esperem e verão...

elias disse...

Que greve? Que banco? Alguém notou? Só os funcionários publicos estaduais e os que precisam depositar algum valor judicialmente para o tarso gastar à toa! Privatisa essa josta. E não esqueça de pedir a vasilha de volta, se não é prejuizo certo.

Anônimo disse...

Luciane, vc está equivocada. Ninguém está te obrigando a fazer greve, então basta não fazer. Os que estão na luta (por benefícios que vc também vai usufruir, depois) tem todo o direito de permanecer em greve até que o banco volte a negociar. A greve só existe pra quem está lá fora. Se vc prefere ficar dentro do banco, é um direito seu, mas não há sentido em participar dessa ópera bufa que foi a "assembleia" de ontem. Não fazer greve é um direito, servir de massa de manobra para a diretoria é apenas uma vergonha.

Anônimo disse...

Nem todos gaúchos votam nesta corja PTista...

Anônimo disse...

Sou funcionario do Banrisul, nao participo de greves desde 1991, e estive na assembleia de ontem.
O que aconteceu ontem, e muito me orgulha ter participado desse momento, foi a reunião de mais de 2000 colegas que preocupam-se com a imagem da empresa perante a opinião pública e que estavam assistindo pacificamente a radicalização politica do movimento. Chega! A greve acontece em menos de 1/3 das agências do banco (ja esteve em mais da metade) e reune (hoje) menos de 2000 colegas. A cada dia o movimento enfraquece... ontem mesmo voltaram ao trabalho os colegas de Caxias do Sul. A maioria dos colegas quer o fim da greve e estará presente em todas as assembleias ate que isto, efetivamente, ocorra.

Anônimo disse...

Toda esaa revolta querendo acabar a greve é só pq o banco não pagou hj a PLR né dona Luciane. Não vi tu falar em devolver o que ja ganhou às custas de quem faz greve.. ou tu acha que ganharia alguma coisa? Falou em não receber o teu dinheiro na data tu vira uma leoa.. nunca foi numa assembleia e nunca fez greve... tu é sim pelega e egoísta... os grevistas vão pagar as horas da greve por meio ano se acabar agora... como fica? Duvido que tu saia da tua mesa confortável e de 1 real do teu aumento pra eles.

ana disse...

Vergonha este é a palavra que expressa meus sentimentos neste momento. Acho prudente esclarecer que em setembro o Banrisul contava com 11680 funcionários, destes apenas 1200 estão em greve e patrocinando está desmoralização pública tendo em vista que somos uma categoria cujo bem maior é sua credibilidade perante a população gaúcha. A concorrência deve estar aplaudindo.Devo ainda acrescentar que tem um número considerável de grevistas sem compromisso e sem história com o Banco, mas o que surpreende são os mais antigos que criaram suas famílias dentro do Banrisul e hoje de forma irresponsável trabalham pela sua inviabilização. Quero reafirmar nossa instituição tem funcionários sérios que também estão indignados com esta manifestação afrontosa e vergonhosa para nossa categoria, respaldado por um sindicato que não mais nos representa, pois como me sentir representada por um sindicato que manipula as assembléias como foi o caso da realizada no dia 14/10 onde vários colegas não grevistas participaram da assembléia e após serem obrigados a ouvir uma infinidade de comentários sem noção e fartamente aplaudidos fomos brindados com a decisão, entre vaias e aplausos ,de que não haveria votação naquela assembléia, na data de 24/10 nova assembleia com o comparecimento em massa de funcionários contrários à greve, fomos surpreendidos com a ausência dos nossos representantes sindicais. Pergunto será justo continuarmos descontando mensalidade sindical para um sindicato que representa a minoria e que é eminentemente político. Certamente este sindicato não mais nos representa.

Mauro disse...

Se esse Sr. Carlos Henrique, for o cabeça, só lamento. Pois participei da assembleia e não fui a mando de ninguém. Fui a mando da minha consciência, pois com alguns membros do sindicato como Carlos Henrique, não precisamos de Arminio FRaga para privatizar o Banrisul. Basta criar vários Carlos Henriques. Se isso fosse filme, seria - "Dormindo com o Inimigo". Carlos Henrique, GRANDE VACILÃO"

ana disse...

Quanto tempo para saber se meu comentário foi autorizado em nome de ana

Mroua disse...

Caro Políbio! Só quero alertá-lo que além de mentirosa e caluniosa a opinião desse Sr. Carlos Henrique, a greve DELE, pois nem ele(Carlos) nem o comando de greve do Banrisul, representa o quadro, e a greve não está em 70%. Ele deveria lhe dizer que Caxias voltou na terça e no dia de hoje o litoral norte também. Na verdade o que aconteceu ontem foi uma grande demonstração de medo, do tal comando de greve do Banrisul e do Sr. Carlos Henrique.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/