ENTREVISTA - Incomodo porque sou jovem e tenho a cara limpa

Márcio Augusto de Freire, PP de Dom Pedrito, RS

O senhor, com 20 anos, já é considerado o candidato mais jovem a Prefeito no RS. Quando é que começou seu interesse pela política?
Aos 7 anos. Ali eu já dizia que ia ser Prefeito de Dom Pedrito. Aos 8 anos, optei pelo PT e aos 17 entrei para o gabinete do Deputado Jerônimo Gorgen na Assembleia. Agora estou com ele na Câmara.

Isto já vem de casa?
Meus pais não são políticos, mas tive vários políticos na família, inclusive meu tio-avô, que foi Prefeito de Dom Pedrito.

Dezenas de leitores entraram na nota que dei sobre esta sua candidatura. O senhor sabia disto?

Sim. Até fui entrevistado por muita gente em função da nota. Li que muita gente acha que sou inexperiente. Eu só não tenho a experiência dos incompetentes e dilapidadores. Acho que minha juventude incomoda porque tenho a cara limpa.

Qual é o seu interesse na política?
Gente de bem tem que fazer política, porque é através dela que os governos decidem e a sociedade ganha sentido civilizatório.

E-mail: ma.freiregoncalves@hotmail.com

34 comentários:

Anônimo disse...

AÍ MÁRCIO, VAI EM FRENTE E MOSTRA PRA ESTAS VELHAS RAPOSAS QUE ESTÃO ENTERRANDO O BRASIL DE PONTA CABEÇA NESTA ROUBALHEIRA COMO NUNCA NESTE PAÍS. ESTE DESGOVERNOS, COM A CONIVÊNCIA DOS Q TÃO LEVANDO JUNTO, AINDA TÊM A CORAGEM DE FAZER LEIS PRA VAGABUNDAGEM E PRA SEREM BANDIDOS, PAGANDO PRA ESTES, COM O DINHEIRO DO FUNDO DE GARANTIA E APOSENTADORIA DO INSS. BARABÉNS, SERÁS ELEITO. EDEMAR.

Anônimo disse...

De 4 em 4 anos juro aos meus familiares e amigos que nunca mais vou votar. QUe a decepção é grande, que as expectativas que depositei neste ou naquele canditato serviu para aumentar o meu pavor pela política. Ouvir (ler) que um jovem promissor como este tem este ideal de ser político desde os 7 anos de idade renova minhas esperanças. É uma nova expectativa. Ouvimos crianças dizerem que desejam ser astronauta, atriz, médico, professora, mas político... Parabéns rapaz. Que Deus te ilumine. Estou torcendo por ti e espero, sinceramente, que consigas tapar a boca de todos aqueles a quem tua idade e cara limpa encomodam. Sou professora e tenho 45 anos. Se pudesse, votaria em ti!

Anônimo disse...

É isso aí guri.
Mostre a sua cara e, siga em frente sempre.
Abraços

Anônimo disse...

Apenas corrigindo a redação deste Blog que com certeza ouviu errado! o jovem candidato é filiado ao PP (Partido Progressista) o mesmo do ilustre e jovem Dep. Federal Jeronimo Goergen, sugiro a correção!

Siga em frente Mário, e renove a forma de fazer política, se a juventude desse país tivesse esse seu entusiasmo e força de vontade não esteriamos a mercê de tantos maus e velhos políticos, com vícios que só nos fazem desacreditar na política brasileira!
Parabéns!

Anônimo disse...

Mario!
Mostra quem tu é e a educação que teve! Mostra que a inexperiencia também tem valor, pois é através da tua inocência que mostrará os reais valores da política. Talvez precisará de ajuda de outros, mas com certeza, eles não terão as grandes ideias que tu tens, afinal, são as grandes ideias que irão te valorizar! Tô contigo, meu voto e da minha família é pra ti!

Andre Cunha disse...

Cara limpa mais pura verdade,teu carater e a grande prova disso mais um do Mo2 que mosta seu valor

Anônimo disse...

Concordo com o que o Mário(sim, o nome é Mário) disse, apesar de me decepcionar com a síntese e as pequenas proporções da entrevista aqui apresentada. Acho que o fato de ser jovem não influencia na qualidade e na dedicação de ninguém. Pelo contrário, uma candidatura de alguém tão jovem pode querer dizer o contrário: pode indicar uma vontade muito grande de lutar pelo que acha justo. Não sei muito sobre as propostas dele, mas acredito que a idade não seja um fator negativo. Aos adversários: tentem atacar outras coisas; e esperemos que dêem com a cara no muro.

Anônimo disse...

Precisamos de gente com ambição política, que queiram crescer dentro da política de forma honesta e justa. Na prefeitura e nas secretarias. A pouca idade...não dá atestado de incompetência, jovem tem idéias novas e mira o futuro. Dinheiro em caixa a prefeitura tem, precisamos sacudir e renovar; não podemos retornar aos velhos caciques (outros candidatos), com planos medíocres e atrasados. Chega de retrocesso! Avante Mário e Marcos!

Leonardo disse...

cara limpa não, pois se fosse contaria os preâmbulos da tua vida em Porto Alegre onne para administrar tua vida lá teve que usar subterfúgios desabonadores e, desta forma, queres administrar um município honesto e humilde é isso? Toma tento meo

Anônimo disse...

Siga em frente, que tua juventude, tua coragem, tua honestidade, e tua cara limpa é o que a política não só de Dom Pedrito necessita... para que experiência? Se os experientes em sua grande maioria só sabem colocar o dinheiro suado do povo no bolso.
Nunca te esqueças de teus ideias, de teus sonhos seja verdadeiro e leal com o povo que vai votar em ti com a esperança da mudança.
Boa sorte esperamos que teu sonho de menino torne-se a realização do agora homem.
Boa sorte e que Deus iluminei sempre teus passos...

Anônimo disse...

Os judeus estão certos está lá no velho testamento. essa casta tem que matar até a setima geração. edus

Anônimo disse...

ACHO QUE VOCÊ TEM TODA A CAPACIDADE PARA SER PREFEITO EM DOM PEDRITO E EM QUALQUER CIDADE POR QUE ATÉ PELO SEU FALAR DE PARA PERCEBER QUE E COM O CORAÇÃO EU CREIO QUE A SIGLA DO PARTIDO É PP ( PASRTIDO PROGRESSISTA ) SE VC CONSEGUIR FAZER O QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO ESTA FAZENDO ATÉ A REILEÇAO JA ESTA GARANTIDA, NOSSO PREFEITO CHIQUINHO NÃO UM SENHOR POLITICA MAS SIM UM EPREENDEDOR DO DINHEIRO PUPLICO JUNTO COM O O VICE ELES ESTÃO FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO NA MINHA CIDADE UM SIMPLES EXEMPLO POSSO SITAR MAIS DE TRINTA VEICULOS NOVOS SENDO QUE A QUNTIDADE DE COMBUSTIVEL QUE É COMPRADA E A MESMA QUASE E UM DADO QUE SAIU NA REVISTA DE DOM PEDRITO FOI O AUMENTO DE EXAMES DESDA ULTIMA ADMINISTRAÇÃO MAIS DE 3000 % É ISSO AI 3000%. NÃO POSSO ME IDENTIFICAR POR QUE TENHO UM EMPRESA NA CIDADE E TENHOS CLIENTES DE TODOS OS PARTIDO É UMA OPNIÃO PARTICULAR MINHA (C.S.S.)

Anônimo disse...

Parabéns pela tua Coragem, Garra e Disposição para entrar e enfrentar esse mundo da Política, muitas vezes sujo, imoral, enojante. Sempre haverá esperança enquanto jovens de bem e éticos se dispuserem a participar da política. Como diz aquela música: "Eu acredito na força dessa rapaziada.."

Daniel disse...

Como eu acredito em papai noel, Polibio, quero crer qe o interesse deste jovem politico é o mesmo de toda a classe: DEDICAR SUA VIDA PARA AUXILIAR OS CIDADAOS.

Anônimo disse...

Quem deve ter gostado è a Adriana Lara, que vai ganhar a eleição de lavada !

Anônimo disse...

Gostaria que as pessoas contrárias a candidatura do Mário não escrevessem argumentos tão infantis. Falar que uma pessoa é jovem não significa que esta seja inexperiente ou imatura. Quem teve a capacidade e a competência de começar como um simples estagiário do ,então deputado estadual, Jeronimo Goergen, e se destacar a ponto de ser chamado para ser seu assessor em Brasília depois das eleições de 2010, não pode ser considerado inexperiente, muito menos incapaz. Este jovem surpreendeu a todos com sua capacidade e esta deve ser encorajada e não reprimida pela sua idade. São jovens como o Mário que nos trazem a perspectiva de mudança que todos nós esperamos depois de tantos anos com os mesmos políticos e as mesmas notícias nos jornais. Tua juventude não é um ponto fraco e sim um diferencial.
Siga em frente, Mário! Acreditamos em ti e na tua juventude!

ronaldo disse...

Parabéns, Mário Augusto.
Tua juventude não é de forma alguma algo desabonatório a tua indicação para o executivo Pedritense, mas aliada a tua determinação é um alicerce para a boa política. Em Dom Pedrito será o sequencial de uma ótima administração, hoje executada por Chiquinho e Gilberto e a partir de 2013 o será contigo e Marquinhos.
Todos nos sentiremos orgulhosos por depositarmos nossos votos em vocês dois. Mais uma vez: PARABÉSN.

José Newton disse...

Não podemos esquecer do caçador de marajas das Alagoas....

Anônimo disse...

bom so para complementar que comcordo que não pode voltar a era em que não tinha uma ambulancia para ir a porto alegre e nem combustivel .bom tambem não tinha patrolas nem casambas etc.hoje ja tem ate credito a prefeitura .

Anônimo disse...

mais um caçador de marajas,medico engenheiro advogado e politico tem que ter cabelos brancos.
o diabo nao eh diabo por ser diabo eh diablo por ser viecho.

Anônimo disse...

PARABÉNS MARIO ESTAMOS CONTIGO SEMPRE ACREDITAMOS NO TEU POTENCIAL,E QTO A ADRIANA LARA GANHAR ESSA EU PAGO PRA VER.

Anônimo disse...

CREIO Q O PARTIDP DELES "CHIQUINHO E CIA" NÃO TEM CACIFE!!SE QUEIMARM JÁ!!! VEJAM NA INTERNET ESCREVAM NOS GOOGLE DOM PEDRITO TERRA DO JÁ TEVE E LEIAM O Q ESTÁ ESCRITO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DELES!!!!
AGORA COM ESSE MENINO,PODERÁ NO FUTURO SIM SER UM GRANDE POLITICO,MAS POR FAVOR MAIS UMA PALHAÇADA NA TERRA DO TEVE

CARLOS TORRES disse...

Até desconto quem considera a administração do Francisco Alves boa. É normal as pessoas enganarem-se. Agora, incensar também o Raguzoni, aí é idiotice. Lanço aqui um repto: os que discordarem de mim que respondam qual a razão pela qual ele desistiu de concorrer a prefeito. Combinado ?

Anônimo disse...

Nao conheco o candidato, nem pessoalmente, nem de ouvir falar. A opiniao emitida nao se reveste de carater "ad hominem", portanto. A carreira dele, contudo, ja nasce perigosa para os demais: o rapaz e do PT. De um modo geral, coloca-se em favor do jovem sua eventual pureza de espirito, sua generosidade, e, enfim, um suposto e lirico idealismo. Quem ai viu na terra as pegadas do "bon sauvage" do infame Jean Jacques Roussseau nao viu demais: nasceu bom e generoso, capaz de atos nobres e elevados, ainda nao foi corrompido pela sociedade, inerentemente ma. Deixando a bobagem rousseauniana de lado que, de resto, nao suporta o golpe de um so silogismo, aprendamos com alguem de fato qualificado, o erudito historiador britanico Robert Conquest. Habituado a lecionar para jovens, em seu livro, "Reflections on a Ravaged Century", o erudito condensa a tara esquerdista definindo-a como a brincadeira infantil de "se eu fosse o rei...". Esta definicao, genialmente simples e precisa, diz-nos da absoluta falta de compromisso da ideologia esquerdista com a realidade - seria ela a superestrutura criada pela ideologia burguesa para manter o "statu-quo". Em nosso meio, a relacao do individuo com o Estado descambou para uma de provedor e provido, dando aquele uma aura mistica, divina, eterea. Curiosamente, aqueles que aplaudem a investidura desse adolescente no cargo de Prefeito Municipal, ficariam muito apreensivos caso o SUS se lhes apresentasse um cirurgiao de 20 anos para abrir-lhes o abdomen, o torax ou o cranio, credenciando-se a tanto apenas pelo discurso (e que tal um que reputasse a anatomia humana como constructo burgues?). Da mesma forma, imaginem se as assim chamadas camadas populares apoiariam um de suas fileiras para presidir seu clube de futebol em nome da democracia. E de pouca idade, ainda... No limite, alguem, pai ou mae colocaria na mao do filho, em nome de sua pureza e juventude, seu salario? O Estado, hoje, ocupa aquele lugar que ja foi de Deus. Saude, futebol e salario sao categorias empiricas, reconheciveis pelos sentidos, governadas pela razao. Quando se trata destas, o bom-senso (common sense) diz que o "idealismo" nao tem a ver com aquele platonico (a tomar-se pelo MEC, plenamente desconhecido), mas com a adoracao das proprias ideias de engenharia social, autoritarias por definicao, e do som da propria voz. Diferentemente do que possa parecer, lamentavel, nao auspicioso e que o menino, desde os 7 anos deseje ser politico. Nao alimentou sonhos de ser astronauta, medico, engenheiro, empresario. Atividades individualisticas, produtivas, que sustentam o elefante branco que sequer um alfinete produz e de quem o menino deseja ser o tratador. Estara nascendo um novo demiurgo nitzscheano? Estaria flexionando os musculos de sua "vontade de potencia"? Lembro aos embevecidos uma das formulas mais antigas e comprovadas: "idealismo+poder politico=TIRANIA".

J.Freire disse...

Sou Arquiteto e jamais deixaria nas mãos de um iniciante na vida o projeto e muito menos a execução de uma obra, qualquer que seja, pois todas demandam conhecimento que só o dia-a-dia pode dar e a responsabilidade que o Conselho Profissional pode exigir. Já no serviço público é somente exonerado, alguns anos depois volta a atacar (Vide Collor de Melo).

Anônimo disse...

Cara Leonardo, o senhor deve tomar cuidado nas acusações. Quem conhece o o Mário, sabe que é a mesma pessoa em Dom Pedrito, Porto Alegre ou Brasilia. O guri é pitoco! Não adianta apelar!

Anônimo disse...

Senhor Carlos Torres, tão critico a administração atual, mas pelo visto o Sr., nem aqui mora, e muito menos faz alguma coisa para acrecentar no progresso de nossa cidade. Alias em termos de acrescentar o Sr., pelo que sei, deveria explicar a esta comunidade, o porque teve a Carteira de Habilitação para dirigir, cassada...e o Sr., é proprietário de algum bar da cidade? Pois pelo que vejo mora neles, nos explique por favor...

Anônimo disse...

Alguem pode me explicar (Políbio), pq a pagina que continha inúmeros comentários contrarios a candidatura do Mário, não pode mais ser acessada? É por pressão da elite financeira Pedritense? Ou oq seria? Infelizmente Dom Pedrito nao muda, e se as pessoas pensam q Mario Augusto é renovação, estão completamente equivocadas, pois mudam os marionetes, mas os mandantes continuam os mesmos, ou seja, os secretários serão os mesmos, os CCs serão os mesmos, os Fgs serão os mesmos,..onde esta a renovação tão aclamada??? Sabiam q o Chiquinho dará suporte se eleito o Mario for? Ou seja, nao há renovação alguma, apenas uma jogada astuta de quem nao quer sair do poder por nada!

Anônimo disse...

O PP em Dom Pedrito tem a cara tão limpa q o atual vice, desistiu de se candidatar a prefeitura! Vecês sabem quem é o Candidato a vice do Mario Augusto??? Por favor, não venham elogiar quem vocês nao conhecem!

Anônimo disse...

Obama era formado em Direito e tinha 33 anos quando foi eleito senador.

Não moro em dom Pedrito, mas acho que esse menino (principalmente por ser do PT) tem grandes chances de ter um futuro promissor na politica e quem sabe ser presidente.

A cidade de Dom Pedrito vai se orgulhar dele se ele for eleito prefeito, porque um dia ele vai ser presidente. E não vai esquecer de vocês!

E já garanto o meu voto para voice Marcio Augusto! Conte comigo quando se candidatar a governador e presidente. P/ prefeito infelizamente nao vai dar. Mas espero que os candidatos daqui de Herval sigam seu exemplo!

Anônimo disse...

Eu não ia votar no garoto, mas se o Chiquinho vai seguir dando suporte como foi dito, então eu vou! Porque eu sei q o chiquinho fez um bom govero, não roubou (como no resto do brasil), pagou as dívidas e juntou fundos (como a própria adriana candidata reconhece).

É uma pena que a população seja tola e influenciável e que, por não saber separar as coisas (das quais quem temos filhos não estamos livres de passar também) o Raguzzoni não possa concorrer, pois ele seria um ótimo governante e teria uma carreira política brilhante.

Acho q a eleição tem bons nomes e acho q qualquer um dos eleitos (Lídio, Mario augusto ou adriana) terá um bom governo. Mas eu, como não sou empregado do municipio e nem quero ser, e como confio no chiquinho - por todas as razões q ele deu durante os últimos 8 anos sem nenhum comentário de fundamento desfavorável - vou com ele onde ele for!

ASR disse...

Aos que não sabem o que dizem, o motivo pelo qual o Raguzzoni não quis concorrer à prefeito, foi porque ele não é politico e nunca foi, ele só entrou nessa porque tinha muita vontade de fazer algo por Dom Pedrito...mas agora que as coisas estão bem encaminhdas, ele esta cansado, ser prefeito ou vice prefeito não é nada fácil e exige dedicação integral, são problemas e mais problemas, stress e pessoas descontentes, que por não saberem bem como funciona a burocracia do sistema administrativo brasileiro, exigem verdadeiros milagres...o Gilberto Raguzzoni têm também seus outros patrimônios para administrar, que são muito mais rentáveis, tem que pensar no futuro de sua família...pensou em concorrer, se esse fosse o único caminho de garantir o progresso da cidade, mas então reconheceu no Mário Augusto e no Marquinhos pessoas que continuariam o bom trabalho que ele e o Chiquinho tinham começado e sentiu-se aliviado para passar o fardo adiante, para duas pessoas competentes e com muita força de vontade para "carregar muito bem esse fardo"...

Anônimo disse...

vo vota no pileco na proxima.

Anônimo disse...

quem diabos é carlos torres?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/