“Criar dificuldades para vender facilidades” está na gênese da corrupção no serviço público

Boa parte das relações permissivas mantidas entre empreendedores e servidores públicos,  no caso de licenciamentos ambientais ou simplesmente construtivos, deve-se dois fatores distintos:
1) Legislação confusamente engessada.
2) Lentidão burocrática

. Nos dois casos, a regra parece ser a de “criar dificuldade” para “vender facilidade”.
. A combustão torna-se espontânea quando os casos reúnem servidores corruptos e empresários inescrupulosos.

.  Cabem ao legislador e ao administrador público, criar leis mais claras – diretas e simples – e procedimentos mais enxutos e velozes.
 
. No caso da operação desfechada pela Polícia Federal no RS, estes problemas estão subjacentes ao que já foi apurado até agora em Porto Alegre e no Litoral Norte.

. Na Assembléia e na Câmara de Porto Alegre, a implementação de CPIs parecem inevitáveis.

. Mais detalhes sobre o caso que envolve altos escalões do governo estadual e da prefeitura municipal, o leitor encontrará nesta página – a seguir.

6 comentários:

Anônimo disse...

Agora que os partido de esquerda estão completamente desmoralizados, a nova cachaça se chama "sustentabilidade". Ela é um filão milionário para nossos parasitas públicos e um lindo mote eleitoral para curupiras oportunistas do naipe de Marina Silva et caterva.

Anônimo disse...

É sempre assim, políticos e empresários desonestos, junto com CCs "paraquedistas", são pegos com a boca na botija e a notícia se refere a "servidores públicos". Não sabemos ainda a lista dos envolvidos, mas nenhum dos divulgados é "servidor público", todos são agentes políticos.

Anônimo disse...

Tem alguma coisa errada o Procurador Federal Manoel Pestana um dos coordenadores da Operação, sabindamente anti-pt (conforme informado pela midia) para poder pegar um Secretário de Estado (do PC do B) do governo Tarso teve que pegar dois ex-secretários de Yeda Cruzes, quais sejam:

Berfram Rosado, do PPS, ex-secretário do Meio Ambiente do Governo Yeda e atualmente consultor na área.

e o ex-secretario Záchia, do PMDB (casa civil), atual Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, do governo Fotunati, PDT.

Anônimo disse...

Um dos principais itens do chamado "custo Brasil".

Anônimo disse...

O anonimo das 18:38 pode me informar onde andam os procurados Francisco e Schelb? Estão de férias? Férias por 10 anos?

Anônimo disse...

Quando vai sair uma operação da PF para verificar a ligação da prefeitura (SMOV/SMP) com as construtoras de POA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/