Dirceu negará vínculos com Delúbio e Valério

* Clipping Gustavo Uribe e Sérgio Roxo, O Globo deste domingo.

Às vésperas do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para agosto, a defesa do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu tem estratégia definida: tentar desvincular seu nome dos demais envolvidos no escândalo que porá 38 pessoas no banco dos réus.

Apontado pelo Ministério Público como chefe do “organograma delituoso”, José Dirceu agora tenta afastar de sua sombra figuras como o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério.

O advogado de Dirceu, José Luiz de Oliveira Lima, em entrevista ao GLOBO, disse que o ex-ministro petista nunca teve proximidade com Valério, tampouco teria indicado Delúbio para a tesouraria. Ele rebate a acusação do Ministério Público de que Dirceu comandava o partido de dentro do governo federal.

- O mensalão não existe. Eu falo que José Dirceu deixou de participar da direção do PT com base em depoimentos. É humanamente impossível um homem público exercer um cargo de ministro-chefe e ainda interferir nos atos de dirigentes do PT - alega o advogado.

A denúncia do mensalão, apresentada em 2006 pelo então procurador-geral Antonio Fernando de Souza, cita o ex-ministro petista 72 vezes, boa parte delas como operador do núcleo central do esquema para compra de apoio político no Congresso.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

7 comentários:

Anônimo disse...

A tática de Dirceu é a seguinte:
Peidei, mas não sei quem fui!

Anônimo disse...

Vamos ver se o jugamento do STF vai ser "técnico" ou "politico".

Quanto aos acusados a Constituição Brasileira permite até que "mintam" ao contrário da Americana que não permite (perjurio).

Vale lembrar que Fernando Collor foi "impedido", mesmo após ter "renunciado", postura absolutamente ilegal do Congresso Naconal. Depois Collor foi julgado pelo STF e foi "absolvido".

Outro Caso, Ibsem Pinheiro foi cassado pela Camara dos Deputados e em juizo foi "absolvido".

Outro caso, A Deputada Jaqueline Roriz (quando candidata a Deputada Distrital) foi filmada pegndo #. As imagens vieram a público somento após o pleito de 2010, quando ela foi eleita Deputada Federal. O fato foi levado a Comissão de Ética e depois ao plenário, onde o voto é secreto e ela "foi absolvida".

O Caso José Dirceu é emblemático, não foi divulgado pela velha midia (escrita, falada e televisada) uma virgula da "teses" de defesa, ao contrário, somente "teses" de condenação. Logo, tendo só uma versão é natural que a opinão pública, de um lado fique perplexa (os contra e neutros) e, de outro (os as favor e radicais) vibrem.

Anônimo disse...

Não sabia de nada, não vi nada, e por aí vai. O Lulla fez escola no Brasil !

Anônimo disse...

Ora essa; esse Doutor José Luiz e o tal de Thomaz Bastos continuam achando assim como os políticos, que somos idiotas!!! O Mensalão não existe!!!! Menos Doutor!!!!

Mordaz disse...

Dirceu nem conhecia o Lula. É tudo invenção. Nem mesmo Roberto Jefferson ele sabia quem era.

Anônimo disse...

assim eh que eh bom, cada um tentando salvar a própria pele...

e a rataiada abandonando o navio...

Anônimo disse...

Ele vai chamar o Padre Quevedo: "mensalon, non ecziste." Mas, a parceria com Maluf existe, não é, petralhada?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/