Produção de biodiesel ainda derrapa

*Clipping Valor Econômico - 13/03/2012
Autor(es): Por Marta Nogueira | Do Rio
A ausência de uma política melhor definida pelo governo federal para o biodiesel frustrou a expectativa dos fabricantes do biocombustível de fazer do país o maior produtor mundial em 2011. O prêmio de consolação é a possibilidade de o Brasil ter se tornado o maior consumidor no ano passado. Empresas e especialistas pedem um novo marco regulatório para o segmento e reforçam as críticas sobre a falta de competitividade do biodiesel em relação ao diesel comum, cujos preços não seguem o humor do mercado externo.

Apesar de o mercado ter previsto produção de 2,8 bilhões de litros de biodiesel no ano passado, o volume ficou em 2,554 bilhões, 5,3% mais que em 2010, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com a crise internacional na Europa, a conquista do primeiro lugar, antes ocupado pela Alemanha, parecia fácil. No entanto, o país caiu para a terceira colocação, segundo estimativas da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio). A "derrota" foi para a Argentina, com 3,2 bilhões de litros, e Estados Unidos, com 3 bilhões. A Alemanha deverá ficar em quarto. As informações oficiais de cada país deverão sair neste mês.

Os produtores atribuem a derrota ao fato de o Brasil não ser exportador. "A Argentina exporta mais de 50% da produção para a Europa", lembra o presidente da Aprobio, Erasmo Battistella. Para ele, a indústria - que tem 55% de capacidade ociosa, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) - carece de incentivos à exportação, além de objetivos mais claros para o desenvolvimento do ramo.

A Aprobio pleiteia junto ao ministério a oficialização de metas para dez anos, como aumento do percentual da mistura no diesel comum para 20% - hoje a taxa está em 5% -, redução da carga tributária, avanços no sistema de leilões para a comercialização e estímulos à participação da agricultura familiar no fornecimento de matérias-primas e a própria diversificação das fontes para a produção do biocombustível.

"Está faltando um marco regulatório", avalia o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.

CLIQUE AQUI para ler o retsnte da matéria.

3 comentários:

Anônimo disse...

O BIODIESEL É ANTIECONÔMICO E SÓ SE VIABILIZARÁ COM O PETRÓLEO A U$150,OO/BARRIL.
TAMBÉM O BIODIESEL É O RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DE PERTO DE 100% NO PREÇO DO ÓLEO DE COZINHA.
NO BIODIESEL BRASILEIRO É MAL RETIRADO A PARAFINA E ENTOPE TODOS OS FILTROS DE MOTORES DIMINUINDO A SUA VIDA ÚTIL E AUMENTANDO A POLUIÇÃO AMBIENTAL.
HÁ FORTES SUSPEITAS QUE O BIODIESEL SERVE PARA ALIMENTAR A MÁQUINA DO PT E QUE O SEU PRINCIPAL ARTICULADOR TRATA-SE DO FAMIGERADO JOSÉ DIRCEU.
O BIODIESEL É O COMBUSTÍVEL DO PT.

Anônimo disse...

chamem o Lula Pinóquio...

no seu mandato saiu pelo mundo afora como o pregador do biodiesel...

parecia um pastor...

dizia que o Brasil iria fazer e acontecer e seria exemplo para o mundo em combustíveis nao-poluentes e todo aquele bla, bla, bla que ja conhecemos...

como de costume, tudo ficou só na saliva...

só mesmo um povaréu ultra idiotizado para conviver 8 anos com um sujeito governando só na saliva...

so inaugurava placa e pedra fundamental...

nem a BR 101 - que já esta pra ser concluída ha 20 anos! - o tagarela terminou...

Luiz Vargas disse...

Enquanto a produção de biodiesel derrapa, a produção de mentiras, factóides e sofismas pela quadrilha PeTralha vai de vento em popa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/