Conheça melhor as investigações sobre concorrência desleal do vinho estrangeiro

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) determinou a abertura de investigação para averiguar a necessidade de aplicação de medidas de salvaguardas sobre as importações brasileiras de vinho. Circular nesse sentido foi publicada hoje, no Diário Oficial da União.

. "As informações apresentadas continham indícios suficientes de que o crescimento das importações de vinhos ocorreu em condições que causaram prejuízo grave à indústria doméstica", informa em nota o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

. A salvaguarda, quando aplicada, tem por objetivo proteger um setor que esteja sofrendo prejuízo grave ou ameaça de prejuízo grave, decorrente do aumento das importações. As medidas são por meio de aumento do imposto de importação ou de restrição quantitativa. Ao mesmo tempo o setor afetado implementa um programa de ajuste para voltar a concorrer normalmente com as importações ao final do período estabelecido pela medida.

Clique nos links abaixo para conhecer os termos da circular 9, editada pela Secex nesta quinta-feira:

CLIQUE AQUI para ver a primeira parte.
CLIQUE AQUI para ver a segunda parte. 
CLIQUE AQUI para ver a terceira parte. 
CLIQUE AQUI para ver a quarta parte. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Boa atitude para acabar com o consumo da bebida. Quem já tomou vinho importado jamais volta para o nacional.

Anônimo disse...

E viva a muamba...

Anônimo disse...

VAMOS TRANCAR PRINCIPALMENTE OS ARGENTINOS !!!

Anônimo disse...

Por que não baixar os impostos do vinho nacional, que são elevados ? Mais fácil é aumentar os impostos do estrangeiro, pois aí se arrecada mais.

Anônimo disse...

Que solução bem ao tipo brasileira.
Concorrencia desleal uma pivica. Se tivessem menos impostos talvez voltaria a beber vinho nacional. Com esta medida idiota vai aumentar o contrabando pois como disse um comentario acima quem se acostumou a beber vinho argentino, chileno e etc. não vai beber vinho de uva isabel cara e com acidez.
Abaixo os impostos va bene! Faz anos que não compro vinho nacional!
Joel Robinson

Anônimo disse...

querem fazer todo mundo tomar porcaria!!! por que não melhoram a qualidade e não precisam mais se preocupar???

Anônimo disse...

Percebe-se que os eno-chato-comentaristas daqui não entendem nada de vinho!

Vinho nacional, especialmente o gaúcho, não é apenas de isabel e outras uvas não viníferas!

Temos muitos vinhos de excelente qualidade, sem falar nos espumantes que são os melhores do mundo!

Mas tem idiotas que compram espumante ou champagne apenas pela marca e pagam caro por isso, apenas porque não tem paladar e assim passam a impressão que entendem de vinhos e espumantes, e sem nunca temre provado nosso vinhos nacionais proferem asneiras em comentários como alguns por aqui!

Eu ja provei muitos vinhos argentinos, chilenos e uruguaios e digo que a maioria, a grande maioria destes importados oferecidos aqui são uma enorme porcaria. Tem alguns bons sim, muito bons, mas são poucos!

A tecnologia na produção dos nossos vinhos, desde o plantio da muda da vinha não fica atrás dos países tradicionais na produção de vinhos.

Estudem mais, se informem melhor e principalmente provem nossos vinhos e espumantes nacionais para depois proferirem críticas mais consistentes!

Anônimo disse...

Enquanto uma garrafa de vinho custar em qualquer restaurante o DOBRO de qualquer refeição, o brasileiro não adotará o hábito de tomar vinho.

Vinho deveria vir sempre em uma jarra, acompanhada da jarra d'água à mesa, como bem fazem e sempre fizeram os franceses.

Enqunto o vinho brasileiro estiver custando a aberração que custa, os gringos da Serra vão continuar gemendo e chorando e eu, aqui na planície, tomando um chileno sem custo Bra$il embaixo da rolha!

Onde é que se viu um Dom Laurindo custando R$ 70,00 paus a garrafa ?

Vocës estão bëbados ou a inflação voltou ?

Não adianta, sr. empresário, querer reforma tributária e continuar aumentando o preço, porque a bolsa caiu OU O DÓLAR BAIXOU !!

Te liga, meu ...

Anônimo disse...

O Eno chato anonimo das 22:29 esqueceu de comentar que os bons vinhos gaúchos (sim eles existem) custam muito, mas muito mais caro que os importados com mesma qualidade. Se o problema é imposto, que baixem dos nacionais para incentivar a produção e o consumo. mas duvido que os gringos de Bento vão baixar preço se o imposto baixar. Só eles podem ganhar dinheiro.

Anônimo disse...

pelo geito tem gente que toma gatonegro e bate no peito porque conhece vinho...sem duvida os espumantes sao os melhores do mundo mas os tintos ainda nao atingiram qualidade pra disputar o mercado.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Querem vinho de qualidade comprem vinho Almaden em Livramento, lá estão os melhores vinhos, com tecnologia de produção semelhante aos melhores tintos franceses e italianos. O problema que tem gaúcho que vai a Rivera comprar pontas de estoque Chileno e Argentino (os melhores vinhos deles vão para os Estados Unidos, como vi pessoalmente em duas vinícolas em Los Andes no Chile). Outra vinícola na região é a Seival que possuem vinhos excelentes.
Aposto que se colocar dois cálices de vinho nacionais excelentes sem identificar, muitos dirão ser vinho importado quando experimentar.
Qualidade tem preço se quer beber vinho barato que comprem de garrafão do tipo "Bago de Touro" ou melhor "sangue de boi".

Anônimo disse...

"pelo geito" muito brasileiro deveria voltar para a escola...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/