Análise, Ricardo Setti, Veja - Cubramo-nos de vergonha: falou-se tanto em golpe, golpe, golpe no Paraguai, e quem acabou dando um golpe fomos nós

- É de se perguntar o que faz o Senado diante dessa ignomínia praticada pelo governo brasileiro. Os três senadores do RS têm algo a dizer sobre a posição entreguista da presidente Dilma Roussef, que submetida a Chavez rasga em pedaço a tradicional política externa brasileira de não intervenção nos assuntos internos dos outros Países, portanto de autodeterminação dos povos?

* Clipping www.veja.com.br

O Senado do Paraguai - imaginemos, do Paraguai, antes motivo de piada quando se falava de democracia - vinha resistindo bravamente, há seis anos, às pressões para aprovar o ingresso da Venezuela do tirano bufão Hugo Chávez no Mercosul, bloco integrado pelo próprio Paraguai e por Brasil, Argentina e Uruguai.
O Senado paraguaio, diferentemente da maneira covarde com que se houve o Congresso brasileiro, se apegou à chamada “cláusula democrática” do Mercosul, segundo o qual só podem integrar o organismo países plenamente democráticos, com eleições livres, liberdade de imprensa, liberdade de opinião, liberdade sindical, Justiça livre e independente e respeito às minorias, entre outras exigências.
Essa cláusula, justiça se faça, foi inserida nos tratados de formação do Mercosul pelos então presidente José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina. Com Sarney, naquele momento, a diplomacia brasileira viveu um bom momento.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Golpe!!!!!!!!

O Brasil e os demais paises aplicaram ao Paraguai o "Principio da Recipricidade", ou seja, você Paraguai pode fazer o que quizer no seu pais,segundo a Constituição de Voces, mas nós enteemos que não, que voces deveriam "dar mais tempo para a defesa (principio da ampla defesa) do Presidente (foi julgado e condenado em 48 hs)então nós vamos retira-lo (paraguai) do Mercosul também sem defesa.

Só que, ao contario do Parguai que cassou um Presidente para sempre, ele poderá voltar para o Mercusul após a proxima eleição democrática.

Anônimo disse...

Ora Polibio! Com 58% dos senadores e 42% de deputados, nordeste e norte são os que recebem a maior parte dos recursos federais, muito acima do que contribuem.

São espertos, sabem do que digo acima, nunca irão se insurgir contra alguém que tem a chave do cofre? Só se a Dilma os deixassem sem as mamatas. Assim é deste dos tempos do Getulio Vargas,

Anônimo disse...

A cassação desse tal Fernando Ugo do Paraguai parece que foi legal, mas parece que também foi legal o suspensão do Paraguai do Mercosul,
que se baseou na cláusula democrática do Tratado de Usuhaia I de 1998.

Então ficou empeta. Cassa lá e cassa cá.

Anônimo disse...

eleições livres ?
em que republiqueta bananeira existe isso, se quem manda na política são os caudilhos e coronéis ???

liberdade de imprensa ?
em que republiqueta bananeira existe isso, se os governos usam a propaganda oficial para comprar simpatia dos veículos de comunicação ???

liberdade sindical ?
em que republiqueta bananeira existe isso, se os sindicatos se tornaram cúmplices e comparsas destes governos esquerdistas e vigaristas ???

Justiça livre e independente ?
em que republiqueta bananeira existe isso, se os governos embusteiros de esquerda compraram também os magistrados ou tentam diminuir sua independência e autonomia ???

OU SEJA : EXCETO O CHILE, NENHUM PAÍS DA AMÉRICA LATRINA PODE INTEGRAR O MERCOSUL, POIS O CUMPRIMENTO DA " CLÁUSULA DEMOCRÁTICA " É UMA FARSA !!!

Anônimo disse...

Penso que foi uma péssima decisão a intervenção das republiquetas do Mercosul no Paraguai.Daqui para frente será fácil uma invasão territorial com o objetivo de impedir "golpes".A reunião falou muito em democracia mas o ato não foi nada democrático.Fora do ar o discurso da mãe Dima sobre a liberdade religiosa para ilustrar a demacracia brasileira que transformou todos os partidos em partido único em torno do pt.Um grande golpe!

Olga disse...

Que horror estes comentários.É por isso que o Brasil está do jeito que está.Nossa!!! Houve um tempo em que a gente se orgulhava de estudar. Pelo que se vê hoje em dia, tomaram gosto pela ignorância. Elle conseguiu.

Aquiles disse...

Grande merda o Mercosul e a Unasul.

O Paraguai não perde absolutamente nada de relevante ou importante, mas mantém intactas sua soberania e supremacia internas frente à esquerdalha imunda da américa-latrina.

Para quem conhece a origem e o estado atual das coisas no Mercosul, sabe muito bem que o Mercosul é o legítimo nati-morto.

Nasceu já acabado.

Anônimo disse...

O SAPO E O POVO BRASILEIRO

OS POVOS DA ARGENTINA E BRASIL ESTÃO COMO O SAPO,FORAM POSTOS NUMA PANELA COM AGUA FRIA, E LENTAMENTE AQUECIDA.

LENTAMENTE , ENTÃO NÃO PERCEBERAM QUE ESTÃO SENDO COZINHADOS PELOS PETRALHAS GOVERNANTES,E AGORA QUASE NÃO HÁ MAIS CHANCE DE PULAREM DA PANELA.

LENTAMENTE FORAM SENDO ENGANADOS COM MENTIRA APÓS MENTIRA, ESTÃO HIPNOTIZADOS POR POLÍTICOS ESPECIALIZADOS EM MENTIR E ENGANAR.

O PARAGUAI ACORDOU,DEU EXEMPLO PARA A HUMANIDADE DE DIGNIDADE E RESPEITO A CONSTITUIÇÃO.

PARABÉNS AOS PARAGUAIOS E ATÉ LUGO QUE ACEITOU A APLICAÇAÃO DA LEI, E CONDENA A AÇÃO DOS PETRALHAS DO MERDOSUL RETIRANDO O PARAGUAI.

PS.: A EXCLUSÃO DO PARAGUAI DO MERDOSUL É ANTES DE TUDO UM PREMIO.

NÃO TER QUE SE REPORTAR A CHAVEZ,RAUL,FIDEL,CRISTINA,DILMA, É A LIBERDADE NA SUA MAIS PURA EXPRESSÃO.

O PARAGUAI ENFRENTOU TODOS E SE LIBERTOU!

O PARAGUAI PERDEU A GUERRA PARA ESTES PAÍSES MAS ESTA ELE GANHOU POR NOCAUTE.

LIVRE DOS PETRALHAS LATINOAMERICANOS

Anônimo disse...

Legal as únicas democracias reconhecidas no blog são do Chile e do Paraguai, ambos de direita. No chile o governo termina com o ensino gratuito e acabam com a previdencia social, no Paraguai cassam o Presidente, depois de cassar começam as mortes dos "brasiguais", nas últimas 24 hs já foram dois. E olha que os "brasiguaios" apoiaram a cassação de Lugo.

Anônimo disse...

O Merdosul ainda existe?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/