Espada de Dilma, Veja tenta agora derrubar o ministro das Cidades, do PP

- Só mesmo os jornalistas e os políticos mais desavisados ainda duvidam que é a própria entourage da presidente Dilma Roussef, com seu aval e direção, quem libera a conta gotas para a revista Veja e os grandes diários de São Paulo, Rio e Brasília, os conteúdos para as sucessivas denúncias contra ministros dos diversos Partidos - extraído o PT - que formam a base aliada. Na edição que circulou esta semana, o editorial de Veja, de apoio a Dilma, é comprovação da nova parceria. Desde o início da semana já se sabia em Brasília que depois dos ministérios dos Transportes, Agricultura e Turismo, seria a vez dos ministérios das Cidades e dos Esportes. Veja já derrubou dois ministros (Agricultura e Transportes) e a Folha derrubou um (Casa Civil). Por força da crise, o Congresso está paralisado há duas semanas e com a nova crise que se avizinha poderá continuar em greve.

Depois dos escândalos que derrubaram os ministros dos Transportes e da Agricultura, o radar do Palácio do Planalto está apontado desde a semana passada para o gabinete do ministro Mário Negromonte (PP), das Cidades. A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado traz informações levadas à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, por um grupo de parlamentares do PP. Em guerra aberta com uma parte da legenda pelo controle do partido, Negromonte estaria transformando o ministério num apêndice partidário e usando seu gabinete para tentar cooptar apoio. Segundo relatos dos deputados que foram convocados para reuniões na pasta, a ofertas em troca de apoio incluem uma mesada de 30.000 reais para quem aderir.


. O PP é o terceiro maior partido da base aliada, com 41 deputados e cinco senadores. Controla há anos o Ministério da Cidade, que dispõe de um orçamento de 22 bilhões de reais e programas de forte apelo eleitoral em todos os cantos do país. Na formação do governo Dilma, Negromonte foi indicado mais por suas relações com o PT da Bahia do que pelo trânsito junto aos colegas. Uma parcela do PP queria manter Márcio Fortes, ministro por mais de cinco anos no governo Lula. Há duas semanas, o grupo ligado ao ex-ministro conseguiu destituir da liderança do partido o deputado Nelson Meurer, aliado de Negromonte. Colocou no lugar dele Aguinaldo Ribeiro, aliado de Márcio Fortes.

. Ao perceber o poder se esvaindo, Negromonte contra-atacou montando um bunker numa sala anexa ao seu gabinete, onde quatro aliados de sua inteira confiança – os deputados João Pizzolatti, Nelson Meurer, José Otávio Germano e Luiz Fernando Faria – tentam persuadir os deputados a se alinhar novamente com o ministro. Apenas na última terça-feira, doze parlamentares estiveram no ministério. Sob a condição do anonimato, três deles revelaram que ouviram a proposta da mesada de 30.000 reais.

. Confrontado, o ministro atribui tudo a um jogo de intrigas e aponta o rival Márcio Fortes como responsável: “Sei que há boatos de que pessoas vieram aqui para fazer isso e aquilo, da mesma forma que o pessoal estava dizendo que o Márcio Fortes foi lá na liderança fazer promessa, comprometer-se na tentativa de arranjar assinatura. Não me cabe ficar comentando boato”. Fortes, por sua vez, rebate de maneira lacônica: “No dia 31 de dezembro, deixei o cargo de ministro e me afastei das atividades partidárias”.

. A compra de votos não de parlamentares não é algo novo na história do PP, um dos protagonistas do escândalo do mensalão – que, aliás, envolvia pagamento de mesada. Na ocasião, líderes da legenda receberam 4,1 milhões de reais em propina e quatro integrantes do partido estão denunciados no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal. O Ministério das Relações Institucionais confirma ter recebido as denúncias e está acompanhando a guerrilha do PP com muita atenção. A presidente Dilma Rousseff também já foi informada do problema.

7 comentários:

Anônimo disse...

SE É CORRUPTO TEM DERRUBAR.
NÃO AGUENTAMOS MAIS TANTA CORRUPÇÃO E TANTO DESMANDO DESTE GOVERNO DO PT.
OS PODERES DA NAÇÃO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO SÃO GAZELAS SALTITANTES DO GOVERNO DO PT.

Mons.Bertolomeu Gorges disse...

Bertho. 20/08/2011
Indignação e vergonha de ser Brasileiro.

Diante das escandalosas denuncias de corrupção do ministro das cidades, Mario Negromonte, me sinto como um otario feito idiota. Ha poucos dias conheci de perto aqui no interior da bahia este tal ministro das cidades, dando rizadas na caro dos pobres do sertão. O PP, vale um vintem, vale??? Nota zero pra estes ratos que fazem dos Brasileiros bestas. Basta, fora já este e os outros. Que vergonha ministro.

Anônimo disse...

Mais uma vez o nome de José Otávio Germano no meio da podridão da corrupção, até quando esse sr vai envegonhar o povo gaucho.

Anônimo disse...

Será que existe algum político honesto no PT? O menos desonesto foi o Celso Daniel que acabou justiciado pelo pessoal que agora "trabalha" na sala contígua a da Sra. presidente!

Anônimo disse...

VEJA não derruba ninguém...

caem de maduros, de provas e fatos comprovados...

Anônimo disse...

nunca um governo teve tanto a cara do povo e de seus eleitores. Quem vota no PT?

Anônimo disse...

Nas gravações do DERTRAN li todo o processo estão lá conversas de Germano onde comprovam relações estreitas com adm. do TRENSURB (Arildo e o atual) que possuem realações estreitas com o ministério das cidades (Fortes). A grande quadrilha opera a muito unida, por isso que se mantem. O PT arrumou uma forma de administrar o país, distribui propina em todos os partidos da sua base e está enchendo a butiarra de grana há muito. Na verdade nossos políticos em geral são quadrilheiros corruptos e ordinários.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/