Sinotruk anuncia construção da fábrica de caminhões em Lages em até 60 dias

- Além da Foton, que optou por Guaíba, RS, outra chinesa resolveu fabricar caminhões no Brasil, segundo a matéria a seguir do repórter Pablo Gomes, Diário Catarinense. Santa Catarina já recebeu confirmação de instalação da fábrica de automóveis BMW e poderá receber outra montadora alemã, a Mercedes. Leia tudo:

A companhia chinesa Sinotruk anunciou nesta sexta-feira que deve iniciar em até 60 dias a construção da sua primeira fábrica de caminhões no Brasil, em Lages, na Serra Catarinense, a terra do governador Raimundo Colombo. A expectativa é de que as obras fiquem prontas em um ano e as operações iniciem no primeiro semestre de 2015. No próximo dia 6 de setembro, o governador Raimundo Colombo viajará até a sede da companhia, na China, para assinar o contrato de início da construção da fábrica. Os anúncios ocorreram no mesmo dia em que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior publicou no Diário Oficial da União uma portaria que habilita a Sinotruk Brasil ao programa Inovar-Auto, medida do governo brasileiro para estimular o investimento na indústria automobilística nacional e poderá gerar até R$ 50 bilhões em investimentos no setor. 

. A portaria também permite a importação da nova linha de caminhões A7 com isenção de 30% do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre veículos de carga importados no período de um ano. 

. E são justamente os A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas, como o bitrem, o rodotrem e o treminhão, que serão fabricados em Lages nas opções de tração 4 x 2, 6 x 2, 6 x 4 e 8 x 4. 

. O diretor geral da Sinotruk Brasil, Joel Anderson, garante que o projeto da fábrica está pronto e que a terraplanagem do terreno de 100 hectares localizado no Distrito de Índios, às margens da BR-282 e distante 15 quilômetros do Centro de Lages, iniciará em até 60 dias. Após a terraplanagem serão feitas as obras de construção civil, compra e instalação dos maquinários. 

. O investimento na construção da fábrica será de R$ 300 milhões. A companhia quer montar cinco mil caminhões no primeiro ano e oito mil nos anos seguintes para atender toda a América do Sul. Para isso, serão criados 1,1 mil empregos, dos quais, 98% serão brasileiros, preferencialmente da região de Lages. 


3 comentários:

Anônimo disse...

Srr Polibio Braga:

Em comentário feito aqui,afirmei que em 10 anos o estado de Sta Catarina passa o pib do RGS
Sta Catarina tem um povo que não vota em IMBECIS E BOÇAIS,simples não?
O estado da Bahia agradece sempre os OTÁRIOS do RGS.
Saudações

Anônimo disse...

Santa Catarina somente não passou o PIB do RS porque tem menos área e menos terras agriculturáveis, senão já estaria na nossa frente. Temos que fazer justiça aos nossos agricultures e criadores de gado e também ao polo petroquímico, do tempo da revolução, e os municípios onde predominam alemães e italianos os quais são naturalmente progressistas, o resto fica olhando para ver se os passarinhos fazem cocôs com sementes para nascerem plantas úteis! Estes últimos são os que votam nesta geração de "gênios" do desenvolvimento..... para trás!

Anônimo disse...

Esses chineses tem um controle de qualidade péssimo, quero ver ter coragem de comprar caminhão chinês, pois não compro nem lápis destes caras.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/