Saiba a verdade sobre o (mau) crescimento da economia do RS

As peças publicitárias que a agência Escala preparou por ordem do governo Tarso Genro são bem claras. A chamada principal de todas elas é uma só: "RS, o Estado que mais cresce no Brasil". 

. É propaganda enganosa:
1) O RS não é o Estado que mais cresce no Brasil.
2) O governo Tarso Genro não é o governo do RS no qual o PIB mais cresce.

. Não dá para entender como é que a oposição ainda não denunciou Escala e Piratini ao Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, Conar. 

. O editor buscou dados sobre o avanço do PIB do ano passado em três Estados vizinhos - SC, PR e SP - e de fato o do RS registrou o melhor número. 5,8%, mas muito próximo do número do Paraná, 5%. De qualquer maneira, os dados de 2013 nem foram fechados por todos os Estados.  O editor imaginou que a propaganda do governo Tarso Genro estivesse fazendo referência a 2013, mas isto nem de longe fica explícito nas peças publicitárias, porque ela é atemporal, passando a idéia ao eleitor de que a economia gaúcha vem crescendo mais do que as demais ao longo dos anos, o que não é verdade, bastando examinar a posição invariavelmente decrescente da participação da economia local dentro do bolo nacional. Isto explica tudo.

. Eis como o PIB cresceu no período de cada um dos últimos três governos. O período tarsista perde de longe para os períodos de Rigotto e Yeda.

RIGOTTO
- 2003: 1,6
- 2004: 3,3
- 2005: -2,8
- 2006: 4,7

YEDA
- 2007: 6,5
- 2008: 2,7
- 2009: -0,8
- 2010: 7,8

TARSO
- 2011 – 5,7
-2012 - -1,80
- 2013 – 6,.37
- 2014 – 1,95 

CLIQUE AQUI para ler reportagem da Folha de S. Paulo sobre as perdas da economia gaúcha. O material é de fevereiro. 
CLIQUE AQUI para examinar as projeções do PIB de 2014.



5 comentários:

Anônimo disse...

PT é o partido da propaganda e do futuro.Faz um centímetro e faz propaganda como se fosse um quilômetro.A maioria dos projetos lançados pelos petistas só ficarão prontos no ano que vem e esse ano que vem nunca chega.Igual a placa do boteco em que está escrito "Fiado só Amanhã",Vc vai no outro dia tá lá a mesma placa e amanhã nunca chega.

FAÇANHA, o advogado do povo disse...

DENUNCIE VOCÊ, EDITOR E CIDADÃO; SÓ FICAR FALANDO PARA OS OUTROS AGIREM NÃO RESOLVE.

Anônimo disse...

polibio não precisa ser PHD em economia, qualquer um nota que o RS cresce muito menos do que outros Estados. Se aproveitar dum resultado de ocasião pra fazer propaganda lembra a antiga UNIÃO SOVIÉTICA! Deprimente....pior é quem acredita, ou pelo menos se confunde com um troço desses.

Luiz Vargas disse...

Acho que esta agência na essência quis dizer é que o estado botocudo é o estado em que os buracos mais crescem no país.
O que realmente "cresceu" no estado botocudo agropastoril foram as tetas para a cumpanherada para$ita PeTralha.
Farsantes e canalhas é que precisam de agência de publicidade, com dinheiro do bolso dos contribuintes, para dar uma dourada na pílula para esconder a peremPTória incomPeTência. ineficácia.

Anônimo disse...

Caro Façanha:
A função do jornalista é denunciar o que considerar mazelas PARA a sociedade e esta sim, caso ache necessário, deve procurar os órgãos competentes (justiça, CONARC etc), geralmente via um advogado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/