93% dos leitores dizem que imoralidade é principal herança deixada pelos governos do PT

 93% dos leitores desta página consideram que a principal herança deixada pelos governos do PT é a implementação da imoralidade nos aparatos públicos e partidários. Veja as respostas à enquete proposta aqui:

- A abolição da pobreza extrema, 4%
- O pleno emprego em cidades como Porto Alegre A recuperação da autoestima do brasileiro, 2%
- A implementação da imoralidade nos aparatos público e partidário A percepção de impunidade para quem governa roubando, 93%

Direitos Humanos nega estribo para pantomima eleitoreira da exumação do corpo de Jango

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos negou-se a participar da pantomima eleitoreira orquestrada pela ministra Maria do Rosário em torno da exumação do cadáver do ex-presidente João Goulart. 

Governo diz que combustíveis terão reajustes automáticos. Ações da Petrobrás sobem 7%. Inflação subirá com aumentos dos combustíveis.

Apenas uma semana depois do leilão de Libra, o governo mandou sibnais ao mercado sobre uma nova política de preços dos combustíveis, que deverão ter reajustes automáticos para alinhar os valores com os praticados no mercado internacional. 

. Foi o que sempre quis o mercado e a Petrobrás, mas a decisão terá repercussões em outras áreas da administração federal, como as políticas fiscal e monetária, podendo provocar juros maiores e cortes de gastos

. Com a notícia, as ações da Petrobras subiram quase 7% no pregão desta segunda-feira e a presidente Dilma deixou claro que não faltarão recursos para que a estatal, comandada por Graça Foster, banque os investimentos em exploração. 

Marina diz que em caso de vitória o PSB governará com PT, PSDB e PMDB

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira em São Paulo, durante um "encontro programático" entre PSB e Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva --fundadora da Rede e filiada à sigla socialista-- afirmou que, caso o candidato da coalizão vença as eleições presidenciais em 2014, os partidos farão uma "composição programática" com outras legendas.

. "Quando falo de uma aliança programática, não significa governar sozinho. Nenhum país tem condições de ser governado sozinho. O problema é quando isso é feito fora da ideia de programa. Temos que governar em composição, mas uma composição programática", disse, ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, favorito do PSB para a disputa presidencial.

. Segundo Marina, a composição inclui uma aproximação com setores dos três maiores partidos do país : PT, PMDB e PSDB. "Se a gente ganhar, queremos governar com os melhores do PT, com os melhores do PMDB e com os melhores do PSDB. Acreditamos que em todos os partidos tem bons políticos", disse.

Obras completas de Frederico Scheffel, 83 anos, dia 5, em Novo Hamburgo, RS

Será dia 5 de novembro o lançamento do livro do artista Ernesto Frederico Scheffel. O evento foi agendado para a Fundação Scheffel, 20h.  Será uma noite para a apresentação de obras finalmente registradas e fotografadas de grande parte do catálogo do pintor. O convite ao lado registra foto do  óleo “ Hamburgo Velho “. A modelo é a mãe de um dos melhores quadros da ACI de Novo Hamburgo, Marco Aurélio Kirst, ainda mocinha,  junto ao sobrinho Doralvo – hoje um avô do alto de seus 68 anos. A cena é comum a regiões de colonização alemã da época em todo o Sul do Brasil.  Este quadro é um entre tantos outros  que compõem um acervo como nenhum outro pintor vivo reúne nestes dias modernos em um só espaço.

. Frederico Scheffel está com 86 anos, em plena forma, pintando e vivendo e seguindo como o único artista brasileiro com uma tela exposta na Galeria Uffizi de Florença, cidade onde viveu por mais de 38 anos 

shceffel@unicultural.com.br
Fone (051)30666229

Luis Ponte analisa para “Cenários” o programa federal de concessões na área de infraestrutura

No programa “Cenários” desta semana (veja abaixo), o ex-ministro e e ex-deputado Luiz Roberto Andrade Ponte analisa com profundidade o atual programa de concessões de rodovias, ferrovias, aeroportos e portos brasileiros, mas avisa que ele dificilmente avançará como pretende o governo federal, por três razões diferentes:

1) As eleições do ano que vem, que paralisarão programas do gênero, incompatíveis com campanha política.
2) O cenário institucional existente atualmente no Brasil.
3) A insegurança jurídica sobre os objetivos pretendidos e a participação da iniciativa privada.

. O programa foi conduzido pelo editor e teve a participação do analista financeiro Stormer. De Nova Iorque, participou o analista financeiro Leandro Rushel. “Cenários” é programa semanal de IP TV e foi gravado nos estúdios da Leandro & Stormer, Porto Alegre. 

Saiba quem é este homem que beneficiou tanto o seu povo

Washington Olivetto, um dos publicitários mais festejados do Brasil, apresenta no vídeo a seguir um dos 100 melhores comerciais de TV de todos os tempos no País.

. Trata-se de propaganda do jornal Folha de S. Paulo.

. São surpreendentes as imagens e o texto do final da apresentação, porque a personagem que surge na tela não é bem a que todos vocês imaginam que iria aparecer.

. Mas poderia ser.

CLIQUE AQUI para ver.

Comércio gaúcho alerta para armadilhas da anistia fiscal anunciada pelo governo do Estado

O Movimento Chega de Mordida alertou nesta segunda-feira  para que os varejistas tenham especial cautela ao avaliar o parcelamento do ICMS - a anistia fiscal anunciada pelo governo do RS. A proposta do governo estadual não atende ao que foi solicitado pelo Chega de Mordida, pois sobretaxa o imposto indevido cobrado das micro e pequenas empresas optantes do Simples. “

. Eis o que avalia o presidente da CDL de Porto Alegre, Gustavo Schiffino:
- A proposta onera ainda mais o micro e pequeno empresário com juros e correção monetária impossibilitando ainda mais sua recuperação.

. O Movimento Chega de Mordida é formado pela CDL Porto Alegre, Federasul, AGV e Movimento Lojista.

Record emite aviso de recepção à senadora Ana Amélia

A direção da Record emitiu comunicado nesta segunda-feira, comunicando que recebeu a visita da senadora Ana Amélia. A TV, que é do Grupo Record, portanto da Igreja Universal, não costuma distribuir este tipo de aviso. 

Você está com o nome negativado ? Mesmo assim, saiba como abrir sua nova conta bancária.

Pagar e ser pago através de meios eletrônicos é uma tarefa complicada para quem tem o nome negativado na praça, informou na tarde desta segunda-feira ao editor a Boa Vista Serviços. Mas agora já existe solução e novas contas podem ser abertas sem problema, mesmo estando o titular negativado. Saiba mais:

Hoje no Brasil temos mais de 4,3 milhões de pessoas nessa situação, só no banco de dados da Boa Vista Serviços. Contudo, começa a crescer no Brasil uma solução bastante inteligente para essas pessoas: a conta não bancária pré-paga.

- Um exemplo disso é a ContaSuper (www.contasuper.com.br). Com ela, mesmo que o consumidor tenha o nome negativado, ele pode usufruir de uma série de serviços que até então só pertenciam a quem possuía uma conta em banco.
      
. De acordo com Luiz Almeida, vice-presidente de marketing da empresa, através da plataforma da ContaSuper, o consumidor se insere novamente no mercado de pagamentos. “Com ela, é possível enviar DOC e TED para qualquer banco brasileiro, pagar contas pela internet, pagar fornecedores e empregados, dar mesada aos filhos fazer compras à vista em mais de 1,8 milhões de estabelecimentos MasterCard no Brasil e no Exterior e também na internet, que em Setembro de 2013 atingiu a marca de 47, 5 milhões de domicílios segundo o instituto Nielsen/Ibope, transferir valores para outros cartões Super, recarregar celulares pré-pagos de operadoras locais, e verificar o saldo do cartão MasterCard Pré-Pago e suas movimentações pela internet por SMS, Central de Atendimento, Aplicativo de todos os smartphones e claro, pela internet”. Ele também lembra que a conta permite emitir boletos de cobranças e até jogar nas loterias da Caixa Econômica Federal sem sair de casa.

, Para reforçar o segmento, no dia 9 de outubro foi aprovada a Lei 12.865, que deu ao Banco Central poder de supervisionar e regular todo o setor de meios de pagamento eletrônicos. Já o Conselho Monetário Nacional (CMN) pode emitir suas primeiras regras oficiais para o segmento no próximo dia 31 de outubro.
Isso deve reforçar a concorrência no setor que está em crescimento. De acordo com Luiz Almeida, nos últimos dois meses – agosto e setembro – a ContaSuper apresentou um crescimento de 10%, com 20 mil contas abertas apenas em lojas de varejo e na internet. Boa parte delas, de pessoas com o nome negativado, que procuram alternativas para se inserirem nos meios de pagamentos.

-  Para ter uma ContaSuper é preciso ser maior de idade, ter CPF e se cadastrar em www.contasuper.com.br ou ligar para a Central de Relacionamento em (11) 2388 1649 e (11) 3254 8280 para grande São Paulo e 0800 767 3773 e 0800 787 3772 para as demais localidades.

Sartori não será candidato se o PMDB optar por Dilma (PT) no RS

A decisão do PMDB dos 16 municípios da região da Serra do RS (Caxias do Sul e vizinhos) é um recado consistente à direção estadual,  porque parte de líderes regionais que costumam alavancar a maior parte dos votos do Partido no Estado.

. E é onde hospeda-se o único candidato a governador, no caso o ex-prefeito José Ivo Sartori.

. Na reunião deste sábado, ficou claro que Sartori não será candidato se o PMDB optar por Dilma no RS. 

Economistas projetam PIB menor para 2014

Depois de pelo menos quatro semanas de previsão estável, os analistas de mercado reduziram levemente a projeção para a atividade econômica do país em 2014. De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do próximo ano saiu de 2,20% para 2,13%. Para 2013, a projeção segue em 2,50%. Quanto à produção industrial brasileira, depois de elevarem suas estimativas para este e o próximo ano por duas semanas consecutivas, os especialistas voltaram a baixar suas expectativas para o setor.

. O boletim Focus mostra que a mediana das projeções para a produção da indústria passou de aumento de 1,84% para expansão de 1,80% em 2013; e de alta de 2,50% para avanço de 2,39% em 2014.

Serra diz em Salvador que Lula é regra 2 de Dilma

O ex-governador José Serra disse neste final de semana em Salvador o que é percepção dominante entre todos os políticos brasileiros:
- Se Dilma fraquejar, Lula será candidato, mas se ela for candidata, Lula será seu principal cabo eleitoral.

. A entrevista do líder tucano é bem extensa e foi concedida ao jornal Tribuna da Bahia.

CLIQUE AQUI para ler tudo com atenção, porque ele também fala sobre as indecisões dentro do seu próprio Partido, o PSDB, e sobre as indecisões dentro do PSB, já que Marina poderá destronar Campos como candidato.

Saiba que posições disputarão os atuais deputados federais e estaduais do PP do RS

Deputados Federais
Todos disputarão a reeleição, à exceção de Vilson Covati, qu8e lançou seu filho, Luiz Antonio. Concorrerão, então: Luiz Carlos Heinze, Jerônimo Gorgen, Renato Molling, José Otávio Germano, Afonso Haan.
Da bancada de deputados estaduais, apenas Mano Changes irá a Federal.

Deputados Estaduais
Disputarão a reeleição: Frederico Antunes, Pedro Westphalen, Adoolfo Brito, João Fischer, Silvana Covati e Ernani Polo. 

Praia de Belas abre terceiro piso e apresenta 40 novas lojas em Porto Alegre

No dia 5 o Praia de Belas Shopping apresentará de uma só vez as novas 40 lojas que abrirá no terceiro piso recém concluído. 

Campos e Marina começam a desenhar, hoje, SP, programa de governo. PSB avisa: "Vamos vencer o debate e as eleições !".

- Beto Albuquerque, líder dos socialistas gaúchos, está presente.

Líderes do PSB e da cúpula do Rede, filiado ao Partido,  iniciaram hoje o encontro para criar programa conjunto, visando a disputa presidencial do ano que vem.

. Pelo menos 120 empresários, militantes e especialistas de várias áreas estão reunidos em São Paulo, onde participam de dez mesas de debates. "Esse processo que nós estamos aqui inaugurando vai nos permitir vencer o debate de 2014", disse, otimista, o governador Eduardo Campos, que avançou:
-  Mais do que vencer o debate de 2014, espero que ele nos permita ter as condições de fazer o povo brasileiro vencer a partir de 2015.

. O programa de governo da chapa Campos-Marina começa a ser costurado hoje, mas deve ser apresentado no próximo ano.

Saiba quem são os secretários de Fortunati que disputarão cadeiras na Câmara e na Assembléia

Estes secretários municipais de Porto Alegre disputarão as eleições do ano que vem no RS:

PDT
Mauro Zacher – Deputado Estadual
Pompeo de Matos – Deputado Federal

PP
Kevin Krieger – Deputado Estadual

Imposto da Fronteira não vale mais no RS. Assembléia, agora, quer impedir reedição do Imposto da Fronteira.

Frederico Antunes, deputado estadual, PP do RS

O decreto legislativo que impede a cobrança do chamado Imposto da Fronteira, 5% adicionais sobre o ICMS   , já está valendo?
Por completo. No próximo pagamento, as micro e pequenas empresas que aderiram ao Simples não devem mais pagar. O decreto legislativo acabou com o decreto do governo que criou essa anomalia fiscal. 

O governo diz que o decreto não vale?
Vale, sim,  como não !? Foi editado, publicado no Diário Oficial e está em plena vigência. Todas as ferramentas disponíveis serão utilizadas para que o governador seja responsabilizado caso não cumpra a decisão do Parlamento.

E para que esta nova reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, terça-feira?
É sobre o mesmo assunto. A diferença é que o projeto de lei 190/2013 propõe proibição expressa a novas cobranças do gênero Imposto da Fronteira. Este projeto acaba com a possibilidade do Executivo fazer outro decreto no futuro trazendo de volta a cobrança da DIFA – diferença de alíquota para as micro e pequenas empresas.

E?
Desta vez é definitivo o fim deste famigerado imposto.

Governo gaúcho fica fora do debate no Fórum Estadão Regiões desta quinta em SP

Só o governador Tarso Genro faltará ao terceiro encontro da série Fóruns Estadão Regiões, agendado para esta quinta-feira, 12h30min, em São Paulo. Entre os palestrantes/debatedores, já estão confirmados Beto Richa, governador do Paraná; Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina; e Anderson Birman, fundador da Arezzo, cuja sede fica no RS

. Para acompanhar o evento, leitores e assinantes poderão se inscrever gratuitamente pelo e-mail forunsestadao@fdeventos.com.br ou pelo telefone (11) 2875-4163 (convites limitados. Os próximos encontros serão sobre as regiões Sudeste (12 de novembro) e Norte (4 de dezembro).

Tarso anuncia anistia fiscal para todos os que devem ICMS no RS

Embora as repartições do governo estadual estejam vazias nesta segunda-feira, Dia do Funcionário Público, o governador Tarso Genro resolveu trabalhar para anunciar o lançamento do programa de parcelamento de dívidas do ICMS. O programa, que é parecido em todos os Estados, saiu em função do convênio assinado na semana passada no âmbito do Confaz. Trata-se de uma anistia fiscal. O programa ajudará a resolverá o problema de insurgência dos empresários. Esse parcelamento caberá dentro do fluxo de caixa das empresas que se insurgiram nos últimos anos com novidades como Substituição Tributária, Imposto de Fronteira.

. O programa vale a partir de 1º de novembro e os contribuintes que optarem pela quitação total da dívida terão desconto de 75% para multas e de 40% nos juros. Os débitos poderão ser parcelados em até 60 meses. Graças a negociação promovida pela FCDL-RS o Governo aceitou a ampliação do prazo especificamente para aquelas incluídas no Imposto de Fronteira para 120 meses.

. A expectativa da Secretaria Estadual da Fazenda é renegociar aproximadamente R$ 1 bilhão. Desse montante, R$ 250 milhões são de dívidas de ICMS de empresas enquadradas no SIMPLES, sendo que R$ 90 milhões são relativas ao Imposto de Fronteira.

. Tarso Genro voltou a se insurgir contra decreto legislativo que acabou com o Imposto da Fronteira, mas sabe que isto não é verdade:
- A Assembleia Legislativa não tem poderes para determinar o fim do Imposto de Fronteira. Nós temos a obrigação de proteger a economia como um todo e vamos trabalhar para promover esse equilíbrio.

Fortunati está alarmado com queda dos valores transferidos pelo governo federal aos municípios

Como ocupa a presidência da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, está preocupadíssimo com a situação das finanças públicas municipais neste final de ano, porque é quando ocorre o pagamento do 13º salário dos servidores.

. O que acontece é que os repasses do governo federal, via FPM, reduziram-se drasticamente este ano. Ele calcula as perdas em 12% na média. O Fundo de Participação dos Municípios tem peso muito grande nos casos em que as receitas próprias são reduzidas. “Não é o caso de Porto Alegre”, disse José Fortunati ao editor.

. A Frente Nacional de Prefeitos agrupa 250 municípios brasileiros das regiões metropolitanas.

CLIQUE abaixo para saber mais novidades contadas pelo prefeito ao editor:
O editor conta como foi seu café da manhã com o prefeito Fortunati.

Chamorro, novo presidente da GM, fará, amanhã, sua primeira visita a Gravataí

O colombiano Santiago Chamorro estará amanhã na fábrica da  GM em Gravataí. É sua primeira visita ao Estado desde que assumiu a presidência da montadora no Brasil.O executivo, que era diretor-geral de vendas, serviços e marketing, vai conferir o diferencial da unidade em relação ao mercado automotivo do país.

Artigo, Rosane Oliveira, RBS - Desculpem pelos nossos taxistas

A jornalista Rosane Oliveira, editora de Política de Zero Hora, RBS, bate certo, hoje, ao comentar que é duro admitir, mas Porto Alegre ainda tem um longo caminho a percorrer até ser considerada uma cidade amigável para os turistas, referindo-se aos serviços de inúmeros motoristas de táxi da cidade. O caso não ocorre apenas com turistas, mas com moradores da própria cidade - principalmente mulheres, crianças e idosos. Os três casos descritos pela colunista são recorrentes. Leia tudo:

O 20º Mundial de Atletismo Master, que trouxe mais de 4 mil pessoas de diferentes partes do mundo, mostrou que não estamos prontos para a Copa de 2014, embora nossas autoridades apregoem o contrário e digam que os percalços foram isolados. De todas as nossas falhas, a mais vergonhosa é a que envolve taxistas picaretas, dispostos a levar vantagem enganando turistas.

Mesmo que a maioria absoluta dos motoristas de táxi seja honesta, o comportamento dos que achacaram turistas envergonha a cidade inteira. Três casos entrarão para a história como simbólicos da falta de preparo para receber estrangeiros:

1 – Dois atletas japoneses pagaram R$ 300 para ir do Cete, no bairro Menino Deus, até o Shopping Praia de Belas, uma corrida que não daria mais do que R$ 10.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Ana Amélia desmascara farsa de Tarso no enfrentamento da questão dos pedágios do RS

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) fez críticas ao enfrentamento que faz o governo Tarso Genro na questão dos pedágios e também à antecipação das articulações para as eleições de 2014 na sexta-feira, em café da manhã com a diretoria da Federação Israelita, em Porto Alegre, segundo informou esta manhã o Jornal do Comércio. Leia todo o texto:

Ana Amélia criticou a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Tarso Genro (PT) por fazerem anúncios visando a 2014 sem necessariamente estarem apresentando soluções para os problemas locais. A progressista censurou Tarso por travar um enfrentamento na Justiça com as concessionárias que estão administrando as estradas pedagiadas cujos contratos estão se encerrando neste ano. 

O que disse a senadora:
- O governador, para resolver os pedágios, violenta contratos pelos quais teremos de pagar no futuro. E resolveu? Não, diminuiu R$ 2,00, e ficamos sem ambulância e sem guincho. 

. Ana Amélia ainda criticou a solução encontrada por Tarso, de utilizar parceira com o Corpo de Bombeiros para auxiliar no atendimento da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que está assumindo a gestão das rodovias que estavam antes sendo administradas pela iniciativa privada:

- Bombeiro é gasto público, a população é que paga.  A iniciativa poderá ser considerada até “desvio de função"porque a categoria fará o atendimento para ajudar o governo estadual a embolsar a contribuição nas praças.

O pacto dos Cinco Olhos garante espionagem conjunta EUA-Austrália-Canadá-Nova Zelândia

Imagem disponibilizada no Google.


(Walter Oppenheimer - El País, 27) 1. Estados Unidos e Reino Unido não estão sós em sua viagem à espionagem global. Contam com íntima colaboração de outras três nações anglo-saxãs: Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Todos juntos formam o que se conhece como Cinco Olhos, um exclusivo clube branco e de língua inglesa cujos sócios juraram colaborar da forma mais estreita possível intercambiando informação de inteligência e repartindo-se o mundo em seus rastreios.
        
2. Seu início de funcionamento formal foi formalizado pelo Acordo Britânico/Norte-Americano conhecido como UKUSA e assinado em 1946 em caráter de absoluto segredo, até o ponto que sua existência era negada durante muitos anos. Diz-se que o primeiro-ministro da Austrália não foi informado até 1973 de que seu próprio país participava do clube.
        
3. O pacto dos Cinco Olhos não é só de colaboração, mas de que entre eles não se espionam.

João Luiz autografará "Conspiração Rodin" no dia 3, Feira do Livro de Porto Alegre

Será dia 3, 18h, stand 96, Feira do Livro de Porto Alegre,  a sessão de autógrafos do seu livro "Conspiração Rodin: a Arte de Destruir Reputações", de João Luiz Vargas.

Gramado abre o primeiro parque de neve em recinto fechado das Américas

Foi aberto neste final de semana em Gramado, RS, o  primeiro parque de neve indoor  e das Américas, que pode ser considerado maior do que a de Dubai, atual referência mundial no segmento. Snowland, uma pista artificial que promete neve o ano inteiro, teve festa de lançamento nesta sexta-feira O empreendimento que soma R$ 60 milhões e 16 mil m² deve acrescentar cerca de 5% no PIB anual da cidade. Sua criação representa o maior investimento privado no turismo da região das Hortênsias, com capacidade para 3000 pessoas.

. O sistema da infraestrutura que produzirá a neve foi trazido da Europa e é o mais testado no mundo. Ele transfere o frio de forma indireta, não expondo o visitante a nenhum gás. No total, serão mais de 8,1 mil metros quadrados dedicados ao frio, com mais de 30 atividades recreativas. Entre as muitas atrações que terá estão a primeira pista de esqui e snowboard indoor das Américas, além de uma Escola de Esqui e Snowboard para pessoas de todas as idades. Haverá também local para caminhadas na neve e exploração à montanha nevada. 

. A secretaria municipal de Turismo de Gramado-RS registrou quase 6 milhões de turistas em 2012. O Snowland, que também deve ter seu peso nesta porcentagem a partir de agora, funcionará todos os dias do ano, com produção de neve. 

Oposição aplica derrota inédita sobre La Loca na Argentina

Câmara de Deputados. 257 cadeiras. Eleição renovou 127 cadeiras. Oposição elegeu 80 deputados ou 63%. Frente para a Vitória de Cristina Kirchner elegeu 47 deputados ou 37%. Nova composição da Câmara de Deputados: Governo e aliados 130 deputados e Oposição 127 deputados.
Senado. 72 cadeiras. Eleição renovou 24. Frente para a Vitória de Cristina Kirchner elegeu 14 senadores ou 58% e Oposição elegeu 10 senadores ou 42%. Nova composição do Senado: Governo e aliados 42 senadores e Oposição 32 senadores.

A revista argentina "Notícias" desta semana diz que Cristina sofre há dois anos com arritmias que lhe provocam náuseas e podem levar a desmaios. Segundo a publicação, um dos tratamentos seria a colocação de um marca-passo.O cardiologista Daniel Magnoni, do HCor, diz que esse distúrbio no coração pode levar o paciente a apresentar uma arritmia mais grave e até uma parada cardíaca.

Os jornais argentinos informaram esta manhã que o  ex-chefe de Gabinete argentino Sergio Massa, líder da opositora Frente Renovador e candidato a deputado pela província de Buenos Aires, venceu as eleições legislativas neste domingo no maior distrito eleitoral do país, segundo os primeiros resultados da apuração oficial. Contabilizados 39,9% dos votos em nível nacional e 21,5% na província de Buenos Aires, Massa, atual prefeito da cidade na província de Buenos Aires de Tigre, venceu com 42,64% dos votos, 12 pontos acima de seu principal adversário político, o governista Martín Insaurralde, do governante Frente para la Victoria.

. Insaurralde, prefeito do município portenho de Lomas de Zamora, ficou em segundo lugar na província como cabeça de lista para deputados pelo FPV, com 30,88% dos votos.

. Em nível nacional, o partido mais votado foi o governista Frente para la Victoria, com 32% dos votos, seguido da força radical Unión Cívica Radical, com 26,02%, e a conservadora Propuesta Republicana, com 11,78%, enquanto a Frente Renovador de Massa ficou em quarto lugar com 7,84% dos votos.

. O pleito registrou uma participação de 78,80% em um dia no qual 30,5 milhões de argentinos foram convocados para votar para renovar metade das cadeiras da Câmara dos Deputados e um terço das do Senado.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/