Ideli afirma que brasileiro terá novo imposto para "salvar" a saúde

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), admitiu hoje ao jornal o Estado de S.Paulo, que o governo ainda quer a criação de um imposto para financiar investimentos em saúde no País e arrecadar mais R$ 45 bilhões por ano. A expectativa do Palácio do Planalto é que o tributo seja aprovado em 2012, apesar das dificuldades previstas por causa das eleições municipais.

. Ao mencionar as "fontes" em debate para custear a saúde, Ideli não fez rodeios para definir do que se trata: "É um novo imposto". Articuladora política do governo, a ministra garantiu, porém, que nada sairá neste ano porque decisões assim precisam ser "adequadas" à situação econômica. "Você não pode trabalhar desonerando de um lado e onerando de outro", ponderou.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi comentário de que já estariam desenvolvendo um equipamento específico para arrecadação de impostos. Para facilitar.
Seria uma espécie de bomba de sucção e funcionaria de forma ininterrupta e implacável.

abcs

Anônimo disse...

É mais uma fonte de recursos para distribuir entre a cumpamherada.

Nélio disse...

O que Ideli Selvagem não fala é que, se esse "novo" imposto for recriado, será um álibi para retirar recursos da saúde. Como? Vejamos... 1) desde que a CPMF se foi, a Saúde passou a ser financiada por outras fontes, certo? 2) querem reeditá-la sob o pretexto de que ela iria exclusivamente para a Saúde, certo? 3) só que não falam se outras fontes de recursos seriam aplicadas na Saúde, somente a CPMF. Teríamos então o seguinte quadro: suponha que atualmente sejam aplicados 10 milhões (de diversas fontes) na Saúde; agora suponha que a CPMF rediviva arrecade 6 milhões, que seriam obrigatoriamente aplicados em Saúde. Mas não há nada dizendo que outras fontes devem ser aplicadas. E não serão, podem ter certeza. O orçamento aplicado em Saúde (nesse caso hipotético) diminuiria de 10 para 06 milhões. Então em um passe de mágica seria criado um tributo com destinação exclusiva na Saúde (atendendo aos reclamos dos inocentes úteis), aumentariam os recursos à disposição da cumpanheirada, o governo finalmente cumpre o que prometeu e a Saúde piora. Coisa dessa gente perturbada...

Anônimo disse...

E DEVERÁ SER COBRADO SOMENTE DE QUEM FOR FILIADO A ALGUM PARTIDO POLITICO.

Anônimo disse...

Vão deixar passar a eleição do ano que vem dizendo que não vão aumentar/criar impostos para logo depois aplicar o golpe.

Anônimo disse...

Se esquecer que quando a CPMF foi extinta, o governo de imediato aumentou as aliquotas de contribuições tais como o COFINS E IOF. Então não é necessário esse novo imposto, pois a CPMF já foi coberta por aumento de aliquotas de outras contribuições, sendo que as mesmas não são repartidas com as demais unidades federativas ficando exclusivamente com a UNIÃO.
Parece que a IDELI e o MANTEGA já esqueceram disto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/