Entrevista – “Dilma está predestinada a ser infiel a Lula”

Raros analistas atrevessem-se tanto quando Werneck Wianna nesta entrevista ao jornal Valor desta terça-feira, ao garantir de modo afirmativo que o governo Dilma Roussef é essencialmente diferente do governo Lula. A entrevista é de uma página. Vale a pena ler. O editor leu tudo e destaca dois momentos que considerou mais relevantes:

O governo será ainda mais diferente a partir deste ano(....) 


A Dilma está introduzindo uma mudança de fundo na arquitetura do presidencialismo de coalizão no Brasil: [o ministério] não vai ser de porteira fechada. Tende a ser uma coalizão programática, o que nunca ocorreu no Lula. Era "Vem cá meu bem, que para você tem" e com isso você pode atender seu partido, seus amigos. A primeira implicação é uma mudança no sentido de partidos que parecem mais estruturados do que nossa filosofia admite. Para que o presidencialismo de coalizão programático funcione é preciso que os partidos estejam mais estruturados do que estão.
(...)
Dependendo de como ela manobre, podemos ter turbulências. Politicamente, ela não tem ninguém relevante do lado dela. Perdeu o [Antonio] Palocci [ex-ministro da Casa Civil] e o Nelson Jobim. São quadros que ela não tem como recuperar.


A Comissão da Verdade deve encarar que o passado passou (...)


Valor: A Comissão da Verdade não chega tardiamente?
Werneck Vianna: A minha posição não acompanha as posições majoritárias aí na intelligentsia. Acho que a gente deve recuperar a história, mas o passado passou. Página virada. Cada país fez, em circunstâncias diferentes. Você, à esta altura, rasgar a Lei da Anistia, seria jogar o país numa crise, não sei para quê.
Valor: E para conhecer as circunstâncias das mortes, sem punição, como aprovado?
Werneck Vianna: Isso deve existir, com estes limites.
Valor: Os militares recorrem sempre à acusação de revanchismo.
Werneck Vianna: Mas, vem cá, as grandes lideranças que nos trouxeram à democracia tiveram muito clara essa questão: anistia real, geral e irrestrita. As forças derrotadas, ou seja, a luta armada, querem reabrir esta questão? Não foram elas que nos trouxeram à democracia. Nos momentos capitais, ela não estava à frente, na luta eleitoral, na luta política, na Constituinte. Era um outro projeto.
Valor: Por isso ela é menos legítima para reivindicar investigações sobre o período?
Werneck Vianna: É politicamente anacrônica. O país foi para frente. Tem uma ex-prisioneira política na Presidência da República. Altos dignitários da administração têm a mesma origem que ela.
Valor: Os direitos humanos não deveriam estar além do conflito entre projetos à esquerda ou à direita?
Werneck Vianna: Os direitos humanos dizem respeito aos vivos. Aos mortos, o velho direito de serem enterrados como Antígona [protagonista da tragédia grega de Sófocles] quis enterrar o irmão em solo pátrio. É o que esta Comissão da Verdade está fazendo.



CLIQUE AQUI para ler a íntegra da entrevista

11 comentários:

Anônimo disse...

Comparando com que o governo Lula fez com as instituições brasileiras e o "ethos" social, poderiam colocar um cavalo no lugar que já seria um grande progresso.

Baiard disse...

Então viva São Hitler. Os judeus que ele matou são passado. Interessante que na Argentina tem até general ex-presidente preso e o Exército lá acha, corretamente, que bandido deve ser julgado e preso e que Força Armada não é lugar pra marginais covardes se esconderem com medo do que fizeram no passado. Nos Estados Unidos também, militar bandido é expulso ou preso sem firulas e não existe crise nenhuma. Botar estes bandidos covardes presos não tem nada de revanchismo.

Anônimo disse...

E os terroristas que estavam lutando pelo COMUNISMO?? Oque acontece com eles?? Irao ficar a solta ??

Anônimo disse...

Mas nenhum dois dois será infiel a José Dirceu. Este é o chefe...

Clóvis disse...

Comissão da verdade......de um lado só. A verdade absoluta e parcial. ARGH.......

Anônimo disse...

Sr. Baiard, não lembro de haver uma Lei de Anistia na Alemanha em comum acordo com judeus e Hitler.

Anônimo disse...

Li a entrevista. Doeu muito quando falaram do carisma do Lula, que ainda não percebi. Ocorreu-me que todo vigarista é simpático, convincente, fala muito bem. Lula não demonstrou nenhum desses atributos. Quem tem um único neurônio em bom estado já começa a desconfiar desse senhor. A Dilma é melhor que o Lula no quesito conhecimento, o que não é difícil conseguir. É melhor torcer para que Dilma faça um bom governo e seja muuuuiiiitooooo difererente de Lula, para que o país não perca mais tempo.

Anônimo disse...

O Baiard é daqueles que teve uma parte do cérebro retirada, só vê um lado da história. Para ele os terroristas e guerrilheiros devem ser heróis, que apenas queriam implantar o comunismo no Brasil, nada mais. Para ele e sua turma, tudo normal, não entendem qual razão de terem sido derrotados.

VERDADE OU MENTIRA ??? disse...

Voce estão esquecendo que a Dilma não é santa. Nem antes de entrar para o governo nem depois. Se ela começar a incomodar o dono do PT, o Midas da Sujeira; os aloprados entram em cena e fazem a sua caveira.
Aconteceu muita coisa suja tanto antes como nos 8 anos em que esteve na Casa Civil. É só remexer nas cinzas e botar o fogo amigo para funcionar.

Mauricio

Anônimo disse...

Políbio,

Elles ainda vão conseguir uma nova e definitiva REVOLUÇÃO. Não sobrará nenhum para ser presidentA.

Anônimo disse...

O importante nisso tudo, é saber quem deu o primeiro tiro. Os "guerrilheiros" já existiam muito antes de 64. Nossas FFAA tomaram o poder por insistência dos meios de comunicação(jornais e revistas) da época. Fim de papo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/