Decisão do governo de restringir a entrada de haitianos divide opiniões

A decisão do governo brasileiro de restringir a entrada de haitianos, limitando em 1,2 mil anuais os vistos de trabalho, divide opiniões especialmente na Região Norte, porta de entrada para esse grupo de estrangeiros.

. Para o governo de Rondônia, que tem recebido grande leva de imigrantes, a medida pode diminuir o fluxo de imigrantes e controlar o deficit de empregos — o trabalho na construção de usinas hidrelétricas já não oferece postos como no ano passado.

. Porém, para entidades de proteção aos direitos humanos, a restrição pode aumentar a entrada ilegal no país e a ação dos coiotes. Na fronteira, não há mais alternativas para ajudar os estrangeiros. Com isso, a mão de obra haitiana está sendo oferecida para outras regiões e 80 deles devem ser encaminhados para Minas Gerais, na próxima semana.

. Na quinta-feira, o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) aprovou a resolução do governo que estabelece novas regras para a entrada de haitianos no país. Além do limite de vistos trabalhistas anuais, eles terão cinco anos para arrumar emprego ou residência fixa sem que, para isso, tenham de estabelecer vínculo prévio com alguma empresa, como acontece com outros empregados estrangeiros que chegam ao Brasil.

Vote na nossa enquete e dê seu voto: Você concorda com a decisão do governo do PT de impedir entrada de refugiados do Haiti no Brasil ?

11 comentários:

Sergio Oliveira disse...

Apesar do "boom de empregos", segundo o governo, ainda temos muitos desempregados, mais qualificados que os haitianos, creio;
acho que não deveriam deixar entrar nenhum haitiano, bem como de outros países.

Anônimo disse...

Políbio,
Pelo andar da carruagem, o Haiti vai ficar como "eles" querem. Sem ninguem. Vazio. Brasil quintuplica sua população UALLLLL. Quero ver quem vai plantar?
Abraços

Anônimo disse...

Polibio, é preciso ter controle, barrar sim, por que não é so os Haitianos, tem mais os Bolivianos, Paraguaios, africanos, Peruanos, venezuelanos, enfim isso aqui vai virar um Zona, primeiro emprego e qualificacao aos Brasileiros.
Olha a dificuldade que Europa ta impondo pra dar visto de permanencia, la nem vamos falar dos estados unidos.

Anônimo disse...

Dilma esta indo visitar o Haiti. Lá ela vai lançar o plano de ajuda ao pais. Construtores brasileiras vão restabelecer a infra estrutura com dinheiro dos nossos impostos. É dinheiro do povo brasileiro para o bolso de dúzia de empreiteiras para ajudar outro pais. Imaginaram isto no governo FHC? O que diriam os petistas? Onde andam os caras pintadas?

Anônimo disse...

Não irá demorar para algum deputado lançar um projeto de lei dando bolsa familia para haitianos.

Anônimo disse...

imaginem se as tais entidades dos direitos humanos nao iria estrilar...

nao sao eles que tem de providenciar empregos pra toda essa gente...

o din-din dessa gente sempre entra no dia certo, afinal a grana vem do cofre que nunca fica vazio, o do governo, certo?

ai o mundo eh todo colorido, tudo eh bonito e facilmente de ser resolvido...

basta acionar seus amiguinhos na imprensa esquerdista e posar de bonzinho para a patuleia atolesmada que engole tudo...

Anônimo disse...

Entre os haitianos e os petistas , sou muito mais os haitianos , são mais honestos e certamente melhores para trabalhar. Se o Haiti já é aquela zona agora, imaginem com os petistas por lá, nem o capeta teria coragem de chegar!

EM disse...

Acho que o brasil deveria primeiro arrumar os problemas que tem em casa para depois pensar em começar a ajudar outros...
Milhares de pessoas sofrendo este ano com a seca e com as enchentes esperando a ajuda do governo, muitos desempregados em busca de empregos e no alto da seca nosso governador curtindo as ferias e agora o governo federal pensando em ajudar outros paises...
Além disto, com esta seca no Rio Grande do Sul com certeza as pequenas cidades que tem mais que 90% da produção de riqueses oriundas da agricultura irão sofrer bastante com o exodo rural e com uma grande desacelaração da economica, e com isto consequentemente o aumento do desemprego.

Anônimo disse...

É barbada ficar no brasil, entra camuflado arruma uma namorada faz um filho e registra, pronto é pai brasileiro fica aqui até morrer, lambram do cara que assaltou o trem pagador na inglaterra, só foi embora porque estava velho e tinha que escolher entre o sistema de saude brasileiro e o inglês é óbvio que o cara preferiu ficar preso lá. edus

Expatriado disse...

Na verdade, não deveriam dar visto de entrada para nenhum deles, vejam os porquês:
.
- Se não são trabalhadores qualificados e alfabetizados, dominando a língua portuguesa, não conseguirão se inserir na sociedade brasileira e em nada contribuirão para o progresso do Brasil. Só engrossarão o exército de desqualificados que temos por aqui.
.
- Se são qualificados, mais bem fariam se ficassem em seu próprio país, o Haiti, para reconstruí-lo e treinar as novas gerações.
.
Na verdade, o Brasil faria mais bem mandando profissionais e recursos para lá, para assumir o comando de áreas essenciais da economia, educação e governo, até que uma geração capacitada amadurecesse e assumisse as coisas por lá.
.
.
.
Para terminar, deixem-me comentar que acho o Brasil um país curioso: Ele oprime e força seus cidadãos mais capacitados e profissionalizados a emigrarem, ao mesmo tempo em que abre as portas para imigrantes desqualificados e analfabetos, que só encontrarão abrigo debaixo de viadutos e ocupação como catadores de papel. Não se pode nem chamar isso de politicamente correto, mas sim de politicamente cruel.
.
Desse jeito não vai muito longe. O resto é papo furado.

Anônimo disse...

Me da cocegas de rir quando dizem que os Europeus correm para o Brasil atras de emprego kkkkkkkkkk!!!!!!
Podem deixar os guiches deste aeroporto de merda o tal de Cumbica aberto e sem controle que ainda assim ninguem vai aparecer kkkkk!!!
Ah esqueci, tem os Haitianos altamente qualificados para crimes que ja tem "visto d etrabalho" para traficar, roubar e matar!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/