Blogueira dissidente Yoani Sanchez é presa por ordem da ditadura dos Castro


* Clipping BBC Brasil
A blogueira opositora cubana Yoaní Sanchez foi presa na cidade de Bayamo, Leste de Cuba, juntamente com outros dissidentes, de acordo com um blog pró-governo.
Eles estavam a caminho do julgamento do espanhol Angel Carromero, acusado de homicídio doloso (sem intenção de matar) pela morte do oposicionista Oswaldo Paya.
O blog pró-governo – Yohandry.com – disse que Yoaní foi presa juntamente com seu marido porque eles planejavam fazer “provocações” e “um show midiático”, que colocariam em risco a credibilidade do julgamento.
Em fevereiro, Yoaní – que escreve o popular Blog Generación Y – teve seu pedido para sair do país negado pelo governo cubano, pela décima nona vez.

Veja abre sua capa para Joaquim Barbosa, o menino pobre que mudou o Brasil

Estava demorando, mas a revista Veja finalmente abriu sua capa para o ministro Joaquim Barbosa, a quem milhões de internautas que frequentam o Facebook dedicam as eleições deste domingo, que já é apontado como o Dia Nacional do Mensalão.

. Veja a capa:



Ibope diz que Fortunati se reelegeria no primeiro turno com 57% dos votos válidos


Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira aponta o prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição pelo PDT, José Fortunati, na frente com 57% dos votos válidos, garantindo-lhe a eleição no primeiro turno.
Examine a pesquisa estimulada:
Frtounati, PDT – 50%
Manuela, PCdoB – 24%
Villa, PT – 10%
Wambert, PSDB – 2%
Os outros candidatos receberam menos de 2%.
Brancos e nulos – 5%
Indecisos – 8%

Nota de repudio - Governo estadual não garante voto de 4.200 eleitores do Presídio Central de Porto Alegre


Voto dos presos – nota de repúdio


Por meio desta, em nome do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Voto do Preso, a qual congrega centenas de instituições, viemos apresentar repúdio pela diminuição constatada neste ano em relação ao número de pessoas presas que irão votar nas eleições do dia 07 de outubro de 2012.
Apesar de se tratar de direito constitucional garantido, somente no Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, milhares de pessoas não terão oportunidade de votar neste ano, por falta de empenho de autoridades que não só deveriam garantir o direito de voto para esta população, mas acima de tudo obrigar que esta também participasse do processo eleitoral brasileiro.

Caso emblemático é o do Presídio Central de Porto Alegre, o qual concentra milhares de pessoas que teriam o direito de votar, mas que foram solenemente ignoradas, diferentemente de anos anteriores, quando o Presídio Central se tornou referência nacional no assunto. Paradoxalmente, o Presídio Feminino Madre Pelletier, estabelecimento com um número muito menor de pessoas privadas de liberdade, realizará a votação, bem como estabelecimentos de internação de adolescentes em conflito com a lei.

Desejo que não demore a chegada do dia em que teremos uma real democracia, que viabilize a eleição para todos, e não utilize de argumentos inadmissíveis para a não realização das votações dentro dos presídios. Um dia, quem sabe não tão distante, possamos efetivamente incluir não só a população de presos provisórios, bem como a população de pessoas presas ou condenadas mesmo que em liberdade (as quais cumpram, por exemplo, uma prestação de serviço à comunidade, uma pena de multa, ou mesmo o pagamento de uma cesta básica), incluindo mais de 1 milhão de pessoas as quais o Brasil não tem dado importância.

O preso, diferente de muitos na sociedade, se entusiasma com a possibilidade de votar, seja por sentir-se igual ao restante da população no dia da eleição, seja por se sentir um invisível político no dia a dia. Se não permitirmos que eles se manifestem socialmente por meio da ferramenta democrática que é o voto, vamos esperar que se manifestem como, através de rebeliões ou facções criminosas?

O sistema prisional tem diversos problemas, mas um é crucial: preso não vota.

Rodrigo Puggina
Advogado, Coordenador Nacional da Campanha Voto do Preso, Presidente do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul, Membro da Comissão TSE\CNJ para o voto dos presos.

Prefeito e seu candidato não se entendem no comício de encerramento em São Leopoldo

O clima tenso e agressivo que o PT imprimiu à campanha eleitoral de São Leopoldo, RS, parece ter se voltado contra os próprios líderes do Partido e por muito pouco não prejudicou o comício de encerramento do candidato Ronaldo Zulke, apoiado pelo prefeito Ary Vanazzi, cuja administração é objeto de investigações e devassas feitas pela Polícia no âmbito da Operação Cosa Nostra.

. Acontece que no próprio palanque do comício do dia 3, Zulke e Vanazzi desentenderanm-se, discutiram e trocaram empurrões e socos. O editor recebeu três informações diferentes sobre o caso, um deles jornalista da cidade, conferiu-as com seus autores e passa a nota aos leitores  O caso teve esta história: descontente com aspectos da fala de Zulke nos bastidores,  que teria enfatizado as dificuldades da campanha em razão da rejeição ao seu governo, Vanazzi foi tirar satisfações do candidato. Os dois, após xingamentos e empurrões, teriam chegado às vias de fato, tendo sido rapidamente separados por companheiros. Vanazzi e Zulke não foram vistos juntos no dia seguinte.

- Pesquisas eleitorais patrocinadas pelo PT-PSB indicam vitória de Zulke, mas PSDB-PMDB-PP retrucaram com outra pesquisa, esta do Instituto Methodus, constatando vantagem ampla do dr. Moacir. 

PSDB tem o maior número de favoritos nas Capitais

De acordo com as últimas pesquisas, este é o quadro de favoritos, por Partido, nas Capitais:
PSDB – 11
PT – 9
PMDB – 8
PDT – 5
PCdoB – 4
PTB,DEM, PP e PV – 2 cada um.

Eis aqui as provas de que o ataque ao boneco da Copa foi uma provocação política contra Fortunati

As ações de vandalismo que surpreenderam Porto Alegre nesta quinta-feira são muito menos inocentes do que parecem, porque elas foram estritamente políticas e eleitorais.

. O ataque ao boneco da Copa, localizado no Largo Glênio Peres, ao lado da prefeitura, teve o objetivo de provocar reações populares contra o prefeito José Fortunati, conforme o leitor poderá verificar a seguir, depois de ler a declaração da jornalista Anelise De Carli, 22 anos, que confrontada com a reação da Brigada Militar fez esta declaração edulcorada e cheia de amor à cidade e ao mundo:
- A ideia era só fazer uma ciranda ao redor do mascote - disse a jornalista Anelise De Carli, 22 anos, uma das manifestantes.

- Para saber mais sobre o que aconteceu, leia esta reportagem do ClicRBS. CLIQUE AQUI.

. No vídeo, as imagens são claras das provocações e intenções dos “manifestantes”.

. O editor foi atrás de informações sobre a jornalista De Carli e encontrou declarações ideologicamente comprometidas com as piores práticas dos mais politizados agentes provocadores de corte stalinista.

. Twitter da jornalista é o seguinte: https://twitter.com/anelisedecarli

. Leia os posts que ela fez sobre as ações planejadas para o Largo Glênio Peres:

“Anelise De Carli ‏@anelisedecarli
se FORTUNATI e NAGELSTEIN forem eleitos nesse domingo, teremos a comprovação de que Porto Alegre é uma cidade doente.” (...) A tática é antiga, coloque o povo na rua, provoque até baterem e fotografem, dando a “sua versão”.

- Existem videos gravados com a cara de todos os poucos manifestantes, que podem e devem ser responsabilizados civil e criminalmente. Não é correta a ação do prefeito Fortunati de pedir ajuda à Fifa para pagar os estragos, porque a responsabilidade pela recuperação são dos amigos de De Carli - e ela própria, já que ela foi para a praça com o objetivo de "provocar" e dar a "sua versão". 

Direção de trabalhador corta o ponto de grevista trabalhador no Banrisul

Até que demorou, mas finalmente a direção do Banrisul resolveu fazer o que qualquer empregador faz diante de greve – e de falta de acerto.

. O corte de ponto, com o conseqüente corte de salário, é apenas o primeiro passo para a demissão.

. Todos os bancos voltaram a funcionar, menos o Banrisul.

.  Os trabalhadores que não aceitaram a proposta do banco, querem a implantação do novo plano de carreira a partir de 1º de março de 2013, assim como a criação de um piso diferenciado para os funcionários e participação em lucros e resultados de quatro pontos percentuais.

- Petistas detestam ter que engrossar com a companheirada, mas na posição de patrão resta pouca alternativa até mesmo para socialista impenitente. 

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.

Domingo é o Dia Nacional sem Mensalão

Se o leitor clicar aqui  http://twitcam.com/caufz  verá e ouvirá meu comentário no Twitcam do site WWW.polibiobraga.com.br , no qual analiso a aparente disposição do eleitor gaúcho de decidir as eleições no primeiro turno.

. Dos quatro municípios com direito a segundo turno, as últimas pesquisas demonstram que em apenas um a eleição não é dada como liquidada. Saiba:
Decisão no primeiro turno
Caxias do Sul – Barbosa Velho, PDT
Porto Alegre – José Fortunati, PDT
Canoas – Jairo Jorge, PT

Decisão no segundo turno
Pelotas – Eduardo Leite, PSDB, e Fernando Marroni, PT

. Sobre o caso há controvérsia, segundo disse ao editor nesta sexta-feira o ex-deputado Jorge Uequed, também diretor do jornal O Timoneiro e experiente advogado.

. O editor está valendo-se apenas das pesquisas eleitorais e unicamente dos casos em que a diferença entre os dois principais candidatos é enorme.

. Logo abaixo, o editor registra que o PT será o grande derrotado destas eleições no RS. Sua vitrine mais emblemática, a chamada Rota das Estrelas (Sapiranga a Porto Alegre) sairá grandemente chamuscada, a começar por São Leopoldo, onde uma luta feroz de final de campanha é travada entre o truculento deputado Ronaldo Zulke, PT, e o suave tucano Dr. Moacir, PSDB, que aparece liderando as intenções de votos.

. Em todo o País – e não apenas no RS – domingo será a vez do eleitor repetir o gesto que vem fazendo com coragem, tenacidade e inteligência a maioria dos ministros do STF, ao condenar ás profundezas da humilhação nacional todos os principais réus do Mensalão.

. É este o Norte que deve guiar a escolha de cada eleitor neste domingo.

Clique acima pare ver o cartaz que circula na Web. Ele refere-se ao diaem que o eleitor poderá se livrar de gente como ZÉ Dirceu e os demais mensaleiros e aliados do PT.

Presidente da Stihl falará quarta-feira na Federasul

Claudio Guenther, presidente da Stihl, falará quarta-feira ao meio dia sobre sustentabilidade no Tá na Mesa, Federasul.

. Valerá mais por ele do que pelo tema.

Presidente da CDL de Porto Alegre foi para Moscou

Gustavo Schiffino, presidente da CDL de Porto Alegre, diretor da Associação Brasileira de Franchising e um dos donos da rede Trópico, foi nesta sexta-feira para Moscou. Ele integra uma comitiva de empresários brasileiros que quer ver de perto como operam varejo e franquias na Rússia.

Convenção Lojist do RS começará dia 9

Será em Porto Alegre, semana que vem, dias 9 e 10, a 43ª. Convenção Lojista do RS.

Daniel Store abre outra loja para calçadistas, desta vez em São João Batista

Menos conhecida do grande público, porque é focada em itens para a indústria calçadista, a rede Daniel Store, Novo Hamburgo, abriu esta semana sua quinta loja no Brasil. É fornecimento para pronta entrega.

. Desta vez foi em São João Batista, SC. Ali, são mil itens.

. Daniel Store tem escolhido centros nevrálgicos de pólos calçadistas. Ela tem unidades em Novo Hamburgo, Franca, Nova Serrana e Fortaleza.

Oi lança solução para proteção de dados armazenados no celular

O editor recomenda este novo serviço lançado pela Oi, que a tele apelidou de Oi Segurança Móvel, um serviço que permite aos usuários proteger as informações armazenadas nos aparelhos celulares.

. O aplicativo foi desenvolvido pela McAfee com a Oi e custa apenas R$ 4,99 por mês.

. O serviço pode ser manejado do próprio aparelho do cliente ou remotamente, mas neste caso através do site da tele.
 
- O aplicativo pode ser adquirido e baixado pelo site WWW.li.com.br/segurancam  movel ou por SMS. 470 tipos de aparelhos das principais plataformas admitem o aplicativo. 

Joaquim Barbosa será presidente do STF a partir de quarta-feira

Na quarta-feira, o ministro Joaquim Barbosa será eleito novo presidente do Supremo Tribunal Federal. O presidente Ayres Britto está se aposentando.

. Se a tradição da casa não for rompida, porque ela manda eleger o ministro mais antigo e que ainda não tenha ocupado o cargo.

- É apenas o menor dos males para o ex-ministro Zé Dirceu.

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.

Será segunda-feira, 11h, em São Leopoldo, RS, a abertura da segunda loja da rede Leroy Merlin no Estado.

Os franceses investiram R$ 50 milhões no empreendimento.

. A loja, focada num leque imenso de produtos para casa, abrirá na avenida Getúlio Vargas, 2450, BR-116,  Bairro Cristo Rei, São Leopoldo. A ideia é aproveitar as condições logísticas excepcionais da cidade, localizada na Grande Porto Alegre.

Dilma e Lula marcaram distância do seu candidato de um dígito só, mas Dilma virá ao RS para votar

Diante do quadro eleitoral que apresentava seu candidato estacionado em apenas um dígito, Lula e Dilma sequer atreveram-se a desembarcar em Porto Alegre para fazer campanha para o PT.

. A presidente prosseguirá desempenhando papel de sombra neste final de semana, embora desembarque para votar, domingo, no Colégio Santos Dumont.

- Dilma Rousseff chegou a pensar em nem viajar a Porto Alegre, mas foi dissuadida, porque seria desastroso um presidente dar tão mau exemplo. 

Presuntiva derrota de Manuela fere poliicamente de morte as pretensões eleitorais de Ana Amélia

A presuntiva derrota da comunista Manuela D’Ávila em Porto Alegre, poderá ter ferido politicamente de morte as pretensões eleitorais da senadora Ana Amélia na disputa de 2014.

ENTREVISTA - DEM vai ao juiz e pede condenação do prefeito Jairo Jorge em Canoas

Adão Paiani, advogado do DEM

O que pretende o DEM com esta ação civil pública movida contra o prefeito Jairo Jorge, Canoas, RS?
Pedimos liminar para que o juiz do caso apreenda a revista “Canoas – Minha Terra, Município de Valor”, fartamente ilustrada com fotos e informações de interesse de Jairo Jorge. A edição foi paga pelos cofres públicos e a contratação não foi sequer publicizada, como manda a lei.

O objetivo da ação não é meramente eleitoreiro?
Ocorreu agora, porque a revista é usada eleitoralmente. São milhares de exemplares, custeados ilegalmente com dinheiro público. Canoas é um município rico e populoso – o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. Este caso não é isolado. Existe uma república local, a República de Canoas, dominada totalmente pelo PT.

O que mais pede o DEM?
Queremos que o prefeito perca a função pública, tenha seus direitos políticos suspensos, pague o contrato com seu próprio dinheiro e deposite multa equivalente a cem dos seus salários mensais.

E a editora?
É a Editora Bravence. Ela não poderá continuar distribuindo a revista. 

Confronto PMDB e PT mais emblemático do RS ocorre em Gravataí. Pesquisa mostra Alba na frente

A mais emblemática disputa eleitoral do RS ocorre em Gravataí, RS, sede da GM, onde enfrentam-se dois deputados estaduais, duas lideranças muito poderosas, uma do PT, Daniel Bordignon, e outra do PMDB,
Marco Alba. O PT de Bordignon venceu as últimas quatro eleições para a prefeitura de Gravataí, mas seu último prefeito, Rita Sanco, foi cassado.

Eis os números desta sexta-feira da pesquisa Polis, conforme o Jornal de Gravataí:
Marco Alba, PMDB – 34,2%
Daniel Bordignon, PT – 29,5%
Anabela Lorenzi, PSB – 21,5%

. Os demais candidatos pontuaram muito pouco.

Harter, Pelotas, assumirá na Assembléia, caso vença Marco Alba em Gravataí

Caso Marco Alba emplaque mesmo em Gravataí (ele é o único deputado do PMDB que resolveu disputar as eleições), assumirá o suplente Nelson Harter, de Pelotas.

Prefeitos e ex-prefeitos gaúchos surgem das urnas como grandes candidatos para 2014

Caso confirmem-se os resultados apontados pelas últimas pesquisas eleitorais, três grandes Partidos do RS emergirão destas eleições com esta constelação de líderes para 2014, quase todos prefeitos e ex-prefeitos:
PMDB – Prefeitos José Sartori, Caxias do Sul, e Cesar Schirmer, Santa Maria
PP – Senadora Ana Amélia e prefeito Fetter Júnior, Pelotas
PDT – Prefeito José Fortunati
PSDB – Sanchotene Felice, prefeito de Uruguaiana

. PT e PTB,q que são maiores do que PP, PDT e PSDB, vivem situação diferente, porque ambos não mostraram nada de novo nas eleições.

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.

Zé Dirceu está sendo condenado como corrupto e essa gente reúne-se para homenageá-lo

Em festa da esquerda, diplomata admite: Lula tomou “apenas parte do poder do Estado"

Entre figurinhas carimbadas da esquerda chique brasileira, não faltou ainda um tímido desagravo a José Dirceu, sob o olhar penetrante de Leticia Sabatella. Como sabemos da coisa toda? Obviamente, Mônica Bergamo noticiou. Independente do que aconteceu ou venha a acontecer com a esquerda brasileira, eles sempre terão Bergamo: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/69655-monica-bergamo.shtml.

Lá estavam a atriz global, José Dirceu, Fernando Morais, Luis Carlos Barreto e o embaixador da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, em homenagem ao ex-secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães. É possível imaginar as declarações de esquerdistas decanos e empapuçados, entre elas a do próprio Pinheiro: “Sinto-me emocionado. No entanto, entre nós aqui há quem tenha lutado com mais vigor e com mais sofrimento para diminuir as nossas inaceitáveis desigualdades. Sofreram. E ainda sofrem. Não preciso citar nomes."

Mônica Bergamo identifica um José Dirceu monástico como objeto do comentário. “Ainda mais magro e com os cabelos mais compridos”, ela descreve. Se sentir vontade de chorar agora, chore.
"As classes tradicionais -ou, se preferirem, retrógradas, reacionárias- nunca vão aceitar que um nordestino [Lula] tenha se transformado em um líder respeitado e reconhecido internacionalmente. É disso que se trata. É isso o que estamos vendo”, prossegue Pinheiro, sempre segundo Bergamo. E mais:
"Nunca vão aceitar que esse operário tomou o poder. Ou melhor, tomou uma parte do poder do Estado. Não todo. Não tenhamos ilusão. Vivemos numa plutocracia, que precisa virar uma verdadeira democracia." Bem, finalmente alguém confessa. A ideia era ter o “poder total do Estado”. Talvez não tenham chegado a tanto. Terá sido porque a “casa caiu” com a revelação inesperada do Mensalão?

Jamais saberemos. Quanto à tal “plutocracia”, Bergamo termina seu texto dizendo que os “convidados começam a jantar”. Faltou dizer se comiam sardinha em lata ou salsicha, acompanhada de algum refrigerante de cola genérico. Governo dos ricos? Deixa para lá.

Só agora Fiergs mostra desempenho da indústria gaúcha em agosto. Números mostram reação.

Os resultados da Sondagem Industrial do RS de agosto, realizada pela FIERGS, apresentaram sinais de recuperação da atividade, ante julho. Apesar de a indústria ter operado abaixo do usual, foi a primeira vez no ano que se aproximou da normalidade. O indicador cresceu 6,1 pontos e totalizou 46,6 pontos. Do mesmo modo, os estoques aproximaram-se ainda mais do planejado pelas empresas (53 pontos), embora o processo de escoamento não tenha sido completo. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, "as medidas do governo para estimular o consumo interno, desonerar alguns setores produtivos, diminuir o custo de energia e os anúncios de investimentos em infraestrutura projetam uma recuperação gradual do nível de atividade". O levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 pontos significa maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

. Em agosto, 28% das empresas trabalharam abaixo da utilização da capacidade instalada e 24,2% apresentaram estoques excessivos. Em julho, esses percentuais eram bem superiores: 40% e 37,7%, respectivamente. Nesta base de comparação, a produção e o emprego também reagiram positivamente. O primeiro indicador cresceu 4,7 pontos e somou 54,2, enquanto o segundo avançou 3 pontos, chegando a 50,7.

Artigo, Neil Ferreira - Domingão da Eleição: Fora Mensalão.

* Neil Ferreira

A.S. (Antes-Scriptum, inventei agora): Data Maxima Venia, registro a brihante atuação do douto militante petista, Doutor Lewandowski, Advogado de Defesa do réu Genoíno O Coitadinho, outro que também nada viu, nada ouviu, de nada sabia. O douto Doutor, em manobra digna das séries de tribunais da tv por assinatura, das quais admito que sou fã, apresentou Cinco testemunhas-surpresa para esclarecedores depoimentos em favor do réu: Um elefante e Quatro cegos. Lewandowski deixou claro que teria sido o único iluminado que percebeu o fato que é a existência do elefante (a inocência de Genoíno). Os quatro cegos, suspeito, são os Ministros Relator e o Presidente, e os Ministros-Vogais Celso Mello e Marco Aurélio Mello.
(...)

Neste  domingão da eleição, seu voto sua arma, atire para matar. Taca fogo sem dó com o 45 cano longo da urna, contra a rataiada magra engordada no pudê e que não quer largar o osso.
Repito o que escrevo nesta página “Opinião”  e nos espaços na Internet, no “Facebook”  e em  blogs do maior respeito, como os de Ricardo Setti e Augusto Nunes, ambos no site da Veja, “Telescópio” e “Por um Brasil Melhor”, entre muitos outros. Minha amiga Mara Montezuma Assaf, uma guerrilheira, repassa para sua lista de importantes jornalistas e políticos,  dando enorme visibilidade aos meus textos, equivocados às vezes, reconheço, mas sempre expondo o que penso com sinceridade.

CLIQUE na charge de Alpino para ver melhor. A charge circula nesta sexta na Internet.

O dia em que Lewandowski se encheu de opróbio e desonra

- As notícias e os argumentos da jornalista Miriam Leitão sobre o julgamento de ontem no STF, expõem com crueza implacável a fria e cínica desfaçatez do ministro Ricardo Lewandowski, que abdicou da sua condição de juiz e colocou-se como advogado de defesa dos seus amigos do Mensalão, a começar por Lula, que foi na sua casa pedir ajuda - concedida integralmente por ele, o que o desmoraliza perante seus pares e perante a sociedade brasileira. Leia:

Dia de não esquecer, por Miriam Leitão
Miriam Leitão, O Globo

A lógica era cortante, mas a voz traía a emoção. A palavra “infelizmente” foi repetida. A ministra Rosa Weber votou de forma implacável, mas admitiu: “A maior tristeza da minha alma.” Sua face pública estava exposta na dureza do voto; sua emoção, implícita nos gestos e voz. E assim ela condenou José Dirceu e José Genoíno por corrupção. “É como voto, senhor presidente.”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski defendeu o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de forma mais eficiente que o próprio advogado do réu. O que atrapalhou o voto foram suas próprias palavras quando condenou outros réus ou quando escolheu argumentos que se chocavam com o que dissera minutos antes.

Rosa Weber e Luiz Fux acompanharam o voto do relator Joaquim Barbosa, que condenou oito dos réus neste capítulo. O ministro Fux disse que juntou no voto 14 “elementos probatórios” contra José Dirceu. Lewandowski rebateu um deles. O da reunião no hotel Ouro Minas entre o então ministro Dirceu e a presidente do Banco Rural, Kátia Rabello.

Fux disse que Kátia admitiu em juízo que eles conversaram sobre o Banco Mercantil de Pernambuco. Lewandowski discordou. Disse que Kátia disse em juízo que a mulher de Marcos Valério, Renilda, não dissera a verdade quando contou na CPI que na reunião se falou dos empréstimos ao PT.
Na verdade, o empréstimo era uma coisa; o Banco Mercantil era outra. Pior. Os empréstimos foram estranhos, mas o outro caso era ainda mais indevido. Por 17 vezes o publicitário Marcos Valério foi ao Banco Central pressionar por uma solução que daria aos donos do banco muito mais lucro do que o valor do crédito.

Enquanto Kátia Rabello se reunia com José Dirceu, os donos do Banco Mercantil de Pernambuco processavam o Banco Central. O Rural tinha 22% do banco em liquidação desde o Proer. O que queriam era mudar o fator de correção da dívida. Isso faria um banco quebrado virar um bom ativo.

CLIQUE AQUI para ler.

CLIQUE na foto para examinar a charge publicada pelo jornal A Notícia de hoje. O jornal é de Joinville e é editado pela RBS. 

Alceu, candidato do prefeito Sartori, venceria no primeiro turno em Caxias, segundo o Ibope

Da mesma forma que em Porto Alegre, as eleições em Caxias doSul, segundo maior colégio eleitoral do RS, encaminham-se para uma decisão no primeiro turno. Eis os números do Ibope desta sexta-feira, segundo pesquisa encomendada pela RBS:
Alceu Barbosa Velho, PDT – 52%, em viés de forte alta
Marcos Daneluz, PT – 14%, leve queda
Assis Melo, PCdoB – 14%, em viés de forte queda
Milton Corlatti, DEM – 3%, leve alta
Luiz Possomai, PSOL – 1%, leve alta

- O candidato do PDT é apoiado fortemente pelo prefeito José Ivo Sartori, PMDB. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/