Um dos pais do Real, Pérsio Arida, propõe enfrentar a nova crise global via rebaixamento dos juros

Nesta entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira, o economista Pérsio Arida, principal formulador do Plano Real, introduz uma discussão nova no debate sobre o que fazer diante da crise econômica global que chega a passos acelerados. Ele propõe que o governo não tente repetir o receituário aplicado na crise anterior, que se baseou em aumento dos gastos públicos e renúncias fiscais, mas, isto sim, que trate de baixar os juros para manter ativa a atividade econômica.

. Vale a pena ler. Eis a introdução feita pelo jornal:
- Se a crise da dívida dos países ricos piorar e avançar para um movimento de aversão generalizada ao risco, o Brasil precisará baixar juros em vez de aumentar o gasto público. A opinião é do economista Persio Arida, sócio do Banco BTG Pactual, e ex-presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).Um dos economistas mais admirados do País, Arida diz que ainda é preciso avaliar melhor o cenário nebuloso em que se dá o repique da crise mundial, que envolve as dificuldades dos países europeus com suas dívidas e ganhou mais lenha na fogueira na sexta-feira, quando a agência de classificação de risco Standard & Poor"s rebaixou a nota da dívida dos Estados Unidos.

. Caso essa onda se transforme num movimento global de aversão ao risco, e as chances existem, a atividade econômica tenderá a diminuir no mundo, afetando o Brasil. "Se isso de fato acontecer, na minha opinião tem que contra-arrestar o efeito negativo diminuindo a taxa de juros e não aumentando o gasto público", diz Arida. Em 2008, o país fez as duas coisas: baixou os juros e jogou um caminhão de dinheiro na economia. Quais as consequências do rebaixamento da nota da dívida dos Estados.



CLIQUE AQUI para ler a íntegra da entrevista.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aproveitem os CDBs prefixados de 2 anos de primeira linha q ainda estão pagando 12 % ao ano !

Anônimo disse...

foi a coisa mais sensata que li nos ultimos tempos, baixa-se os juros gasta se mais, as fabricas tem que produzir e acaba dando mais emprego isto se o governo ficar fora, pois além de nos roubar no imposto de renda e outros ainda atrapalha quem produz. edus

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/