Governo proibe piquetes na greve da CEEE. Sinergisul denuncia desmonte da estatal do RS.

A CEEE conseguiu na Justiça um interdito proibitório para  os piquetes que o Sindicato dos Eletricitários queria montar na greve que organizou por melhorias salariais e funcionais, como também pelo que chama de desmonte da empresa. Serão usadas tropas para dissolver bloqueios nas instalações de Porto Alegre do interior.

. A greve poderá ser decretada ainda hoje. 

. O editor pesquisou o caso durante o final de semana e apresenta este cenário completo sobre as razões que inspiram a greve.

. A greve está ligada a questões financeiras, falta de andamento do plano de carreira,  falta de diálogo com a direção, a liberação de R$ 1,3 bilhões para o caixa do estado, nomeações para chefias de pessoas desqualificadas e dissidios atrasados em aberto.

. A estatal pertence ao governo estadual, que no caso da greve dos rodoviários negou-se a usar a Brigada.

. O Sinergisul denuncia que a CEEE não pagou o Plano de Participação nos Resultados em 2013, quer repetir a dose este ano e só concorda em conceder aumento salarial de 5,38%, ainda assim escalonado em quatro vezes.

. A greve também se destina a denunciar mexidas que faz o gogvernador Tarso Genro no Plano de Cargos e Salários.

. O plano de cargos e salários da empresa é composto de 3 niveis: junior, pleno e senior. Para mudar de nível é necessário ter pontuação necessária, avaliação de desempenho favorável e vagas no próximo nivel. O funcionário com a maior pontuação tem direito a vaga. A pontuação e composta de: tempo de serviço,  experiência no cargo, escolaridade e treinamentos específicos.

. O atual governo simplesmente cortou o número de vagas nos níveis pleno e senior. Deixando com um número expressivo negativo.

. Resumindo: será necessário aposentar centenas de funcionários para esse numero de vagas negativas zerar e o plano de carreira recomeçar a andar. O atual governo congelou o Plano.

. O Plano foi instituido no governo Yeda. Ele  promove os funcionários que buscam qualificação dentro e fora da empresa para desempenhar melhor as suas funções

11 comentários:

Anônimo disse...

É bem feito pra essa turma que votou no pt. Agora não adiante reclamar. Aguentem os imcompetentes, pois eles vão ter de privatizar todas as estatais antes que quebrem de vez.

Anônimo disse...

Quando a greve é nos transportes públicos podem os piquetes.

Anônimo disse...


Sr. Políbio:

O amigo está se superando nesta caminhada demagógica contra o ( mau ) governo do estado. Como, pergunto eu, pagar prêmio como resultado? Só se for desconto nos salários dos funcionários. Todo o ano tem greve para "melhorar o plano de carreira". Eu quero porque quero porque quero mais, e a autarquia, se não puder pagar, que se exploda!
João Paulo / Taquari

Surfista Prateado disse...

Sim, quem sabe desmontam o imenso cabide de empregos e de concessão de vantagens, benefícios e direitos adquiridos que só empregados de estatais tem... Estão chiando porque temem que a FARRA acabe.

Anônimo disse...

O Senergisul não tem moral alguma de criticar ninguém.

Os dirigentes do Senergisul quebraram o plano de saúde dos eletricitários gaúchos, o SENERSAÚDE.

Os eletricitários quando procuravam assistência médico hospitalar não eram atendidos pelos profissionais da saúde e hospitais, que alegavam falta de pagamento da prestação dos serviços ao Senersaúde. Enquando isto os eletricitários tinha desconto em folha.

Os eletricitários, não só os da CEEE, tiveram de "optar" pela UNIMED, pagando muito mais caro.

A grande maioria, para não dizer a totalidade, dos dirigentes do Senergisul são aposentados.

Será que representam os trabalhadores da ativa?

Anônimo disse...

Os funcionários não tem culpa alguma, a culpa é da má gestão da empresa que nesse caso é Política e não investe para melhorar o serviço.
Os trabalhadores é que estão pagando o pato pela má gestão estadual e pelas políticas do governo federal que quebrou todo o setor elétrico.

César Batista disse...

Surfista Prateado é um imbecil que não sabe de nada, não conhece nada e fica falando um monte de besteiras. Cabidão de empregos? Todos o funcionários da CEEE são concursados, cabidão de CCs para esse governo enrolador, comandado por esse ladrão e mau caráter do Tarso. O salário de um eletricista é de R$1200,00, onde estão as vantagens e os benefícios. A CEEE está em crise, graças a política incompetente desta presidANTA que está no governo.

Anônimo disse...

Baaaita alienado esse tal "Surfista Prateado"...

Anônimo disse...

Quando uma pessoa não tem noção do que diz é lastimável né Sr. João Paulo. Isso pois a CEEE é uma Economia mista e seus funcionários são Celetistas e, a última greve foi a 21 anos atrás, e além do mais a ceee tem receita própria, ou seja, se não fossem as retiradas de seu caixa para o caixa único do governo ela não estaria na situação que se encontra. Ah, e sem contar a belíssima renovação antecipada das concessões.

Anônimo disse...

complementando o comentário acima, se o Sr. João Paulo tivesse o mínimo conhecimento de causa, saberia que os funcionarios atingiram os RESULTADOS estipulados, e tem sim direito aos premios. Se a gestão é ruim, isso é responsabilidade da DIREÇÃO e do GOVERNADOR que nomeia pessoas incompetentes para cargos estratégicos. A não ser que seja exatamente essa a vontade do Atraso Genro, quebrar a empresa pra justificar a privatização

Anônimo disse...

Eu vejo uma única saída para isso, a Eletrobrás assumir a CEEE ou então privatizar, pois assim não tem mais jeito.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/