Eis o filme que Sarney encomendou a Glauber Rocha e que depois não quis usar.

Quem viu as cenas da posse do jornalista Merval Pereira na Academia Brasileira de Letras na reportagem deste sábado a noite no Jornal Nacional, deve ter percebido aquele senhor franzino, empertigado, empoleirado dentro do fardão, no caso o senador José Sarney, aliado carnal do governo Lula e agora do governo Dilma, ambos do PT.

. Pois o video que você verá a seguir é sobre a posse de Sarney no governo do Maranhão, 1966, em plena ditadura militar. O filmete é uma reportagem encomendada pelo governo estadual ao cineasta Glauber Rocha. Sarney nunca quis usá-la, arquivou tudo e só agora o material vem novamente a público, desta vez pelas mãos do jornalista Luiz Nassif. Está no blog dele.

CLIQUE AQUI para saber por que Sarney não gostou do filme que mandou fazer.

2 comentários:

Mordaz disse...

Sarney ELEGEU-SE governador do Maranhão em 1965. Na sua posse como governador do Maranhão em 31 de janeiro de 1966, o cineasta Gláuber Rocha produziu o documentário Maranhão 66, que mesclava cenas da posse com cenas do povo maranhense. Posteriormente, José Sarney rejeitou o trabalho de Gláuber, que era seu" amigo pessoal". Ficou no cargo por quatro anos. Tinha sido eleito deputado federal em 1958 e 1962 (foi líder do governo Jânio Quadros)!

Anônimo disse...

Nassif, patrocinado por empresas oficiais, CEF e Petrobrás, deve ser fogo amigo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/