Boca de urna indica vitória histórica de Cristina Kirchner

A presidente argentina, Cristina Kirchner, conseguiu neste domingo a reeleição com 57% dos votos nas eleições gerais realizadas no país, segundo uma pesquisa boca-de-urna divulgada agora pouco. Em segundo lugar ficaria o socialista Hermes Binner, governador da província de Santa Fé, com 15%, enquanto o terceiro lugar seria do radical Ricardo Alfonsín, filho do ex-presidente Raúl Alfonsín, com 9% dos sufrágios, de acordo com a empresa de consultoria governista Equis.

. Mais de 60% dos quase 29 milhões de argentinos habilitados haviam votado até as 17h (de Brasília), duas horas antes do encerramento, segundo dados da Câmara Eleitoral.

. Caso se confirme esses números, superiores aos que previam as pesquisas, Cristina Kirchner seria respaldada com a maior percentagem obtida por um líder desde o retorno da democracia ao país, em 1983.

Até repórter que cobria o evento foi "laçado", na hora, para ser fiscal do Enem

São Paulo - Apesar de o Ministério da Educação afirmar que o Enem tem uma equipe de fiscais cadastrados e previamente treinados, a realização do primeiro dia do exame contou com "voluntários" escolhidos sem critério, na porta do local do exame.Pelo menos foi assim na manhã de ontem na Unip da Água Branca, zona oeste de São Paulo, onde cerca de 30 pessoas foram selecionadas em uma repescagem em que o único critério foi apresentar o documento original de identificação. O repórter Paulo Saldaña, do jornal O Estado de S. Paulo, foi um dos que, com RG na mão, entrou na fila e garantiu uma vaga para a fiscalização. No local, havia 8 mil candidatos inscritos.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Sobre todo este movimento que diz respeito ao Enem, inclusive as discussões sobre o assunto, o editor recomenda as análises da ex-secretária da Educação de Yeda, a educadora tucana Mariza Abreu. 


CLIQUE AQUI para buscar os artigos da educadora e tratar de ler e estudar

Yoani Sánchez, agora, no seu blog cubano, depois da 18a. negativa de visto: "El mundo cambia. Y nosostros ?"

Há poucos minutos, a blogueira e escritora cubana Yoani Sanchez postou a mensagem a seguir sobre as mudanças que ocorrem pelo mundo, depois de ter negado seu 18o pedido de autorização para viajar ao exterior:

yoanisanchez Yoani Sánchez

#cuba #GY ETA renuncia a la lucha armada y #Gadafi muere en #Libia El mundo cambia. Y nosotros?
20 Oct Favorite Retweet Reply

CLIQUE AQUI para acompanhar a blogueira.

Médico que disse que Chávez viveria dois anos foge da Venezuela

Um médico que disse que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem expectativa de vida de apenas dois anos fugiu do país dizendo se sentir ameaçado. Salvador Navarrete teria recebido a visita de policiais após dar uma entrevista à revista mexicana Milénio, publicana no início da semana.

. O médico havia dito que Chávez tem uma forma de câncer muito agressiva, um sarcoma, na região pélvica.

. A informação teria sido obtida de integrantes da família de Chávez, com quem ele teria mantido contato após ter tratado do presidente venezuelano 10 anos atrás. "Estou preocupado que o presidente e aqueles a seu redor não saibam da total magnitude de sua doença, já que tudo foi tratado de forma completamente sigilosa", disse ele.

- O médico achou melhor fugir da Venezuela após a sua entrvista. Ele deve ter se dado conta que não chegaria aos mesmos dois anos de vida que previu para Chávez.

Cristina deve ser reeleita e ampliar poder no Congresso

Se a presidente argentina, Cristina Kirchner, obtiver entre 52% e 58% dos votos nas eleições deste domingo como projetaram as últimas pesquisas e se seu governo recuperar, como previsto, o controle do Congresso, Cristina será a chefe de Estado mais poderosa do país desde a redemocratização, em 1983.

. Serão entre 115 e 125 deputados que, somados a seus aliados, atingiriam os 129 votos necessários para aprovar projetos de lei.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/