Justiça Federal corrige sentença e manda prefeitura de Caxias concluir mega-barragem para garantir água para 250 mil pessoas

A Deputada Maria Helena Sartori (PMDB), festejou nesta terça-feira  a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que em votação da 4ª Turma, autorizou o corte das árvores no local que será formado o lago da barragem do Sistema Marrecas, em Caxias do Sul, um complexo que levará água para 250 mil moradores da cidade pelos próximos 20 anos.

. Por três votos a zero a 4ª turma do TRF decidiu pela liberação do corte das árvores, revogando a decisão tomada em primeira instância, pela juíza federal Clarice Rahmeier em março do ano passado. A decisão de hoje possibilita o alagamento da represa. O corte será de 6,5 mil araucárias, em uma área de 215 hectares a ser inundada. Como forma de compensação, outros 445 hectares, do total de 660 adquiridos, serão preservados.

- Segundo dados do SAMAE - Sistema Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul, que vem a ser uma espécie  ade Corsan local, o Sistema Marrecas é a terceira barragem no país em volume de concreto utilizado. São 2 mil metros cúbicos por dia na obra da barragem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Só para informar que existe um erro na informação, e uma outra informação que você poderia adicionar. Primeiro, SAMAE significa SERVIÇO Autônomo Municipal de Água e Esgoto.

Segundo, acho interessante o destaque de que a barragem do arroio Marrecas está em uma área de Mata Atlântica, e polêmica se assemelha aos empecilhos enfrentados pela Rota do Sol, que passa pela mesma região. Claro que o objeto do processo nada tem a ver com estar ou não na Mata Atlântica, mas é sempre interessante resaltar isso.

Seriam esses apontamentos. Esse comentário é mais para apontamentos do que para comentar em si a sua informação. Apesar de quase sempre não concordar com o que o senhor escreve (no sentido ideológico), sou um leitor permanente do blog, respeitosamente.

Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Só faltava ser mais importante árvores do que água. Só no Brasil mesmo.

Anônimo disse...

Tirem a cidade do local e deixem as arvores, tá resolvido, simples. edus

Anônimo disse...

Quantos estadio de futebol poderia ser construidos, ainda bem que Caxias do Sul tem gente sensata, estão construindo barragens para suprimento de água a população.
Enquanto o governo federal mascara os problemas da saúde, buracos nas estradas federais, sanamento basico esgoto, infraestrutura dos portos e aereoportos.

Só falam em futebol e que o estadio do Corintias esta adiantado.

Povo idiota, aínda vota nessa jentalha

Luiz Vargas disse...

A justiça foi mais eficiente e veloz que o desgoverno de taR$o oGênio.
Esta Deputado entrou, no ano passado, com um pedido de informações sobre convênios de ONG'$ com o desgoverno de taR$o oGênio.
Até duas semanas atrás ela, ainda, estava aguardando a resposta ao seu pedido. Talvez daqui uns três anos o próximo governo dê a resposta solicitada.

Anônimo disse...

Para todos entenderem:

A vanguarda do atraso também tem suas bases em Caxias,
pois foi uma turma de xiitas verdes de POA(nem sabe onde fica Caxias)
que entrou na justiça para embargar a obra.

Corre na imprensa local que o motivo foi político (armação), para que o
atual prefeito não conseguisse inaugurar a obra até final do seu mandato,Pode?

A turma do PT(deputados Pepe Vargas e Marisa Formolo)veio em jornal local dar
explicações dizendo não ter nada a ver com tamanha burrice.

Ou seja a obra ficou embargada por 10 meses porque uma turma de extraterrestres
tentou impedir o corte das arvores para encher a represa(lago), numa cidade
com mais de 500 mil habitantes, essa obra vai acompanhar o crescimento e
garantir água por mais 20 anos.

Tá ruim mas tá bom.

Antonio

Anônimo disse...

O Lula já havia avisado que por causa de uma perereca, não se poderia deixar construir uma estrada!

Era um recadinho aos eco-chatos.

Rudnei Costa disse...

É isso aí, povo esperto e esclarecido. Condenem os ecochatos e vão beber água do Sinos, Dilúvio ou do Guaíba. Seus combustíveis são esses.

Luiz Vargas disse...

Quanto ao principal motivo de uma futura escassez de recursos naturais os ecochatos não dão um pio: PLANEJAMENTO FAMILIAR.
Por que será?
Não será por que é da existência de milhares de famílias numerosas e miseráveis e da falta de educação que os PeTralhas recebem votos e conseguem virar novos ricos?

Rudnei Costa disse...

Pelo amor de Deus, senhor Luiz Vargas. Por que seriam apenas os ecochatos a falarem de planejamento familiar? Isso é papel apenas de ecochatos? Me diga que partido, senador, deputado, ministro ou presidente encarou esse assunto seríssimo? Qual seu partido? Em quem o senhor votou? Eles lutam pelo planejamento familiar? Eles dão "um pio"? Sou ecochato de carteirinha e obviamente defendo o planejamento familiar. Participei de inúmeras campanhas para derrotar o PT. Não sou esquerdista nem direitista. Não acredito em mais nenhum partido político ou político. Ecochatos lutam por ambiente preservado para justamente proporcionar condições para a promoção de justiça social. Isso independe de partido político.
Só falta responsabilizar ou condenar os ecochatos pela escassez de recursos naturais. Ainda seremos nós, ecochatos, os acusados por omissão e ignorância quando os recursos naturais acabarem? Tenha santa paciência...
O senhor tem uma rasa idéia do que seja ecologia?
Reveja seus conceitos, por favor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/