Julgamento do mensalão está longe de ser encerrado, diz o réu condenado e chefe do Mensalão, Zé Dirceu

* Clipping Rita Soares, especial para o Estado


BELÉM - O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu afirmou que a divulgação, pelo Supremo Tribunal Federal, do acórdão do julgamento do mensalão está longe de encerrar o caso. Um resumo foi publicado nesta sexta-feira, 19, e o acórdão completo deve estar disponível na próxima segunda-feira, 22. A partir daí, começam a contar os prazos para recursos.

Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, o ex-ministro diz que ingressará com embargos declaratórios e também com os chamados embargos infringentes em que tentará anular a condenação por formação de quadrilha, já que nesse caso específico teve quatro votos favoráveis.Caso não obtenha sucesso nessa fase, Dirceu deve pedir ainda revisão criminal, alegando que o Supremo errou ao considerar, públicos, recursos da Visanet, um fundo ligado ao Banco do Brasil. A Visanet abasteceu as empresas de Marcos Valério condenado como operador do mensalão. "Há um erro jurídico grave. O Supremo foi induzido a erro pela perícia. Recursos da Visanet não são públicos. Não são do Banco do Brasil e não foram desviados. Os serviços foram pagos e prestados e nós vamos provar", disse.

. O último passo, segundo Dirceu, será um recurso ao Tribunal Penal Internacional, onde vai argumentar que não teve direito ao duplo grau de jurisdição, uma vez que foi julgado pelo Supremo, última instância da Justiça brasileira. "Todo cidadão tem o direito de, ao ser processado, poder recorrer para uma segunda instância. A Constituição é clara. Eu não tenho foro privilegiado. Eu não era ministro, não era deputado, quando da denúncia em agosto de 2007".  Dirceu contou que está em contato com juristas internacionais que já estudam o assunto. "Estamos levantando casos em que a corte decidiu a favor da demanda de dupla jurisdição", explicou.

. O ex-ministro desembarcou na tarde desta sexta-feira, 19, em Belém (PA). Na capital paraense, foi ciceroneado pelo ex-deputado petista Paulo Rocha que também foi julgado na ação do mensalão, mas acabou absolvido. Dirceu participou de um encontro com advogados petistas, onde apontou supostos erros no julgamento do Supremo. À noite, em um evento voltado para a militância petista, fez palestra exaltando os 10 de PT no poder.À imprensa, disse que ainda não tinha lido o acórdão e voltou a reclamar do que considera condenação sem provas. "A acusação é de que sou chefe da quadrilha e de que sou corruptor, mas vamos ler o acórdão e ver onde está a prova. Nesses quase oito anos, eu sofri uma devassa na minha vida. Não há nada que me relacione com os fatos que são denunciados na ação penal 470".Indagado se a movimentação dele pelo Brasil não criaria embaraços ao governo da presidente Dilma Rousseff, afirmou que é uma ilusão achar o assunto morreria se ele ficasse quieto. "E eu estou buscando justiça. Quem não busca justiça está se enterrando vivo. Eu sou de luta". 


John Deere explica como foi acidente que matou trabalhador de Horizontina

- Neste sábado a tarde, o trabalhador acidentado morreu, mas antes disto a direção da John Deere, fábrica de colheitadeiras e tratores, com fábricas em Horizontina e Montenegro, RS, tirou a seguinte nota neste sábado a tarde:

Um acidente ocorreu na noite desta sexta-feira, 19 de abril, por volta das 23h30, na fábrica de colheitadeiras e plantadeiras da John Deere em Horizontina (RS), quando uma explosão no setor de pinturas deixou um funcionário gravemente ferido. No momento do acidente, ele fazia limpeza de rotina nos equipamentos de pintura na linha de produção de colheitadeiras, que atualmente está em parada técnica programada para o mês de abril. A John Deere lamenta profundamente o ocorrido.

]A vítima foi transferida para um hospital em Passo Fundo e, segundo os últimos boletins médicos, seu quadro é considerado grave, porém estável.

O funcionário acidentado é um profissional experiente, com 17 anos de carreira na John Deere, tendo cumprido dezenas de horas de treinamentos de segurança e qualificação profissional. Sob os valores de integridade, qualidade, comprometimento e inovação, a John Deere aplica rígidas normas de segurança no ambiente de trabalho, além de zelar pela constante manutenção do seu espaço fabril. É a primeira vez que um acidente desta natureza ocorre em Horizontina.

Durante toda a madrugada, autoridades locais estiveram na fábrica e peritos investigarão as possíveis causas do acidente.

A John Deere permanece concentrada no acompanhamento atendimento médico e assistência necessárias ao funcionário e seus familiares.

Adilson Troca impugna chapa de Marchezan Júnior no PSDB do RS

Foi protocolado nesta sexta-feiras o pedido de impugnação da chapa do deputado Marchezan Júnior para a presidência do PSDB do RS.

. O pedido é do líder da chapa adversária, o deputado Adilson Troca.

. Os advogados do deputado alegam que Marchezan Júnior inscreveu menos candidatos do que devia para o diretório estadual, mas além disto incluiu 12 nomes sem a autorização dos candidatos. Isto tudo contraria os estatutos e o regimento interno.

Eduardo Campos sondou Fortunati para ser vice na chapa PSB-PDT

- Prestígio de Fortunati cresceu muito com sua vitória no primeiro turno e com obras que pipocam por toda Porto Alegre. 


O governador pernambucano Eduardo Campos já analisa opções de vice para a sucessão de 2014. No atual estágio das composições, a alternativa tida como mais vantajosa é a de ceder a segunda posição na chapa ao PDT. Em privado, o presidenciável do PSB revela uma queda pelo nome de José Fortunati, reeleito prefeito de Porto Alegre no ano passado.Há 11 dias, de passagem pela capital gaúcha, Eduardo reuniu-se com Fortunati. Falaram sobre a eventualidade de formalização da parceria. Não foi uma conversa conclusiva. Mas ficou entendido que há interesse das duas partes. Na qualidade de presidente do PSB, o próprio Eduardo negocia o apoio do PDT de Fortunati com o mandachuva da legenda, Carlos Lupi.

O mesmo Lupi que, despachado do Ministério do Trabalho por Dilma Rousseff na pseudofaxina de 2011, acaba de acomodar no comando da pasta o secretário-geral do PDT, Manoel Dias. 

.Aliado de dois gumes, Lupi diz que a presença na Esplanada não implica necessariamente o apoio à reeleição de Dilma.

.Eduardo analisou também com seus operadores a hipótese de acomodar na vice o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A despeito da boa imagem do parlamentar, enrolado na bandeira da educação, avaliou-se que ele possui características desvantajosas.

* Clipping Josias Souza, Folha.

Rosemary dispensa seus advogados petistas. Ela resolveu contratar o gaúcho Fábio Medina Osório.

- Fábio Medina Osório é especialista em improbidade administrativa e tem obras sobre o assunto. Seu último livro intitula-se "Direito Administrativo Sancionador". 



Ao descredenciar seus advogados petistas, Rosemary, a amante de Lula ameaçada pela sindicância que detonou sua vida de rainha enquanto foi chefe de gabinete do ex-presidente, demonstrou claramente que se sente abandonada.

. Ela é um Marco Valério de saias.

. O pior nem foi descredenciare os advogados petistas, mas foi a escolha do novo escritório de advocacia que irá atendê-la.

. O novo advogado de Rosemary é o gaúcho Fábio Medina Osório, que pulverizou a raivosa campanha petista contra a ex-governadora Yeda Crusius. Medina Osório conserva a sede do seu escritório em Porto Alegre, na Furiel, mas no segundo semestre do ano passado ele se mudou com a família para o Rio.

Rosemarty ameaça detonar Lula, Dilma e o PT

VEJA teve acesso às 120 páginas do relatório final elaborado por técnicos do Planalto sobre a atuação de Rosemary Noronha, a amiga íntima que Luiz Inácio Lula da Silva mantinha no escritório da Presidência da República de São Paulo. Ela está inquieta e ameaça explodir. Acha que foi abandonada pelos antigos amigos.

. Para se defender no processo administrativo, Rosemary fez um rol de testemunhas de defesa que, tudo indica, já embute uma espécie de ameaça: Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e ex-chefe de gabinete de Lula, e Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil e ex-braço direito da presidente Dilma, encabeçam a lista. Completam o rol Beto Vasconcelos, atual número 2 da Casa Civil, e Ricardo Oliveira, ex-vice-presidente do Banco do Brasil e um assíduo visitante do gabinete que ela chefiava na avenida Paulista. São apenas os primeiros nomes, segundo a estratégia montada pela ex-secretária.

. Rosemary parece dizer algo assim: “Esses aí sabem o que eu fazia…”.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O material é de Reinaldo Azevedo, www.veja.com.br

Rosemary, a amante de Lula: conheça sua vida de rainha

No dia 14 de maio o ex-presidente Lula virá para um encontro do PT em Porto Alegre. A oportunidade será de primeira linha para que seus companheiros exijam explicações sobre a vida de rainha que ele concedia à sua amante da época e também sua ex-chefe de gabinete da presidência em São Paulo.

. Trata-se de uma história escabrosa de mau uso de dinheiro público, mancebia e tráfico de influência, tudo sob o manto protetor de Lula, que já é investigado em SP e MG por sua condição de chefe do Mensalão e agora tem esta nova face usurpadora e despudorada revelada pela revista Veja que está nas bancas.

. Leia um, pequeno resumo da reportagem de capa, segundo a própria Veja:

Limpeza no gabinete
Em 2012, descobriu-se que Rosemary Noronha usava a influência que desfrutava com o ex-presidente Lula para se locupletar do poder. Exonerada do cargo de chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, ela foi alvo de uma sindicância. VEJA teve acesso às 120 páginas resultantes da investigação oficial, mantida em segredo pelo governo. Elas mostram a extensão das traficâncias de Rose
Brasil
Rose: enriquecimento e privilégios de primeira-dama



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/