Mensalão sob risco de impunidade na próxima semana

Pode prescrever na próxima semana o processo contra os 40 envolvidos no “Escândalo do Mensalão”, maior crise política instalada no Governo Lula, nos anos de 2005 e 2006, que consistia num esquema de pagamento de propina a parlamentares para que votassem a favor de projetos do Governo.

. Em 12 de agosto de 2005, o então Presidente Lula fez um pronunciamento na TV em que se disse "traído" e afirmou que o ''PT tem que pedir desculpas", mas não citou nomes. Em 30 de agosto, o tesoureiro do PT na época, Delúbio Soares, enviou à recém formada “CPI do Mensalão” uma carta envolvendo PSB e PC do B no esquema.

A CPI do mensalão aprovou em setembro relatório que pede a cassação de 18 deputados: Carlos Rodrigues (PL-RJ), João Magno (PT-MG), João Paulo Cunha (PT-SP), José Borba (PMDB-PR), José Dirceu (PT-SP), José Janene (PP-PR), José Mentor (PT-SP), Josias Gomes (PT-BA), Paulo Rocha (PT-PA), Pedro Corrêa (PP-PE), Pedro Henry (PP-MT), Professor Luizinho (PT-SP), Roberto Brant (PFL-MG), Roberto Jefferson (PTB-RJ), Romeu Queiroz (PTB-MG), Sandro Mabel (PL-GO), Valdemar Costa Neto (PL-SP) (que já havia renunciado um mês antes), Vadão Gomes (PP-SP), Wanderval Santos (PL-SP). Destes, apenas Dirceu, Corrêa e Jefferson perderam o mandato e com isso os direitos políticos por oito anos.

Em 2006, a Procuradoria Geral da República apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) denúncia contra 40 pessoas supostamente envolvidas com a compra e venda de votos que favorecessem o Governo e no ano seguinte o STF converteu o processo em ação penal e os acusados passaram a responder como réus. Alguns dos acusados de formação de quadrilha foram grandes aliados de Lula, como o ex-Ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-Tesoureiro do PT, Delúbio Soares, o ex-Presidente do PT, José Genoino, além de Luiz Gushiken e Silvio "LandRover" Pereira.

. Agora, os Ministros do STF terão de aplicar, no momento do julgamento, penas aos acusados por este delito superiores a dois anos. Se a pena não ultrapassar este período, eles estarão livres dessa acusação e o crime será prescrito.


BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.

6 comentários:

Mauro de Curitiba disse...

Acho, em primeiro lugar, que esse tipo de crime deveria ser imprescritível. Se fosse, não estaríamos na dependência do juiz do STF ter ou não boa vontade, ter ou não tempo, ter ou não interesse em tomar providências ANTES que ocorra a prescrição.
Quando um cidadão ou uma empresa tem débito em dívida ativa com um ente estatal, existe o cuidado de não permitir que a dívida prescreva. Eles tem lá suas agendas muito bem organizadas para que o devedor não fique impune pela prescrição do ônus.
Mas, lidando com bandidos de estimação, de repente, essa agenda não existe, mesmo considerando que o prejuízo ao Erário é muito maior.
O que precisaríamos é uma campanha questinando o juiz, para que evite o que parece estar em curso, que é: fazer corpo mole para deixar prescrever.
Trata-se de ato de improbidade e deveria o juiz responder por isso.
E também deveria responder à elementar questão: que interesse tem ele em permitir a prescrição??

Anônimo disse...

NÃO ACONTECER NADA, NORMAL, ESTAMOS NO BRASIL, UM PAIS DE "TOLOS".

Mordaz disse...

Além dos valores desviados das corrupções temos que somar os custos nababescos desta corte inútil.

Anônimo disse...

Que vergonha, como a nossa justiça é muito demorada, acabamos reelegendo o chefão, e ainda deu tempo do chefão eleger uma chefona.

A NOSSA JUSTIÇA É MUITO LENTA NÉ.

Se fossem médicos, a única alternativa era serem LEGISTAS !!!!

Infelizmente.

E o povo Brasileiro para muito caro por esta justiça.

Muito caro em dinheiro e em estragos diversos, danos completamente incalculáveis...

... alguns ETERNOS.

Anônimo disse...

Perfeito! Sr. Mauro de Curitiba.
Quando se trata de cidadãos comuns a agenda é pontual, implacável e nada prescreve.
Mais uma prova de que , no Brasil, quem se dá bem é bandido, vigarista e vagabundo.

Anônimo disse...

PT = Dois pesos e duas medidas.
Fui reprovado injustamente em um exame prático de Direção. Pois bem, eu enviei um Ofício para a Sra. Stela Farias, em fevereiro de 2011, com comprovante (carta registrada) e a dignissíma Secretária de Administração, responsável pelo DETRAN/RS não me respondeu até agora. Estranho para uma mulher que defendia tanto a moralidade no DETRAN (com a CPI do DETRAN). Será que foi um erro ou a Sra. Stela Faria tem "dois pesos e duas medidas"? Processo Administrativo Nº 001317-2400/11-4 da Casa Civil. Sob responsabilidade da Sra. Monique Sichonany, da Sub-Chefia de Ética.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/