Opinião, Roque Callage Neto - #Manifestações: BR-116 fechada. Qual é o círculo limite ?

A foto ao lado é de Zero Hora e está disponibilizada nas redes sociais.



A nota a seguir revela inquietação sobre a ilegalidade praticada pelo governo do sr. Tarso Genro, que violou a Constituição ao trancar ruas na zona central de Porto Alegre para impedir o acesso de manifeztantes à Praça da Matriz, e além disto impediu o trânsito de manifestantes pela BR-116 em direção a Porto Alegre. Afora a ilegalidade, o governo do PT jamais atreveu-se a fazer isto com militantes do MST e do Cpers. 

À medida que este novo movimento civil evolui, vão surgindo lideranças diferenciadas que se fazem representar de modo mais destacado, isto é inevitável, e ele se estrutura mais definidamente.Mas também cabe às instituições de segurança marcarem alguns espaços onde manifestações não podem ser feitas. É da democracia: estradas, p.ex.,aeroportos,estações rodoviárias, locais de instalações de energia, água, etc.O resto,liberado, inclusive ruas e avenidas (como aliás decidiu o próprio STF) Isto ocorre em qualquer lugar democrático avançado do mundo.

Manifestação com 10 mil participantes implementa novo dia de tensão em Porto Alegre. 80 foram presos. As redes sociais estranham ação da Brigada nos protestos.

-  O ponto importante das manifestações de ontem a noite em Porto Alegre foi a disposição dos manifestantes de enfrentar os grupos organizados de delinquentes políticos e comuns. 80 bandidos foram presos, porque agiram criminosamente e tentaram desorganizar a manifestação. É o maior número de detenções feitas até hoje em Porto Alegre em protestos do gênero. O governo estadual gaúcho terá que dar muitas explicações nesta terça-feira, porque suas forças policiais foram acusadas de bloquear as ruas que levam ao Palácio Piratini, onde despacha o governador Tarso Genro, além de ter atacado a multidão para dividir os manifestantes em passeatas separadas. Pelo Facebook, denúncias assinadas revelaram que grupos de características para-militares entraram em conflito com os próprios manifestantes e implementaram ações de violência. A nota a seguir é do site Terra.

Policiais e manifestantes entraram em conflito na noite desta segunda-feira, em um novo protesto realizado em Porto Alegre. Após deixarem a frente da prefeitura da capital gaúcha por volta das 18h, o grupo retornava à sede do Executivo municipal, por volta das 20h30, quando manifestantes tentaram saquear uma loja de sapatos na região da Esquina Democrática.

. Após o conflito entre pessoas que tentavam saquear o comércio no local e manifestantes que tentavam evitar a ação, a polícia agiu e criou um cordão para isolar a área e dispersar a multidão.

. Após a ação da Brigada Militar, um grupo passou a tentar saquear outras lojas e a também vandalizar a região, enquanto a maior parte dos manifestantes se dispersou.

Empregados do comércio
reagem com nota
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre vem a público manifestar seu mais veemente repúdio às ações de vandalismo que têm atacado covardemente, e na calada da noite, as lojas do comércio da cidade, com ameaças à integridade física dos trabalhadores. Por outro, exigimos que o Governo do Estado mobilize contingentes suficientes da Brigada Militar para garantir a segurança em todo o percurso das manifestações, e não apenas em determinados espaços ou locais públicos ou privados.  É responsabilidade das autoridades zelar pela segurança pública, pelo patrimônio público e privado, de forma especial os pequenos empreendimentos, geradores de empregos em nossa capital, principalmente no comércio. Aproveitamos para esclarecer que nós trabalhadores temos compromisso com a democracia, que protestamos de cara limpa, sem as máscaras da impunidade, mas que também exigimos revisão da tabela do Imposto de Renda, Postos de Saúde abertos 24 horas, transporte de qualidade e reforma política.

Ary Vannazi, presidente da Famurs, hoje: "Eles não têm líder, mas 40% querem esse fdp do Joaquim Barbosa como presidente "

Ao lado, o fdp Joaquim Barbosa, segundo o líder dos prefeitos do RS, o petista Ary Vanazzi.

Na reunião da AMFRO, entidade que reúne os prefeitos dos municípios da Fronteira Oeste do RS, hoje de manhã, na sede da Famurs, o ainda presidente, Ary Vanazzi, PT, resolveu fazer um alerta sobre o risco das manifestações violentarem as instituições e a democracia.

. E mordeu a língua: 

- Eles não têm partido nem líder. E 40% querem esse filho da puta do Joaquim Barbosa de presidente!!! 

. E emendou um discurso (já preparado pelo PT) sobre a conivência do  presidente do STF com desmandos e corrupção do Judiciário. E avisou que a velha classe média não suporta  o crescimento da nova classe média ...

 - Vem chumbo grosso contra Joaquim Barbosa esta semana!

Manifestantes saem em massa em Canoas, isolam vândalos e vaiam deputado do PT

A foto ao lado é do jornal O Timoneiro.

Mais de 3 mil pessoas, segundo a própria Brigada Militar, foram para as ruas de Canoas, o maior município da região metropolitana depois de Porto Alegre, para protestar contra a corrupção e pela melhoria dos serviços públicos. Uma parte dos manifestantes bloqueou a BR-116 nos dois sentidos. A rodovia é a mais importante do Estado. As notícias são de agora há pouco.

. Um grupo de 30 manifestantes mascarados tentaram tumultuar, mas foram impedidos à força pela maioria.

. O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, PT, foi expulso do protesto sob vaias.

. Canoas é comandado pelo prefeito Jairo Jorge, PT, que tentou esvaziar de todos os modos a manifestação. Ele controla toda a Câmara de Vereadores. Apenas um vereador faz oposição. Jairo Jorge é candidato a presidente do PT. O PT, seus governantes e dirigentes, são os principais alvos das manifestações.

Governo pune bombeiro que critica Tarso pelas redes sociais

Um bombeiro de Getúlio Vargas, no norte do Estado, foi punido com 48 horas de detenção após uma postagem no Facebook contra o governador Tarso Genro. Marcos Fernando Pádua desabafou na rede social sobre o episódio que envolve a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. No texto, ele reclamou da declaração do governador, em janeiro deste ano, que desautorizou o comando do Corpo de Bombeiros e disse que "o palco de tragédia em Santa Maria não poderia estar aberto". O bombeiro também lamentou o salário pago à categoria e fez um apelo às condições de trabalho dos bombeiros no Estado.

"Sou bombeiro porque gosto. Sou socorrista por opção e com convicção (...) Por amor ao povo o Senhor trabalharia pelo que o Senhor paga ao Bombeiro? Os Bombeiros não criaram as Kiss (Boates), danceterias, prédios de 20, 30 andares. (...) O que falta é quem queira se sujeitar a triste realidade do Bombeiro para tentar resolver emergencialmente a omissão de anos", escreveu.

As palavras foram escritas por Pádua em casa, no dia 26 de abril, quando ele estava de folga do trabalho.

- Eu postei em uma época na qual a população criticava a atuação dos bombeiros. Resolvi fazer o desabafo, mas não sabia que ia ter essa repercussão. Jamais vou criticar a pena que recebi, porque o comando da BM está cumprindo o regulamento — diz.

* Clipping www.zerohora.com.br

Tarso Genro lidera a Marcha dos Insensatos ao acusar de fascista a multidão que protesta nas ruas do Brasil

Na entrevista que concedeu para a Rádio Gaúcha de hoje, o governador Tarso Genro atribuiu os atos de vandalismo à extrema direita, que assalariou entre mil a duas mil pessoas. O governador lidera a Marcha dos Insensatos.

. Tarso, como Dilma e o PT, estão desesperados com os protestos, porque são vidraça desta vez e não pedras. Eles nãos abem como lidar com o povo na rua contra eles, porque é contra eles que o povo está nas ruas, já que Tarso, Dilma, PT, Lula, são os governantes e o Partido dominante, portanto responsáveis pela corrupção, serviços péssimos de saúde, educação de baixa qualidade, transporte coletivo criminoso.

. O governador - é o governador - tem a seguinte obrigação, para não ser chamado de mentiroso e caluniador vulgar:
1) Identificar imediatamente os grupos de extrema direita.
2) Dar os nomes aos financiadores das ações de vandalismo.
3) Prender os delinquentes políticos que agem com violência.

. Até agora, a polícia de Tarso só prendeu bandido comum. O que faz que não prende delinquentes políticos?

O que o editor tem dito desde o primeiro momento é o seguinte:
- Na liderança e nas ações violentas estão gente do PSOL, PSTU, PT, e seus sindicatos e ONGs aparelhados, mais grupos de renegados e desajustados sociais colocados a serviço deles.

. Provas ?
1) As entrevistas dos líderes deles, inclusive ao jornal Zero Hora, semana passada, com um dirigente do Juntos (PSOL) e da presidente do PSTU, Vera Guasso.
2) Os sites e endereços sociais do Juntos (PSOL), Movimento do Passe Livre (PT)
3) As fotos que repórteres fotográficos e os próprios serviços de inteligência do governo já recolheram nas manifestações.

. Ao tentar criminalizar as manifestações e atribui-las à direita, Tarso Genro e o PT do RS pisam em faslo, reconhecem que a enorme multidão que está nas ruas, na verdade está contra eles, e admitem que não controlam e nem lideram mais nada.

. Tarso Genro poderia informar-se melhor dentro da própria casa, ouvindo mais sua filha, Luciana Genro, líder do PSOL, em nome de quem está registrada a organização Juntos, que está à frente de todos os pelotões de enfrentamento ocorridos em São Paulo, Rio e Porto Alegre. 

. Fazem retórica vazia, oportunista, insensata e covarde.

CLIQUE AQUI para ler, também, análise de Reinaldo Azevedo, Veja, sobre as insensatas declarações de Tarso Genro. 

Dilma reúne governadores e propõe plebiscito para Constituinte Exclusiva

- Dilma pareceu bem mais humilde nesta segunda-feira. Ela perdeu a arrogância tradicional. Seus olhos pouco brilharam e se mantiveram em guarda baixa e seu corpo mostrou-se mais alquebrado, tudo o que decorre da enorme tensão por que passou nos últimos dias.

A presidente Dilma Rousseff falou há pouco com governadores e prefeitos de capitais. Ela abriu o encontro propondo cinco pactos com todos eles, mas o mais importante foi a proposta de convocação de um plebiscito para  uma Assembleia Nacional Constituinte específica para discutir e votar a Reforma Política.

. A presidente propôs cinco Pactos:
- Reforma Política, com Constituinte exclusiva.
- Leis mais severas para combater a corrupção.
- Saúde melhor para todos, com mais vagas nas Faculdades e importação de médicos.
- Educação melhor, com investimentos de dinheiro dos royalties do petróleo.
- Privilegiamento do transporte público de massas.

. Os governadores e prefeitos das capitais também falarão.

NESTA SEGUNDA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Está congelada licitação para o transporte de ônibus de Porto Alegre

Prossegue paralisado o processo que viabilizaria a primeira licitação para o transporte público da história de Porto Alegre. 

. As atuais concessões resultam de uma caixa preta que prefeito nenhum conseguiu abrir até hoje.

. Ou não quis.  

Tarso já deu calote de R$ 200 milhões ao IPE-Saúde. O governo retém dinheiro do Plano de Saúde.

Nesta segunda-feira o Tribunal de Contas do Estado do RS programou uma inspeção extraordinária no IPE-Saúde. Os auditores perceberão que o governo estadual retém indevidamente valores milionários que não repassa ao plano de saúde.

. No total, são R$ 200 milhões.

. Os valores referem-se ao ano passado e a 2013.

. O IPE-Saúde serve a todos os servidores estaduais e corre severo risco de fechar em gigantesco déficit este ano.

. A direção do Instituto de Previdência tenta conter a reação dos associados, alegando que os R$ 200 milhões retidos pelo governo estadual não fazem falta neste momento, já que são recursos destinados a 
socorros financeiros inesperados e não aos pagamentos do dia a dia.

. Há controvérsia. 

Economia brasileira cresceu 4,3% em abril, constatou Serasa Experian

O Brasil iniciou o segundo trimestre do ano com um ritmo mais forte de crescimento, de acordo com o indicador de atividade econômica medido pela Serasa Experian, segundo o qual a economia brasileira teve alta mensal de 1,2% em abril.

. Na comparação com o mesmo mês de 2012, o avanço foi de 4,3%, enquanto no acumulado do ano a atividade econômica registra crescimento de 2,5%.

. Para os economistas da Serasa, o avanço foi resultado pelo calendário favorável, com o deslocamento do feriado da Páscoa para março e o de Tiradentes caindo em um domingo, o que gerou mais dias úteis de produção.

* Clipping www.uol.com.br

Mujica pode atacar novamente, como fez com Cristina Kirchner

Há apenas 60 dias, o irreverente presidente do Uruguai, José Mujica, um ex-tupamaro, referindo-se à presidente argentina Cristina Kirchner, disse o seguinte num ato do qual participava, sem perceber que o microfone estava aberto:
- Ela (Cristina) consegue ser pior do que o zarolho.

. Zarolho era o ex-presidente Nestor Kirchner, marido de Cristina, que morreu no ano passado.

. O governo da Argentina protestou.

. Nesta segunda-feira, em Brasília, na Câmara, alguns deputados que ainda conseguem manter o bom humor, aguardavam para qualquer momento outra manifestação do presidente José Mujica, que certamente virá no seguinte tom:

-Ela (Dilma) consegue ser pior do que o borracho.

. Borracho, no caso, é o ex-presidente Lula.

Saiba por que não interessa aos manifestantes atacar os jornalistas e o jornal Zero Hora

- Em nenhuma outra cidade brasileira os jornais são atacados. Por que calam os Poderes do RS, o Sindicato dos Jornalistas, a ARI, a OAB, a Ajuris e a CNBB?

Somente aos grupos políticos e ideológicos de extrema esquerda - PSOL, PSTU, PCO, Juventude do PT - , sindicatos e  ONGs aparelhadas por todos eles e pelo próprio PT, interessa conduzir os manifestantes para avenida João Pessoa afora e dali para a Avenida Ipiranga e a sede do jornal Zero Hora. Essas minorias agressivas sempre se garantem da companhia dos grupos de renegados e desajustados sociais, mais bandidos comuns de todo gênero.

. Foi o que fizeram na quinta e na sexta-feira.

. O alerta dos jornalistas Zero Hora no manifesto que tiraram hoje (leia abaixo) deixa claro o papel que jogou a imprensa brasileira até este momento, porque foi ela e não os políticos, governos e Partidos, quem denunciou diariamente os atos de corrupção, os corruptos e suas conexões, além dos péssimos serviços de saúde, as condições selvagens do transporte coletivo e a má qualidade da educação.

. Isto significa que o alvo - Zero Hora - é onde se localiza um aliado, mesmo que este tenha, como deve ter, sua própria vertente de cobertura do que acontece.

. O desvio da atenção pública só beneficia os verdadeiros objetos da ira popular deste momento, que são os atuais governantes, os políticos e os Partidos do RS.  

. Os provocadores que desviam a rota dos manifestantes da Praça da Matriz, sabem muito bem o que fazem, porque interessa a todos eles servir aos interesses da nomenklatura petista estadual e reprimir a liberdade de imprensa, através do ataque ao principal jornal do Estado.

- Calar os outros jornalistas, depois disto, será apenas um detalhe. Quem quer calar a imprensa e o governador Tarso Genro e o seu Partido, que não cansam de propor a imediata instalação do seu próprio soviete jornalístico, o Conselho Estadual de Comunicação. 

Bolsa de SP derrete com más notícias da China. Dólar na gangorra.

A Bolsa  continua registrando fortes perdas no pregão de hoje. Às 12h34, a queda do índice era de 3,21%,despencando para  45.544 pontos. Vale PNA é responsável por boa parte dessa desvalorização, com queda de 5,34%, a 26,93. As ordinárias perdiam 5,62%, a R$ 28,74.

. Analista financeiro de Leandro & Stormer, Leandro Rushel disse há pouco ao editor que o derretimento da Bolsa deve-se a duas razões principais:
1) Problemas na economia chinesa relacionados com a liquidez dos seus bancos.
2) A crise das ruas no Brasil.

. A queda severa das ações da Vale revelam a preocupação dos investidores com a situação chinesa, porque certamente será reduzidas compras no exterior, atingindo os setores de mineração, alimentos e siderurgia, que são as áreas de maiores exportações para a Ásia.

. O dólar, pouco depois do meio dia, subia 0,4%, cotado a R$ 2,25, mas as 14h13 min já dava sinais de recuo (mais 0,8%).

Mercado reavalia projeções de inflação e PIB para pior

Projeções do Boletim Focus para este ano, divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central. Entre parênteses, estão os números anteriores.

Juros básicos, Selic - 9% (9%)
Inflação do IPCA - 5,86% (5,83%)
PIB - 2,13 (2,10)

- A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,4% na passagem de maio para junho, feitos os ajustes sazonais, para 112,9 pontos, o menor patamar desde março de 2010. A média histórica do indicador é de 114,8 pontos.
CLIQUE AQUI para ler mais.

NESTA SEGUNDA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Ataques do terror contra Zero Hora são ataques contra a liberdade de expressão no Brasil

O manifesto divulgado hoje pelos jornalistas do diário Zero Hora, o carro-chefe do grupo RBS e mais importante jornal do RS, é inédito na história da imprensa do RS.

. Nem todos os profissionais assumiram sem protesto a tarefa de assinar o documento. Houve reações.

. As ameaças reveladas no mesmo manifesto constituem denúncias de ações terroristas contra o jornal, que só não foi atacado, invadido, depredado e incendiado, conforme o próprio jornal, porque a proteção da Brigada Militar foi eficiente.

. Os jornalistas e a direção do jornal temem que nesta segunda-feira os policiais não estarão mais em mesmo número na avenida Ipiranga, sede da RBS. É a informação que circula em Porto Alegre. O governo teria assumido responsabilidade política por reduzir os efetivos.

- A defesa da atividade jornalística de Zero Hora não pode ser exclusividade dos profissionais que trabalham na RBS, porque é responsabilidade de todos os jornalistas, inclusive do editor desta página, como de resto da sociedade gaúcha, organizada ou não, beneficiários diretos do dispositivo constitucional que garante a liberdade de expressão, portanto de imprensa.

Jornalistas de Zero Hora assinam manifesto denunciando atos de terrorismo contra a RBS

Nesta segunda-feira, editores, colunistas, repórteres, fotógrafos, infografistas, administrativos, diagramadores, estudantes de jornalismo e profissionais de vídeo da Redação do jornal Zero Hora publicaram um manifesto sobre as ameaças ao prédio onde trabalham, durante as manifestações ocorridas nos dias 17 e 20 de junho em Porto Alegre. Leia abaixo a íntegra do documento.

MANIFESTO DOS JORNALISTAS DE ZERO HORA
Nos últimos dias, a Redação de Zero Hora esteve sob ameaça em duas ocasiões, e isso pode ocorrer outras vezes.

Na segunda-feira, dia 17, e na quinta-feira, dia 20, o Batalhão de Operações Especiais fez barreiras quase em frente ao jornal. Havia - e há - informações de que grupos de vândalos tinham a intenção de depredar, invadir e mesmo incendiar o prédio enquanto dezenas de pessoas estavam ali trabalhando, entre as quais jornalistas, radialistas e inúmeros outros profissionais de áreas como manutenção, alimentação e segurança.
A imensa maioria dos manifestantes, como o jornal tem destacado, quer protestar de forma pacífica contra governos e diferentes instituições, aí incluída a imprensa. Zero Hora, porém, tornou-se alvo de grupos que defendem abertamente o uso de métodos violentos de protesto, como incendiar veículos e vandalizar prédios.

Como todos os brasileiros, torcemos para que desse movimento resulte, dentro dos marcos da ordem democrática, um país mais justo e uma imprensa melhor.
Nosso papel, neste momento, é noticiar, analisar, refletir as diferentes visões da sociedade sobre o que se vê nas ruas. 
(...)
 Em respeito aos cidadãos e porque acreditamos no jornalismo, não fugiremos ao dever de informar.

Assinam o documento:
Adriana Franciosi
Adriana Irion
Adriano de Carvalho

- Seguem-se mais assinaturas.

Sem chuva, protestos devem atrair mais de 40 mil pessoas em Porto Alegre nesta segunda-feira

Depois de ser sacudida na semana passada com dois protestos que reuniram mais de 30 mil pessoas nas ruas, Porto Alegre se prepara para mais uma manifestação na tarde-noite desta segunda-feira. Em torno de 40 mil pessoas são esperadas na manifestação de hoje. 

. São dois os principais eventos que chamam a população a se concentrar em frente à prefeitura da Capital no fim da tarde de hoje. Um deles é convocado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, e conta com mais de 14 mil confirmações. A outra manifestação convoca a população para protestar contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37 pelo Congresso Nacional. O evento conta com mais de 43,5 mil confirmações na rede social Facebook.

. A concentração mais uma vez se dará apartir da Prefeitura da Capital, no Centro, os manifestantes planejam partir também da chamada Rótula do Papa, localizada entre as avenidas Erico Verissimo, Azenha, Gastão Mazeron e José de Alencar. O objetivo seria alcançar rapidamente a esquina entre a avenida Ipiranga e a Erico Verissimo (prédio da RBS/Zero Hora), furando o bloqueio que a polícia manteve no local nas manifestações anteriores.

- A maior parte do comércio do centro de Porto Alegre irá fechar as portas às 16h. Alguns colégios particulares e estaduais como o La Salle suspenderam as aulas a tarde. A avenida Ipiranga, sentido bairro centro, será bloqueada a partir das 18h na altura da Érico Verissimo. As principais manifestações mais violentas são esperadas em frente ao Palácio Piratini, onde a PM já faz um bloqueio das ruas e em frente a Zero Hora.

Marcelo Repetto (ex-Oi) é o novo diretor regional da Claro no RS

O administrador de empresas Marcelo Vinas Repetto é o novo diretor regional da Claro no Rio Grande do Sul. Repetto já passou pela Oi, Vivo e Dana Albarus.

. Ele assume o lugar de Maurício Perucci, que vai para a diretoria nacional de canais indiretos em São Paulo.

Bandidos tomam conta do presídio em Novo Hamburgo

Condenados de alta periculosidade entram e saem do presídio pelo muro sem vigilância. Dia e noite. Motoristas de carros emotos param rapidamente na rua para arremessar pacotes ao pátio. Drogas e celulares circulam à vontade nas galerias. Prostitutas são puxadas para dentro com cordas. O Instituto Penal de Novo Hamburgo está fora de controle. Os presos tomaram conta. Conforme detentos que não integram facções, as duas principais organizações criminosas do sistema carcerário gaúcho – "Os Manos" e "Os Bala na Cara" – vêm aproveitando a fragilidade da segurança interna para forçar regalias e até determinar a distribuição dos apenados nas galerias. São grupos rivais, que se matam nas ruas, mas não se enfrentam no presídio. “Tá tudo dominado.”

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa do jornal NH.

OAB e CNBB cobram reforma política

No embalo das manifestações promovidas por grupos não organizados da sociedade, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançam, a partir das 10h de hoje, na sede da OAB, uma campanha de coleta de assinaturas para pressionar o Congresso a votar parte das reivindicações identificadas nos protestos que se espalharam pelo país nas duas últimas semanas.

. A ideia é obter pelo menos 1,2 milhão de assinaturas favoráveis a um projeto de reforma política batizado de Eleições Limpas, uma medida complementar à Lei da Ficha Limpa.

Brasileiro usa crédito para pagar dívida

Mudou a procura dos brasileiros por crédito. As pessoas têm buscado mais as linhas que oferecem dinheiro vivo, usado principalmente para pagar dívidas do que aquelas que vinculam o financiamento à compra de um produto. 

. E a estrela do crédito é o consignado, cuja prestação é descontada do salário do trabalhador praticamente sem risco de calote para os bancos. O volume de aprovações do consignado cresceu 20,8% em 12 meses até abril, segundo dados do Banco Central (BC).

NESTA SEGUNDA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR

PIB do Brasil está em último lugar na América Latina

Às voltas com inflação em alta, fuga de capitais e lentidão na realização de investimentos, o Brasil é o país que teve a segunda mais baixa variação do Produto Interno Bruto (PIB) entre as nações da América Latina no ano passado: apenas 0,9%, último entre os que apresentaram crescimento e à frente apenas do Paraguai, que apresentou queda de 1,2% no PIB em 2012. Os dados são da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) que fez um ranking com 20 países da região.

. Segundo o jornal O Globo, além do PIB foram analisadas também as taxas de inflação desses países. A brasileira, de 5,8%, no ano passado, foi a sexta mais alta da região, abaixo de parceiros latinos como a Venezuela, a Argentina e o Uruguai, que em 2012 registraram taxas de 19,5%,10,8% e 7,5%, respectivamente.

Ibope revela que avaliação de Ótimo+Bom de Dilma despencou para 38,3%.

1. A revista Época (23) divulgou pesquisa do Ibope entre os dias 16 e 20 de junho em nível nacional. As avaliações foram feitas por notas 0 a 6, 7 e 8, 9 e 10. As notas não coincidem com a avaliação através de pergunta ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.
       
2. Por isso, este Ex-Blog, fez uma tabela comparando os dois tipos de avaliação nas últimas pesquisas e através de uma regra de três simples, transformou as notas em avaliações porcentuais. Com esse ajuste, a presidenta Dilma tem avaliação Ótimo+Bom de 38,3% na pesquisa do Ibope.
       
3. Fazendo o mesmo ajuste para os demais, temos Ótimo+Bom: Governadores 32,3% / Prefeitos 28,9% / Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores 18,7% / Senadores 17,8%.

4. Pela ordem em respostas múltiplas, o Ibope perguntou a razão das manifestações: Melhor Transporte Público / Contra os Políticos / Contra a Corrupção / Por melhor Saúde e Educação / Principais problemas do Brasil, pela ordem em respostas múltiplas: Saúde, Segurança, Educação e Drogas.

* Resumo feito pelo ex-prefeito do Rio, Cesar Maia.

Senador Lindbergh Farias, PT, ex-presidente da UNE, avisa que Partidos não representam mais nada no Brasil

Partido deixou de ser instrumento de mobilização das ruas. Até porque os nossos partidos de esquerda chegaram ao poder e estão aí há dez anos.


Senador Lindbergh Farias (PT-RJ)

- O senador do PT é ex-presidente da UNE. Foi líder dos caras-pintadas que derrubaram Collor, de quem é aliado no governo. O senador poderia acrescentar que também entidades como UNE, Cpers e sindicalistas como os da CUT, também deixaram de ser instrumentos de mobilização das ruas, porque foram aparelhados pelo PT, PCdoB ou PSOL, vivem de verbas do governo e seus dirigentes são os atuais governantes, portanto transformaram-se em pelegos sem inserção social alguma, deixando de operar como representantes da sociedade. 

Dilma chama seus pelegos do Movimento Passe Livre para dialogar com as massas que estão nas ruas do Brasil

Ao convidar o Movimento Passe Livre para uma reunião no Planalto, a presidente Dilma Roussef procurou o grupo mais organizado e visível das atuais manifestações de rua, mas também o único deles completamente aparelhado pelo PT, conforme o editor já demonstrou aqui inúmeras vezes. O registro “Passe Livre” pertence a uma entidade chamada Alquimídia e tem um responsável: Thiago Skárnio, que começou tudo em Florianópolis. A Alquimídia é financiada pelo governo Dilma: tem patrocínio do Ministério da Cultura, da Petrobras e pode captar recursos da Lei Rouanet. No seu blog diário, o jornalista Reinaldo Azevedo informa hoje que Skárnio pertence a grupos que querem “o controle social da mídia”. Ou por outra: ele quer dinheiro da Petrobras, do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet e quer também controlar o que os outros podem ou não noticiar. Eles não querem aparecer como aparelho do PT para poder manobrar politicamente sem levantar suspeitas. 

. Um dos vetores iniciais das atuais manifestações (o outro foi o grupo que iniciou protestos contra a Copa, em Brasília), o MPL viu esvaziadas e ultrapassadas suas consignas, tão logo os governadores e prefeitos reduziram as tarifas de ônibus. O MPL serviu de instrumento inicial para que o PT de São Paulo emparedasse o governador Geraldo Alckmin, desgastando-o e favorecendo o candidato do Partido no ano que vem. Na quinta-feira, ultrapassado pela movimentação de milhões de brasileiros que foram para as ruas, o MPL rendeu-se aos seus chefes do PT e do Palácio do Planalto, admitindo bandeiras dos Partidos de esquerda nos protestos de rua. Não foi ouvido. As bandeiras do PT, PSTU e CUT foram rasgadas e seus militantes foram expulsos. No dia seguinte, sexta-feira, o MPL acusou de fascistas os milhões de manifestantes e avisou que se retiraria das ruas. A reação emocional foi contida pelo PT e pelo Planalto, que mandou-se recuar, o que fizeram no sábado mesmo.

- Objeto da ira popular por causa de seus compromissos com a corrupção, o fisiologismo e a má gestão, PT e governos do PT tentam desesperadamente manter o status quo, o que fazem através de organizações aparelhadas apelegadas e via retórica dispersiva. 

Dilma reúne-se nesta segunda com governadores e prefeitos para fechar pacto nacional pela melhoria dos serviços públicos

- A presidente não quis aproveitar a reunião com governadores e prefeitos para discutir a crise, preferindo ir direto ao ponto, ou seja, articulando esforço conjunto pra melhorar dois serviços que foram para a pauta das reivindicações mais claras: saúde e educação. 

A presidente Dilma Roussef se reunirá nesta segunda-feira com os governadores e prefeitos de todo o País para discutir o Pacto Nacional pela Melhoria dos Serviços Públicos. A proposta do encontro foi apresentada em pronunciamento feito em rede nacional na sexta-feira, em resposta às manifestações que sacodem o Brasil há duas semanas.

Fogaça alerta: "Manifestações querem novo modelo de democracia para o Brasil"

- Mesmo no RS, são raros os líderes políticos que tentam analisar a crise política que desbordou para as ruas em sucessivas manifestações de protesto contra os maus serviços públicos, os governos e os Partidos. No Piratini, o governador Tarso Genro, PT, tenta não apenas encontrar um rumo para suas análises, como também busca propor soluções e até assumir a liderança dos protestos, embora seja também o seu governo um dos alvos dos protestos. Nos demais Partidos, o silêncio chega a ser constrangedor. É por isto que ganha importância esta manifestação do ex-prefeito José Fogaça, PMDB, um dos melhores pensadores do Partido no RS. Tanto Fogaça quanto Tarso, no entanto, não perceberam ainda que seus Partidos – PMDB e PT –, a nível nacional, são os principais alvos da ira popular, porque são eles as faces mais visíveis de governos corruptos, ineficientes e atrasados.

O ex-prefeito de Porto Alegre, ex-senador e um dos mais importantes líderes do PMDB do RS, José Fogaça, surpreendeu os 400 dirigentes e militantes do Partido que se reuniram no fim de semana em Garibaldi, ao fazer uma análise demorada sobre as manifestações que estão em curso no Brasil. O que ele disse:
-  As manifestações não fazem parte do atual modelo democrático, pois o ultrapassam. Não porque as manifestações sejam antidemocráticas, mas porque a nossa democracia não tem tamanho para absorver um tipo de manifestação como essa. Os manifestantes não aceitam hierarquias e quem tente capitalizar oportunamente as forças e energias que emergem desta luta. Se não entendermos isso, não entendemos nada.

. Logo em seguida, ainda dentro da mesma linha, ele afirmou que o cidadão que se manifesta não está em busca de um líder, mas sim de um candidato e de um Partido que tenha clareza na sua linha de atuação, no seu projeto e na sua direção. Diante deste cenário, defendeu mais uma vez um projeto nacional para o PMDB.

. O ex-prefeito José Fogaça avaliou deste modo o conteúdo mais transparente da atual crise política, que é a rejeição aos atuais Partidos:
 - Toda essa movimentação demonstra um aspecto muito claro: de que a população não vê com nitidez o propósito e o posicionamento dos partidos políticos.

.  Fazendo uma autocrítica ao PMDB, ele questionou: “Estamos sendo claros ao povo sobre o nosso posicionamento e no nosso propósito?

Molinari assumirá dia 2 a presidência da Agergs, RS

Será dia 2 a posse do novo presidente da Agergs, a agência reguladora de serviços concedidos do RS, Juarez Molinari.

NESTA SEGUNDA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/