Artigo, Reynaldo Azevedo - A decisão da Justiça do RS sobre a caça aos crucifixos e a vergonha de ser brasileiro

Não sou gaúcho. Modestamente, apenas brasileiro. Fosse, estaria ainda mais envergonhado do que estou com a decisão tomada pelo Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), que acatou um pedido da Liga Brasileira de Lésbicas e de algumas outras entidades para que sejam retirados todos os crucifixos e outros símbolos religiosos das repartições da Justiça do Estado. Justificativa: o estado é laico. Publiquei uma pequena nota na noite de ontem, e muito gente apoiou a decisão. Publiquei, diga-se, as opiniões que não vieram acompanhadas de boçalidades anti-religiosas. Vamos lá.

O estado brasileiro é laico, sim, mas não é oficialmente ateu ou anti-religioso. E vai uma grande diferença entre uma coisa e outra. A República brasileira não professa um credo, mas não persegue crenças e crentes.
Que dias estes que estamos vivendo! 

O cristianismo está profundamente enraizado na história e na cultura do Brasil. Os crucifixos não estão em tribunais e outras repartições para excluir, humilhar, discriminar, impor um valor ou qualquer coisa do gênero.
Ao contrário até: basta ater-se aos fundamentos dessa fé, mesmo quem não tem fé, para constatar que os valores éticos que ela reúne constituem o fundamento — eis a verdade — da moderna democracia. 

Sim, meus queridos, foi o cristianismo que inventou a igualdade entre os homens. E não, isso não quer dizer que sua história tenha sido sempre meritória.

CLIQUE AQUI para ler mais.

38 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpem, mas não sou petista, não sou lésbico e revolucionário. mas não entendo porque devemos ostentar símbolos religiosos em estabelecimentos públicos? Cada um que curta a sua religião em casa ou em seu templo. Uma cruz em um tribunal me lembra a inquisição. Porque não uma estrela de David?

Anônimo disse...

Tai mais um sinal do totalitarismo comunista que esta sendo implantado aqui no país.

Comunistas abominam religiões, e utilizaram de um de seus braços, a tal liga de lésbicas, para realizar essa ação, e fiquem atentos, outras ações piores que esta virão!

Fernando disse...

Os desembargadores são brilhantes, com esta discussão paroquial sobre a mobília do judiciário, ninguém fala sobre os penduricalhos, alguns já declarados ilegais, nos contra-cheques de suas excelências.

Eu sou ateu, e sinceramente não me sinto ofendido ou agredido por um crucifixo, estrela de David ou uma lua crescente numa sala, na realidade, para mim, é algo absolutamente indiferente. Até porque sei que nunca serei julgado por algum tipo de crime religioso, o Brasil não é o Irã ou a Arábia Saudita. Sei da minha condição de minoria, do predomínio do cristianismo no Brasil com suas variações. Tentar impor goela abaixo da sociedade uma atitude como esta é mais uma tentativa de impor uma doutrina social de "cima para baixo". Cada vez mais parece 1984, de George Orwell.

Só quero saber se a tal "Liga" vai entrar com alguma coisa na hora que suas excelências resolverem botar mais alguns zeros nos seus salários, ou ter dois, três, quatro meses de férias.

Logo alguém do judiciário vai me chamar de recalcado e me mandar fazer concurso. É, talvez eu devesse ter feito mesmo...

Fernando Martins

Anônimo disse...

O estado Brasileiro não é mais laico.

É extremista em um religião, chamada...

ARROGÂNCIA.

... auto-reconhecem-se DEUSES nas mais diversas taperas.

Ajam milagres.

Anônimo disse...

Este é o tipo de decisão descabida que afronta a cidadania e os valores fundantes e aliçerces da própria sociedade.

Este tipo de decisão deve ser totalmente ignorada e praticar-se a desobediência civil, prevista em lei.

Anônimo disse...

O PT É CONTRA O BRASIL, CONTRA TODOS OS VALORES DE UMA SOCIEDADE CIVILIZADA.
O JUDICIÁRIO NÃO É NADA, APENAS PELEGOS DO PT.

Anônimo disse...

QUEM VOTOU NO PT VOTOU CONTRA DEUS E CONTRA A FAMÍLIA.
O JUDICIÁRIO É UM PUXADINHO DO PT.
NÃO CONTA NADA.

Anônimo disse...

O OVO DA SERPENTE DO MAL MORA NO RS.
MAIS PRECISAMENTE NO PT E NO JUDICIÁRIO GAÚCHO.

Anônimo disse...

O JUDICIÁRIO QUER MATAR DEUS.
E, SOMENTE CONSEGUIU MATAR A JUSTIÇA DOS HOMENS, PORQUE A JUSTIÇA DIVINA É ETERNA.

Anônimo disse...

Tudo bem o estado é laico, agora, me respodam : que diferença faz ter ou não crucifixo no tribunal ? Mudam as sentenças ? O que esse pessoal quer é acabar com valores, história, etc... para implantar a verdade deles, apenas isso.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga


Estou muito preocupado.
O RGS está passando um momento infeliz.
Que ervas estão colocando na cuia da bugrada?

Saudações

Anônimo disse...

De vez em quando a justiça toma boas decisões!

Anônimo disse...

De duas uma: ou se acolhem todos os símbolos religiosos presentes no interior do estado laico ou não se acolhe nenhum. O cristianismo faz parte da história do país e os outros credos fazem parte do presente.

Anônimo disse...

Quem propôs a ação:
-Liga Brasileira de Lésbicas
-ONGs Somos e Themis
-Grupo Nuances
-Rede Feminista de Saúde
-Marcha Mundial das Mulheres.

Anônimo disse...

Quero recomendar ao editor e a todos os leitores deste blog que acompanhem o Padre Paulo Ricardo em seu site www.padrepauloricardo.org
Ele combate o comunismo com muita coragem e sabedoria, basta vocês assistirem a sua palestra intitulada ¨Marxismo Cultural¨ disposta no seu site e no youtube.
A propósito, esse Padre está sendo perseguido pelos homossexuais e pelos comunistas que estão pressionando a Igreja a destituí-lo do sacerdócio. Peço a ajuda do editor e dos leitores para que entrem também no site www.midiasemmascara.com.br e assinem a petição em apoio ao Padre Paulo Ricardo, já que no momento é o mínimo que podemos fazer na guerra contra a esquerdopata. Peço que o editor assista a palestra ¨Marxismo Cultural¨ e depois a coloque aqui no blog, é imperdível e obrigatória para quem deseja combater verdadeiramente o comunismo, antes que seja tarde.

Gilrikardo-Blog disse...

Todos são iguais perante a lei. Apesar dos pesares dos crentes e descrentes. Sim, o estado é laico e laico deve permanecer. Tá escrito, perante a lei, todos são iguais. Crentes e Descrentes.

Anônimo disse...

Texto lúcido e emocionante.
Sou ateu.
Contudo, respeito profundamente a invenção humana a que dão o nome de cristianismo. Não é nada fácil vencer dois milênios pregando a igualdade, a tolerância, o amor.
Minorias organizadas, como a desses estúpidos que acovardaram nosso TJRS, vão nos levar inevitavelmente à beira do impasse. Ao conflito.
E mesmo ateus como eu vão ter que se posicionar e reagir diante de tanta desfaçatez de nossos "doutos". Não posso me calar diante da canalhice que avança com o beneplácito de covardes togados e que ganha terreno em nossa sociedade.
Lembrem-se das rosas e de Brecht.

Anônimo disse...

Vejam só: num município elege-se um prefeito budista e aí ele determina que cada repartição, escola, etc tenha uma imagem do Buda num canto ou na parede... Pode? É claro que não pode! Eu, mesmo tendo total afinidade com a filosofia budista (que é sabido influenciou as primitivas escrituras cristãs), não concordo que nenhuma religião tenha inserção no Estado...

Anônimo disse...

Não é à toa que o Rio Grande do Sul sofre com a seca. Nosso Estado elegeu um ferrenho comunista, temos a Maria do Rosário(nome irônico) lutando pelo aborto, direitos homossexuais e a estatização da educação infantil(lei da palmada) e agora um judiciário ateísta. Acredito que a situação ainda vai piorar bem mais, pois o cálice da ira de Deus está transbordando por causa do povo que mistura lodo com ouro e pedras preciosas colocam em focinhos de porcos.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO CONFUSO "Anônimo", às 19:15, autor da pérola "Me desculpem, mas não sou petista, não sou lésbico e revolucionário. mas não entendo porque devemos ostentar símbolos religiosos em estabelecimentos públicos? Cada um que curta a sua religião em casa ou em seu templo. Uma cruz em um tribunal me lembra a inquisição. Porque não uma estrela de David?"


ORA, ORA, "Anônimo", você não sabe ainda que Jesus Cristo, um judeu, dividiu a história do mundo em duas partes: AC e DC ???!!!

ORA, ORA, "Anônimo", você não sabe ainda que Jesus Cristo fundou a santa Igreja Católica (Mt 16, 18-19), a maior e amis antiga organização caritativo-civilizacional do mundo, a qual compilou a Bíblia - Livro sagrado usado pelos cristãos ( católicos, protestantes/evangélicos) e CONSTRUIU* a Civilização Ocidental de moral judaico-cristã???!!!


ORA, ORA, "Anônimo", você não sabe que Jesus Cristo, ao fundar a SUA Igreja - a santa Igreja Católica - resultou no Catolicismo ( Cristianismo) e na Sã Doutrina, ou seja, na Doutrina Católica ( Doutrina Cristã), fatos, estes, que levaram o Catolismo, ou seja, o Cristianismo, a ser seguido ou abraçado pelos ocidentais e orientais, expandindo-se, juntos com os navegantes portugueses e espanhóis, até o continente americano???
Pergunto a você, agora: qual é o símbolo do Catolicismo, ou seja, do Cristianismo?!É a CRUZ ou é a ESTRELA DE DAVI???Ou, PASME!!!,pra você, quem sabe, JUDAÍSMO é sinônimo de CRISTIANISMO???



Finalizando, para não me extender demasiadamente, você, agora, percebe por que a retirada do CRUCIFIXO, simbolo do Catolicismo, ou seja, do CRISTIANISMO, é um absurdo e uma afronta à maioria da população brasileira, constituída de cristãos ( católicos, protestantes/evangélicos)desde o descobrimento do Brasil???!!!

* 1.1 A Igreja Católica: Construtora da Civilização - Introdução

http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU

Almirante Kirk

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Anônimo", às 21:06
, autor da pérola, tentando dar uma de isônomo, porém às avessas, "De duas uma: ou se acolhem todos os símbolos religiosos presentes no interior do estado laico ou não se acolhe nenhum. O cristianismo faz parte da história do país e os outros credos fazem parte do presente."

ORA, ORA, "Anônimo", você cometeu uma injustiça para com o Cristianismo, o qual ESTÁ NO CORAÇÃO E NA ALMA DOS BRASILEIROS DESDE A DESCOBERTA DESTE PELOS PORTUGUESES!Talvez você não ainda não saiba, mas o povo brasileiro é em sua maioria cristão, dividido entre católicos - os quais são maioria - e protestantes/evangélicos!

Desenhando pra você: a retirada dos crucifixos - ação que representa uma afronta ou ameaça a todos quantos professam o credo cristão - desagrada a esmagadora maioria da população brasileira!

Quanto a colocar juntos TODOS os símbolos religiosos do Brasil, esclareço que os símbolos não-cristãos representam MINORIAS!Pergunto a você: você pensa ser correto e normal, entre outros, a minoria prevalecer ou se impor sobre a maioria???!!!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Feriados como Páscoa, Natal, Chorpus Christi serão as próximas vitimas dessa corja!

Continuem votando nessa esquerda putrefata, e verão esse país virar uma Coréia do Norte!

Anônimo disse...

por que não uma estrela de Davi?

ora bolas, porque a religião predominante no pais não eh o Judaismo...

tive ate vergonha de ter que dar essa resposta, de tao obvia e cretina...

pergunte la no Irã porque não se ostenta no alto da minaretes das mesquitas um simbolo em formato de cruz...

a resposta sera mais obvia do que a que eu postei...

Anônimo disse...

Já que o estado é laico, vamos solicitar o fim dos feriados religiosos Navegantes,Aparecida,etc.. vamos retirar das cédulas a inscrição Deus seja louvado,implodir o Cristo Redentor.

Agora a regra é:
Uma minoria manda e dita regras sobre a maioria absoluta da sociedade e o Judiciário aceita.
É a mediocridade tomando conta da nação. Pode?

Tá ruim mas tá bom.

Antonio

Anônimo disse...

Já que o modismo é limpar de vez, em Ipanema tem uma iemanjá, a mesma deve ser retirada do local pois o mesmo é publico (é de todos) e muita gente sente-se ofendido por não compactuar com a simbologia que ela representa, o cristo redentor também deve ser removido, o Rio é um estado em que nem todos são cristãos e em respeito a os não cristães nada mais justo do que a retirada.

Anônimo disse...

Só vampiro teme crucifixo.

Anônimo disse...

Não acredito que um crucifixo na parede coloque em risco a laicidade do estado.
Na verdade, estas mulheres estão vingando-se do Papa, do Vaticano, da Igreja.
É a “lesbian revenge”.hehe

Anônimo disse...

Se o Políbio acha que tem que ter cruz, imediatamente sou contra. POBREDOPOLÍBO!!!!!!!

Anônimo disse...

O “ respeitável” grupo que moveu esta ação vem trabalhando nisso, com afinco e persistência, há um bom tempo, e eu vejo isto como perseguição religiosa descarada.

Anônimo disse...

É a minoria mandando sobre a maioria! Isso é a democracia?

Leudo Costa disse...

Leio tudo sobre cruzadas, templários...
Observo a balança do direito: uma cruz equilibrada com 02 pêndulos...
A própria espada da Deusa - uma cruz no cabo.
O direito está literalmente ligado aos símbolos religiosos.
Retirar os crucifixos das salas de audiência e das instalações da Justiça, a pedido de um pequeno grupo de pessoas que liga a cruz aos episódios da inquisição é inaceitável.
Sou católico. Poderia ser evangélico ou judeu...
Não aceito decisões do público, por pressão... O Poder Judiciário, antes de decidir, realizar um debate democrático com os operadores do direito, pois o Poder não é dos Juízes e sim da sociedade.
Com a palavra os cristãos.
O que vai acontecer amanhã? A implantação de um código exclusivo para as minorias!

Anônimo disse...

Quem não teem visão do todo, preocupa-se com detalhes insignificantes. O judiciário tem coisas mais importantes do que perder tempo com essas esquisitices, vinda de seres esquisitos.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ENVIEI AOS DESEMBARGADORES DO FRONT DA LUTA CONTRA OS CRISTÃOS, A SEGUINTE MENSAGEM:
ÀS “EXCELÊNCIAS” DO CONSELHO:
- Desembargador Marcelo Bandeira Pereira - Presidente
- Desembargador Guinther Spode - 1º Vice-Presidente
- Desembargador Cláudio Baldino Maciel - 2º Vice-Presidente - RELATOR
- Desembargador André Luiz Planella Villarinho - 3º Vice-Presidente
- Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro - Corregedora-Geral em exercício
POR VEZES, DIANTE DE CERTAS DECISÕES TRESLOUCADAS, TÊM-SE A IMPRESSÃO DE QUE HÁ GENTE PEQUENA DEMAIS, DECIDINDO DIANTE DA GRANDEZA DO DIREITO. FICA AQUÍ, MINHA REPULSA AO ATAQUE AOS SÍMBOLOS DO CRISTIANISMO.
ALMIR DUARTE DE OLIVEIRA - ADVOGADO OAB-SP 70783

Rudnei Costa disse...

Bem...só uma correção: Democracia é um dos poucos sistemas de governo que dá voz às minorias.
A Democracia garante o direito das minorias!!!
Sobre Liga das Lésbicas já estou ficando cansado dessa bosta toda!!!
Talvez processá-las por discriminação com pessoas com opção sexual diferente das delas/deles!!! O que acham???
Talvez o dia internacional do homem (que bichisse). Talvez a Liga dos machos (que frescura). Talvez a OnG dos gaudérios (que heresia). A Rede ou Marcha dos bagualaços do sul. Quanta bosta!!!
Vamos organizar a cavalgada dos gaudérios machos do RS e ainda entrar na justiça exigindo que as lésbicas usem bigodes para não enganar a sociedade e os machos bem intencionados com a perpetuação da espécie.
Elas querem derrubar o Darwin!!!

Aquiles disse...

Não canso de me impressionar em ver como alguns teimam em agradar estas minorias raivosas de pederastas e machorras em detrimento da vontade da maioria esmagadora da população cristã (católica, protestante e pentecostal).

Anônimo disse...

Esse grupo da sociedade (lésbicas, gays e assemelhados) não tendo mais nada para fazer a não ser criar caso e exigir o que compete eles (respeito da sociedade), agora deram para ser ateus e exigir que outros também o sejam. Se discriminadossão, motivos não faltam: criam caso com coisas que não fazem diferença para eles terem aquilo que querem(ser reconhecidos como pessoas normais).

Anônimo disse...

Caríssimo "Aquiles", às 15:19,
meu amigo e irmão em Cristo, subscrevo ipsis litteris o TEOR do seu texto:


"Não canso de me impressionar em ver como alguns teimam em agradar estas minorias raivosas de pederastas e machorras em detrimento da vontade da maioria esmagadora da população cristã (católica, protestante e pentecostal)."

Parabéns, caríssimo!Você disse tudo e mais um pouco!
Abraços!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Os homossexuais sabem como são tratados em Cuba ?? Olha o efeito "Orloff", Cuba é o Brasil amanhã...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/