China Telecom pode usar South Tech para controlar seus próprios dados

A cobertura de fibra da SouthTech deve alcançar a totalidade do Estado antes do final do ano, antecipando a meta da companhia de cobrir o Estado com suas redes de fibra ótica. A empresa gaúcha desenvolve política de serviços e preços extremamente agressiva.

Como revelou o editor no início da semana, a China Telecom, potência asiática no segmento de telecomunicações, está em negociações com a SouthTech, operadora de redes de fibra no Rio Grande do Sul, para usar a rede local da empresa gaúcha para atender companhias chinesas sediadas no estado, como a Foton, de Guaíba. Seus primeiros sistemas rodando já em novembro, envolve a ligação da estrutura de cabos submarinos da China Telecom a diversas operadoras regionais em estados onde empresas chinesas tem operações. Existe desconfiança de que a empresa chinesa mira maior segurança e controle de suas informações.

A operadora asiática já conta com ligação via cabo submarino à América Latina. Agora o plano é capilarizar esta rede, usando a infraestrutura de cabos terrestres de operadoras como a SouthTec. Executivos da China Telecom estiveram no estado esta semana para avançar as negociações. O contrato pode ser calculado em dezenas de milhões de reais.

- No Rio Grande do Sul, a SouthTec opera com corpo técnico próprio em 300 municípios, com cerca de 5 mil quilômetros de rede de rádio digital e fibra óptica.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/