Análise - Saiba por que a economia chinesa entrará em crise até 2030

Os comentários a seguir são de Silvio Crespo para o jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira. No link, você poderá examinar o texto original do próprio Wall Street Journal, além de mais comentários e um pequeno resumo da reportagem.

Wall Street Journal” disse ter obtido acesso a um estudo inédito do Banco Mundial que será divulgado na segunda-feira 27.
A pesquisa, conta o diário americano, foi batizada de “China 2030″ e prevê que o modelo chinês de desenvolvimento sofra uma crise até aquela data caso não implemente reformas.
Esta poderia ser mais uma entre milhares de projeções econômicas erradas que são publicadas o tempo todo. Mas o que torna esse estudo importante não é a chance de acertar, e sim o fato de ter sido feito em parceria com uma instituição ligada ao governo chinês, o Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento.
Isso sinaliza que algumas autoridades da China estão empenhadas em fazer reformas no sistema.
Liu Re, o número 2 desse instituto chinês, participou da elaboração do atual plano quinquenal de desenvolvimento. Li Keqiang, o vice-primeiro-ministro da China, cotado para ser nomeado premiê em 2013, apoia a parceria do governo com o Banco Mundial, segundo o “Journal”.
É uma pena que a reportagem não diga exatamente qual o processo que levaria o atual modelo chinês ao declínio. O texto afirma, por exemplo, que a ajuda mútua entre empresas estatais (exemplo: bancos públicos emprestam a juros mais baixos a elas) distorce a competitividade no país. Mas a matéria não descreve como tal situação evoluiria para uma crise. Cada leitor que complete as lacunas da forma como achar melhor.
CLIQUE AQUI para ler mais. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:


Previsões são 50% de acerto ou erro,vai dai todos os anos os acidentes nas rodovias do país aumentam na semana de carnaval,as enchentes nas regiões sudeste e sul continuam e por ai vai.
Unica verdade que fica a china continuara a produzir chineses,assim como o RGS continuara produzir GAÚCHOS POLITIZADOS

Saudações

Daniel disse...

E a Mae Dinah foi consultada? Nao? Entao este estudo nao passa de uma daquelas visoes de futurologos. Aqueles mesmos, CABIOS ECONOMISTAS, que anteciparam a crise de 2008. Lembram como estes CABIOS anteciparam a crise? Nao? Mas nao fiquem incomodados, pois os ditos CABIOS ECONOMISTAS, antes da crise, orientavam seus "crientes" a continuarem colocando o dinheirinho nos papeis que ja estavam micados.

Anônimo disse...

NA VELOCIDADE DE MUDANÇAS DO MUNDO ATUAL E EM DEZ ANOS OU EM VINTE ANOS,NEM O "CACIQUE COBRA CORAL" OUSARIA...

FRANCAMENTE...

Anônimo disse...

Não, amigo, a economia chinesa não entrará em crise até 2030 - por um simples motivo: ela se infiltrou em todos países do mundo, o que permite a ela, no geral, desfrutar da média do desenvolvimento nos quatro cantos do planeta. Pelo contrário, tenderá a se fortalecer cada vez mais! Essa reportagem é típica dos governos comunistas que, de quando em quando, vão a mídia fazer um "downplay" sobre a questão, que é exatamente para confundir a percepção dos mercados e dos governos, enquanto elles tocam a coisa. Muito simples de entender até...

Anônimo disse...

A economia chinesa não vai cair tão cedo, até porque ja se vislumbram países sucessores do modelo de desenvolvimento chinês!

O regime fscista comunista terrorista la implantado, cede o trabalho escravo às empresas mundiais, e isso perdurará por muitos anos ainda, pois está bom para todos!

Quando o PT tiver o controle absoluto das instituições neste país, uma nova china surgirá aqui no Brasil, oferecendo ao mundo mão de obra escrava para os países ricos!

Os sinais dessa previsão podem ser conferidos nas ações que o PT vem praticando!

O futuro reserva a nossos filhos e netos a escravidão!

Lembrem-se disso nas próximas eleições.

Matheus disse...

Daniel e desde quando tu entende de alguma coisa a não ser petralhismo ????

Daniel disse...

Matheus, meu filho. O problema de pessoas como vc é que o grenalismo nao permite que seu unico neuronio faca fotosintese. Entendeu? De resto, caro Matheus (este nome é da fornada daqueles como UACHINTON, GREICE QUELI, etc...) vc deveria, quando tiver algum, seguir os conselhos destes CABIOS ECONOMISTAS. Pois como vc le este blog, deve concordar com muitas das informacoes completamente sem nexo postadas. E nao esqueca, Matheus: se sobrar algum, pergunte ao Polibio qual a forma de doar um dinheirinho pro Clubinho de Opiniao. Os jornaleiros imparciais agradecerao.

Anônimo disse...

Daniel, antes de vir aqui vomitar a ladainha dos esquerdopatas, aprenda a escrever o Português corretamente!!!

Anônimo disse...

É interessante ler o recente relatório do HSBC sobre quem serão as 10 maiores potências econômicas em 2050. Na época dos governos militares éramos a 8ª economia, hoje dizem ( ??) que somos a 7ª, em 2050 seremos a....7ª. Saiba porque lendo o relatório.

Anônimo disse...

DANIEL!!! FIQUE COM O SEU FLAFLU, antes de tomar no (fio-fó).

Matheus disse...

KKKKK, Daniel, o que vem de baixo, mas muuuuito de baixo, não me atinge... Cara, tu não entende nada de nada, o máximo que sabes fazer é repetir as lenga-lengas do petralhismo e posar de "intelequitual". Sequer escrever em bom português tu sabes, quanto mais economia ou política.
Te aquieta ai na tua miserável solidão mental e fica de boca fechada, é melhor, não entra mosca !!!
Cara, tu é uma piada pronta... Né "menino do MEP" !! Deu pro Lula e gostou KKKKKKKKKKKKK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/