Brasil: "Ateus" avançam e católicos caem em todas as classes


Um dos grupos que mais têm crescido em pesquisa do IBGE é o dos sem religião (ateus). Nos anos 60 era uma categoria residual, com apenas 0,5% da população. Mas, de lá para cá, experimentou um crescimento bastante significativo. Pelos dados da POF (é metodologicamente temerário misturá-los aos do Censo), os sem religião somavam 5,1% em 2003 e 6,7% em 2009. São quase 13 milhões de pessoas.

. Embora o grupo seja em geral identificado com ateus e agnósticos, trata-se de uma rubrica bem mais ampla, que inclui quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio “blend” de crenças. Em comum, têm apenas o fato de não pertencer a nenhuma instituição e não ter medo de dizê-lo em alto e bom som.

- De 2003 a 2009, a queda na proporção de brasileiros que se dizem católicos, de 74% para 68%, ocorreu em todas as classes sociais. Ao mesmo tempo, aumentou a porcentagem dos sem religião em todos os grupos de renda.

5 comentários:

Anônimo disse...

ué, então essa pesquisa eh fajuta...

quem muda de religião ser considerado ateu eh mais um dos absurdos do universo das pesquisas...

Mordaz disse...

Incluir tudo que é ateus, agnósticos, e quem criou seu próprio “blend” de crenças, é um erro. Mostra o desrespeito com estas minorias que são completamente diferentes entre si.

Anônimo disse...

Quanto menos católicos, principalmente, e religiosos em geral, melhor para todos...

Anônimo disse...

O império romano tá declinando. Já está passando da hora.

Aquiles disse...

Se for verificar com mais atenção, vai ver que entre os que se autodenominam ateus se encontram pessoas que frequentam terreiros de umbanda, centros espíritas, usam tabuleiros de uija e outras práticas relativas ao sobrenatural.

E para o anti-religioso das 12:41: sua opiniãozinha preconceituosa NUNCA prevalecerá. A História mostra isto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/