Ibope não explica mudanças dramáticas do cenário eleitoral presidencial aferidos entre pesquisas da Globo e da CNI

Na nota que o editor publica mais abaixo, o Ibope refere-se a necessidade de não comparar os índices de rejeição dos candidatos a presidente, tudo relacionado com as pesquisas que fez para a Rede Globo e para a CNI.

. É que as perguntas feitas aos entrevistados foram diferentes.


. O Ibope só não explica o que aconteceu entre o dia 2 e 5 de setembro, datas do encerramento do encerramento da pesquisa feita para a Globo e início da pesquisa encomendada pela CNI, poque em apenas 3 dias, Dilma avançou de 37% para 39%, Marina caiu de 33% para 31%, mas Aécio permaneceu com os mesmos 15%. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem paga o IBPE para fazer pesquisa fantasma e sempre colocar os bandidos da máfia do Pt na frente? Será o "dinheiro" roubado dos brasileiros e que o LULA faz uso!

Anônimo disse...

Editor, até parece que o senhor nunca trabalhou na editoria de política. O dono da pesquisa sempre pede pro Instituto puxar a brasa para os candidatos que a empresa apóia. Isso sempre foi assim. Quando falta um dia para a eleição eles informam o resultado real para que o Instituto não caia em descrédito. Depois sou obrigado a ouvir a patética justificativa de que as mudanças brutais de cenário são naturais porque a pesquisa apenas retrata determinado momento. Me engana que eu gosto.

Anônimo disse...

Agora a direita, nivel brasil, está agarrada na Data Folha até morrer. Mas foi a mesma Data Folha que deu Olivio 1% na frente de Lasier, e foi o Ibope que deu Lasier 7% na frente de Olivio.

Alias, o Data-folha é o mesmo que dá vitória no 1o (44%) tunro para o Governador Richa no PR, contra Requião e Gleise. Sendo que np Ibope Richa tem 38%, Requião 33% e Gleise 11%.

De qualquer forma, em nivel nacional, seja no Data Folha e no Ibope, aponta empate técnico entre Marina e Dilma, com aécio na casa dos 15%, ou seja, até as eleições nada está definido.

Anônimo disse...

Essas pesquisas do IBOPE e demais institutos são totalmente inconfiáveis para não dizer tendenciosas, e é claro que está existindo manipulação principalmente da mídia e dos eleitores! Os próprios partidos políticos poderiam colocar voluntários para fazer ligações e pegar um número muito maior de entrevistados!

Anônimo disse...

Polibio. A pesquisa mencionada é da semana passada. A Coluna Radar de Veja, explicou que ala foi levantada na semana passada, e tem uma suspeição, porque a Data Folha foi feita posteriormente...e dava os números abaixo do que eles queriam publicar. Carec de verificar-se sempre as dats em que foram efetuados os levantamentos... Dilma continua com 36 por cento... Não se iludam...

Anônimo disse...

Deveriam ser mais cautelosos, pois esse órgão está cada vez mais se afundando só para puxar o SACO do governo vigente. A roubalheira existe e o STF julgou todos eles culpados. O povo não é mais besta! FORA DILMA E SEUS PTRALHAS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/