Estudo mostra que ricos ficaram mais ricos no Brasil do PT

Está engavetado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) um estudo inédito que mostra uma realidade bem diferente da que vem sendo pregada pelo PT na campanha eleitoral de Dilma. O documento, ao qual o site de VEJA teve acesso, mostra que a concentração de renda aumentou no Brasil entre 2006 e 2012.

Dados do Imposto de Renda dos brasileiros coletados por pesquisadores do Instituto mostram que os 5% mais ricos do país detinham, em 2012, 44% da renda. Em 2006, esse porcentual era de 40%. Os brasileiros que fazem parte da seleta parcela do 1% mais rico também viram sua fatia aumentar: passou de 22,5% da renda em 2006 para 25% em 2012.

O mesmo ocorreu para o porcentual de 0,1% da população mais rica, que se apropriava de 9% da renda total do país em 2006 e, em 2012, de 11%. Os dados referentes a 2012 correspondem aos mais recentes apurados pela Receita Federal.

CLIQUE aqui para ler toda reportagem no site da Veja.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não precisava estudo nenhum. Basta ver o lucro estupendo dos bancos durante os governos petistas. De dar inveja ao psdb.

Anônimo disse...

Então a candidata certa e Luciana Genro que quer taxar as grandes fortunas?

Anônimo disse...

Eu que sou rico não sabia disso, agora vou votar no PT. Obrigado Políbio!

Anônimo disse...

O Novo Socialismo funciona deste jeito, mais fartura para os grandes aliados e que já possuem muito, migalhas para os aliados miseráveis e que não têm quase nada, enquanto a classe média e médio empresariado sustentam o regime vigarista.

Anônimo disse...

Claro, o plano econômico do PT veio do Banco Mundial e o plano político veio do Foro de São Paulo, o mafioso aceitou os dois.

O FHC fez o plano político do Diálogo Interamericano de Desenvolvimento e econômico do FMI. Além do Cebrap/Cebri.

E ainda tem o Consenso de Washington.

Anônimo disse...

Não gosto do PT, PSDB, PSB, PDT et caterva, mas verdade seja dita: no governo do PT, até os pobres ficaram menos pobres!

Anônimo disse...

Desde que o assunto PASADENA veio a tona,já era previsível que tinha ocorrido pagamento de propina, e a Dilma quanto será que levou no beija mão?

Por anda o PT deixam o "rabo" preso?

Anônimo disse...

À bem da verdade, espero que o tal estudo também mostre que mais de 40 milhões de brasileiros saíram da linha da extrema pobreza durante o mesmo governo do PT.

Anônimo disse...

O índice de GINI, que mede exatamente esta diferença entre ricos e pobres , caiu segundo a metodologia do IBGE, da PNAD2013, com uma amostra umas cem vezes mais representativa que a do IPEA, vinculada ao imposto de renda, que convenhamos, só assalariado paga.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/