Apagão do Tarso - Agora falta até água. Abastecimento da estatal estadual Corsan entra em colapso.

- Agora há também apagão no abastecimento de água em boa parte da região metropolitana de Porto Alegre, tudo em função da falta de  planejamento e de investimentos da empresa estatal estadual de saneamento do RS, a Corsan. Falta competência. O novo Apagão do Tarso é de água. A nota a seguir é oficial, emitida pelo Piratini, e avisa que o colapso no abastecimento é culpa dos próprios consumidores, já que bastaria consumir menos para não faltar. Algo como racionamento não programado, mas desejado. Fosse em Cuba, os clientes da Corsan portaria cadernetas de consumo.

Após uma semana dos temporais que interromperam o fornecimento de energia elétrica e, por consequência, a operação dos bombeamentos da Corsan, fato associado ao feriado de Natal, quando há um aumento natural do consumo de água devido às altas temperaturas, a companhia informa que há problemas de abastecimento de água em zonas altas de algumas cidades da Região Metropolitana, como Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí e Guaíba.Equipes da Corsan estão trabalhando para direcionar o abastecimento para as zonas altas dessas cidades a fim de possibilitar o atendimento, mesmo que parcial, até que os sistemas se normalizem, o que está previsto para a madrugada desta quarta-feira (26), desde que não haja interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Artigo, Carlos Alberto Sardenberg - O PT rouba mas distribui

* Clipping O Globo
Artigo Carlos Alberto Sardenberg

Intelectuais ligados ao PT estão flertando com uma nova tese para lidar com o mensalão e outros episódios do tipo: seria inevitável, e até mesmo necessário, roubar para fazer um bom governo popular.Trata-se de uma clara resposta ao peso dos fatos. Tirante os condenados, seus amigos dedicados e os xiitas, ninguém com um mínimo de tirocínio sente-se confortável com aquela história da "farsa da mídia e do Judiciário".Se, ao contrário, está provado que o dinheiro público foi roubado e que apoios políticos foram comprados, com dinheiro público, restam duas opções: ou desembarcar de um projeto heroico que virou bandidagem ou, bem, aderir à tese de que todo governo rouba, mas os de esquerda roubam menos e o fazem para incluir os pobres.Vimos duas manifestações recentes dessa suposta nova teoria. Na Folha, Fernanda Torres, em defesa de José Dirceu, buscou inspiração em Shakespeare para especular: talvez seja impossível governar sem violar a lei.

No Valor, Renato Janine Ribeiro escreveu duas colunas para concluir: comunistas revolucionários não roubam; esquerdistas reformistas roubam quando chegam ao governo, mas "talvez" tenham de fazer isso para garantir as políticas de inclusão social.Tirante a falsa sofisticação teórica, trata-se da atualização de coisa muito velha. Sim, o leitor adivinhou: o pessoal está recuperando o "rouba mas faz", criado pelos ademaristas nos anos 50. Agora é o "rouba mas distribui".

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler o artigo "Corrupção Ideológica"

Artigo de Eugênio Bucci - A lógica desastrosa de Lula sobre a imprensa -

- Eugênio Bucci foi presidente da Radiobrás no governo Lula. Depois que abandonou o barco, Bucci percebeu que seu chefe era não apenas bravateiro aético e amoral, como também o líder de uma organização de desqualificados, gente que os frances costumam chamar de racaille. Muita gente como ele, no PT, há muito tempo trocou os valores morais por valérios imorais. 

* Clipping revista Época
Artigo de Eugênio Bucci - A lógica desastrosa de Lula sobre a imprensa - 

 Há coisa de dez dias, em Paris, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou dos jornais. De novo. "Quando político é denunciado, a cara dele sai noite e dia nos jornais", disse ele. Na sequência, lançou uma acusação baixa contra a imprensa: "Vocês já viram banqueiro nos jornais? São eles que pagam as publicidades da mídia". Segundo Lula, os anunciantes estão a salvo das reportagens investigativas, pois os repórteres e os editores não têm a dignidade de apurar os fatos e de publicá-los com um grau mínimo de independência crítica.

Claro: os jornalistas de brio, honrados, foram ultrajados por ele. O interessante é que quase ninguém se deu ao trabalho de responder à ofensa. Por que será? Existe uma explicação. Essa história de político falando mal dos jornais e das revistas já se banalizou. Virou uma epidemia. Lula não é o único, embora seja dos mais reincidentes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

O PT de Rosemary - Polícia Federal invdestiga se amante de Lula levou 25 milhões de euros na mala diplomática. O depósito teria sido feito em Portugal.

A história que envolve a ex-secretária da Presidência Rosemary Noronha e 25 milhões de euros em Portugal será oficialmente investigada pela Polícia Federal. Inicialmente, a denúncia foi feita pelo blog do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que confirmou ao 247o relato de uma fonte. Ela garantia que Rose havia levado o dinheiro numa mala diplomática. A investigação preliminar deve ser concluída em janeiro pela PF. Questionada sobre a veracidade dos fatos, a diretoria da PF afirmou na época da publicação que não tinha conhecimento do ocorrido e pediu para que Garotinho protocolasse pedido de averiguação e passasses suas informações à corporação. O Banco Espírito Santo, que teria recebido o montante, de acordo com a fonte de Garotinho, negou ao 247 a chegada do dinheiro no País e também que Rose fosse sua cliente.

Leia abaixo notas sobre o assunto publicadas nesta terça na coluna Painel, da Folha:

Operação Portugal
A Polícia Federal deve concluir em janeiro investigação preliminar aberta para apurar a procedência de denúncia, feita pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), de que Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, teria levado 25 milhões de euros para Portugal na mala diplomática. Por meio de acordos de cooperação, a PF pediu informações à alfândega portuguesa e ao Banco Espírito Santo, para onde teria sido levado o dinheiro, segundo o deputado.Na PF,  Garotinho formalizou o pedido de averiguação no dia 6, depois de publicar a acusação em seu blog. Ele também encaminhou ofício ao Ministério das Relações Exteriores pedindo informações sobre todas as viagens a Portugal realizadas durante o governo Lula

* Clipping Brasil247

Chove neste momento em Buenos Aires, temperatura despencou para 22 graus. Chuva desloca-se para o RS. Vem aí novo Apagão do Tarso em pleno Natal.

A postagem a seguir é do editor da revista Press/Advertising, o jornalista Júlio Ribeiro. Ele acaba de informar no Facebook do editor o seguinte:

Depois de uma noite toda chuvendo, agora 22 graus em Buens Aires. Bom sinal para os gauchos, daqui a pouco a chuva deve chegar ai, tb.

A foto abaixo é de Diego Casagrande, Band News, Porto Alegre, agora à tarde. 
Calor de derrubar Batista em Porto Alegre! Termômetro da #BandAM640.













Lula é agora o marido mais amoroso do mundo. Ele não larga dona Marisa de mão. A lembrança de Rosemary desmanchou como fumaça no ar.


* Clipping Brasil247
Título original Marisa-Lula-prepara-volta-ao-palanque-em-2013

Pouco mais de um mês atrás, no dia 23 de novembro, a Polícia Federal deflagrou uma operação, chamada de Porto Seguro, que causou sérios constrangimentos para o ex-presidente Lula. Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da presidência da República em São Paulo, foi chamada de "mulher de Lula", "amante", "amasiada", "concubina" e de "marquesa de Santos" por diversos colunistas. Ontem, ganhou um novo rótulo, ao ser chamada de "quadrilheira de estimação de Lula" por Augusto Nunes. Diante desse massacre, a colunista Barbara Gancia, da Folha, escreveu um texto afirmando que o "pau de macarrão" estaria correndo solto em São Bernardo do Campo, como se o ex-presidente Lula estivesse levando alguns bons sabões – e eventuais surras – da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A julgar, no entanto, pelas mais recentes postagens do Facebook de Lula, não é bem assim. As últimas três publicações mostram Lula ao lado de Dona Marisa. Há uma foto deles com um coral de Natal, uma ao lado da presidente Dilma Rousseff e uma terceira em que ambos seguram um bebê, na festa de fim de ano do Instituto Lula. Detalhe: eles não apareciam juntos no Face de Lula desde 13 de novembro. Na prática, ao permitir a publicação de suas imagens pelo Instituto, Dona Marisa afiançou seu apoio ao ex-presidente, mesmo sem falar publicamente sobre o caso Rosemary. É uma demonstração inequívoca de apoio, que não deve ser desprezada, pois boa parte da força de Lula na presidência da República derivava do suporte de Marisa Letícia.

Isso sinaliza que a aposta num Lula com problemas domésticos, políticos e jurídicos em 2013 talvez esteja furada. A partir de fevereiro, ele prepara seu novo "banho de povo", com a retomada das Caravanas da Cidadania.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Aos 94 anos, a gaúcha dona Benta dá lição de vida ao receber seu diploma do ensino médio

- O jornal Zero Hora não circulou no Natal, produzindo uma edição conjunta para os dias 24 e 25. É dessa edição a reportagem a seguir, um achado para o dia do Natal. É um presente de Natal para os jovens que acham tudo difícil e para os velhos que consideram tudo terminado. Vale a pena ler, replicar e recomendar a leitura da reportagem de Fernanda da Costa.

* Clipping jornal Zero Hora,
fernandadacosta@zerohora.com.br

Quando provou pela última vez o vestido de formatura, um modelo preto com estampa de rosas brancas, Maria de Oliveira Costa, a dona Benta, experimentou uma emoção adolescente aos 94 anos. Ao pedir os últimos ajustes no traje, sentiu o orgulho de realizar um sonho desejado há mais de oito décadas.

Impedida de estudar na infância e alfabetizada aos 85 anos, a moradora de Capão Bonito do Sul, no Norte, é a aluna mais velha do Estado a concluir o Ensino Médio este ano. No município, alçaram-na ao posto de celebridade pela persistência e superação.

Quando nasceu, em Vacaria, na Serra, foi chamada de Maria Benta, em homenagem à avó paterna. Apesar de parte do nome ter se perdido no registro, carregou o Benta como apelido pela vida afora, como herança de família.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Manhã abriu com 30o no RS. Madrugada foi a mais quente do ano em Porto Alegre.

* Clipping www.zerohora.com.br

O Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas na casa dos 30ºC, com céu aberto em boa parte do Estado e nebulosidade apenas no Extremo Sul e no Litoral Norte. Com mínima de 27,8°C, a madrugada foi a mais quente do ano na Capital.

O tempo nesta terça-feira segue abafado e faz calor em todas as Regiões. No decorrer da tarde, uma nova frente fria chega a região de fronteira com o Uruguai, aumentando a nebulosidade e provocando pancadas de chuva, acompanhadas de ventos intensos, que passam dos 80 km/h, além de trovoadas e possibilidade de granizo.Na quarta-feira, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, deixando o tempo nublado com condição para chuvas a qualquer momento do dia no Estado. Além disso há potencial para chuvas intensas na Metade Norte. Ocorre declínio das temperaturas em todo o Rio Grande do Sul.

Sensação térmica em Buenos Aires é de 50 graus ao meio dia

* Clipping Terra.

Ao meio-dia, Buenos Aires registrou uma sensação térmica de 50ºC, fazendo a maioria dos portenhos ficar entrincheirados em suas casas, informou à AFP o Serviço Meteorológico Nacional (SMN). A sensação térmica indica o nível de calor que se sente quando a umidade relativa se soma à temperatura real, que chegou a 35,5 graus Celsius a essa hora, explica o SMN.

Uma especialista do Serviço informou que, até quarta-feira, quando as estatísticas forem comparadas, se saberá se essa sensação é recorde.

Saiba o que esperar da economia brasileira no ano que vem

- Clippings: O Estado de S. Paulo, caderno especial de domingo. O primeiro artigo, o que abre esta série abaixo, é de Celso Ming.

A presidente Dilma Rousseff vai colecionando recordes de popularidade. Resultam das transferências de renda e do aumento do emprego proporcionados pela política econômica.E, no entanto, o setor produtivo está prostrado com o avanço altamente insatisfatório do PIB pelo segundo ano consecutivo: crescimento de 2,7% em 2011 e, provavelmente, inferior a 1,0% em 2012. Enquanto isso, a inflação segue uma das mais altas do mundo, numa paisagem global em que prevalecem os temores de deflação e não de escalada dos preços - veja a lista no Confira.

São indicadores decepcionantes não apenas quando confrontados com as expectativas do governo Dilma, mas também quando comparados com os números que estão sendo apresentados por outros países.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
CLIQUE AQUI para ler também Afonso Celso Pastore. Desde o seu início o governo Rousseff pretendia levar a taxa de investimento para 22% ou 23% do PIB (Produto Interno Bruto), e crescer perto de 5% ao ano. Havia muita vontade, mas nenhum plano.
CLIQUE AQUI para ler o arigo do presidente do Iede e do Conselho de Administração da Natura, Pedro Luiz Passos, que inicia do seguinte modo:  "Gostaria de abordar dois temas objeto de intenso debate no País: a questão industrial e o desempenho decepcionante da economia brasileira já pelo segundo ano consecutivo. Eles guardam relação, pois a crise industrial é a mais relevante causa da frustração do crescimento. Assim, enquanto o PIB aumentou 0,7% no acumulado desse ano até setembro, a indústria regredia 1,7%. A conexão entre esses dois termos da equação econômica brasileira se dá pelo investimento."

Saiba quem são os sete novos vereadores que assumirão em Porto Alegre

Sete vereadores suplentes assumirão vaga na Câmara de Porto Alegre a partir do dia 1º de janeiro. O anúncio do secretariado pelo prefeito reeleito José Fortunati (PDT), nesta sexta-feira, conduziu à vereança:

Mário de Fraga (PDT), Nereu D´Ávila (PDT), Alceu Brasinha (PTB)) e Luiza Neves (PDT).
Séfora Mota (PRB), 
Pablo Mendes Ribeiro (PMDB), 
Mônica Leal (PP

. Com isso, a renovação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que soma 36 cadeiras, passa dos 47% neste último pleito. A maior bancada é a do PDT, com sete vereadores.

. Como Mônica Leal integrou a coligação proporcional com o PDT,isto significa que cinco suplentes de vereadores da aliança foram para a Câmara. O presidente do PDT de Porto Alegre, Vieira da Cunha, ainda não desistiu de atrair outro vereador para o secretariado, com o que abriria vaga para Cristopher Goulart, neto de Jango. 

Apagão do Tarso - RS enfrenta cada vez mais apagões de energia e não constrói novas usinas

* Clipping Zero Hora
 Sob risco de apagões pontuais, Rio Grande do Sul represa geração de energia nova

Sob risco de apagões de energia em razão do aumento do consumo sem elevação da produção local, o Rio Grande do Sul estoca projetos de reforço com destino incerto. Investimentos represados em térmicas e hidrelétricas representariam avanço de 150% na potência instalada atual, reduzindo a dependência da geração em outros Estados.

Grandes projetos foram anunciados nos últimos anos no Rio Grande do Sul, quando a demanda ainda estava longe da capacidade máxima. A soma das propostas chega a 7,9 mil megawatts (MW), equivalente a uma vez e meia a potência instalada no Estado, de 5,1 mil MW. Poucos conseguiram passar do planejamento para se tornar investimentos bilionários (confira abaixo).Com reservatórios de hidrelétricas abaixo do normal no país, o quadro remete ao período anterior ao racionamento de 2001. Até 20 de dezembro, o nível médio das barragens do Sudeste/Centro-Oeste era de 29,6%. Em novembro de 2001, chegou a 23%. O cenário preocupa ainda mais na ponta debaixo do mapa, onde o consumo cresceu acima da média nacional.

 O risco de cortes pontuais está cada vez mais iminente. A única forma de ficarmos menos vulneráveis é aumentando a geração local reforça Carlos Farias, coordenador do Grupo de Energia da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). A cada 1 mil MW gerados, calcula Farias, a dependência da energia de fora do Estado seria reduzida em 15%, considerando o limite máximo de atendimento de 6,4 mil MW. Hoje, 60% da energia consumida pelos gaúchos é gerada em outras regiões.

CLIQUE AQUI para ler mais.





https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/