Um Bolívar (original) pronto para a luta contra Chávez na Venezuela

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez de Simon Bolívar, o aristocrata do século 19 que libertou grande parte da América do Sul da Espanha, a figura central de uma ideologia de Estado "bolivariano", invocando o seu espírito, exumando seu sarcófago e chegando até a iniciar a construção de um novo mausoléu que se assemelha a um navio para seu herói.

. Mas um dos mais fortes adversários que tentará vencer Chávez na eleição presidencial do ano que vem é um ativista com sangue de Bolívar em suas veias: Leopoldo López, um economista formado em Harvard e descendente da irmã do Libertador, Juana.

. A campanha de López tornou-se possível por uma decisão tomada em setembro pelo Tribunal Interamericano de Direitos Humanos, que disse que o governo da Venezuela deve abandonar uma desqualificação que impede Lopez de concorrer a cargos públicos. López havia argumentado que a desqualificação representava uma discriminação política. Ela foi imposta por autoridades pró-Chávez por causa de ações judiciais movidas contra ele quando atuava como membro de um grupo sem fins lucrativos. (Foto- EFE)

CLIQUE aqui para ler mais sobre o assunto no site da Veja. A materia original e do NYTimes.

5 comentários:

Daniel disse...

E as acoes tratam do que, Polibio? Sera que este filantropo tinha o costume, a epoca, de destinar alguns trocados para sua causa? Pois vc sabe, filantropo, aqui na America de Baixo, é sinonimo de vigarice, renuncia fiscal, apropriacao de recursos do estado (sociedade, né?), etc...

Anônimo disse...

Outra pergunta: Será que ele tirou mais proveito, caso isto fique comprovado, do que o Chavez vem tirando do povo venezuelano, provocando um retrocesso inconsequente ao progresso do seu País?
Em nome do Bolivarianismo, quantos crimes o Chavez já cometeu?

Anônimo disse...

Ha!, ele é dos dereitos humanos?????

Anônimo disse...

Seria ótimo e justo mas teria que ter travado as pretenções do ditador socialista logo de início, antes que ele se armasse tanto.

Demorou-se demais... será esmagado pelos seguidores de Chavez e a ajuda externa: por um lado pelos comunistas espalhados pelo mundo todo: Putin (Rússia, que continua armando o títere sulamericano), Coréia do Norte, insuspeitadamente pela China - por outro, pelos que nutrem ódio aos Estados Unidos e ao capitalismo - Ahmadinejad (Iran), a "irmandade" da primavera árabe e, claro, pelos kamaradas locais...

Anônimo disse...

DANI ! FIDEL já faz isto, o que tu dizes, ha muito tempo e não te constrange, concordas. DANIEL ! CUBA foi privatizada grande parte para os CASTROS desde a "revolução".

ORA ! AQUI não é o teu lugar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/