Rita Sanco (PT), Prefeita de Gravataí, tem mandato cassado pela Câmara. PT sofre derrota histórica e emblemática no RS.

Apesar das enormes pressões da Prefeita, do PT, que mobilizou seus deputados, prefeitos e senadores,  e do próprio Governador Tarso Genro, que ameaçou implodir a coligação que mantém com PSB e PTB, a Câmara de Vereadores de Gratavaí decidiu pela cassação do mandato da Prefeita Rita Sanco (PT) por improbidade administrativa. A Prefeita e o PT ajuizaram 11 medidas judiciais, mas forfam derrotados em todas elas. Dos 14 vereadores, 10 votaram pela cassação e quatro pela absolvição da política. Os vereadores também decidiram cassar o vice-prefeito, Cristiano Kingeski. Aliados de Rita já avisaram que vão recorrer à Justiça.

. O PT chegou a mandar o Deputado Ronaldo Zulke e o Prefeito Ronaldo Zulke a Gravataí, que na última hora tentaram virar o voto do Vereador Roberto de Andrade, com o apoio direto do Senador Paulo Paim e do Prefeito Jairo Jorge, mas o Vereador resistiu ao assédio. Para isto, contou com o apoio direto do Deputado José Otávio Germano, a quem é politicamente ligado. Outros líderes do PP também deram cobertura a Andrade.

. A derrota do PT em Gravataí é emblemática e terá desdobramentos políticos e eleitorais. O maior líder do partido na região é o Deputado Daniel Bordignon, líder da bancada do PT na Assembleia. A derrota de Rita Sanco é atribuida diretamente a ele, mas o próprio Governador foi derrotado, porque interveio diretamente no caso e nada conseguiu. Gravataí, onde o Partido manda há quatro eleições seguidas, é o município gaúcho onde o PT domina por mais tempo.

. Com a perda dos mandatos, quem assume o Executivo é o Presidente da Câmara, o Vereador Nadir Rocha (PMDB). A sessão foi tumultuada, sendo interrompida várias vezes durante a madrugada. O plenário chegou a ser evacuado, pela suspeita de que um homem estaria armado. Um detector de metais foi colocado em uso depois do susto. A Brigada Militar teve que reforçar o efetivo no local.


Confira a relação dos votos:
ABSOLVIÇÃO
PT
- Tania Ferreira
- Carlito Nicolait
- Carlos Souza de Medeiros
- Airton Leal Vasconcelos (Tio Airton)

CASSAÇÃO
DEM
- Dario Plein

PMDB
- Levi Lorenzo Melo
- Nadir Flores da Rocha
- Acimar Silva

PP
- Roberto Carvalho de Andrade (Robertinho)

PSB
- Anabel Lorenzi

PTB
- Vail Carlos Corrêa
- Cau Dias

PV
- Ricardo Canabarro
- Marcio Souza

33 comentários:

Anônimo disse...

Beleza o fimdesta corja esta começando.

Anônimo disse...

Políbio, poderia nos explicar qual o motivo do vice-prefeito também ter sido cassado?

Anônimo disse...

Lá em Brasília, Orlando Silva, o corrupto das multidões, está por um fio. Aqui o fio já arrebentou! São alguns dos resultados do esquerdo-bananeirismo demagógico que chegou ao seu estado de arte, a corrupção explícita e despudorada.

Alessandro disse...

Políbio, o Cau está no PSB junto com Anabel

Anônimo disse...

Mas que pena....!! no PT só tem gente honesta e ética. Ladrão só tem mesmo é nos outros partidos. Assim era a propaganda desse partido comunofascista até 2003.

Anônimo disse...

Gravataí começou a faxina...

Anônimo disse...

Parabéns Gravataí!!!! Tiveram a coragem que o Congresso Nacional não teve por ocasião do MENSALÃO.

Anônimo disse...

Não é fácil pegar rato grande na ratoeira, fica se esperneando por muito tempo.

Anônimo disse...

Agora só falta eliminar o Bordignon, que é o chefe da quadrilha.

Anônimo disse...

Era de dar dó a cara do Cachorrão, só faltaram as lágrimas. Putz grila os petralhas se ferraram, agora só falta pegar o chefe desta quadrilha.

. disse...

O ato da cassação nada mais é do que a antecipação do pleito para o executivo, onde a maioria dos partidos de oposição terão candidatos, os vereadores preparam a campanha através de um processo esvaziado juridicamente, preocupando-se apenas com a eleição. As urnas dirão o quanto eles erraram.

luis disse...

SERÁ QUE RETORNAMOS Á LEGALIDADE NESSE PAIS DE CORRUPTOS?
AGORA QUE GRAVATAI DEU O PONTAPÉ INICIAL, QUE TAL IR PARA ALVORADA, VIAMÃO, ETCCCCCCCC????????

Anônimo disse...

Na verdade quem ganha com isto são os trabalhadores concursados que agora vão ter mais liberdade e quem sabe se abra mais concursos em Gravataí,pq faz tempo que se acumulam CCs e mais CCs em todos os governos que o PT faz parte,pessoas que muitas vezes nem competência tem para o cargo,bem que poderíam extinguir os CCs pois servem muitas vezes como assediadores ferozes e ameaçadores para que funcionários não façam comentários da administração da qual fazem parte,

Anônimo disse...

Políbio, apenas uma correção no teu texto.
"O maior líder do partido na região é o deputado Daniel Bordignon..."

Leia-se:

"O maior líder do partido na região ERA o deputado Daniel Bordignon..."

É bom o Sr. Bordignon aproveitar os últimos anos de mandato, pq a partir de agora, não sei se consegue vencer eleição pra síndico...

Anônimo disse...

Do jeito q vai, em 2012 o PT só vai conseguir eleger prefeito nesses "grotões" onde mantém aquelas cooperativas agrícolas amilhadas com dinheiro dos ministérios da Reforma Agrária

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ACOMPANHEI, DAQUÍ DE SÃO PAULO, PELA INTERNET, PAR E PASSO, QUASE TODOS OS LANCES DESSA BATALHA CORAJOSA DOS CIDADÃOS DE BEM, DE GRAVATAÍ. FOI UMA LUTA QUE DEMONSTROU QUE A UNIDADE E A CORAGEM DOS INDIVÍDUOS COMPROMETIDOS COM A VERDADE, SÃO POSSÍVEIS,TENDO POR OBJETIVO DERROTAR AS FORÇAS POLÍTICAS DESSE GRUPELHO PETRALHA QUE, APARENTEMENTE, SE ADONOU DO PAÍS, DO ESTADO GAÚCHO E DOS MUNICÍPIOS ONDE DOMINAM, POR ENQUANTO. DEVEMOS GUARDAR COM CARINHO, OS NOMES DE TANTOS QUANTOS FIZERAM PARTE DAS FORÇAS VITORIOSAS. ELES SÃO EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS POR TODOS NÓS, NO SENTIDO DE LIVRARMOS AS NOSSAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, DO DOMÍNIO DESSAS FORÇAS DO MAL. GRAVATAÍ DEU O TOM PARA DERROTAR O FAMIGERADO "FORO DE SÃO PAULO" E SEUS OBJETIVOS MALÍGNOS. ENFIM, UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL. OS PETRALHAS SÃO TIGUES DE PAPEL.

Anônimo disse...

O cachorrão chorou, eu vi !!! Bandidão sem vergonha, a torre da corrupção começou a cair. É a primavera da liberdade começando fazer agua na república da corrupção. Tarso, Luciana, Olivio, Manuela... voces serão os próximos.

Anônimo disse...

Pena que em Canoas todos tenham sido comprados pelo ex-vice reitor da Ulbra e ex assessor de Tarso 'enrolador' Genro. Se houvesse uma investigação séria apareceriam cobras e lagartos. Mas, em Canoas, o promotor é amiguinho, não vê nada.

AIRTON disse...

QUE BELEZA, COMEÇOU A LIMPEZA DO PAÍS, O PRÓXIMO PASSO DEVE SER O DESGOVERNO ESTADUAL E DEPOIS O GOVERNO FEDERAL, COMEÇANDO COM O MINISTRO DOS ESPORTES.

Anônimo disse...

E o teu Presidente cheirador? Nada?

Anônimo disse...

Canoas, ou por que Celso Daniel foi assassinado, mas Jairo Jorge nunca o será!

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

O que se percebe pelos comentários não é uma preocupação com a moralização da política mas com a queda de um partido, no caso o PT, que simplesmente aderiu ao esquema de corrupção que os outros já praticavam há anos, processo que alguns chamam de "evolução", "realismo" ou "pragmatismo".

Por isso houve quem chegou a falar aqui em "faxina", sendo que entre os "faxineiros" há gente ligada ao Otávio Germano que todos sabemos não possuir auréola. Isso sem falar do resto.

E antes que algum histriônico aqui se afobe informo que não sou nenhum "petralha" tá?

Anônimo disse...

que estranho, os petistas votaram pela absolvição, ne?

eh o partido das vaquinhas de presépio mesmo...

todos os eleitos por esse partido só fazem figuração...

Anônimo disse...

Espero que outras cidades em que o PT governa também tenham a coragem de defenestrar esses politiquinhos corruPTos. O mais absurdo é esse governador eleito pela RBS usar a máquina pública em benefício de um correligionário. O RS caminha para o abismo !!!

eunice oliveira disse...

ATÉ QUE EMFIM!!!!! A DONA YEDA CRUSIOS FOI VINGADA. AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA. PARABÉNS AO POVO DE GRAVATAÍ. NÃO, ELES NÃO PODEM!!!!!!! ESTAMOS DE ÔLHO!!!!! CHEGA DE CORRUPÇÃO, O POVO NÃO AGUENTA MAIS TRABALHAR PARA CORRUPTO ENRICAR.

Anônimo disse...

Fora PT! compram o povo com bolsa familia em vez de ensinar o povo trabalhar,encentivam a vagabundagem!!

Aquiles disse...

Agora só falta o impeachment de aTra$o Genro, do Raulk Pont, da "Manu" Dávila...

Anônimo disse...

Ainda há juízes em Berlin...

Anônimo disse...

Você quer dizer Falso Gênero?

Anônimo disse...

Como!!!! O senador Paulo Paim sai em defesa da Prefeita Rita Sanco. Depois de eleito não se ouviu mais falar a favor dos aposentados, a propósito só falar. Também foi comprado pelos companheiros petistas? é o que sabe fazer de melhor, jogar para torcida. Enganar os velhinhos que feio.... não foi para isso que eles votarão em ti, propaganda enganosa SENADOR.

Anônimo disse...

CHEGA DE CORRUPÇÃO! TEMOS QUE APLAUDIR O ATO CORAJOSO DESSES 10 VEREADORES DE DIZER "CHEGA"!PRA ISSO QUE VOTAMOS EM POLITICOS,PARA SEREM NOSSOS FISCAIS E FAZER O QUE É JUSTO.
GRAVATAI VIVE UM MOMENTO HISTORICO.

Anônimo disse...

O pior é que os que entraram também vão roubar, também vão ter cc's e também vão enganar o povo, não são os partidos que fazem as pessoas, são as pessoas que fazem os partidos, e dezonestos e corruptos existem em todos e talvez até piores mascarados, então não se iludam a peça vai ser a mesma só os atores vão mudar, isso não foi democracia não havia nenhum povo na frente da camara de vereadores o povo não se manifestou só os interessados estavam lá o povo então não foi a favor nem contra, o povo definitivamente neste caso não foi ouvido.

Anônimo disse...

Nao sei bem como esta a cabeça dos Petista de Gravatai, creio que estão roendo ate unhas para passar o tempo pois serão longos anos afastodos do poder. A ultima eleição foi um apredizado democratico! Parabens Eleitores e Boa sorte aos proximos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/