PT veta nome de Zaccher para presidente da Cãmara de Porto Alegre

A bancada do PT na Câmara de Vereadores de Porto Alegre vetou o nome do vereador Mauro Zaccher, PDT, para a Presidência. O Partido avisou que respeitará o acordo que atribui ao PDT o cargo, mas quer outro nome.

- O PT informou que Zaccher foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito do Pró-Jovem e por isto não merece o cargo. O editor pesquisou e pode informar que Zacher não responde a nenhum processo, o que quer dizer que não é réu. 

PSOL quer mudar o nome da avenida Castelo Branco em Porto Alegre

Vai a plenário a proposta da vereadora do PSOL de Porto Alegre, Fernanda Melchiona, que quer mudar o nome da Avenida Castelo Branco, já que considera inapropriado e indevido homenagear o primeiro general que presidiu o País durante a ditadura.

. A proposta não passou pelas comissões, porque as votações resultaram empatadas.

. O general participou diretamente do golpe que derrubou Jango.

. Em Porto Alegre, além da homenagem questionada pela vereadora do PSOL, Castelo Branco também virou monumento no Parcão. A enorme escultura de Carlos Tenius domina o ambiente do parque. Não se sabe se a vereadora tem conhecimento disto e se quer retirar a escultura do lugar.

TCE do RS manda projeto para elevar salários e dar mais pessoal ao MPC

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado enviou nesta quinta-feira para a  Assembleia Legislativa o projeto de lei complementar que reestrutura e fortalece funcionalmente o Ministério Público de Contas (MPC). O projeto de Lei Orgânica prevê, entre outras alterações, a criação de corregedoria e mandato de dois anos, permitida uma recondução, para o procurador-geral, sendo este nomeado pelo Governador do Estado, a partir de lista tríplice escolhida pelos membros.

. A proposta também estabelece que os procuradores adjuntos sejam elevados a procuradores, além da criação de mais uma vaga para o cargo. O projeto de lei foi proposto pelo Ministério Público de Contas.

- De acordo com este projeto, finalmente o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (este é o termo legal) terá seu mandato limitado no tempo, porque atualmente ele é eterno, o que é um absurdo jurídico e não é admitido nos Ministérios Públicos Federal e Estadual. É claro que o projeto cria também diversos novos cargos e funções, o que significará mais sangria de dinheiro público. O editor considera que o dr. Da Camino está na iminência de conseguir a criação de um novo Ministério Público no RS, só para si, o Ministério Público de Contas, autônomo em relação ao  Tribunal de Contas do Estado, a cujo organograma e subordinação encontra-se atualmente. Se a moda pegar, Ministérios Públicos serão criados em todas as repartições estaduais. Os deputados terão a oportunidade de manter o status atual do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, regrando sua atuação mais claramente (o projeto nem toca no assunto) e enxugando sua equipe.

ENTREVISTA - Precisamos abrir as caixas pretas das ONGs do RS

Maria Helena Sartori, deputada do PMDB do RS

Embora seja uma coisa simples, seu pedido de informações sobre os nomes das ONGs que desenvolvem projetos, e seus valores, em parcerias com o governo do Estado, não foi respondido.
É incompreensível, para não dizer inadmissível, que o governador do Estado, Tarso Genro (PT), ainda não tenha respondido nossa solicitação feita há quase dois meses. O prazo legal é de 30 dias.

Qual é o seu interesse?
 Já passou da hora de abrirmos as caixas pretas das ONGs no Rio Grande do Sul e do Brasil, para sabermos aonde o dinheiro público, do contribuinte, esta sendo distribuído.

A que a senhora atribui a demora?
Só pode ser justificada ou por falta de informações devido ao descontrole de fiscalização do Estado sobre as organizações ou  há realmente algo para ser escondido da opinião pública.

BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidade
Veja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.

Pontal do estaleiro tocará suas seis torres no ano que vem

Assim que o Dmae desocupar a antiga área e o píer do antigo Estaleiro Só, na zona Sul de Porto Alegre, o que ocorrerá em meados do ano que vem, terá início a construção do Pontal do Estaleiro, praticamente dentro do Guaíba (60 metros).

. O Dmae alugou a área para instalar o canteiro principal das obras de implantação de 11 kms de emissários subaquáticos do Projeto Pisa.

. As seis torres serão todas comerciais, já que um plebiscito burro realizado em Porto Alegre, vetou torres residenciais.

CLIQUE AQUI para examinar o projeto.

MGrupo apresentará dia 15 seu shopping de R$ 300 milhões de Gravataí

Será dia 15 a apresentação do projeto que o MGrupo desenhou para implantar o Shopping Gravataí.

. O investimento irá a R$ 300 milhões.

. Junto com o Presidente do grupo, Lorival Rodrigues, estará o Prefeito Acimar Rodrigues.

. O shopping ocupará a área da antiga Duratex.

- O MGrupo instalou-se no RS há menos de dois anos. Além do shopping, ele também decidiu construir três torres residenciais e de escritórios, além de um novo hotel, todos em Gravataí.

Mais 25 CDLs e ACIs aderem ao sistema CDl Porto Alegre-Boa Vista

Numa só tacada desta semana, 25 CDLs e ACIs do interior, resolveram passar para o lado da CDL de Porto Alegre e sua associada Boa Vista.

. Neste momento, 84,5% de todo o sistema de informações cadastrais de consumidores estão sob controle da CDL de Porto Alegre. Seu Presidente, Vilson Noer, não tira o pé da estrada e tem mais adesões na agenda.

- Por trás da movimentação está uma disputa cruenta entre a Federação das CDLs e a sua parceira, a estrangeiríssima Serasa, e do outro lado a CDL de Porto Alegre e a sua parceira, a brasileiríssima Boa Vista.

Aeronáutica apóia novo aeroporto gaúcho em Nova Santa Rita

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, avisou que apóia a construção do novo aeroporto 20 de Setembro em Nova Santa Rita, 15 kms de Porto Alegre.

. Saito falou isto para os Deputados Renato Molling, Ronaldo Zulke e Marco Maia.

Postal começa a escolher dirigentes da Assembleia do RS. Villasboas comandará imprensa.

Embora a eleição para a nova Mesa Diretora esteja agendada para o final de janeiro, o virtual novo Presidente, o Deputado Alexandre Postal, PMDB, já começou a escolher os ocupantes dos principais cargos de comando da Assembleia do RS.

. O primeiro a ser convidado foi o jornalista Marcelo Villasboas, do PTB. Ele comandará a área de imprensa.

Dresch é novo Presidente da Ajuris

O Juiz Pio Giovani Dresch é o novo Presidente da Associação de Juizes do RS, a Ajuris.

Finalmente sabe-se que o Minsitério Público tem seu próprio Guardião

Os autos do processo movido em Gramado pelo Promotor Antonio Képez no âmbito do caso do Natal Luz, revelam uma novidade surpreendente.

. É que pela primeira vez o Ministério Público Estadual admite que também possui  e opera um Sistema Guardião.

. Isto está transparente no ofício de 12 de abril de 2011 do Promotor Képez para o Ilmo. Sr. Naldo Valadão, MD Administrador do Sistema Guardião/Web do MP-RS, Porto Alegre.

- O sistema de espionagem bisbilhota celulares, telefones fixos e correspondência pela Internet. 

CLIQUE AQUI para examinar o ofício.

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: 

Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. 
Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acesse http://tinyurl.com/caqrmuh

Jocelin Azambuja anuncia candidatura a prefeito de Porto Alegre

O ex-Vereador Jocelin Azambuja é o mais novo candidato a Prefeito de Porto Alegre. Ele acaba de ser lançado pelo Partido Social Liberal.

Biolchi será o novo líder do PMDB na Assembleia do RS

O novo líder do PMDB na Assembleia do RS será o Deputado Márcio Biolchi.

Quem mudou: Tarso ou FHC?

O FHC que virá a Porto Alegre a convite do Governador Tarso Genro, é o mesmo Fernando Henrique Cardoso que no segundo mês do seu segundo mandato teve seu impeachment defendido por Tarso em artigo na Folha de São Paulo.

. FHC não mudou.

. Tarso mudou.

- FHC também visitou Porto Alegre durante o governo Yeda Crusius. Ele esteve duas vezes no Piratini. O que ocorre é que FHC nunca apoiou publicamente a governadora, mesmo nos seus piores momentos, o que é do seu estilo.

Aqui estão as provas das escutas ilegais no caso do Natal Luz

Nota do editor - Nos autos não aparece autorização judicial alguma para os grampos de que tratam os dois ofícios ao lado, segundo informaram ao editor os advogados dos réus, que examinaram e copiaram todas as peças. O material aí ao lado é apenas a primeira de uma lista de irregularidades que o editor publicará.

Os advogados dos réus listados no âmbito do caso do Natal Luz pelo Promotor Antonio Képes, de Gramado, agora ganharam espaço na mídia para se defender e acusar.

. O editor resolveu dar voz a quem não tinha, mas também a mídia impressa tradicional resolveu fazer o contraditório.

. A primeira nota do editor, sexta-feira, abriu o conhecimento do laudo do perito judicial Rogério Steigleder, que desconstruiu todas as peças acusatórias.

. A reação veio em seguida, através de apoio institucional do MPE a Képez e seus colegas de Gramado, Caxias e Porto Alegre, em ato público realizado na Serra.

. Apenas dois dias depois, o jornal da RBS, Zero Hora, que controla a mais importante empresa de eventos do Brasil em sociedade com a Rede Globo, replicou o conteúdo da nota do editor, abrindo espaço também para a acusação.

. A novidade da nota de Zero Hora  foi a acusação feita pelo advogado Amadeu Weinmann de que os promotores fizeram escuta clandestina, ilegal e criminosa. O MPE reagiu indignado e avisou que fez tudo dentro da lei.

. Como a RBS não pediu provas para nenhum dos dois lados, dando por palavra final a palavra dos promotores, o editor publica a prova do grampo ilegal.

CLIQUE na imagem para perceber que a primeira autorização é até apócrifa (ela está nos autos) e não revela qualquer autorização judicial, sem o que é criminoso qualquer grampo. Ela é do dia 12 de abril deste ano, mas a escuta vinha sendo feita ilegalmente desde o dia 2. No outro documento, simples policiais militares determinam escutas telefônicas, usando papel timbrado do Ministério Público. As duas coisas são intoleráveis.

O Pisa, maior canteiro de obras do RS, será entregue em agosto de 2012

O maior canteiro de obras do RS neste momento é o complexo do Pisa, o Projeto Integrado Socioambiental da Prefeitura de Porto Alegre, que custará R$ 600 milhões aos cofres do Dmae, o Departamento Municipal de Águas e Esgoto e beneficiará 800 mil pessoas.

. Todas as obras serão entregues em agosto do ano que vem.

. O editor visitou todas elas durante três horas na manhã desta quinta-feira. Parte da visita foi ciceroneada pelo Diretor Geral do Dmae, Flávio Presser.

. No final do ano que vem, quando o Pisa estiver concluído, o tratamento de esgoto de Porto Alegre ampliará sua cobertura atual de 27% para 80%.

. Nenhuma capital brasileira chegou a tanto.

. O Pisa foi pensado inicialmente pelo Prefeito João Verle, do PT, há dez anos, mas ele não tocou a obra porque quebrou a prefeitura em função de uma gestão incompetente e irresponsável.  O Prefeito que sucedeu Verle, derrotado nas urnas, José Fogaça,  conseguiu retomar os projetos, que foram refeitos e receberam financiamentos da Caixa e do Bid, isto depois que as finanças municipais foram recuperadas.

. O Prefeito José Fortunati pegou o peão na unha e toca tudo com velocidade.

. As duas obras mais imponentes são o emissário de 17 kms, 11 dos quais subaquáticos (seis mergulhadores trabalham full time no local) que levará 50% do esgoto não tratado da cidade, da Ponta da Cadeia até a Serraria. Ali, neste momento, 474 trabalhadores tocam uma obra gigantesca de 56.000 m2, a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, que tratará 4.100 litros por segundo.  É uma obra de R$ 128 milhões.

CLIQUE acima para ampliar e examinar o extraordinário emissário subaquático, visitado nesta quinta pelo editor.

Bovespa opera em baixa de 1,23%; dólar é vendido a R$ 1,80

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) operava perto da estabilidade nesta quinta-feira. Por volta das 12h20, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) tinha desvalorização de 1,23%, aos 57.942,84 pontos.

. Já a cotação do dólar comercial tinha alta de 0,51% na venda, a R$ 1,80. O euro tinha queda de 0,66%, a R$ 2,397.

IBGE: inflação oficial sobe para 0,52% em novembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país usada como base para as metas do governo, acelerou para 0,52% em novembro, após subir 0,43% no mês anterior, segundo divulgou, nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro do ano passado, o índice havia ficado em 0,83%.

. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 6,64% e de 5,97% de janeiro a novembro. O IPCA em 12 meses segue acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central para 2011, que é de 6,5%.


BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidade
Veja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.

Desconto do IPVA pode chegar a 25,78% no RS

O IPVA 2012 está mais barato e este ano a redução média será de 5,2%, com variação de 1,70% a 7,58% de queda. O desconto para os motoristas que pagarem antecipadamente, até dia 2 de janeiro, também aumentou e pode chegar até os 25,78%, contando com o benefício do desconto da Unidade Padrão Fiscal (UPF), estimada em 6,5%, mais 5%.

. O bom motorista ganha mais desconto. Para fazer parte desse grupo, é necessário não ter multas entre novembro de 2009 e outubro de 2011. Quem pagar após o dia 2 de janeiro terá descontos também, mas menores. São 3% na primeira parcela, 2% na segunda e 1% na terceira, sendo que é preciso pagar a primeira até dia 31 de janeiro. A arrecadação do imposto renderá R$ 1,7 bilhão, 18% acima do captado em 2011. Metade fica com o Estado e metade vai para o município onde o veículo foi emplacado.

. O pagamento começa no próximo dia 15. O imposto mais acessível é reflexo da queda de preço dos veículos usados no mercado.

Receita Federal libera consulta a lote de restituição do IR

A Receita Federal do Brasil liberou hoje a consulta ao lote multiexercício do Imposto de Renda Pessoa Física (exercícios 2011, 2010, 2009 e 2008). A Receita avisa que excepcionalmente, no fim de semana (10 e 11), o serviço não estará disponível devido a uma manutenção técnica no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet.

Separatistas rumam para a derrota no Pará

Com o apoio previsto de um terço do eleitorado, a campanha pela divisão do Estado do Pará esfriou. Integrantes do grupo favorável à criação dos Estados de Carajás e de Tapajós já falam em derrota no plebiscito que será realizado no domingo, em que deverão votar 4,8 milhões de eleitores.

. Caso a criação de Carajás e Tapajós seja aprovada, os dois Estados nascerão sem poder controlar 70% de seus territórios. Essa extensão, com reservas indígenas, áreas de proteção ambiental e militares, ficará sob o comando da União. Com áreas reduzidas e a expansão da agropecuária, a tendência é que as novas unidades federativas registrem aumento da devastação das terras.

Pivô de crise no Esporte é preso com R$159 mil

O policial militar João Dias Ferreira, que apontou um suposto esquema de desvio de dinheiro público no Ministério do Esporte, foi pego ontem com R$ 159 mil na sede do governo Agnelo Queiroz (PT), ex-chefe da pasta. Segundo o advogado de Ferreira, ele recebeu “inúmeras” propostas de pessoas ligadas a Agnelo e, anteontem, decidiu aceitar para poder filmar a entrega do dinheiro.

. De acordo com o advogado André Cardoso, o pagamento seria um “cala-boca” para que o policial não falasse das irregularidades no Ministério do Esporte e os desdobramentos do caso. “Ele resolveu então ir devolver o dinheiro e foi na secretaria de Paulo Tadeu [Governo], que é quem ele entende que foi a origem do dinheiro”, afirmou o advogado. O policial foi preso em flagrante ontem no Palácio do Buriti, sede do governo do DF, após agredir uma assessora de Paulo Tadeu – secretário e aliado de Agnelo.

. O dinheiro jogado na mesa de servidoras da secretaria durante a confusão está sendo analisado pela polícia, que também vai investigar a origem dos R$ 159 mil.

Câmara prepara "auto-presente de Natal" de quase R$ 400 milhões

A Câmara se prepara para votar na próxima semana um “pacote de Natal” que inclui aumento para todos os servidores e funcionários da Casa, aumento na verba de gabinete e criação de cargos temporários para atender ao recém-criado PSD. Se todas as benesses forem aprovadas, o impacto anual das novas despesas chegará a R$386 milhões no Orçamento.

. A possibilidade de votação e aprovação das medidas foi confirmada ontem pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Diante do questionamento sobre “as bondades” neste fim de ano, Marco Maia brincou, arrependendo-se em seguida: "É Natal!…. Vocês não vão colocar isso, né?"

Aeroportos custarão R$ 3,4 bi a mais em leilão

Mais do que dobrou o preço mínimo dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que irão à leilão no início do ano que vem. Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o preço mínimo total dos três aeroportos passou de R$ 2,9 bilhões para R$ 6,3 bilhões.

. O aumento está baseado na revisão que o tribunal fez dos valores de investimentos a serem feitos pelos futuros concessionários dos aeroportos. Esses valores foram reduzidos, em média, em 25%. O custo dos investimentos teria sido superestimado nos estudos encaminhados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o TCU, é possível fazer todas a melhorias previstas com menos dinheiro.

Para Serra, grampo do PSDB no Acre é "gravíssimo"


A cúpula do PSDB e o ex-Governador de São Paulo José Serra condenaram ontem a interceptação de linhas telefônicas do diretório do partido no Acre durante a campanha eleitoral de 2010, revelada ontem pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

. Os líderes tucanos marcaram reunião na próxima semana, em Brasília, com o candidato derrotado ao governo daquele Estado, Tião Bocalon. Ele perdeu a eleição para o petista Tião Viana por uma margem apertada – cerca de 3 mil votos, ou 0,5% do total.

. Em nota divulgada ontem, Serra considerou a denúncia “um fato gravíssimo, que precisa ser investigado a fundo”. Foram interceptados diálogos entre integrantes da coordenação nacional da campanha presidencial de Serra e funcionários do diretório do PSDB no Acre sobre estratégias, material de propaganda e agendas.


Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: 

Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. 
Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acesse http://tinyurl.com/caqrmuh

Patrimônio de Ministro de Dilma, Fernando Pimentel, cresceu 161% nos últimos seis anos

O patrimônio do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, cresceu mais de uma vez e meia nos últimos sete anos. É o que mostram as declarações de renda apresentadas pelo petista à Justiça Eleitoral. Na última delas, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado, quando foi candidato a uma vaga no Senado, Pimentel declarou um patrimônio de R$ 1,663 milhão.

. A declaração anterior é de 2004, quando Pimentel disputou – e venceu – a Prefeitura de Belo Horizonte. À Justiça Eleitoral, ele declarou um patrimônio de R$ 637,2 mil. Em seis anos, o patrimônio do atual ministro cresceu 161%. A maior parte do patrimônio, segundo ele declarou, é formada pelo apartamento no qual morava em Belo Horizonte e por aplicações financeiras.

Número 2 do PDT também recebe salário da Câmara sem trabalhar

Considerado o número dois na hierarquia pedetista, o Secretário-geral do PDT, Manoel Dias, destacou-se nos últimos meses como um dos principais líderes da “tropa de choque” que tentou, em vão, manter no cargo o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, Presidente licenciado da legenda. Além da inabalável parceria partidária, os dois têm uma outra coisa em comum: recebiam salário da Câmara enquanto cumpriam exclusivamente atividades partidárias.

CLIQUE aqui para ler toda reportagem do site "Congresso em Foco".
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/