FGV: inflação do aluguel acumula alta de 7,46% em 1 ano

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecida como inflação do aluguel, usado para reajustar a maioria dos contratos, acelerou de 0,44% em agosto para 0,65% em setembro, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira. No ano, o indicador acumula alta de 4,15% e, em 12 meses, de 7,46%. Em agosto, a taxa acumulada em um ano ficara em 8%.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Jornalista Polibio Braga

Trabalho no ramo imobiliário e faz algum tempo tenho achado estranho a denominação que a imprensa, inclusive teu blog, está dando ao IGP's da FGV.

"Inflação do Aluguel" ???

O IGP-DI e posteriormente o IGP-M, são os índices de inflação mais antigos do país e os mais confiáveis. Seu cálculo iniciou no pós-guerra e é a única referência para atualização monetária e medições de inflação de longo prazo no Brasil.
Resistiram a manipulação dos índices inflacionários durante o regime militar, quando Delfim Neto era ministro da fazenda.

Os IGP's são uma medida de inflação passada baseada na coleta de preços de uma cesta de produtos e serviços , sendo aplicados a inúmeros contratos de longo prazo para reajustar seus valores.
Além do aluguel, incide sobre todas as tarifas públicas ( energia e telecomunicações )

Ao afirmar que o IGP é a "inflação do aluguel" induz ao público leigo - que é a imensa maioria - que o índice mensura somente alugueis e que uma eventual aceleração da inflação teria como causador os alugueis de imóveis.

Ricardo Dias
Banca Imobiliária

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/