Desencantado com o PSDB, João Gilberto desabafa: "O PSDB era um belo projeto de centro-esquerda, mas acabou mudando completamente"

A foto é de Alexandre Leboutte, Jornal do Comércio de Porto Alegre, hoje. 



A entrevista a seguir é do ex-vice-governador João Gilberto Lucas Coelho. Ele foi vice de Collares, pelo PSDB. Marco Quintana faz perguntas mais do que pertinentes e consistentes, levando João Gilberto a análises surpreendentes e da melhor qualidade. Vale a pena ler. O material é do Jornal do Comércio desta segunda-feira.

“O PSDB era um belo projeto de centro-esquerda, mas acabou mudando completamente”
Militante histórico do antigo MDB, o ex-vice-governador do Estado João Gilberto Lucas Coelho afastou-se da política no início dos anos 2000 por entender que o PSDB - partido que ajudou a fundar em 1988 - havia se distanciado de suas raízes sociais-democratas.

Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, João Gilberto avalia que o presidencialismo brasileiro acabou sofrendo uma deformação, já no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), gerando uma submissão do Executivo aos partidos que compõem o Congresso Nacional a fim de garantir a governabilidade. Esta subserviência acabaria por tornar o sistema político frágil e permeável à corrupção.Na opinião do ex-vice-governador, isso não teria ocorrido se os “primos ideológicos” PSDB e PT tivessem firmado uma aliança no início dos anos 1990. “A saída para governar o País da melhor maneira teria sido lá atrás, PT e PSDB juntos”, defende, argumentando que, depois, o PT acabou empurrando o PSDB para a direita.
João Gilberto também analisa os movimentos que tomaram as ruas do Brasil a partir de junho, fala da impossibilidade de se convocar uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma política e defende a necessidade de que as campanha eleitorais sejam financiadas por recursos públicos.
Por último, diz que não quis se filiar a outro partido depois de deixar o PSDB porque não viu opções possíveis. “Eu sou um cara de esquerda. E sou uma figura em extinção, porque sou um cara da esquerda não petista”, define-se.

Jornal do Comércio - Quais as causas das recentes manifestações sociais no Brasil?
João Gilberto - As pessoas estão descontentes, e o descontentamento une a todos. Também por um desejo de liberdade, parece que pairou bem isso.
JC - Aqui começou com uma pauta específica que era o preço da passagem de ônibus.
João Gilberto - E este assunto é que está tendo os resultados imediatos. Mas isso é algo que vai continuar. Que vai produzir efeitos a médio e a longo prazo que se vai conhecer mais adiante a real dimensão disso.
JC - Analistas falaram em crise de representatividade política.
João Gilberto - Acho que isso caracterizou o início do movimento. Uma grande sensação de descrédito da forma representativa política, e isto é um traço universal. Não é brasileiro. É universal. Está no Ocuppy Wall Street, está na Espanha, está na Primavera Arábe, em determinado momento, no momento inicial, ou seja, está muito forte.
JC - A reforma política era uma das pautas?
João Gilberto - Não estava em pauta essa reforma política, mas estava em pauta talvez a mais profunda das reformas políticas, que seria a reforma do próprio caráter da democracia, e isso está mexendo com as pessoas, só que sequer elas estão sabendo para onde querem ir. Elas estão sabendo o que não querem, mas não estão sabendo o que querem.
JC - Por que há dificuldade de realizar a reforma política no Brasil?
João Gilberto - Acho que a maior dificuldade, e que a mídia não alcança, é que há uma profunda divergência sobre os modelos políticos que os brasileiros querem ou não. É a mesma coisa que reforma tributária. É uma unanimidade. Faz uma pesquisa de opinião. “Quem é a favor da reforma tributária?” Dá 90%. Agora vê de qual reforma tributária. O cidadão quer pagar menos imposto, o município quer ter maior arrecadação, o Estado quer ter maior arrecadação, e a União quer no mínimo não perder a arrecadação. Então não tem uma proposta de reforma tributária que seja hegemônica, que tenha o apoio da opinião pública. Não tem. Eu diria que reforma política quase não tem, é pior que escalação da seleção brasileira. Não vai encontrar vários cidadãos brasileiros com a mesma ideia de reforma política.
JC - Qual seria a sua ideia de reforma política?
João Gilberto - Destes temas que estão em debate no Congresso são muito pontuais e não são uma grande reforma política. Mas considero, por exemplo, que o financiamento público de campanha vai ser um avanço no Brasil.
JC - Por quê?
João Gilberto - Porque a campanha tem um gasto elevado. Como é que alguém, um cara como João Gilberto, que está conversando contigo aqui, de onde é que vou ter patrimônio, bens, ou ter arrecadado entre os militantes de um suposto partido - hoje não participo de nenhum - que eu estivesse participando? Como é que vou arrecadar R$ 4 milhões numa eleição? Não vou. Vou depender de grandes empresas. Então, o cidadão hoje para ser candidato em um cargo desses, quer dizer, seria meu caso, para não atribuir a outras pessoas, eu teria que ceder, teria que transigir com coisas que não concordo.
JC - E a sugestão de uma Constituinte para fazer a reforma?
João Gilberto - Para começar, a Constituinte ou é uma Constituinte ou não é. Você fazer uma Constituinte, que exige uma palavrinha que é a ‘soberania’, limitada a um item da Constituição, uma parte da Constituição, é complicadíssimo. E eu tenho sempre citado, lá atrás, quando eu estava no Congresso Nacional, quando foi convocada a Constituinte, eu me afastei da Comissão que iria dar o voto convocatório, por ser defensor da Constituinte exclusiva.
CLIQUE AQUI para ler tudo. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Toda mediocridade culpa os outros!

Este senhor se diz de esquerda e quer dinheiro público pra campanha.
Se fosse realmente de esquerda este senhor, iria querer o Voto Distrital por baratear qualquer eleição. Ora, o voto do distrito está em todas os países ditos de esquerda.

PSDBistas autênticos, este senhor não deve ser, quiseram o Parlamentarismo e consequentemente teria de ser implantado o voto distrital. O parlamentarismo não passou em 1993 pelo simples fato de que seria atingida a Hegemonia Nordestina assim como o Poder da Grande Midia.

Este senhor se enrola ou pensar enrolar tal qual o dissimulador governador deste Estado.

Só resta a este senhor ir para o PT. Lá a boquinha é certa pra ele.

Me considero de direita e nunca votei nos arenistas. Voto no PSDB por defender o parlamentarismo e o voto distrital.
Esquerda e direita aqui não existe, a maioria e mercantilista.





Anônimo disse...

Perfeito comentário do anônimo das 18:26.Esse senhor como o Sr.Plínio de Arruda Sampaio vivem com idéias de 1917, não acompanhou o pensamento atual.

Anônimo disse...

Estranhamente (ou não) o editor cortou a parte na qual o entrevistado declara que psdb e pt iguais, ou seja, a dona yeda seria igual ao tarso... Detalhe: o entrevistado conhece todas entranhas da politicagem do RS, logo suas palavras merecem respeito. Edu

Anônimo disse...

Boa entrevista. Não é mole fazer política.

Anônimo disse...


Jeitinho do Dr.Joaquim vai dar bode:

A compra de um apartamento num condonínio de alto padrão em Miami pelo Dr. Joaquim Barbosa, embora seja uma contradição com a pose moralista de Sua Excelência, não é crime.

A compra ter sido realizada com uma empresa de fachada, criada apenas para reduzir os impostos devidos na operação, também pode se enquadrar na situação dos “limites da legalidade” embora seja, diante de qualquer observação, uma situação forjada com aquele fim específico.

Mas tudo isso pode, em tese, estar dentro la lei americana.

Acontece que há uma circunstância que viola a lei brasileira.

O registro da Assas JB, assim como seu “Anual Repport” deste ano, perante a Divisão de Corporações do Departamento de Estado da Flórida aponta o Dr. Joaquim como único cotista e diretor da empresa.

E a empresa é sediada no Brasil, no endereço residencial do Dr. Joaquim.

A lei 8.112, o Estatuto do Servidor Público, fixa claramente em seu art. 177:
Art. 117. Ao servidor é proibido:
X – participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

E a Lei Orgânica da Magistratura é mais clara ainda:

Art. 36 – É vedado ao magistrado:
I – exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista;
II – exercer cargo de direção ou técnico de sociedade civil, associação ou fundação, de qualquer natureza ou finalidade, salvo de associação de classe, e sem remuneração;

Ora, fere o mais basilar bom-senso que um servidor brasileiro não possa ser o dono de um armarinho no país e possa ser diretor de uma empresa em Miami. Empresa com sede no Brasil está sujeita à lei brasileira, não importando se o seu registro comercial está na Flórida, em Nairóbi ou em Mônaco.

E, com isso, o Dr. Barbosa está sujeito a cumprir as leis brasileiras, desde as municipais – alvará, etc – até as financeiras. Por exemplo: como foram enviados os recursos para a Assas JB fazer negócios imobiliários em Miami?

Foram cumpridos os requisitos do Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais do Banco Central, que regula “a participação, direta ou indireta, por parte de pessoa física ou jurídica, residente, domiciliada ou “com sede no País, em empresa constituída fora do Brasil”?

Está lá, para quem quiser ver, no Título 2, Capítulo 3, Seção 1 que a remessa de recursos fica condicionada à apresentação da documentação comprobatória. Isso ocorreu?

Com a palavra o Conselho Nacional de Justiça, a quem cabe, nos termos da lei, avaliar se o Dr. Joaquim, neste caso, cumpriu os deveres do magistrado, previstos na Lei Orgânica da Magistratura, de ” manter conduta irrepreensível na vida pública e particular”.

Anônimo disse...

QUAL é o objetivo do texto das 19:50?

Anônimo disse...

O Anonimo das 19:23 deu a definição do que é a politica brasileira.

Não é atoa que estamos do jeito errado.

Anônimo disse...

E ainda há bocós que acham que o PSDB é de Direita, rs!

PT e PSDB são irmãos siameses da serpente marxista/socialista/comunista/nazista etc.

DIREITA JÁ!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Enquanto o PT desmoraona o Brasil e as suas instituições, o PSDB faz o papel de idiota, que, a exemplo de Sísifo, coloca o país nos eixos para, em seguida, ver tudo ir ladeira abaixo, entregando o poder aos petistas/petralhas ( vejam, por exemplo, as campanhas de emasculados e fracassados políticos tucanos como José Serra e Geraldo Alckmin, por exemplo, para ficar dois), os quais vampirizam o Brasil e seu povo até a medula, seja acelerando o processo gramscista de cupinização das instituições, seja via inversão de Valores e Princípios da cristandade etc!

O fato de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defender a liberação das drogas ilícitas ( maconha, cocaína, heroína, crack etc ) não surpreende quem estuda o Gramscismo aplicado faz décadas no Brasil, fato, este, que levou a Esquerda ( PSDB e PT, entre outros ) ao poder, via uma hegemonia cultural esquerdista!

Chega!
Basta de esquerda!

DIREITA JÁ!


Almirante Kirk

Mauro de Curitiba disse...

Caro Políbio
Sinto muito, mas nada de útil se obtém desse entrevistado.
O PSDB de direita não tem nada. Simplesmente porque não tem macho nesse partido (e em nenhum outro) para assumir posições de direita.
Ele é uma esquerda envergonhada, mas comunista-bolivariano como o PT com certeza não é.
Chamar os dois de primos ideológicos é, como diz o outro, igualar Yeda a Tarso.
Vade retro!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/