Oliboni consegue apoio para Frente Parlamentar para os “desaparecidos”

O Rio Grande do Sul terá um grande reforço na luta contra o desaparecimento de pessoas, especialmente os casos resultantes do tráfico de seres humanos. No dia 04 de março, será instalada a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas, sob coordenação do deputado estadual Aldacir Oliboni (PT).

Fontana abre o jogo no RS: "Nossa adversária será Ana Amélia"

Ao atacar o deputado Beto Albuquerque, PSB, por minar a base de apoio parlamentar do governador Tarso Genro, o deputado Henrique Fontana, PT, escancarou aquilo que todo o PT teme:

- Ana Amélia é a candidata mais forte da oposição. É ela nossa adversária.

Ana Amélia agendou visita a Novo Hamburgo para apoiar Kopschina

Já está agendada a visita da senadora Ana Amélia, PP, a Novo Hamburgo, onde encorpará a campanha do oposicionista Paulo Kopschina, PMDB. A aliança de Kopschina inclui PP, PDT e PSDB.

. Ana Amélia tem sido requisitada para ajudar candidatos até mesmo de Santa Catarina. Ela foi esta semana a Criciuma, Santa Catarina, no lançamento da candidatura oficial de Márc io Búrigo, PP.

- A senadora do PP, graças ao seu trabalho na RBS, tem forte prestígio eleitoral em SC.

Souto Correa Advogados começa com 26 ex-sócios do Veirano Advogados

Neste mês, começou a funcionar o Souto Correa Advogados, na capital gaúcha. A banca é integrada por 26 ex-sócios do Veirano Advogados e conta com um portfólio de clientes conhecidos, como Petrobras, Braskem, Dell, Samsung, Engevix, OAS, AES Sul, Habitasul e Randon. Especializado na área empresarial, o escritório é comandado pelos sócios Anderson Trautmann Cardoso; André Luiz da Silva Gomes; Carlos Fernando Souto; Daniel Mitidiero; Gilberto Deon Corrêa Jr; Guilherme Rizzo Amaral; Henry Gonçalves Lummertz; Jorge Cesa Ferreira da Silva; e Paulo Roberto Souto. O Veirano, que em 2012 contava com 270 advogados, continua atuando em Porto Alegre sob a batuta de Fernando Verzoni e com 15 advogados. É esperado que ele abra contratações em breve para recuperar a perda de profissionais.

Mudança na AGDI foi iniciativa de Knijnik

Não foi o Piratini quem pediu a cabeça de Marcus Coester na AGDI. O autor da mudança foi o secretário Mauro Knijnik, mais afinado com o novo presidente
 - bem  afinado, e há bastante tempo.

Gaúchos tentam atrair fábrica da Jaguar


Poderão vir a Porto Alegre o CEO da Jaguar Land Rover, Ralph Speth, que viajaria junto com Flavio Padovan, presidente da empresa para América Latina e Caribe.

. A Jaguar comunicou esta semana ao governo federal que retomou seus planos de implantar uma fábrica de automóveis no Brasil.


Pedágios: o grande trunfo ou a sepultura para Tarso

Até a oposição teme que o governador Tarso Genro repita o que fez Olívio Dutra nos seus piores momentos e tente criar um factóide em cima dos pedágio, mas de outra forma. Acontece que o êxito do confronto Olívio x Britto só terá repetição como farsa, caso o PT insista com a mentira da tarifa zero.

. Apesar disso,  esse vai ser o grande trunfo do governador para a reeleição. Ainda mais que as pessoas adorarão não pagar nada mais em cerca de mil quilômetros de estadas federais que passarão a ser mantidas com recursos de tributos federais.

Só há duas hipóteses de esse trunfo fracassar:

1) uma total incompetência que o impeça até mesmo de fazer uma singela conservação em 800 quilômetros de estradas estaduais com pouco fluxo, e que estão hoje sem maiores problemas de manutenção. Note-se que, no curto prazo, essa manutenção, com qualidade aceitável e sem aporte de guincho e ambulância, exige investimentos modestos, para o que existem recursos de sobra com a arrecadação absolutamente segura dos pedágios mantidos, mesmo reduzindo drasticamente o preço cobrado, o que ele deverá fazer para "demonstrar" a "correção" da decisão que tomou.
2) a justiça não permitir a retomada dos pedágios pelo governo sem o prévio acerto de contas com as concessionárias.

. Esta segunda hipótese é a que poderá salvar os gaúchos de um golpe profundo.  

Artigo, Elio Gaspari - O comissariado não toma jeito. O caso Tarso Genro.

A charge navega nas redes sociais e demonstra com bom humor de que modo personalidades como Tarso Genro e seus discípulos exercem o contraditório no Brasil.

* Clipping de material publicado numa rede brasileira de jornais.

Tarso quer que o Congresso revide: você pagará as campanhas e os partidos dirão quem será eleito
O PT tem dois ex-presidentes e um ex-tesoureiro condenados a penas em regime fechado e quer mudar o sistema eleitoral brasileiro para pior. A saber: José Dirceu deve dez anos e dez meses, José Genoino, seis anos e onze meses e Delúbio Soares, oito anos e onze meses. Todos condenados por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal. Todos continuam no partido e Genoino, protegido pelo manto das prerrogativas do Legislativo, ocupa uma cadeira de deputado federal. Quando o ex-governador Olívio Dutra teve a coragem de dizer que Genoino deveria renunciar, o deputado André Vargas (PT-PR) lembrou que quando ele "passou pelos problemas da CPI do Jogo do Bicho, teve a compreensão de todo mundo". Pela vontade de seu partido e a compreensão de seus pares, Vargas é o primeiro vice-presidente da Câmara.Os comissários blindaram-se na defesa de seus companheiros, todos condenados por práticas confessas. É direito deles. Quem esperava um sopro de interesse pela moralidade, perdeu seu tempo. Deu-se o contrário. Na melhor prática petista, decidiram "partir para cima". Em vez de discutir a conduta de seus dirigentes, querem mudar de assunto.A proposta vem do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, Ele sugere um "revide". Levanta de novo a bandeira de uma reforma política que crie o financiamento publico para as campanhas eleitorais e estabeleça o voto de lista para a escolha dos deputados e vereadores.Pelo voto de lista os eleitores perdem o direito de escolher o candidato em quem votam. Pelo sistema atual, um cidadão de São Paulo votou em Delfim Netto e elegeu Michel Temer. É um sistema meio girafa, mas o eleitor sempre poderá lembrar que votou em Delfim. Pelo voto de lista, os partidos organizam as listas, o cidadão vota na sigla e serão eleitos os primeiros nomes da preferência das caciquias. Se os companheiros do PMDB colocarem Temer em primeiro lugar e Delfim em 20º, não haverá força humana capaz de levá-lo à Câmara. A escolha deixa de ser do eleitor, que a vê transferida para partidos, por cujas direções passaram Genoino, Dirceu, Delúbio. Ou ainda Valdemar Costa Neto, então presidente do PL, condenado a sete anos e dez meses de prisão e Roberto Jefferson, do PTB, com sete anos e catorze dias.

O segundo pilar do "revide" é o financiamento público de campanha. Acaba-se com um sistema no qual os diretores de empresas usam dinheiro dos acionistas para investir em políticos e transfere-se a conta para a patuleia. Nesse sistema, por baixo, a Viúva gastaria R$ 1 bilhão para financiar candidatos. Todas as maracutaias interpartidárias do mensalão deram-se ludibriando-se leis vigentes. Ganha uma passagem de ida a Cuba quem acredita que esse tipo de financiamento acabará com o caixa dois. Se o PT quer falar sério, pode defender uma drástica limitação das doações de pessoas jurídicas, deixando a Viúva em paz.

A proposta do "revide" é a síntese ideológica e fisiológica da mensalagem. Você paga e eles decidem quem irá para a Câmara. Eles, quem? José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Valdemar Costa Neto e Roberto Jefferson, com um patrimônio de 41 anos e seis meses de cadeia, ou seus dignos sucessores.

Pesquisa mostra que RS é o quarto estado em número de empresas de alto crescimento

O Rio Grande do Sul é o quarto estado em número de empresas de alto crescimento (EAC's). O dado é da pesquisa "Estatísticas de Empreendedorismo", realizada pelo IBGE em parceria com a Endeavor.

. São consideradas empresas de alto crescimento, aquelas que crescem 20% ao ano por três anos consecutivos em número de funcionários. Representam 57% dos novos postos gerados no país. De acordo com o estudo, das 4 milhões de empresas existentes, 32.862 são EAC's, o que representa 1,5% do total de empresas.

. Os cinco estados com o maior número de EAC's são: São Paulo (30,5%), Minas Gerais (9,4%), Rio de Janeiro (7,8%), Rio Grande do Sul (7,4%) e Paraná (7,1%). Quando a classificação se refere ao pessoal assalariado, o Rio Grande do Sul passa para a sexta colocação, com 5,5% do total. A Bahia fica em quarto lugar, com 6,1%. Apesar das empresas gaúchas serem em maior número, as empresas baianas criam mais postos de trabalho por empresa.

. O indicador demonstra que o Rio Grande do Sul possui grande potencial de geração de empregos a longo prazo. De acordo com Amisha Miller, gerente de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor Brasil, “as empresas de alto crescimento no Rio Grande do Sul são, em sua maioria, do setor financeiro e comércio. Esses setores não demandam tanta mão de obra se compararmos com o restante do país".

. Amisha ressalta ainda que “mesmo que as empresas não criem postos de trabalho tão rapidamente, como as do setor de construção; elas são de setores de serviços, que tem muito espaço ainda para crescer no Brasil - uma boa indicação do potencial no estado do RS a longo prazo".

Temporal sem precedentes atinge Porto Alegre. Várias regiões do Estado estão inundadas.

Uma chuva fortíssima acaba de atingir Porto Alegre. A água inunda as ruas, invade garagem e carros são levados de roldão. O temporal não tem precedentes este ano.

. O site www.zerohora.com.br informou há pouco o que segue:

A chuva atingiu Pelotas, no Sul do Estado, por volta de meio dia e seguiu intensa até cerca de 14h. Várias ruas e avenidas estão alagadas. Em alguns trechos das Avenidas São Francisco de Paula, Ferreira Vianna e Domingos de Almeida, no bairro Areal, zona leste da cidade, os carros deixaram de trafegar por causa da água.

Segundo os bombeiros, os bairros mais afetados são Navegantes, Cruzeiro e Dunas. No bairro Navegantes, os Bombeiros resgataram uma família que estava ilhada dentro de casa. No entanto, não há registro de destelhamentos.

. As seis casas de bombas que jogam a água da cidade para o Canal São Gonçalo não estão dando vencimento de acordo com o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep). Duas delas ficaram temporariamente sem energia elétrica, o que dificultou ainda mais a situação de alagamento na cidade.  

. Na Fronteira e na Campanha, também foi registrada chuva forte.

* Foto disponibilizada no Google. A cena é desta quarta a tarde.

NESTA quarta-FEIRA DE CALOR FORTE EM PORTO ALEGRE
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Entrevista, Luiz Francisco Schmidt - A decisão da ministra nomeada por Dilma mancha a história de Erechim

ENTREVISTA
A decisão da ministra nomeada por Dilma mancha a história de Erechim
Luiz Francisco Schmidt, candidato da oposição em Erechim, RS.

Uma ministra do TSE, recém nomeada, que em 2010 foi advogada de Dilma, rasgou decisões do juiz singular e do TER e anulou as eleições na cidade.
Erechim não merece mais esta mancha em sua história.

Conte o que houve na cidade
Erechim vive um momento peculiar em sua história política. Há poucos dias da realização da eleição suplementar, marcada para o dia 03 de março, a Ministra Luciana Lóssio, em decisão monocrática inusitada, suspendeu a eleição em Erechim.

A ministra contrariou decisões já tomadas
A manifestação da ministra Luciana ainda contraria a decisão, lúcida e técnica, da Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministra Carmen Lúcia, que no dia 15 de janeiro indeferiu o pedido do prefeito cassado, Paulo Polis, que pedia a suspensão da eleição, garantindo ela que não via elementos suficientes e nem fundamento na ação.

Vocês também denunciam que o pedido nem era do prefeito cassado
O mais surpreendente é que o ex-prefeito cassado, Paulo Alfredo Polis, não fazia parte do processo, individual da vice-prefeita cassada, Ana Oliveira, e nem era parte legítima, mas mesmo assim seus direitos políticos foram devolvidos de forma mágica ao arrepio da decisão colegiada de 7x0 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Grande do Sul.

Um caso de companheiro para companheiro
“A Ministra recém-nomeada veio decidida a beneficiar a companheirada”, segundo manifestação do deputado federal, Onix Lorenzoni, líder do DEM, da tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 19. Ele apresentou um dossiê das decisões polêmicas da ministra Luciana, coincidentemente sempre favorecendo figuras do PT e de seus aliados.

O governo Dilma e a nova abertura dos portos no Brasil

* Editorial O Globo

Todo governo enfrenta embates decisivos para definir seu futuro, se avançará ou não. No de Dilma Rousseff, a batalha em torno da MP 595 — uma espécie de nova abertura dos portos, mais de duzentos anos depois da primeira — reúne características para ser este momento-chave. Pois dar competitividade ao Brasil no setor portuário é fundamental para a retomada do crescimento e sua sustentação a longo prazo, além de crucial para destravar investimentos.O governo, caso vença o confronto no Congresso pela manutenção das principais linhas da medida provisória, pode, afinal, reanimar o empresariado, temeroso em desengavetar projetos diante das incertezas causadas por vários fatores, um deles os resquícios de ranço ideológico contra o aumento da participação de capitais privados na infraestrutura. Ou seja, Dilma atingirá alvos múltiplos — e o país ganhará muito com isso — se, como tem feito, não recuar diante das pressões retrógradas contra a MP, movidas por uma aliança esdrúxula de corporações sindicais e empresários beneficiários de reservas cartoriais de mercado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Jornalistas da Bahia reclamam plena liberdade para que Yoani circule e fale no Brasil

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) publicou nota de forte repúdio às manifestações contrárias de ativistas assalariados do PSTU, PCdoB, PSOL e PT, simpatizantes com o regime comunista de Cuba,contra a jornalista Yoani Sánchez, desde sua chegada à Bahia na segunda-feira. O que disse a ABI:

- Ao invés de tentar silenciá-la, é preciso louvar os seus esforços em favor dos Direitos Humanos e autodeterminação dos povos, a começar pela liberdade de comunicação e pelo respeito ao direito de ir e vir, condições inerentes às sociedades modernas e civilizadas".

. Associação Bahiana de Imprensa reclamou do governo "plenas condições" para a exposição de suas ideias e informações.

. A blogueira visitaria Salvador nesta quarta para conhecer o Farol da Barra e o Pelourinho, mas desistiu do passeio para ir à Brasília, a convite do deputado tucano Otávio Leite (PSDB-RJ), para assistir à exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta baiano Dado Galvão.
Vídeo é o mesmo que seria exibido em Feira de Santana na última segunda-feira. Contudo, depois de muita confusão, a exibição acabou não acontecendo.

* O convite acima já é uma reação às minorias agressivas e mercenárias que tentam impedir que a jornalista cubana fale no Brasil.

Jerônimo Goergen solicita comissão externa para investigar falhas na segurança aérea

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP) formalizou pedido de criação de uma comissão externa para investigar possíveis falhas na segurança aérea.

. O pedido foi feito após divulgação de reportagem dando conta que, de acordo com números da Aeronáutica, a cada quatro dias são registrados três incidentes com algum grau de perigo. Há falta de fiscalização sobre as companhias aéreas.

. “Tragédias como as ocorridas com as aeronaves da Gol e da TAM ainda estão bem vivas em nossas memórias. Esses novos alertas que nos chegam merecem toda a atenção", disse o deputado.

. Goergen ressalta ainda a possibilidade de rediscutir a redação do PL 6716/09, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica. O texto, além de ampliar a participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas, abre caminho para o aumento da jornada de trabalho dos pilotos de 12 para até 19 horas por dia e a contratação de pilotos estrangeiros por empresas brasileiras por cinco anos, pontos contestados pelos aeronautas.

José Mário Espíndola é o novo diretor de operações da Rede Deville

Desde a última semana a Rede de Hotéis Deville tem novo executivo no Escritório Central do Grupo, localizado em Curitiba. José Mário Espíndola, que exercia a função de gerente geral do Deville Salvador (BA), foi promovido a diretor de operações.

. Espíndola será responsável pelos hotéis Deville Curitiba, Deville Maringá, Deville Cuiabá, Deville Porto Alegre Aeroporto, Deville Express Cascavel, Deville Express Guaíra, São Paulo Airport Marriott Hotel, Deville Rayon e o próprio Deville Salvador.

. Natural do Rio Grande do Sul, Espíndola é formado em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul. Atua desde 2000 na Rede Deville, sendo responsável pela implantação e abertura da unidade de Porto Alegre.

. A Rede Deville opera desde 1974 no setor e conta com nove unidades, 1.518 acomodações e mais de 1.100 funcionários.

Frisson na Câmara: oposição toda reúne-se para apoiar Yoani em Brasília

Deputados e senadores, quase todos do PSDB e do DEM, participam de debate com Yoani Sánchez; defesa da liberdade de expressão e menção a suposto dossiê contra a blogueira, citado pela revista Veja, dominam conversa; "O que ocorreu em Brasília não pode ser ignorado pelo governo brasileiro", disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR); líder tucano Carlos Sampaio pede desculpas por "agressões" que cubana teria sofrido na Bahia: "Esse não é o retrato do Brasil"

* Clipping www.brasil247.com.br


247 – A blogueira cubana Yoani Sánchez causou tumulto ao chegar à Câmara dos Deputados para exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", no início da tarde desta quarta-feira 20. Antes de chegar ao Plenário 1, onde foi exibido o filme do cineasta brasileiro Dado Galvão, Yoani passou pelo Plenário e causou confusão ao interromper a sessão que estava em andamento.
Os parlamentares que participam do debate, quase todos do PSDB e do DEM, recebem a dissidente cubana com pompa, enquanto movimentos sociais protestam a favor e contra Yoani no corredor. Também participa do evento o senador do PT Eduardo Suplicy, que tem defendido o diálogo com a jornalista. Os que a apoiam utilizam frases como "Abaixo a ditadura!", enquanto as que a criticam dizem "Cuba sim, ianques não. Viva Fidel!".
No debate, os tucanos voltaram a mencionar o suposto dossiê elaborado contra a dissidente cubana e citado pela revista Veja no último final de semana (relembre aqui). "O que ocorreu em Brasília não pode ser ignorado pelo governo brasileiro", afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). "Há uma afronta à soberania de nosso país. Embaixadores de Cuba e Venezuela rasgaram a Convenção de Viena", acrescentou.
Segundo o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), a luta de Yoani Sánchez não é contra ninguém, é a favor da liberdade de imprensa. Ele lamentou os protestos contra a cubana que aconteceram em algumas capitais por onde ela passou, como Recife e Salvador. "Quero pedir desculpas em nome do PSDB pelas agressões que você sofreu. Esse não é o retrato do Brasil", disse Sampaio.
Oposição acusa "manobra" da TV Câmara
Depois de muita polêmica no Plenário, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), autorizou a TV Câmara a transmitir a palestra de Yoani Sánchez. Após uma série de protestos de deputados governistas, pelo fato de a TV Câmara ter de mostrar ao vivo a sessão do Plenário, o presidente da sessão, deputado Simão Sessim (PP-RJ), afirmou que o debate com a blogueira seria transmitido ao vivo pela internet e pela TV Câmara depois que a sessão terminasse.
No início da sessão, o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), ameaçou obstruir os trabalhos, para permitir que os deputados participassem de reunião com a blogueira, além de liberar a TV Câmara para mostrar o documentário de 11 minutos em que ela faz críticas ao regime cubano.

Assembléia cria Frente Parlamentar para evitar "desaparecidos" e "tráfico humano"

O Rio Grande do Sul terá um grande reforço na luta contra o desaparecimento de pessoas, especialmente os casos resultantes do tráfico de seres humanos. No dia 04 de março, será instalada a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas, sob coordenação do deputado estadual Aldacir Oliboni, PT.

DEM e PDT vão ao TSE para confirmar eleição em Erechim

A Coligação União Democrática Popular, que reúne DEM, PDT, PSD, PTB, PSDB, PP, PHS e PV, vai ingressar como terceiro interessado na ação que reconduziu o prefeito cassado de Erechim, Paulo Alfredo Polis (PT), mesmo após decisão unânime (7X0) do TRE/RS, que confirmou sentença de primeiro grau, indeferindo sua candidatura pela prática de abuso do poder econômico e uso indevido da máquina pública para promoção pessoal durante o período eleitoral de 2012.

. A partir de agora, a Coligação União Democrática Popular, que tem Luiz Francisco Schmidt (DEM) como candidato a prefeito, ingressa na condição de assistente simples no processo, em razão de seu interesse jurídico na ação, e tentará derrubar a liminar concedida ou tentar a inclusão do processo principal na pauta de julgamento do TSE, que poderá confirmar a decisão do TRE/RS, mantendo a cassassão do prefeito petista. Irão atuar junto nos processos junto ao TSE os advogados do DEMOCRATAS em Brasília, Adão Paiani e Fabrício Medeiros.

- Além da movimentação jurídica, vão entrar em ação em Brasília também os Deputados Onyx Lorenzoni (DEM) e Vieira da Cunha (PDT), que deverão se reunir nos próximos dias com a Ministra-Presidente do TSE, Carmen Lúcia, e com a própria relatora da ação, Ministra Luciana Lóssio, buscando interceder por um rápido julgamento das ações

Fontana abre o jogo no RS: "Nossa adversária será Ana Amélia"


Ao atacar o deputado Beto Albuquerque, PSB, por minar a base de apoio parlamentar do governador Tarso Genro, o deputado Henrique Fontana, PT, escancarou aquilo que todo o PT teme:

- Ana Amélia é a candidata mais forte da oposição. É ela nossa adversária.

Ana Amélia agendou visita a Novo Hamburgo para apoiar Kopschina


Já está agendada a visita da senadora Ana Amélia, PP, a Novo Hamburgo, onde encorpará a campanha do oposicionista Paulo Kopschina, PMDB. A aliança de Kopschina inclui PP, PDT e PSDB.

. Ana Amélia tem sido requisitada para ajudar candidatos até mesmo de Santa Catarina. Ela foi esta semana a Criciuma, Santa Catarina, no lançamento da candidatura oficial de Márc io Búrigo, PP.

- A senadora do PP, graças ao seu trabalho na RBS, tem forte prestígio eleitoral em SC.

Cassiá não concorre mais pelo PTB

O deputado estadual Cassiá Carpes garantiu nesta quarta-feira a este editor que não concorrerá mais pelo PTB. Ainda não escolheu a sigla em que ingressará, mas assegurou que será um partido de oposição ao governo Tarso Genro e que pretenda lançar candidato à sucessão estadual e federal.

. Cassiá justificou sua decisão afirmando estar decepcionado com o partido e que seu sonho trabalhista se esgotou.

- O PTB não tem ideias, não tem bandeiras, não tem discurso. Vive pendurado em quem está no poder; não tem candidatura própria a cargos majoritários.

. Ele diz não temer a perda do mandato e que está pronto para discutir a questão na Justiça.

Volume de negócios no sistema de consórcios é recorde em 2012

O sistema de consórcios registrou recordes em participações, contemplações, venda de novas cotas e volume de negócios no ano de 2012, diz a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

. O volume de negócios foi de R$ 80,1 bilhões em 2012. No ano anterior, o valor foi de R$ 76,5 bilhões. O número de participantes ativos alcançou 5,18 milhões. Em 2011, eram 4,65 milhões.

. As contemplações - quando consorciados podem adquirir seus bens ou contratar serviços - foram de 1,23 milhão em 2012, enquanto que no ano anterior o valor foi de 1,09 milhão.

Começam os estudos para ligações rodoviárias entre Brasil e Argentina

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), que vem se empenhando em cobrar do governo brasileiro uma definição sobre a construção de pontes entre Brasil e Argentina, traz uma boa notícia a esta página:

Depois de um ano de espera pela emissão da ordem de serviço, finalmente o consórcio binacional constituído pelas empresas Iatesa, Atec, Grimaux e Ballcons está autorizado a começar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que irão definir a construção de novas pontes.

. O grupo terá 230 dias para apresentar um termo de referência que apontará quantas ligações serão necessárias e de onde virão os recursos: se privados, público-privados ou apenas públicos.

. Estão cotadas para receber as travessias Itaqui-Alvear, Porto Xavier-San Javier e Porto Mauá-Alba Posse, todas no Rio Grande do Sul.

Valor da dívida do Estado com precatórios chega a R$ 8 bi

A dívida do governo estadual com os precatórios já está em R$ 8 bilhões, calcula o deputado Frederico Antunes (PP).

. O parlamentar chama a atenção para a tarde desta quarta-feira, quando o Supremo Tribunal Federal retomará o julgamento das quatro ADIN propostas pela OAB contra a Emenda Constitucional 62/2009.

. Conhecida como a “emenda do calote”, instituiu regime especial para a liquidação dos precatórios por 15 anos, com a reserva de percentuais mínimos nos orçamentos estaduais e municipais.

. Em 2011, Antunes presidiu uma comissão especial sobre precatórios na Assembleia Legislativa, por isto, sabe do que está falando.

Projeto pretende impedir redução de salários de servidores

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa vai propor a irredutibilidade de remuneração de servidores públicos civis e militares lotados em órgãos da segurança pública, que estejam afastados do serviço.

. O projeto pretende evitar que situações como a do soldado ferido em assalto, na semana passada - que, por estar afastado, teve seu soldo reduzido em 57% -, sejam a regra vigente no Estado.

. Sobre este caso em específico, a Brigada Militar justificou-se dizendo que fez o que manda a lei.

NESTA quarta-FEIRA DE CALOR FORTE EM PORTO ALEGRE
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Número de famílias inadimplentes cresce em fevereiro

Em fevereiro, 61,5% das famílias possuem dívidas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No mês de janeiro, este número era de 60,2%.

. Estas dívidas são referentes a cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

. Além disso, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso teve alta em fevereiro, chegando a 22,1%. Em janeiro, era de 21,2%. Já o percentual de famílias que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas ou contas em atraso também cresceu, passando de 6,6% para 7,0%.

. Os dados são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Aécio duela com Dilma e mostra os 13 grandes fracassos dos 10 anos de governo do PT

Foi dada a largada para a eleição à Presidência de 2014; tucano antecipa discurso no plenário do Senado, antes previsto para o dia 27, para discorrer sobre os “13 fracassos do PT”, no mesmo dia em que presidente e Lula comemoram 10 anos no poder; "Vamos ajudar o PT a fazer uma reflexão, refrescar a memória do partido nesses anos todos. Faltam duas coisas nessa cartilha que será divulgada: generosidade e autocrítica", disse o senador mineiro; Dilma, por sua vez, confronta dados econômicos do PT com os do PSDB

247 — No mesmo dia em que Lula e Dilma comemoram seus 10 anos no poder, com direito a cartilha com tom ideológico, Aécio Neves (PSDB-MG) antecipa discurso no plenário do Senado, antes previsto para o dia 27, para discorrer sobre os “13 fracassos do PT” ao longo de sua história.
Para o PT, com a intenção de afastar os rumores sobre a volta do ex-presidente Lula na disputa à Presidência da República em 2014, a festa de hoje seria a ocasião para dar mais destaque à presidente. Dilma discursará ao lado de Lula, já como candidata à reeleição.

. Do lado tucano, o provável à Presidência, vai apresentar contraponto à cartilha do PT, listando desde o voto contra Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, em 1985, à campanha contra o Plano Real, as críticas à Lei de Responsabilidade Fiscal e ao Proer (socorro financeiro aos bancos), até a derrubada, agora, dos pilares da economia estabilizada: superávit fiscal, queda de metas de inflação e câmbio flutuante.

- Vamos ajudar o PT a fazer uma reflexão, refrescar a memória do partido nesses anos todos. Faltam duas coisas nessa cartilha (do PT) que será divulgada: generosidade e autocrítica. Generosidade para compreender que não haveria avanços sem a estabilidade conquistada no governo Fernando Henrique; e autocrítica para falar também dos grandes equívocos do PT nesses dez anos.

. O senador mineiro vai falar da maquiagem contábil do governo Dilma, que afetaria a credibilidade do país, além do empobrecimento de estados e municípios e do intervencionismo na economia que, dizem os tucanos, está destruindo estatais como Petrobras e Eletrobras."Depois do governo Geisel, o governo do PT foi o que mais se intitulou nacionalista, e isso trouxe enormes prejuízos para as estatais, destruindo o patrimônio da Petrobras e da Eletrobras, em contraponto com o fortalecimento do Estado", afirmou o tucano.

. Assim como presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, o tucano ataca a participação de Dilma em evento ao lado de José Dirceu: "Será surpreendente se a presidente da República aparecer ao lados de condenados do mensalão. Será um ato de afronta ao Supremo se a presidente levantar as mãos dos condenados. A liturgia do cargo não recomenda uma manifestação pública que soaria como um desagravo aos condenados. Um ato de desrespeito a decisão do Supremo. Esse é um território perigoso. Ela não é uma militante. É a presidente do Brasil".T

Tucano questiona Tarso e duvida que ERS-010 seja iniciada até 2014

O deputado Lucas Redecker (PSDB) resolveu entrar na discussão sobre a ERS-010 que, nesta terça, foi pano de fundo para ataques duríssimos de parlamentares do PSB contra o governo do qual o partido é vice, durante sessão na Assembleia Legislativa.

. Redecker estranha que Tarso Genro insista em afirmar que a rodovia é prioridade de sua gestão, mas não foi incluída na revisão do Plano Plurianual de 2012.

- Tenho certeza que o governo não colocará uma pá de terra na ERS-010 neste mandato.

Sem ajuste sazonal, o que é equivocado, BC encontra PIB 1,64% maior em 2012. O número não é real e por isto é falso.

O IBC-Br, indicador que tem por objetivo antecipar o resultado do Produto Interno Bruto, apontou um crescimento da atividade econômica de 1,64% em 2012. O resultado foi divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira. No caso deste balanço, a comparação foi feita sem nenhum tipo de ajuste sazonal, levando em consideração os períodos iguais em comparação, considerada a mais adequada por economistas.O crescimento do índice no ano passado ficou acima das previsões do mercado. O relatório Focus aponta que o mercado avalia uma alta de 0,95% para o PIB no último ano fechado. O resultado oficial do PIB de 2012 será divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 1º de março. Com ajuste sazonal, o IBC-Br registrou elevação de 1,35%. Em dezembro do ano passado, o índice teve alta de 0,26%, em comparação com novembro. O número indica um recuo no ritmo da atividade econômica, pois, no mês anterior, o percentual foi de 0,56%.

- O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, atualmente, em 7,25% ao ano.

Governador Raimundo Colombo tenta mostrar tranquilidade que não existe em SC. Atentados recomeçaram contra a própria PM.

- Em Santa Catarina, as notícias parecem ser a de ações de rescaldo aos atos de terrorismo que ocorrem no Estado há quase um mês e que tiveram dois dias de trégua aparente, porque nesta quarta-feira a PM confirmou um caso de ataque a uma base da própria Polícia Militar, o que eleva para 112 o número de ataques. O noticiário dos jornais continua dando ênfase ao tema da segurança pública, mas agora a ênfase das notícias é a repressão à entrada de drogas e um inédito mutirão de defensores públicos para libertar presos que não deveriam estar mais na cadeia. O indeciso e ineficaz governador Raimundo Colombo, tenta apresentar tranquilidade, passando informações sobre outras ações do seu governo. Esta quarta-feira amanheceu novamente com sol muito forte, temperatura muito alta e praias lotadas em Santa Catarina - agora com muito menos turistas.

* Clipping Diário Catarinense

Após dois dias sem ocorrências de atendados em Santa Catarina, a Polícia Militar (PM) confirmou na manhã desta quarta-feira mais um caso. Com o ataque na base da PM em Lages, na Serra Catarinense, sobe para 112 o número de atentados em 37 municípios catarinenses. O último atentado havia ocorrido na madrugada da segunda-feira em Joinville, quando um veículo particular foi incêndio parcialmente.

Por volta da 1h55, a base da PM localizada na Rua Osvaldo Aranha, no Bairro Araucária foi alvo de incêndio criminoso. Segundo a Polícia, os autores do ato quebraram o vidro dos fundos da unidade, que dá acesso à cozinha, e atearam fogo. O fogão, forro e parte da sala, da base que funciona apenas durante o dia, foram danificados pelo coquetel molotov. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.   

* Foto: Na madrugada desta quarta-feira mais três presos foram transferidos para presídio federal. 

NESTA quarta-FEIRA DE CALOR FORTE EM PORTO ALEGRE
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Nogueira é o novo coordenador da bancada gaúcha na Câmara

O deputado Ronaldo Nogueira (PTB) é o novo coordenador da bancada gaúcha na Câmara Federal. Ele assumiu nesta terça-feira o cargo que até então era ocupado por Renato Molling (PP).

Chinesa Geely Motors chega ao Brasil em agosto e negocia fábrica no país

A montadora chinesa Geely Motors, dona da Volvo, desembarca no Brasil em agosto. E já há planos para instalar uma fábrica no país.

. Do Uruguai, serão importados dois automóveis, um sedã e um compacto. A importação ficará a cargo do grupo Gandini, de José Luiz Gandini, representante da coreana Kia Motors. O acordo já estava assinado desde julho de 2011, mas foi postergado após a alta do IPI.

. A Geely tem planos de produção local e já visitou alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina e Bahia. O investimento, segundo analistas do setor, poderia chegar a US$ 500 milhões. Em 2012, a Geely teve faturamento de US$ 23 bilhões e produziu 491 mil veículos.

Homem do governo Dilma, Poppi recebeu R$ 5 mil para diárias em Cuba, dias depois da reunião difamatória contra Yoani

- Homem de confiança do PT, lotado na secretaria Geral de Governo, portanto com assento no Palácio do Planalto, o aprendiz comunista de feitriceiro Ricardo Poppi Martins recebe R$ 6.500,00 por mês e ocupa cargo de confiança. Apesar disto, admitiu participar de conspiração política em embaixada estrangeira, a de Cuba, para demonizar a blogueira Yoani Sánchez, e além disto recebeu dinheiro da ditadura comunista de Cuba, conforme nota a seguir da organização não governamental Contas Abertas. Trata-se de uma evidente ação de traição. E tudo com provas.

* Gabriela Salcedo, do Contas Abertas

O servidor da Secretaria Geral da Presidência, Ricardo Augusto Poppi Martins, recebeu da União R$ 5.095,10 para se hospedar em Havana, capital de Cuba, sete dias após ter participado de reunião na embaixada cubana em Brasília, quando foi distribuído CD com conteúdo difamatório sobre a bloggueira Yoani Sánchez.

. Martins trabalha na Secretaria desde maio de 2011 e ganha cerca de R$ 6,8 mil brutos mensalmente para exercer o cargo de Coordenador de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação. Ele viajou a Cuba no dia 10/02 e reservou hospedagem em hotel por oito dias, recebendo para tal diárias de U$ 320. Na ordem bancária obtida Siafi (Sistema Integrado de Administraçao Financeira da Secretaria do Tesouro Nacional) não está descrita a natureza da viagem.

Veja ordem bancária aqui (no link a seguir, você poderá ter acesso a mais provas)


A Secretaria confirmou que o servidor participou, quatro dias antes de viajar, no dia 6 de fevereiro, de uma reunião na embaixada cubana, em Brasilia, quando o foi entregue um CD que continha informações sobre Yoani.

CLIQUE AQUI para ler o texto completo e examinar as provas.

Uruguaios poderão trabalhar como intérpretes na Copa, em Porto Alegre

Porto Alegre poderá contar com estudantes uruguaios bilíngues no atendimento a turistas durante a Copa do Mundo 2014. Esta é a expectativa do secretário do Turismo, Luiz Fernando Moraes.

. Moraes, que viajou nesta terça-feira a Montevideu, integrando a comitiva do voo inaugural da BQB Lineas Aereas, aproveitou para tratar do assunto com autoridades uruguaias.

. Em março, será assinado um termo de cooperação entre as duas Capitais para intercâmbios e parcerias que as aproximem, e o voluntariado dos jovens uruguaios poderá entrar no acordo.

Procura das empresas por crédito tem queda no ano, mas sobe 19,3% no mês

A Serasa Experian anunciou nesta quarta-feira que o número de empresas que procuraram crédito em janeiro caiu 5,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, na comparação com dezembro, a busca por crédito teve alta de 19,3%, segundo maior índice desde 2006.

. O crescimento, de acordo com a Serasa, é reflexo da recuperação de dinamismo da economia, melhora no nível da confiança dos empresários, juros médios mais baixos e movimento de reposição de estoques.

. Em relação a janeiro de 2012, a procura de crédito pelas micro e pequenas empresas caiu 6,7%. Médias e grandes empresas, porém, tiveram crescimento de 14,3% e 20,2%. Na comparação com dezembro, a elevação na procura por crédito foi de 20,4% para micro e pequenas empresas, enquanto médias e grandes tiveram altas de 8% e 5,3%

NESTA quarta-FEIRA DE CALOR FORTE EM PORTO ALEGRE
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Prévia do PIB tem crescimento de 1,6% em 2012, diz Banco Central

O Índice de Atividade de Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou crescimento de 1,64% em 2012, segundo divulgou o BC nesta quarta-feira. O indicador é uma espécie de prévia do PIB.

. O valor é um pouco maior do que estima o mercado para o crescimento do PIB. No Boletim Focus, a expectativa é por um índice de 0,95%. O resultado oficial do PIB será divulgado em 1º de março pelo IBGE.

. O IBC-Br incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e serviços, além dos impostos. É também uma das ferramentas utilizadas para definir a taxa básica de juros.

Parece piada pronta: Bordignon integra a Comissão de Ética da AL

É, no mínimo, um contra-senso que o deputado Daniel Bordignon (PT) tenha sido incluído na nominata da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, escolhida nesta terça-feira, cuja presidência coube a Silvana Covatti (PP).

. Bordignon teve os direitos políticos cassados em primeira e segunda instâncias por cometer atos de improbidade administrativa quando foi prefeito de Gravataí, além de estar respondendo a várias denúncias de corrupção.

. Falta-lhe estatura moral para julgar qualquer deputado que eventualmente seja submetido à Comissão.

Braskem anuncia que vai vender Quantiq

A Braskem anuncia que venderá a distribuidora de produtos químicos Quantiq. O negócio já estaria em estágio avançado e já teria sido analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

. A operação é esperada para o primeiro semestre de 2013. O mercado já trabalhava com esta possibilidade desde o ano passado.

. A Quantiq, líder no mercado de distribuição de produtos químicos, tem valor estimado em R$ 700 milhões. O negócio faz parte do movimento de desinvestimento de ativos não-estratégicos em curso pela Braskem.

A visita de Yoani - Leia "Na nuvem", de Leo Iolovich

O texto do link abaixo, "Uma mulher importante, mas ..."  que está no livro virtual "Na nuvem", do advogado e intelectual gaúcho Leo Iolovich, está atualíssimo com a visita da Yoani Sanchéz

CLIQUE AQUI para ler. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/