TFR julga, hoje, recursos sobre indenização devida pela Caixa por ter violado o sigilo bancário do caseiro Francenildo

Ao lado, o caseiro que derrubou o ministro mais forte do PT. Ao fundo, a casa onde Palocci encontrava-se com petistas, lobistas e vagabundas de luxo. 


Rede de Escândalos: relembre o caso que derrubou Antonio Palocci.
CLIQUE AQUI para ler reportagem de Veja na época.

Antonio Palocci perdeu o cargo de ministro da Fazenda em 27 de março de 2006. O caseiro foi uma testemunha-chave do caso. Ele revelou na CPI dos Bingos que Palocci frequentava a chamada "República de Ribeirão Preto", uma casa de alto padrão em Brasília que servia de ponto de encontro de políticos e lobistas e vagabundas de alto luxo. Não foi a primeira vez que o petista esteve envolvido com vagabundas, lobistas e companheiros de baixa estatura moral. O caso anterior foi o da cafetina Jeane Mary Corner. 

Um episódio não resolvido da história política e criminal brasileira terá mais um capítulo nesta quarta-feira: a Justiça vai analisar se a Caixa Econômica Federal precisa indenizar em 500.000 reais o caseiro Francenildo dos Santos Costa, que teve o sigilo bancário quebrado em meio ao escândalo que derrubou Antonio Palocci do Ministério da Fazenda há oito anos.

. Em 2010, a 4ª Vara Federal de Brasília determinou que a Caixa pagasse a indenização a Francenildo. Mas o valor ainda não foi transferido porque os dois lados recorreram. Nesta quarta, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região vai julgar os recursos.

A defesa de Francenildo quer que a indenização seja maior. E se compromete a doar a instituições de caridade do Piauí todo o valor que porventura ultrapassar os 500.000 reais. O pedido, argumenta o advogado Wlicio Nascimento, é pedagógico: "Como punir um ofensor que aufere lucros bilionários? Não há melhor exemplo desse tipo de punição senão fazer com que ele sinta esse 'peso no seu bolso'", argumenta Wlicio, que defende Francenildo gratuitamente, em seu recurso.

Já a Caixa quer que o valor da indenização seja reduzido, mesmo reconhecendo que houve violação do sigilo bancário de Francenildo. Na época, os petistas espalharam a suspeita de que o caseiro havia recebido dinheiro para denunciar o ministro. Mas os depósitos encontrados na conta haviam sido feitos pelo pai dele, que vive no Piauí.

- O ex-ministro foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal em 2009. O presidente da Caixa à época, Jorge Mattoso, ainda é réu em uma ação penal.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sera que com isso o palocci nao escapou de estar na papuda ???

Pode ter sido a salvacao dele!

Anônimo disse...

só para lembrar o editor e maus elementos afins, o ministro foi absolvido pela justiça, ou seja, nada tem a ver com o caso.

Anônimo disse...

VOTE NA DILMA - NUNCA ANTES NESTE PAÍS
se viu tanta roubalheira, tantas atitudes inescrupulosas, tantos enganos e mentiras para usando de qualquer meio, legal e ilegal, para perpetuar-se no poder.
A presidente Dilma injetou US$ 150 milhões de dólares para remodelar os aeroportos de Cuba. O empréstimo está sob segredo de estado assim como ocorreu na construção do Porto de Mariel (US$ 1 bilhão de dólares).

Anônimo disse...


ESPERO Q ESTE JOVEM CORAJOSO E HONESTO CASEIRO TENHA APOIO E PROTEÇÃO DA JUSTIÇA, PQ SENÃO SERÁ MAIS UM CASO COMO O PREF. DE SÃO PAULO - CELSO DANIEL.
ALÉM, OS POLÍTICOS REALMENTE DEMOCRÁTICOS TB TERÃO Q DAR TODO O APÔIO FINANCEIRO E DE SEGURANÇA À ESTE HERÓI CORAJOSO E HONESTO.

Anônimo disse...

VOTE NA DILMA!

É triste ver e ouvir partidários do PT defenderem as atitudes do governo Dilma, que em acordos secretos envia milhões de dólares, sem volta, para países comunistas, onde não há qualquer tipo de liberdade. Esses mesmos apoiadores do PT deveriam refletir que esse dinheiro todo também é oriundo dos impostos que pagam.
Enquanto isso o povo sofre com a falta de investimentos adequados em saúde,segurança e educação.

Anônimo disse...

Talvez por essas atitudes do ex-ministro, é que elle comprou um APARTAMENTO DE 7(SETE) MILHÕES DE REAIS E UM ESCRITÓRIO DE 1(UM) MILHÃO DE REAIS. Como é bom ser PETISTA NUM GOVERNO PETRALHA(irmão metralhas vcs..são pivetes perto dessa gente da estrela vermelha).

Anônimo disse...

Não dá nada com o judiciário que o Brasil tem.

Anônimo disse...

NÃO DEVERIA SER A CAIXA a pagar a conta. SÃO DEVEDORES os PTISTAS, lacaios de FIDEL.

Anônimo disse...

É a "celeridade" da nossa Justiça!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/