PT, no desespero, vota em bloco para impedir convocação do dono da Delta e do homem-bomba do Dnit

* Clipping www.veja.com.br
Em votação apertada – 16 votos a 13 –, a CPI do Cachoeira decidiu nesta quinta-feira adiar novamente a convocação do empresário Fernando Cavendish, ex-presidente da construtora Delta, empresa que está no centro das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional. Por um placar um pouco mais folgado – 17 votos a 13 –, os parlametares evitaram também a convocação do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. O PT votou em bloco em favor do adiamento das duas convocações.
Cavendish é o autor, em trecho captado pelos grampos da Polícia Federal, da frase: “Se colocar 30 milhões de reais na mão de político, ganha negócio”. Amigo pessoal do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), o empresário deixou o comando da Delta assim que estourou a informação de que a empreiteira atuava em parceria com o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira para a obter benefícios irregularmente.
O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), foi o primeiro a defender, durante a sessão, que a convocação de Cavendish não fosse votada de imediato. Segundo ele, ainda não foram analisados documentos suficientes para embasar futuramente a oitiva do empresário. “Estamos discutindo as relações da Delta com a organização criminosa e a quem serviu essa empresa”, disse Cunha. “Precisamos fazer que venham à CPI pessoas cujos vínculos sociais, econômicos, políticos e patrimoniais fiquem evidentes”, completou o relator ao defender o sobrestamento da votação sobre o ex-presidente da Delta.

ENTREVISTA - A Assembleia gaúcha virou a extensão do gabinete do governador

Jorge Pozzobom, líder do PSDB na Assembleia do RS

Junho está no meio e em julho começará o recesso da Assembleia, sendo que depois disto teremos três meses para as eleições.
Vai parar tudo.

Existem assuntos relevantes para discutir e votar?
Votar, não é, porque a patrola dos 32 deputados da base governista não quer discutir nada. Eu respondo: não há nada relevante, depois de dois Pacotarsos, com dezenas de projetos enviados em regime de urgência, ou seja, para não debater. 

E?
E, que quem dita os trabalhos da Assembleia é o governador Tarso Genro. 

Isto significa o quê?
Que a Assembleia virou a expansão do gabinete do governador. 


NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Dilma não parece entender o que acontece na economia

O jornal O Estado de São Paulo tem insistido muito nas confusões que a presidente Dilma Rousseff vem produzindo, todas elas ligadas a sua pretensa competência na administração da economia.

. Dilma Rousseff é economista, sim, mas há muitos e muitos anos não exerce funções na área. Além disto, seu conhecimento limita-se a uma mera graduação, porque não conseguiu levar adiante os cursos de mestrado e doutorado que começou.

. Como gerentona do PAC, Dilma Rousseff não produziu resultados apreciáveis, a não ser o fato de ter concentrado 40% das obras nas mãos de uma única empreiteira, a Delta Construções.

. O PAC foi uma belíssima sacada política dos marqueteiros de Lula.

.  Nos pronunciamentos desta semana, a presidente misturou duas questões muito diferentes, segundo o jornal:
 - A incorporação de milhões de famílias pobres ao mercado de consumo e o desafio de remover obstáculos à expansão da economia nacional. Detalhe inquietante: a autora dessa confusão tem um diploma de economista.

. Ora, os números demonstram que a indústria brasileira vai de mal a pior e perte espaço nos mercados interno e externo, o que, claro, reduz gravemente o número de empregos. Assim, eis o que ensina o jornal:
- É um disparate, portanto, atribuir os problemas da indústria - mais precisamente, do segmento de transformação - a uma retração dos consumidores. A participação de bens importados no mercado brasileiro de consumo atingiu 22%, um recorde, nos quatro trimestres encerrados em março e essa tendência, ao que tudo indica, se mantém.

. Mais adiante, ensina O Estadão:
-  Não basta dispor de fábricas para produzi-los. A indústria tem de ser capaz de produzi-los com preços e qualidade compatíveis com os padrões internacionais. Recorrer ao protecionismo é apenas uma forma de empurrar o problema para a frente e - pior que isso - de abrir espaço para problemas adicionais, como a elevação de preços e a estagnação da capacidade produtiva. Muitos brasileiros devem ter aprendido essa lição. A presidente parece tê-la esquecido.

. O governo tem ignorado a questão mais séria de todas para os atuais problemas da economia, que são os casos dos investimentos escassos e da diminuição da capacidade produtiva, o que não depende apenas dos juros altos, mas relaciona-se gravemente com o chamado Custo Brasil.

CLIQUE AQUI para ler o editorial completo do Estadão.

Comércio cresce raquíticos 0,8% em abril (sobre março)

As vendas do comércio varejista brasileiro subiram 0,8% em abril na comparação com março, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira.

. O IBGE divulga esses dados com atraso intolerável.

. Em relação a abril de 2011, que é o que interessa de verdade, houve crescimento de 6%.

. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio registrou expansão de 7,2%, enquanto no acumulado do ano a alta foi de 9,2%.

. Os dados de maio mostram que o comércio intensificou levemente o ritmo das vendas em abril frente à março, quando havia sido registrada uma alta inferior (0,3%).

Monsanto acha que STJ garantirá seus direitos sobre semente transgênica de soja

A Monstanto acha que terá êxito na ação movida por sindicatos rurais gaúchos que não querem pagar royalties pelo uso da semente transgênica de soja Round-up Ready.

. O STJ já decidiu que a decisão terá alcance nacional.

. A patente do Round-up Ready é da Monsanto, que desenvolveu as sementes a partir de pesquisas feitas por seus cientistas em St. Louis.

- 90% das lavouras de soja do Brasil são, atualmente, transgênicas. 

PMDB pode intervir em Pelotas para impedir aliança com PT

É forte a tendência de que o PMDB intervenha no diretório municipal do Partido em Pelotas, RS, que quer porque quer coligar-se com o PT.

PMDB reafirma coligação com PT em Erechim

Também em Erechim, RS, o PMDB apóia o candidato do PT, o atual prefeito Paulo Polis. A coligação é ampla: PT, PMDB, PCdoB, PDT, PPS, PSB, PSC e PRB. O PTB ainda não se definiu, mas seu maior líder local, Luiz Tirello, é diretor de Planejamento da CEEE, do governo estadual do PT.

. A oposição não consegui encontrar um nome desde que o ex-prefeito Elói Zanella, PP, anunciou que não será candidato em 2012.

PMDB apóia coligação de 17 Partidos em Canoas

O candidato será o prefeito Jairo Jorge. Sua companheira de chapa será de novo a vice-prefeita Beth Colombo.

. A oposição terá seis candidatos, quase todos reunidos em torno da Foca, a Frente de Oposição de Canoas, que não terá, portanto um só nome, já que a cidade terá dois turnos.

Copa Airlines pensa em voo direto Porto Alegre-Los Angeles

A Copa Airlines insiste em estabelecer voos diretos entre Porto Alegre e Los Angeles, de olho em Las Vegas.

TAP ainda não conseguiu cumprir promessa de voos diários para Lisboa

Embora decidida a cumprir voos diários na rota Porto Alegre-Lisboa, até hoje a TAP não conseguiu cumprir a promessa.

. É que não há demanda.

. Apesar disto, já são quatro voos por semana.

. Primeira ligação direta da capital gaúcha, o voo da TAP completou um ano com taxa média de ocupação de 81%. A passagem custa, em média, 950 dólares (ida e volta). 83 mil passageiros foram transportados, sendo 65 mil brasileiros.

NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 

Caixa Geral de Depósitos compra 100% das ações da Banif Corretora

O Grupo Caixa Geral de Depósitos exerceu sua opção de compra dos 30% da Banif Corretora de Valores e Câmbio S.A. que ainda pertenciam ao Banif Grupo Financeiro, e passou a deter 100% da empresa, que passa a ter a razão social CGD Investimentos Corretora de Valores e Câmbio S.A.

. Com a operação, a corretora passou  ao comando do CEO Fábio Feola.

. A Banif tem casa em Porto Alegre.

Caso a Delta seja investigada, Ceitec e CGTEE terão que se explicar na CPI do Cachoeira

Apesar das aparências, a CPI do Cachoeira caminha para também tornar uma farsa a convocação do dono da Delta Construções, Fernando Cavendish. A votação da proposta para convocar o empreiteiro ficou para a semana que vem.

. As investigações para a Delta, caso ocorram, o que é muito improvável, desvenderão os braços tentaculares da organização também no RS.

. No Estado:
Ceitec -  A Racional Delta foi acusada de ter superfaturado as obras de construção do Ceitec, a fábrica de chips do Partenon, Porto Alegre. O ex-ministro da Ciência e Tecnologia recebeu denúncias de que ocorreu superfaturamento, calculado em R$ 15,8 milhões.
CGTEE – A nova Usina Candiota 3, emCandiota, RS, foi construída pelo Consórcio Sul Energia, composto por Ernesto Weobcke,Tedesco, Brasília Guaíba e Delta Construções. Saiu tudo sem licitação. Um negócio de R$ 1,5 bilhão. A CGTEE alegou que não havia necessidade de licitação porque quem pagou a conta foram os chineses do grupo Citic e Eletrobrás. Na verdade, o dinheiro veio através do Paribas Banco, tomado pela CGTEE, que já começou a pagar o empréstimo. A obra atrasou mais de um ano.

PSDB impugnará com ADIN a criação da EGR

A bancada gaúcha do PSDB decidiu ajuizar ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a lei aprovada pela Assembléia e que cria a EGR, a Empresa Gaúcha de Rodovias.

. A EGR foi criada para administrar as estradas pedagiadas do RS.

. O deputado Jorge Pozzobom, líder do PSDB, avisou ao editor que o artigo 173 da Constituição Federal veda a criação da EGR.

. É que no caso não existe “relevante interesse coletivo”.

Saiba quem contém o autoritarismo tarsista no RS

Não são os 23 deputados da oposição os que conseguem conter os avanços autoritários do governador Tarso Genro.

. A tarefa tem sido cumprida pelos 25 desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça.

Redecker, o nome melhor avaliado da oposição, não quer disputar eleições com Tarcisio Zimmermann, PT

O deputado Lucas Redecker, PSDB,  é o nome melhor avaliado nas pesquisas internas que os Partidos mandaram fazer nos últimos meses em Novo Hamburgo, RS.

. Ele teria chance de enfrentar com probabilidade de êxito o candidato do PT, o prefeito Tarcisio Zimmermann, que lidera todas as pesquisas.

. O problema é que Lucas Redecker não quer concorrer, mas poderá mudar de idéia se os Partidos da oposição fizerem apelo decidido.

. Os outros candidatos da oposição são José Airton dos Santos, PMDB, e João Fischer, PP, mas o candidato progressista poderá desistir.

. O mais provável é que a oposição acabe cerrando fileiras em torno do candidato do PMDB, o ex-prefeito José Airton dos Santos, que também conta com números superiores a dois dígitos nas pesquisas eleitorais.

Paulo Argollo, presidente do Simers, é condenado a pagar R$ 20 mil por ter ofendido o procurador Mauro Renner

Não tem mais recurso a decisão judicial que condenou o presidente do Sindicato Médico do RS, Simers, a pagar R$ 20 mil de indenização por dano moral praticado contra o ex-procurador Mauro Renner.

. O médico Paulo Argollo terá que pagar o que deve. Ele ofendeu Mauro Renner durante o programa Guerrilheiros da Notícia, da Rede Pampa, edição de 16 de janeiro de 2009. No programa, disse repetidas vezes o presidente do Simers, sempre contraditado na hora pelo desembargador Túlio Martins, que defendeu o procurador:
- (...) O Dr. Mauro Renner, que não pôde ma atender, imagino que estivesseie á às voltas com a casa da dona Yeda, que foi quem o indicou.

. A Procuradoria Geral de Justiça debruçou-se sobre a denúncia do PSOL de que a casa teria sido adquirida de modo irregular por Yeda, mas diante das provas sobre os pagamentos feitos e a origem dos recursos, resolveu arquivar a reclamação.

. O médico não aceitou as explicações e voltou a ofender Mauro Renner:
- (...) Ele é..o procurador Geral de Justiça, um afilhado (de Yeda).

. O desembargador Túlio Martins tentou explicar repetidamente que a escolha do procurador Geral é feita pelos próprios procuradores, submetidos os três nomes mais votados ao crivo do governador, que escolhe um entre eles, geralmente o mais votado.

. A juíza do caso no primeiro grau, ensinou que o presidente do Simers manteve “conduta antijurídikca, dolosa ou culposa, sustentou nexo entre o ato ilícito e o dona e, por fim, praticou o dano”.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da sentença.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do acórdão.

NOVO BIER MARKT - Chegou o Bier Markt Vom Fass
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.
- Vá também no Bier Markt da Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012). 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/