Enquanto ainda não queimam livros, os mascarados do Bloco dos Pelados vandalizam museus e catedrais em Porto Alegre

A foto ao lado é de Eduardo Rosa, da Agência RBS, disponibilizada no site www.zerohora.com.br


Da mesma forma que o general franquista Millán Astray proclamava em alto e bom som a consigna de guerra "Viva a Morte", os mais ostensivos ativistas do Bloco dos Pelados de Porto Alegre parece praticar outro tipo de consigna, algo como "Queimem a cultura". Como se sabe, na década de 30 os nazistas queimavam livro em praça pública, como forma simbólica de demonstrar que também estavam queimando todas as demais manifestações culturais, inclusive museus e catedrais, como fizeram os ativistas do Banco dos Pelados nesta quinta-feira a noite em Porto Alegre. 
. A este extremo de fascio-comunismo já chegaram cidadãos jovens mascarados de Porto Alegre, que usam a liberdade para acabar com ela. 
. A foto ao lado é de ataques ao Museu Júlio de Castilhos, quibnta-feira a noite.
. O governo estadual, que no início das manifestações do bando chegou a receber suas lideranças no gabinete do governador, avisou nesta sexta que vai agir.
. A ação só sairá agora, depois que os ativistas do PT foram expulsos do Bloco dos Pelados.
. Os mascarados poderão ser presos, segundo o governo.
. O que se espera é que o governo cumpra a sua parte, que é a de proteger o povo e o patrimônio público e privado.

. A CPI do Bloco dos Pelados, em andamento na Câmara, ao desvendar as ações do Bloco dos Pelados e a origem dos recursos financeiros que usa, poderá fazer o restante, que é desmascarar os mascarados de uma vez por todas.

Petista gaúcho é afastado do ministério da Agricultura por denúncias de corrupção investigadas pela Polícia Federal

Silvio Porto é do PT do RS.



O site da revista Veja, informou na noite desta sexta que o  ministro da Agricultura, Antonio Andrade, determinou nesta sexta-feira o afastamento temporário do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, um dos líderes do PT do RS. Leia tudo:

Ele ficará fora do cargo até a conclusão das investigações sobre um esquema de corrupção desmontado nesta semana Polícia Federal (PF). Porto, vinculado ao PT, é suspeito de envolvimento com uma quadrilha que desviava recursos do Fome Zero. A decisão foi tomada em uma reunião entre o ministro e o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos.
A Operação Agro-Fantasma, como o próprio nome diz, detectou que o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, é em grande parte uma simulação de produção e de entrega de alimentos. Os produtos não existem, compradores e vendedores não existem, mas o dinheiro existe. Para desviar os recursos públicos, a Conab autorizava repasses para associações e cooperativas rurais, o grande público que vota no PT no campo, utilizando nomes de produtores rurais e notas fiscais frias e superfaturadas.  


“A Conab sabia das irregularidades e fazia relatórios falsos para continuar distribuindo dinheiro do programa”, diz o delegado Maurício Todeschini, que coordenou a operação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Entrevista, Gabriel Rossi - Dilma começou a fazer campanha, enquanto os adversários dormem

Gabriel Rossi, estrategista em marketing político, São Paulo.

O que mostra esta retomada de bons índices de intenção de votos por parte de Dilma Rousseff?
Ela abriu 22 pontos sobre a segunda colocada, Marina Silva. O resultado aponta para duas conclusões.

Quais são as duas conclusões?
Ao acordar para a campanha eleitoral, ela investiu pesado numa agenda que reflete uma imagem de firmeza, enquanto os adversários, sobretudo Marina, estão dormindo.

Quais as novidades de Dilma?
A “retaliação” aos Estados Unidos vem sendo mantida por mais prazo do que se esperava, porque as pesquisas demonstram que isto é bom. É algo que reflete uma mulher firme, que não leva desaforo para casa. Mas não é só isso. Veja que ela amplia seus canais de comunicação, como o Twitter, que acaba de ser revitalizado.

Que importância tem isto, a retomada do Twitter?
Ela esteve afastada quase três anos, massa retornou nesta sexta. É uma jogada inesperada. Ela voltou com uma entrevista à Dilma bolada, personagem fictícia que satiriza a presidente. É uma estratégia pensada que alicia adeptos na internet e abre espaço na mídia.

E os outros candidatos?
Eles não souberam aproveitar as manifestações de junho e julho. Não há uma conjuntura totalmente definida no Brasil. Se for de mudança,, Eduardo Campos pode simbolizar muito mais perigo. 

Terras indígenas e quilombolas: “Cenários” discute durante uma hora com Luiz Carlos Heinze. Acompanhe o vídeo e leia ou faça dowload do texto digitado.

- O texto digitado vai publicado no link a seguir como foi copiado da gravação do programa. Ele visa facilitar a compreensão da longa entrevista (uma hora). Para não perder a oportunidade, o texto é publicado sem revisão alguma e por isto pode apresentar incongruências, mas de modo algum prejudicará o entendimento. CLIQUE AQUI para ler tudo.

O programa de IP TV de Leandro & Stormer, Porto Alegre, “Cenários”, conduzido pelo editor, apresenta posições corajosas do deputado gaúcho Luiz Carlos Heinze sobre demarcações de terras indígenas e quilombolas, inclusive no RS. Ele conta episódios de grossa ilegalidade e até grotescos sobre as ações do governo federal, prejudicando a atividade agrícola e o legítimo direito de proprietários de todo o Brasil. Os analistas financeiros Leandro Rushel e Stormer também participam das discussões.

. A tese sobre a demarcação de terras indígenas, cumprida na sua integralidade, obrigaria que todos os brasileiros emigrassem de volta para as terras dos seus ancestrais na Europa, Ásia e África.

. Presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Heinze também aborda as questões ligadas às novas 
fronteiras agrícolas e a produção de alimentos, inclusive para exportação. Clique a seguir para ver tudo.

. São 5 blocos de 10 minutos cada um.

Contas do governo entram em desordem

Com a arrecadação de impostos crescendo abaixo do esperado e as despesas em alta contínua, os resultados das contas do governo federal continuam distantes das metas prometidas para o ano, analisa nesta sexta-feira a Folha de S. Paulo, conforme matéria no site www.uol.com.br Leia tudo:

Segundo o Tesouro Nacional divulgou, a receita de agosto superou em exatos R$ 87 milhões  as despesas com pessoal, custeio administrativo, programas sociais e investimentos. O saldo mantém o desempenho do ano inferior ao de 2012, quando as contas só fecharam com truques de contabilidade.

. Um mês depois da promessa oficial de maior rigor no controle das despesas, o superavit primário _isto é, sem considerar as pagamentos de juros da dívida_ foi bem inferior ao R$ 1,6 bilhão de um ano antes e o pior desde 1996.

. O mês é normalmente favorável para as contas públicas, por concentrar o pagamento de dividendos de empresas estatais ao Tesouro. Essa fonte de recursos, no entanto, dá sinais de esgotamento.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Leitores acham que é "imoral" cooptação feita por Tarso a líderes do PSB e PDT

76% dos leitores desta página acham que é "imoral" a atitude do governador Tarso Genro, que alicia abertamente dirigentes e militantes de Partidos que abandonaram (PSB) ou não aceitaram ofertas de mais espaço (PDT), o que acaba produzindo dissenções internas muito graves e ajuda a desmoralizar os dirigentes partidários, já que os contatos são feitos com desprezo a todos eles. 

. Este tipo de procedimento tem sido uma característica do PT do RS, mas é abominada e jamais foi praticada pelos demais Partidos no Estado.

. Acompanhe os resultados da pesquisa.

Você acha correto a atitude do governador de cooptar quadros de Partidos que não querem sua companhia?
Estou com Beto, porque isto é imoral, 76%
Sim, já que este é o jogo político no Brasil, 23%

Vejam o comentário do editor: No RS, é “imoral” usar cargos públicos para cooptar políticos que não acompanham o governo

Rodrigo Constantino, em carta aberta, avisa: "Ou é Aécio ou é a Venezuela"

Faça como Sponhoz: demonstre que você sabe o que eles estão fazendo.



Numa carta aberta a Aécio Neves, o jornalista Rodrigo Constantino pede que o senador mineiro deixe de ser um "brasileiro cordial" e mostre a verdadeira cara perversa do governo do PT. Leia tudo (Constantino escreve no site www.veja.com.br):

Prezado senador Aécio Neves,
Talvez você tenha visto a carta aberta que escrevi para seu colega José Serra, fazendo um apelo para que ele não só desista da candidatura própria, como permaneça no PSDB lhe dando apoio. Saberemos a decisão dele em poucos dias.
Agora é a vez de me dirigir a você. Posso compreender que o “jeito mineiro” de fazer política é diferente, mais “low profile”, discreto, comendo pelas beiradas. Mas não posso concordar com uma postura tão cordial e amigável como a que tem sido adotada até agora. Vamos conversar? Vamos bater um “papo reto”?

Vamos. Aécio, o Brasil vive um momento bastante delicado, caso ainda não tenha notado. Corremos o sério risco de virar uma Venezuela, uma Argentina.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Rotas da integração da América do Sul fará dias 1 e 2 seu IX congresso internacional em Porto Alegre

Será dias 2 e 3 em Porto Alegre o IX Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul. O presidente do Comitê, o Crias, Joal Teitelbaum, confirmou a presença dos representantes dos 12 Países envolvidos nas discussões.

Site: www.rotasingegrac ao.org.br

Novo Partido é linha auxiliar do governo Dilma e do PT. Até ministros e Friboi entraram na formação do PROS.

O PROS, Partido Republicano da Ordem Social, será linha auxiliar de candidatos da base governista nos Estados, muitos deles de partidos grandes, o que transforma o PROS num chamariz para deputados, prefeitos e vereadores que podem mudar de sigla sem perder o mandato.

. Entre os patronos do PROS estão o empresário José Batista Júnior, de Goiás, filiado ao PMDB, um dos donos do Friboi, a maior indústria de carnes do mundo, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão a sete anos e dez meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Delcídio Amaral (PT-MS), e o governador do Ceará, Cid Gomes.

. Uma planilha que circulou entre os organizadores do partido, à qual o jornal O Estado de S.Paulo teve acesso, relata que os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) também tiveram participação na montagem do PROS. Cada um ficou de orientar a filiação de pelo menos um parlamentar no Estado de origem. Pimentel será candidato a governador de Minas Gerais; Ideli deverá disputar uma vaga à Câmara; Gleisi, o governo do Paraná. Os três são do PT.

CLIQUE AQUI para ler e saber mais. O texto acima e o do link são do jornal A Tarde, Salvador, hoje. 

Entrevista, deputado Luiz Carlos Heinze - Novas áreas indígenas: "Não é melhor devolver o Brasil todo aos índios ?"

Luiz Carlos Heinze, deputado do RS, PP

Prosseguem as demarcações de terras indígenas no Brasil?
Sim. Veja que o País possui 113 milhões de hectares reivindicados para 800 mil índios. Esse território equivale a 4 RS. E entidades como MPF e Igreja Católica querem mais 25 milhões de hectares, portanto um naco de terra igual ao do nosso Estado.

O problema são os novos 25 milhões de hectares.
Isso mesmo. O problema é que tem gente morando e trabalhando em cima. No RS, eles querem mais 100 mil hectares e neles trabalham e moram 6 mil famílias. Querem propriedades de apenas 2,7 hectares, que mal dá para plantar para uma família.

Como se sabe se é terra indígena, uma vez que não exista índio em cima?
Quando não há invasão, surge algum laudo antropológico, muitas vezes a partir de alguém da Funai que sorveu o Santo Daime, e surgem problemas sérios.

O interesse é só pelas terras?
Tem caciques que já fazem cálculos do que vão ganhar com a madeira que venderão a partir do abate das florestas. O caso da floresta nacional de Passo Fundo é um caso. Mas existem negócios muito mais fabulosos.

Quais?
Em Rondônia, os Cinta-Largas roubam diamantes para grandes empresas internacionais.

E a solução?
Se já tem índio em cima, ok, mas se não tem, não tem por que entregar. Se for assim, vamos ter que devolver o Brasil todo para os índios, porque ninguém mais teve origem aqui. 

CLIQUE AQUI para saber mais, com detalhes. No link está o texto digitado, sem correções, de 10 laudas da entrevista do deputado ao programa Cenários. O texto inclui outras questões. 

E-mail: gerusa.deputadoheinze@gmail.com

Dica de restaurante - Guntherland, Araricá, RS

DICA DE RESTAURANTE
Guntherland, Araricá, RS

O restaurante fica numa propriedade de 34 hectares, a 40 minutos de Porto Alegre. O convite é para o almoço deste domingo, mas é preciso reservar pelos fones 99018102 ou 98081640. Na área, os proprietários criam ovelha de corte e produzem uvas para suco, além de artesanato. É imperdível o cordeiro com molho de maçã. O preço por pessoa é de apenas R$ 38,00. O restaurante é próprio para quem gosta da natureza, lago ao lado da casa, campo e montanha. Ambiente bem despojado, amigável e acolhedor para famílias grandes.
Não vá sem reserva.

E-mail: guntherland@guntherland.com.br

- A foto foi disponibilizada pelo restaurante. 

Heitor Muller enfrentará cerrada oposição na sua disputa pela reeleição na Fiergs

Heitor Mulller, ex-Frangosul, prepara-se para disputar um segundo mandato na presidência da Fiergs. A Grande Muda só admite uma reeleição. Se resolver disputar, Muller enfrentará cerrada oposição, como ocorreu há dois anos.

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Depois de 15 anos, analfabetismo voltou a crescer no Brasil. Em apenas um ano, foram 300 mil novos analfabetos.

Índice registrou crescimento de 2011 para 2012, interrompendo a tendência de queda que se mantinha havia 15 anos, mostra novo estudo divulgado pelo IBGE

A reportagem a seguir é de Cecília Ritto, do site da revista Veja (www.veja.com.br) desta sexta-feira. O texto completo é o seguinte:

"O analfabetismo tem endereço no Brasil: está concentrado na população mais velha e nordestina", frisa Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa e gerente do IBGE.

Pela primeira vez em quinze anos, o índice de analfabetismo cresceu no Brasil. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2012 e divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de pessoas de 15 anos de idade ou mais que não sabem ler nem escrever subiu de 8,6% em 2011 para 8,7% no ano passado. Isso significa que no período de um ano, o país "ganhou" 300.000 analfabetos, totalizando 13,2 milhões de brasileiros. A tendência de queda, que se mantinha desde 1997, estacionou, despertando a atenção dos pesquisadores do IBGE, que agora se debruçam em busca de explicações. "Ainda estamos verificando o que levou a essa variação, já que o porcentual vinha caindo há tanto tempo", diz Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa e gerente do IBGE.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Simon sente-se mal e sai antes mesmo do início de homagem que lhe faria Congresso em Foco

O senador Pedro Simon, PMDB do RS, passou mal na noite desta quinta-feira em Brasília. Simon estava na cerimônia onde seria homenageado pelo site Congresso em Foco, mas teve uma indisposição e se retirou.

. Há algum tempo o senador gaúcho vem se queixando de mal-estar recorrente. 

Artigo, Celso Ming - Troca de sinais

CLIQUE AQUI para ler também o estudo "Integrar para crescer. O Brasil na economia mundial", de Edmar Bacha. O editor recomenda vivamente.

Na sua coluna do jornal O Estado de S. Paulo, o jornalista Celso Ming escreve que existe na administração da política econômica do governo rápidas trocas de sinais: o que antes era ruim de repente vira bom e vice-versa. Às vezes, confunde, digamos assim. Ele se refere aos chamados capitais especulativos. Leia o artigo completo:

Durante meses, por exemplo, autoridades do governo criticaram a entrada de capitais especulativos. Eram os recursos que vinham para o que, no jargão do mercado financeiro, se chama arbitragem com juros. Resumidamente, são os recursos levantados lá fora em moeda estrangeira a juros insignificantes que desembarcam no Brasil para, na moleza, tirar proveito dos juros substancialmente mais altos. De cambulhada, concorrem para a valorização do real (baixa do dólar) e, consequentemente, para alijar a indústria brasileira do mercado, por incapacidade de competir com produtos importados pagos com dólar barato. Foi para desestimular esse jogo que, em outubro de 2010, o governo impôs um Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,0% a essas operações.

A partir de julho, esse IOF foi removido e o que antes era considerado capital especulativo se tornou bem-vindo, porque passou a ajudar a equilibrar as contas externas, cujo rombo se vai avolumando.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Oltramari e Washington Olivetto no 1o Brasilshop, agendado para terça-feira em Porto Alegre

Ao lado, Eduardo Oltramari, do TOTAL.

O Superintendente do Shopping TOTAL, Eduardo Oltramari, será um dos palestrantes do 1º Brasilshop, evento voltar ao setor varejista e promovido pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que acontecerá terpa-feira, dia 1o, no Sheraton Hotel, das 8h30 às 17h30. Oltramari estará presente na palestra “Shopping Center: Passado, Presente e Futuro”. O evento também receberá outros nomes de destaque, como Daniel Zanco, da Universo Varejo, Gustavo Schifino, Presidente da CDL Porto Alegre, Nabil Sahyoun, Presidente da Alshop e Washington Olivetto, da W/MCCann.

. A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) realizará pela primeira vez na Capital do Rio Grande do Sul o Brasilshop, evento voltado ao setor varejista de Shopping Center do Brasil.


. O evento que acontece há 12 anos em São Paulo, com edições especiais em Brasília, Goiânia e Fortaleza, elegeu este ano Porto Alegre como a única capital da Região Sul para reunir especialistas e empresários a debater os principais temas do setor,  tais como visual merchandising, economia, qualificação de mão de obra, marketing, redes sociais, entre outros. 

Na Câmara de Porto Alegre, só Claudio Janta confirma migração para o Solidariedade

Apesar das notícias de jornal, na Câmara de Porto Alegre somente o vereador Claudio Janta, PDT, homem da Força Sindical, está acertado com o novo Partido, o Solidariedade.

. Ele fará filiação na semana que vem.

. Os outros seis nomes listados por Claudio Janta para integrar o Solidariedade, não farão isto:
- Dr. Thiago e Delegado Cleiton, PDT, permanecerão no Partido.
- Lourdes Sprenger, PMDB, não irá de modo algum para o Solidariedade.
- Tarcisio Flecha Negra, PSD, permanecerá no Partido.
- Bernardino Vendrúsculo, PSD, sairá do Partido, mas não decidiu para onde irá.

Entenda como e por que razão a economia desacelera ainda mais no Brasil. A análise é de agência do próprio governo Dilma.

Estes são os elementos com os quais trabalha o Ipea para prever desaceleração da economia no segundo semestre deste ano. Leia o resumo a seguir e depois acompanhe o resumo completo do trabalho feito para avaliar o desempenho da economia:

Crescimento do PIB de 0,6% no 1º trimestre (abaixo do desejado e das
projeções).
− Alta de 1,2% em 4 trimestres (contra 0,9% no 4 trimestres anteriores).
− Oferta: crescimento baseado em serviços (0,5%) e agricultura (9,7%), mas
com recuperação da indústria de transformação (e queda na extrativa).
− Demanda: Crescimento devido apenas ao investimento (4,6%).
− Estabilidade do consumo das famílias (0,1%) e da adm. Pública (0,0%).
− Vazamento externo voltou a ser importante: queda de exportações (-6,4%)
e aumento de importações (6,3%).

CLIQUE AQUI para examinar todas as tabelas. 

Brasil: Pesquisa mostra que 43% das residências não têm rede de esgoto

O acesso à rede de tratamento de esgoto no país cresceu apenas 2,1 pontos percentuais entre 2011 e 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. O estudo investiga dados sobre população, migração, educação, emprego, família, domicílios e rendimento. Foram ouvidas 362.451 pessoas em 147.203 domicílios. Segundo o IBGE, a população residente em 2012 no país era de 196,9 milhões.

. Segundo a pesquisa, a participação dos domicílios que dispunham dos serviços de rede coletora de esgoto, de 2011 para 2012, atingiu 57,1% do total, ou seja, mais de 42,9% das residências ainda não tratam esgoto.

. No acesso à iluminação houve aumento, passando de 99,3% para 99,5% do total de domicílios no país no mesmo período, ou 62,5 milhões de unidades domiciliares atendidas. Já o acesso à rede de abastecimento de água passou de 84,6% de atendimento (51,8 milhões de domicílios atendidos) para 85,4% ou 53,64 milhões de domicílios, ou mais 1,8 milhão de unidades atendidas, segundo o IBGE.

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Análise, Carlos Montaner - Obama espiona Dilma porque o governo do Brasil está nas mãos de inimigos dos EUA

Os americanos acham que Dilma, Lula, o governo e o PT, possuem um boneco do tipo ao lado, sempre pronto a receber agulhadas.
CLIQUE AQUI para também ler o artigo "Diga-me com quem andas...", de Percival Puggina, Porto Alegre. A edição é de hoje. 


O jornalista Carlos Alberto Montaner, que entre outros serviços também trabalha para CNN em espanhol, escreve no artigo a seguir sobre a espionagem americana sobre Dilma Roussef. Ele explica as razões da vigilância. Leia tudo:

Intrigado, se lo pregunté a un ex embajador norteamericano. ¿Por qué lo hicieron? Su explicación fue descarnadamente franca: “Desde la perspectiva de Washington, el brasileño no es exactamente un gobierno amigo. Brasil, por definición y por la historia, es un país amigo que nos acompañó en la Segunda Guerra Mundial y en Corea, pero no lo es su actual gobierno”.
Somos viejos conocidos. ¿Puedo dar tu nombre, le pregunto? “No –me dice–. Me crearía un inmenso problema, pero transcribe la conversación”.
Lo hago.
“Sólo hay que leer los papeles del Foro de San Pablo y observar la conducta del gobierno brasilero. Los amigos de Luis Ignacio Lula da Silva, de Dilma Rousseff y del Partido de los Trabajadores son los enemigos de Estados Unidos: la Venezuela chavista, primero con Chávez y ahora con Maduro, la Cuba de Raúl Castro, Irán, la Bolivia de Evo Morales, Libia en época de Khadafi, la Siria de Bashar el-Asad”.
“En casi todos los conflictos, el gobierno de Brasil coincide con la línea política de Rusia y China frente a la perspectiva del Departamento de Estado y la Casa Blanca. Su familia ideológica más afín es la de los BRICS, con los que intenta conciliar su política exterior”. (Los BRICS son Brasil, Rusia, India, China y Sudáfrica).

“La enorme nación sudamericana ni tiene ni manifiesta el menor interés en defender los principios democráticos sistemáticamente violados en Cuba. Por el contrario, el ex presidente Lula da Silva suele llevar inversionistas a la Isla para fortalecer la dictadura de los Castro

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Brasil: Consumo da eletricidade aumenta 4,1% em agosto

O consumo nacional de energia elétrica aumentou 4,1% em agosto, o equivalente a 38.686 gigawatts-hora (GWh), informou nesta quinta-feira a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com a divulgação da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

. O consumo residencial avançou 7% e foi o item que mais contribuiu para a alta nacional. Nas regiões, os maiores aumentos ocorreram no Sul (10,2%) e Nordeste (9,9%). Segundo a EPE, no Sul, o frio rigoroso, com temperaturas abaixo de zero, fez aumentar o uso de aquecedores e, no Nordeste, o aumento foi impulsionado pelo aumento nas vendas de eletrodomésticos.

. Ainda segundo a EPE, o consumo do setor de comércio e serviços subiu 4,7% (6.597 Gwh), influenciado pelo efeito estatístico (base elevada em 2012) e o da indústria, 1,6% (15.883).

Financiamento da União para metrô de Porto Alegre fica sem definição

O governo Dilma ainda não definiu o valor a fundo perdido que será usado para complementar o orçamento do metrô de Porto Alegre, avaliado em R$ 2,3 bilhões pela prefeitura. Em reunião entre ministérios do Planejamento e das Cidades com representantes do governo estadual, foi finalizada apenas a parte técnica.

. Em julho deste ano, a prefeitura e o governo do RS formalizaram a proposta de ampliação do aporte de recursos federais no projeto do metrô da Capital. O montante da proposta é de R$ 2,3 bilhões, atualizando o orçamento total do projeto para cerca de R$ 5 bilhões, incluindo o repasse de R$ 1 bilhão já confirmado pelo governo federal e R$ 700 milhões divididos em um financiamento a ser pago pela prefeitura e o Estado.

Índice que reajusta aluguel acelera para 1,50% em setembro

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) acelerou de 0,15% em agosto para 1,50% em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira. Entre os três indicadores que compõem o IGP-M, o IPA-M saiu de 0,14% em agosto para 2,11% em setembro. Na mesma base de comparação, o IPC-M subiu de 0,09% para 0,27%. O INCC-M avançou de 0,31% para 0,43%.

. A variação acumulada do IGP-M em 2013 é de 3,69%, enquanto a taxa acumulada em 12 meses até setembro é de 4,40%.

Manifestantes do Bloco de Lutas protestam contra Tarso: "Um governo que ataca os direitos dos trabalhadores"

 O Bloco de Luta pelo Transporte Público convocou novo protesto para ontem a noite em Porto Alegre. Segundo a página do grupo na rede social Facebook, o ato é para lembrar os 1.000 dias do governo Tarso Genro, classificado pelo movimento como “um governo de conciliação de classe, que ataca os direitos dos trabalhadores”.

. Manifestantes encapuzados quebraram uma agência do Banco do Brasil, uma do Itaú e a CEEE, no Centro de Porto Alegre. Metade dos ativistas protestou com o rosto coberto com touca ninja.


. Os participantes também protestaram em frente ao Palácio Piratini e alguns integrantes atiraram pedras contra a Catedral Metropolitana, quebrando algumas vidraças. O grupo também queimou as bandeiras que ficam junto ao Museu Júlio de Castilhos, na rua Duque de Caxias, além de destruírem vidros do prédio. (Crédito: Samuel Maciel)

Serra volta a falar em sair do PSDB. Decisão sairá na semana que vem.

O ex-governador José Serra avisou nesta sexta-feira que na semana que vem decidirá se fica ou sai do PSDB. Caso vá embora, Serra irá para o PPS e será candidato a presidente da República. 

Bancários entram no nono dia de paralisação. Greve ficou ainda mais forte em todo o País.

Os bancos já decidiram: não haverá aumento acima da inflação para os bancários, que entram hoje no nono dia de greve. Em Porto Alegre, a greve é geral, mas na maior parte das agências há serviço interno. Os bancos também endureceram porque 60% das suas operações não foram afetadas, já que elas ocorrem via móvel, internet e caixas eletrônicos.

. Se os bancos não cederem de fato, será a primeira vez desde 2003 que a categoria, uma das mais fortes nas negociações salariais, receberá só a reposição da inflação (6,1%).

. As negociações dos bancários serve de modelo para os acordos salariais de todo o setor de serviços, segmento de maior pressão para inflação.

. Nos últimos nove anos, a categoria teve 22,2% de aumento real, de acordo com a Contraf-CUT (confederação nacional dos bancários). O salário médio dos bancários é hoje de R$ 4.740, sendo que o piso salarial é de R$ 1.519. A PLR paga aos caixas de bancos, segundo o diretor, varia entre 3,5 e 4 salários adicionais.

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Novo modo de governar não fecha com a prática do nepotismo em Porto Alegre

Ilustração do blog www.istoaqui.com.br
Decisão do Supremo Tribunal Federal abre uma brecha legal. A interpretação da Súmula Vinculante nº 13 admite a nomeação de parente em cargo de caráter político. É o caso de Ministro de Estado, Secretário Estadual e Secretário Municipal. Entretanto, em outra decisão (ADIN 1521-RS) o mesmo STF admite que lei municipal (e estadual, tocante aos cargos estaduais) tem força e legalidade para proibir a nomeação de familiares como agente político superior na administração pública. Com a palavra (e ação) os senhores vereadores!

Seja qual for a justificativa legal invocada, e mesmo que o parente possa ser pessoa exemplar e dotada de qualificações para a função, o ato de nomeação viola os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade. Fere a credibilidade do governante, a relação ética e a conveniência da administração pública.
Mais grave: dissemina-se um constrangimento entre os demais servidores de confiança e os de carreira, inibindo-os para qualquer avaliação crítica relativamente à administração. Sabem - e lhes é permitido supor - que qualquer manifestação pessoal poderá prosseguir no âmbito familiar. E é absolutamente natural que isso venha a ocorrer.

Assim, a nomeação de familiar de prefeito ou vice-prefeito, por exemplo, constitui-se em latente e potencial inibitório do processo de autocrítica da gestão. E contradição relativamente ao anunciado modo novo de governar.

Astor Wartchow, advogado, Porto Alegre.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/