Artigo, Fernando Rodrigues - O PT está despreparado para deixar o governo. Serão 50 mil desamparados quando Dilma sair do Planalto.

BRASÍLIA - Ouvi uma frase sobre a corrida presidencial que me pareceu perfeita: "Em 2002, achei que o PT estava despreparado para assumir o governo. Mas eu não sabia que o PT estaria agora tão despreparado para deixar o governo".

É uma avaliação tão cruel quanto verdadeira. Revela também o grau de subdesenvolvimento institucional do país. É claro que não há risco de disrupção, mas parece um pouco incompatível com a regra democrática que um partido entre em desespero frenético apenas porque existe a possibilidade de sair do poder a partir de 1º de janeiro de 2015. A aparição do ex-presidente Lula, suado e descabelado, fazendo uma manifestação em frente à Petrobras é a síntese do clima atual no PT. E nem está claro que Dilma Rousseff perderá a disputa contra Marina Silva (aliás, a presidente está à frente nas pesquisas). Mas em Brasília é possível respirar um certo pânico no ar.

Só na capital da República há mais de 20 mil cargos de confiança, todos ocupados pelo petismo e adjacências. Uma derrota de Dilma Rousseff obrigará essas pessoas e suas famílias a deixarem a cidade. Por baixo, serão de 40 a 50 mil desamparados. Voltarão a seus Estados para pedir trabalho na iniciativa privada ou em algum governo, prefeitura ou sindicato sob o comando do PT. Serão milhares de dramas pessoais. Em Harvard, nos EUA, a universidade oferece um serviço gratuito de atendimento psicológico a estudantes estrangeiros que passam um tempo por lá e depois têm de retornar para seus países. Dilma poderia pensar no assunto. Uma "bolsa psicólogo" ajudaria a manter mais calmas as pessoas ao seu lado.

Como o problema é estrutural, uma vitória dilmista só atrasará a crise existencial dos petistas. Até porque, em 2018, 2022 ou em outro momento, o partido sairá do poder. Quando esse dia chegar, as farmácias de Brasília terão de reforçar os estoques de Prozac em suas prateleiras. 

27 comentários:

Anônimo disse...

Em Brasilia não é problema, é so aumentar o numero de vagas na Papuda que eles ficam por lá mesmo.

Anônimo disse...

Será que aí então nos livraremos do Sgarbi et caterva, editor ?

Anônimo disse...

Essa escumalha não sabe trabalhar, vão todos pro olho da rua, mesmo. Sugiro irem pra Cuba, lá se ganha três dolares mensais sem trabalhar. Não é o que pregam? kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

É muito vagabundo.

Um eu conheço, vai perder a boa vida de hotéis e viagens as custas do País.

Anônimo disse...

FORA ESQUERDALHA! BANDO DE PARASITAS VENDIDOS.

Anônimo disse...

Não se preocupem, petistas, a metade de vocês serão "absorvidos" pelo Governo de Minas (Coitados do mineiros!), único estado de peso em que devem sair vencedores (ou não)! O resto, bem...sempre há a possibilidade de arrumar um trabalho, depois de anos sem fazer nada!

Luiz disse...

Tenho dó dos direitões.Eles acham que serão deles os CCs caso a Marina vença.
Em primeiro lugar estão o pessoal do WWF e Greempece.
Depois milhares de pastores, bispos, bispas apóstolos e obreiros crentes e se sobrar algum aí é do pessoal do PSB.
Então se estão há 12 anos sem fazer nada, ficarão mais 4 ociosos, porque na iniciativa privada é só para os competentes.

Anônimo disse...

Embarquem p/ Cuba e levem junto a Dilma.

Anônimo disse...

Pela primeira vez desde 1989, o PT pode estar fora dos governos federal, estadual (RS) e municipal (POA e principais cidades do interior). Vai ser difícil achar lugar para todo esse povo...

Anônimo disse...

Não se preocupem.Todos eles já estão com um pé em algum estado onde o PT vai ter governador e mais, irão "todos" ocupar cargos em comissão nas prefeituras em que o PT governa. Eles são muito rápidos. E muitos vão tirar a barba para dizer que não são mais do PT. Registrem isso. Todos nós vamos ouvir falar dos CCs de Brasilia em todas as prefeituras do Brasil.....Pobre povo...Pobre Brasil......

Anônimo disse...

TÁ ÓTIMO PARA OS 50 MIL QUE SAIRÃO A PROCURA DE EMPREGO, O LULA E DILMA FAZEM UMA PROPAGANDO DO BRASIL, AQUI TEM DE TUDO EMPREGO NÃO FALTA.
QUERO VER SE ELES TEM CAPACIDADE PARA SE COLOCAREM NO MERCADO, AQUI NÃO TEM ESPAÇO PARA ERRO, NÃO TEM CONTRIBUINTE PARA PAGAR AS BURRADAS.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Tem a bolsa família...

Anônimo disse...

STF LIBERA CIRCULAÇÃO DE REVISTA QUE LIGA CID GOMES AO PETROLÃO
Essa Juíza Maria Marleide Maciel, é da vara de família. Por que ela quis entrar com essa ação? E por que colocá-la em "segredo de justiça"? Essa juíza deveria ser investigada e ter o seu sigilo bancário quebrado.
A ISTO É devia lançara uma edição especial sobre o tema. Iria vender que nem água; poderiam até colocar o governador na capa.

Anônimo disse...


Vai ser lindo de ver !

O Sgarbi e a turminha dele nas filas SINE......

Oremos.

Anônimo disse...

Anos mamando nas tetas do governo,às nossas custas? Não tenho pena de quem não tem competência para manter-se por si mesmo. A PTzada ainda não saiu da fase oral: só sabe mamar. Trabalhar, que é bom, mas requer esforço,não!

Anônimo disse...

Mais 50mil ingressando na BOLSA-FAMILIA?

Anônimo disse...

Pior que tenho um amigo que está mamando nessa teta há seis anos, era chefinho de um sindicato de sapateiros ganhando mil reais por mÊs e graças a um deputado conseguiu uma boquinha pra arrancar seis mil reais por mês, agora é só festinha e viagem pra europa, eua, carro do ano... quero ver o cara voltar à realidade, vai ter que tomar remédio p/ depressão

Anônimo disse...

Desde quando o PT tinha projeto de governo? Só tem projeto de poder.

Só querem poder para desfrutar do poder e dos cargos.

Essa turma só pensa nisso, poder, cargos e somente isso.

Anônimo disse...

Vamos fazer uma campanha, manda todo mundo para Cuba, Coréia do Norte e esses países que eles tanto amam.

Anônimo disse...

E um agravante. As tetas estaduais e municipais também diminuíram, vide RS e grande POA, portanto vai ter muito terneiro guacho sem mamadeira. É perigoso de dar diarreia!!!

Ricardo disse...

Pois é, Luiz, concordo contigo, iniciativa privada é só pra competentes, tanto é assim, que todo petralha é funcionário público ou mama em alguma tetinha estatal, não é verdade ?

Anônimo disse...

Adote um guaxo petralha, mais
façam como na pecuária, larguem o bicharedo campo a fora para pastar. Se pastar é petralha bom,
se não pastar, lá se foi mais um petralha.

Anônimo disse...

Dilma poderia apelar no programa eleitoral para que o povo não provoque um desemprego tão grande no país. Será que colaria?

Anônimo disse...

Nos dedos do Luizinho! Boa Ricardo.

O Luis vai perder a boquinha.

Luis, vai se virar com o "asno" do Sgarbi! No nosso porto de Cuba.



Anônimo disse...

Essa de que os petralhas não trabalham, é verdade. Tenho dois sobrinhos, estão com mais de 40 anos, desde a faculdade estão envolvidos com o PT. Só arrumam empregos nas cidades em que o PT é governo. Qdo o PT perde aquela prefeitura, se mudam prá outro município.- Agora estão os dois sobrinhos, aki em Rio Grande na prefeitura do PT.-
- Alguém poderia me dizer , em que emprego a Luciana Genro e o ex-marido dela, o tal do Roberto Robaina, trabalham.
- Esses dois tem como emprego ser candidato a alguma coisa. Agora é candidato a governador e o outro a presidente.

Anônimo disse...

Políbio: como estamos no país do jeitinho, duvido que venha acontecer alguma coisa com esta "turma". Vão efetivar esta cambada e nós continuaremos pagando a conta!

Anônimo disse...

Que morram todos à fome!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/