PIB caiu porque o governo do PT é incompetente, entreguista (desindustrializa o País) e reacionário (privilegia exportação de matérias-primas)

- O texto a seguir é do jornal Zero Hora de hoje. Ele não foi assinado, mas poderia o autor bem que poderia ser o ministro Guido Mantega ou qualquer dos seus aspones. O artigo reproduz o argumento oficial de que o número do crescimento do PIB saiu do jeito que saiu por causa da crise internacional. Dilma e o governo esquecem o fato de que até a semana passada esperavam por um PIB maior de 4,5% a 5% no ano passado, porque o governo do PT, ao contrário do governo de Angela Merkel ou Barak Obama (EUA e Alemanha registraram PIB maior e não menor do que o do Brasil) soube driblar a crise, fortalecendo o mercado interno. A verdade revelada é a seguinte: o PIB caiu porque o governo do PT segue uma política entreguista e reacionária, desindustrializando o País e fazendo-o voltar aos tempos da colônia, ou seja, exportando matérias-primas como nunca, em detrimento da produção e venda de artigos industriais de valor agregado. Este comentário vai assinado: Polibio Braga.

Em voo baixo
Depois de atingir uma camada de ar frio provocada pelos ventos europeus e por medidas internas dedicadas a apagar o fogo da inflação, a economia brasileira perdeu velocidade e fechou com alta de 2,7% no ano passado. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) anunciado ontem pelo IBGE ficou abaixo da expectativa, mas os dados mostram uma reativação no último trimestre que ajuda a projetar voos mais altos neste ano.

Mais uma vez, o ritmo da economia brasileira foi ditado pela demanda interna, ou seja, pelos gastos das pessoas e das empresas dentro do país. Caso o PIB fosse medido apenas por esse critério, o crescimento teria sido bem mais robusto, de 3,4%. Os negócios que dependiam do Exterior, porém, provocaram redução de 0,7% no resultado. O sopro mais forte do mercado doméstico foi, mais uma vez, o consumo das famílias, que subiu 4,1%. Mas apesar de ter sido o oitavo ano seguido de expansão, o resultado foi o menor desde 2003.

Esse desempenho foi atribuído pelo próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, aos esforços do governo para conter a inflação, iniciados ainda no final de 2010. Autoridades e analistas ponderam, porém, que esse cenário se alterou e permite projetar uma situação diferente para este ano. É mais do que uma coincidência que a divulgação do PIB de 2011 tenha ocorrido na véspera de uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cercada de polêmica, com projeções de corte no juro básico de 0,5 ponto percentual até 1 ponto percentual. O juro ainda é a arma mais poderosa do governo para calibrar o sobe e desce da economia: quando a taxa sobe, como no início do ano passado, faz o PIB encolher. Quando diminui, estimula compras, negócios e investimentos.

– Na medida do necessário, vamos anunciando novos instrumentos e novas medidas que vão garantir para 2012 um crescimento maior – avisou Mantega.

BC prevê ritmo mais forte
Em nota, o Banco Central destacou a expansão do investimento no último trimestre de 2011 – nas contas do PIB, medido por um indicador chamado Formação Bruta de Capital Fixo. Por isso, a instituição aponta “intensificação do ritmo de atividade ao longo deste ano, com a economia crescendo em ritmo maior do que o observado no ano passado”.

Analistas concordam com a avaliação do BC, graças ao efeito dos cortes do juro básico e da redução dos estoques na indústria no final do ano, que tende a movimentar a indústria em 2012. O economista-sênior para América Latina da Economist Intelligence Unit (EIU), Robert Wood, observa que a melhora da economia global também deve ajudar o Brasil.

16 comentários:

Anônimo disse...

O PIB caiu porque o governo, para controlar a inflação, forçou a retração do consumo interno.

Além disso, a já desmantelada infra-estrutura não aguentaria um aquecimento da economia.

Estão com a faca no pescoço, pois se de um lado o aumento da inflação aumenta também a carga tributária, por outro torna mais cara a dívida pública.

Como são incompetentes para reduzir o gasto público e investir na infra-estrutura, ocorre isso.

A questão que fica é : com a desindustrialização, e a consequente redução dos empregos, e posteriormente a redução no consumo das famílias, terá ainda o PT a simpatia da "emergente" classe média ???

It's the economy, stupid !!!

Anônimo disse...

Lula usufruiu dos efeitos do governo FHC; Dilma está usufruindo do governo Lula. Dilma irá completar o serviço iniciado pelo pinguço, grandes ricos muitos pobres. Estes pobres serão colocados na classe B pelo IBGE para vender imagem positiva.

Os SOCIALISTAS querem um povo pobre recebendo bolsas governamentais para assim cooptar votos nas eleições. E o povão está se acostumando com migalhas já que bananas dá em toda parte.

Empobrecer a população é uma forma de substituir a guerrilha comunista.

Anônimo disse...

Polibio

Não li ninguem escrever que o crescimento de anão da economia brasileira deve-se principalmente as eleições de 2010.

O governo Lulla abriu as torneiras dos gastos públicos para garantir a eleição da então candidata Dilma.

A economia cresceu e a inflação junto. Dilma, ao assumir, precisou frear bruscamente, pois em 2014 terá que acelerar novamente para eleger o candidato do PT.

Se Lulla, além de nome de um molusco, já for nome de praças, ruas e cidades, a gastança deverá ser maior.

Em 2015, iniciaremos o pagamento das faturas. Da eleição e da copa.

Bacana, né ?

Tudo planejado. Plano quinquenal.

Anônimo disse...

Prezados. Como vender produtos com valor agregado se as pesquisas feitas no Brasil não têm utilidade alguma? As bolsas de estudo (mestrado/doutorado) servem para nada, pois são dadas na base do compadrio - vide Ministro Aloisio Mercadante. Nas universidades federais muitos orientadores andam fazendo trabalhos para os orientados, pois estes, escolhidos na base das indicações (não esqueçamos que a entrevista é que determina ao final quem ganha a bolsa) não conseguem ir adiante. Há casos, por exemplo, de alunos não conhecerem sequer a anatomia do pescoço. Ao serem questionados durante a aula se vão em busca de informações no iPad. É lamentável. Por isto, só nos sobra cavar o subsolo e exportar matéria bruta. Aliás, somos o 13o. país do mundo em produção intelectual e um dos últimos em aproveitar tais produções dada sua inutilidade.
Continuemos exportando matéria bruta e pagando milhões aos togados, MP´s, assembléias, fiscais graduados. É o país dos analfabetos. Aguardemos após 2014 - copa - se é que esta enganação se sustentará até aquela ano - para vermos o abismo que nos aguarda.

Anônimo disse...

Para emitir esta opinião caolha e ideológica da realidade você desconsidera totalmente a crise econômica mundial. Só mesmo os reacionários viúvos da Yeda para seguirem esta cantilena furada.

Anônimo disse...

Não existe crescimento sustentado se não houver condições propícias : infraestrutura, crédito fácil e barato, impostos razoáveis, educação, etc... É o vôo da galinha !

Ricardo disse...

Pela madrugada... O anônimo das 10:37 ainda tenta tapar o sol com uma peneira...
Pobre coitado, deve ser um daqueles que tem a mente embotada por alguma bolsa esmola ou carguinho público...
LAMENTÀVEL !!! Qualquer ser pensante com um pouco de massa cinzenta vê que a situação em que estamos rodando ladeira abaixo é devido ao anacronismo da gestão petista, eles pensam que estamos no século 18, ainda !

Luiz disse...

Engraçado: até poucos dias vocês execravam o jornal Zero Hora e a RBS. Agora serve como fonte de informação.
Quem mudou? O Políbio ou a RBS?

Anônimo disse...

Esse petralhacomunista das 10,37, sempre fala na gov.Yeda. A desculpa é a crise mundial. Em 1998 tb houve crise mundial, vcs comunistas do pt, não levaram em consideração a crise. Lembram qdo vcs , a RBS e o Lasier Martins atacando o PROER, diziam que tinham a solução prá todas as crises. Desde qdo que um governo populista(veja o desgoverno tarso) dito socialista consegue fazer com que uma economia cresça de forma permanente...?

Anônimo disse...

PIB TABAJARA, DE 2ª DIVISÃO, SERÁ IGUAL EM 2012...EM MARÇO PIB DE 4,50% EM JUNHO 3,80 %...EM SETEMBRO 3%....FECHAMENTO DO ANO 2 %, SOMOS GOVERNADOS POR INCOMPETENTES, SUGADORES DE IMPOSTOS PARA SUSTENTAR A COMPANHEIRADA + UM BANDO DE VADIOS.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:37

Que crise econômica mundial ????
A China desconhece o que é "crise".
Quase 10% de crescimento.

Até a Alemanha cresceu mais que o Brasil.

"Crise econômica mundial" no governo dos outros ( PSDB ) é colírio.

Anônimo disse...

eh brasileirada...

parece que esta chegando a hora de tirar a fantasia de "novos ricos" do mundo...

o carnaval da fantasia lulista esta acabando...

só pateta pra acreditar que um pais que tinha - e tem - problemas crônicos em todas as áreas poderia virar uma potencia mundial em ridículos 8 anos...

mas como gosta de um sonho, o brasileiro...

vive com a cabeça nas nuvens...

não eh a toa que esses autores de autoajuda e filosofia de botequim vendem livros aos milhares nessepaiz...

Anônimo disse...

Olha aí a RBS as 10:37!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 12:20 - ele desconhece que até o PIB da China está encolhendo. Não somos uma ilha econômica e assim como nos países europeu aqui também há reflexos da crise mundial. Só os engajados da oposição não querem aceitar este fato (por que lhes convém).

Anônimo disse...

não nos apavoremos...

a nossa governanta-presidentA de português refinado ja cobrou providencias da Angela Merkel sobre a crise...

eramos todos "súditos" da Alemanha e não sabíamos, vejam que coisa...

Anônimo disse...

E a transposição do São Francisco, como vai?
Já terminaram?
Não vejo mais falar a respeito, mas quando vejo são os elefantes brancos produzidos no sertão e com as estruturas rachando naquele solzão.
Tinha uma ministra/hoje presidanta que dizia que o governo anterior não tinha projetos, mas onde andam os projetos do governo que ela fez parte e do seu próprio governo?
Será que vamos passar vergonha perante o mundo por incapacidade do governo petista?
Aqui no estado já estou prevendo uma grande vergonha por ficarmos fora das sedes da copa do mundo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/