Opinião Cuba: a abertura lenta, gradual e segura para o capitalismo

No artigo a seguir, Leandro Mazzini, escritor e colunista do blog Opinião e Notícia, escreve que hoje é o Dia do Cooperativismo em Cuba, já que toda terça o é, para reforçar que é por aí que os Castro promovem a volta ao capitalismo. Leia:

 Foi uma maneira de os Castro iniciarem a abertura para a esperada transição – a volta ao capitalismo, após a utopia socialista de um feito histórico contra o imperialismo. Mas a ideologia ficou lá atrás, os irmãos Castro enriqueceram e o povo não, e naturalmente entenderam a pressão popular por melhores condições de vida, a despeito da idolatria ao mito vivo. E gradativamente os donos da ilha vão cedendo ao modelo que rege o mundo, enquanto contam com as colaborações de presidentes amigos (e generosos), com dinheiro alheio.

Um destes amigos é o governo brasileiro. Em Cuba, a presidente Dilma Rousseff acaba de inaugurar o porto de Mariel, a 70km de Havana, construído pela Odebrecht com financiamento de US$ 682 milhões do nosso BNDES. Ou seja, o dinheiro do povo brasileiro nada de braçadas no Caribe, enquanto os portos brasileiros afundam na própria infraestrutura ruim, propala a oposição. Já governistas apontam que o porto poderá ser entreposto de produtos brasileiros para os EUA e México, com a aguardada abertura comercial e o fim do embargo americano.

Um amigo da Coluna voltou este mês de Cuba, esteve com oposicionistas e governistas. Diz que a abertura é questão de tempo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

11 comentários:

Anônimo disse...

e dai que a abertura econômica eh questão de tempo?

a "abertura" civil e democrática, essa, parece que jamais acontecera...

Cuba segue o que ja fez a China, so isso...

quer grana para poder sustentar a sua ditadura caquética que ja dura anos...

o autor do texticulo tentar dar ares de novidade democrática ao que não passa de um diabólico sistema encontrado pelos comunistas para combinar capitalismo de mercado com ditadura civil...

ou seja, o cubano vai poder comprar uma geladeira nova mas não podera abrir o bico...

Anônimo disse...

Correto, a abertura da cova é evidente, a qualquer momento.

Os Castros quando deixarem este mundo deverão agradecer a Deus pela fatura e riqueza material que lhes foi dado (tirado de outros). Não sei qual deles, Deus, mas pra via das dúvidas irão chamar um padre. Ora essa, pra burros não servem, Eles não são do povo!

Alias, que ciumeira deve estar a Dilma!


Anônimo disse...

O autor do texto deveria se mudar para Cuba e já garantir seu lugar para desfrutar de toda a abertura economica. Por sinal, nós brasileiros é que estamos pagando a conta da "abertura cubana".

Anônimo disse...

O cubano já pode comprar um carro novo e sair do país,com salário de 20,00 dólares mensais e um carro novo mais barato em Cuba é 200.000,00 dólares e o preço da passagem aérea um terror.Comprar com que dinheiro?Essa é a abertura do "Me engana que eu gosto".Cuba encontrou outro bobão para mantê-la em pé.Primeiro a URSS,depois Venezuela e agora o Brasil,cada um que vai quebrando outro vai surgindo para financiar um regime ditatorial.Qual a produção tecnólogica que Cuba tem ou que usa?

Anônimo disse...

Políbio,

Este Leandro Mazzini é piadista??? só pode, né!!!

Pratica "humor negro" da pior qualidade!!

JulioK

Anônimo disse...

Depois da abertura teremos indenizações, salários atrasados, perdas e danos e outros quetais, como vem acontecendo no Brasil???

Anônimo disse...

Por enquanto foi construído apenas um "elefante branco" que irá depender de empresas quererem ou não se instalar lá, porque esse governo comunista não é capaz de administrar nada, e, de quanto eles -os cubanos- cobrarão de "pedágio". Agora apenas quem ganhou com isso foi a Odebrecht que deve ter super(hiper)faturado a obra e repassado uns 20% para o governo PeTralha!...ou vocês acham que houve licitação lá em Cuba!
Se não der certo a culpa é dos Americanos que boicotaram o "Armazém do Caribe"!

Anônimo disse...

Essa do embargo econômico dos americanos é balela. Cuba tem liberdade prá negociar COM O MUNDO TODO. será que os americanos proíbem, toda a Europa, toda América Latrina, a Ásia, etc, etc de negociarem com esse regime assassino e incompetente....??? responde aí sgarbi e mário rangel, inclusive o Olívio e o Raul pont, podem responder essa pergunta. Cuba é essa miséria, pq o regime comunista além de assassino é incompetente, O ESTADO É MAU EMPRESÁRIO EM QQ PAÍS. Lá nessa ilha miserável não tem empresa privada, até os botecos são estatais, barbearias(na calçada) são do governo.

Cap Caverna disse...

Abertura em CUba, somente quando os sanguinários ditadores dos Castros forem jogar pontinho com o capeta.Antes disso, nada.Para que eles querem um porto, se não existe empresas privadas para movimentar o porto, ou eles acham que alguém vai querer negociar com uma estatal fascista.Quais armadores irão para CUba, se eles tem restrições comerciais e proibições com quase todo o mundo!Eles irão exportar charuto cubano, rum, banana e o que mais?Açucar? E encher um navio só com isso, é até piada.Salvo se eles estão pensando em abandonar o comunismo (algo falido e retrógrado)e começar a era capitalista, que eles tanto criticam.Eu conheço várias cidades CUbanas e o atraso é geral e praticamente sem perpectivas. O povo cubano só sabe fazer algo se for mandado,tem medo de tudo, pois perderam a iniciativa própria após tantos anos de opressão ferrenha dos assassinos irmãos castros.

Anônimo disse...

GENTE UMA PERGUNTA, PARA QUE PORTO? CUBA NÃO PRODUZ NADA NEM PARA O SUSTENTO PRÓPRIO, IMPORTAR NEM PENSAR POIS NÃO TEM DINHEIRO, O QUE ELES PRECISAM É DE INVESTIMENTO NO AEROPORTO, POIS EXPORTAM MÉDICOS E GUERRILHEIROS, RECEBEM CEGOS IDEOLÓGICOS TUDO ATRAVÉS DO AEROPORTO.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Será que é para encher containers de médicos e exportar para todos países bolivarianos e afins?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/